Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MANUEL FERNANDES: PEDRO MARQUES “TEM TODAS AS CONDIÇÕES PARA SINGRAR”

Antiga glória do Sporting CP deixa muitos elogios ao avançado formado nos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Nov 2020 | 12:49 |

Icon Comentário0

Manuel Fernandes, lenda do futebol leonino, falou sobre a mais recente aposta de Rúben Amorim em Pedro Marques. Em declarações ao jornal A’Bola, o antigo avançado teceu muitos elogios ao jovem leão, considerando que o ponta de lança ainda tem muito para evoluir. O antigo capitão da turma de Alvalade não está surpreendido com a performance de Pedro Marques: “Conheço-o bem, era o ponta de lança da equipa de juniores quando o meu filho era o treinador e eu vi os jogos quase todos”. Quanto ao percurso que o jovem leão está a fazer, o antigo goleador leonino considera que o jogador “tem evoluído bastante. Tem uma coisa muito interessante, que é uma enorme vontade de triunfar no futebol”. O homem que marcou 257 golos de leão ao peito vê o jogador mais evoluído, e a querer agarrar a oportunidade: “Neste momento não corre tanto e está a produzir mais. Teve agora uma oportunidade e está a querer aproveitá-la. O Sporting tem outros avançados, mas ele pode ser sempre uma solução”. Para Manuel Fernandes, o jovem formado em Alcochete pode ser “interessantíssimo para o Sporting CP”, aproveitando os ensinamentos de Rúben Amorim: “Neste momento pode ter algumas limitações em alguns aspetos, mas irá aprender muito com o Rúben Amorim e no futuro pode ser um jogador interessante para o Sporting.” O jovem de 22 anos apenas leva duas aparições com a listada verde e branca, sendo que a sua estreia ocorreu sob o comando técnico de Marcel Keizer, num encontro para a Liga Europa, em 2018/2019. Agora às ordens de Rúben Amorim, o ponta de lança fez a sua estreia a marcar, o bisar frente ao Sacavenense, na sua segunda partida oficial.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

Regressos no Sporting deixam Rui Borges com muitas dores de cabeça

Treinador verde e branco vai receber boas notícias no retorno à competição, mas vai ter problemas para definir quais as soluções que prefere utilizar

Rui Borges, técnico do Sporting. vai receber boas notícias no retorno à competição, mas vai ter problemas para definir quais as soluções que prefere
Rui Borges, técnico do Sporting. vai receber boas notícias no retorno à competição, mas vai ter problemas para definir quais as soluções que prefere

07 Set 2025 | 09:51 |

Icon Comentário0

À medida que a pausa de seleções avança, as boas notícias chegam ao Sporting, na forma de jogadores recuperados dos problemas físicos que foram sentindo no início da época. Tal significa que Rui Borges deve contar com mais opções nos próximos jogos, e algumas dores de cabeça positivas para escolher os onzes para os jogos que se seguem para os verdes e brancos.


A primeiro dúvida vai surgir no eixo defensivo: Ousmane Diomande está perto do regresso, e deve remeter Zeno Debast de novo para o banco de suplentes. O costa-marfinense começou a época a titular, e perdeu o lugar para o belga devido a lesão, mas o treinador português do Sporting deve voltar à sua aposta inicial em breve.


Nas laterais, também há decisões a fazer: em primeiro lugar, na ala esquerda, devido ao regresso à competição de Maxi Araújo. O uruguaio ainda não vai estar pronto para disputar 90 minutos, mas pode começar a morder os calcanhares a Ricardo Mangas, que assumiu a posição de lateral na sua ausência.


Do outro lado, mais decisões para tomar: Iván Fresneda começou a temporada no onze inicial, lugar que ainda não perder. No entanto, Vagiannidis vai acelerando a adaptação a Alvalade, e não será de estranhar se Rui Borges se decidir por trocar os dois em relação à titularidade. Mais à frente na ala direita, persistem as dúvidas sobre manter Geny Catamo a titular, ou lançar de início Geovany Quenda, algo que ainda não aconteceu em 2025/26.

Por último, o meio campo também é tema: Kochorashvili foi lançado a titular com o Porto, em virtude das dificuldades físicas de Morita. O nipónico é muito apreciado por Rui Borges, mas o georgiano vai trabalhando bem para dificultar a vida ao treinador verde e branco. Os restantes devem ter as suas posições asseguradas, sendo que a chegada de Ioannidis também poderá ameaçar a titularidade de Luis Suárez no ataque verde e branco.



Futebol

Antigo treinador de Quenda comenta perda de influência no Sporting: "Miúdo de 18 anos"

Técnico que orientou o jovem jogador dos leões concedeu uma entrevista onde abordou o facto de o craque ter perdido a titularidade em Alvalade

Treinador que orientou Geovany Quenda concedeu uma entrevista onde abordou o facto de o craque ter perdido a titularidade no Sporting
Treinador que orientou Geovany Quenda concedeu uma entrevista onde abordou o facto de o craque ter perdido a titularidade no Sporting

07 Set 2025 | 09:38 |

Icon Comentário0

Fábio Roque não considera que a perda da titularidade de Geovany Quenda no Sporting seja motivo para alarmes. O treinador que orientou o jovem verde e branco nos sub-15 de Alvalade concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde abordou o facto do extremo ter vindo a perder influência desde a chegada de Rui Borges aos leões - a quem deu boas notícias recentemente.


Fábio Roque sobre Quenda: "Temos de lem­brar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos"


"Temos de lem­brar-nos que não deixa de ser um miúdo de 18 anos. Pen­sar­mos que estará sem­pre no pata­mar mais alto é errado. Nem os joga­do­res mais expe­ri­en­tes con­se­guem, quanto mais um jovem da sua idade (...) Trata-se de um pro­cesso natu­ral no fute­bol pro­fis­si­o­nal. Os joga­do­res pas­sam sem­pre por estas fases. Além disso, pode ainda estar num pro­cesso de adap­ta­ção ao novo sis­tema imple­men­tado por Rui Bor­ges. O trei­na­dor tam­bém deverá con­si­de­rar que nesta altura o Geny Catamo está melhor, está a ter mais ren­di­mento", começou por explicar Fábio Roque, acerca do momento de Quenda.


O antigo treinador do Sporting prosseguiu, com uma comparação interessante: "Acham que o Yamal está a ter o mesmo ren­di­mento que teve na época pas­sada? Eu acho que não. Por­tanto, parece-me que não há sinal de alarme em rela­ção ao Geo­vany Quenda. Todas estas fases fazem parte do pro­cesso".

"A sua cabeça con­ti­nua no Spor­ting, acre­dito. E se os diri­gen­tes do Spor­ting enten­de­ram que ele deve­ria ficar foi por­que sabem que esse tipo de coi­sas não mexem com o joga­dor", atirou de seguida, comentando o negócio que levou Quenda a assinar pelo Chelsea, no decorrer da última temporada 2024/25.


Para terminar, voltou a falar sobre esse tema: "Ao mesmo tempo, estão con­vic­tos de que con­ti­nua a ter capa­ci­dade para cres­cer e a aju­dar a equipa. Julgo que é uma ques­tão de tempo até vol­tar aos níveis evi­den­ci­a­dos na última época. No final da tem­po­rada pas­sada tam­bém já não apre­sen­tava os níveis ante­ri­o­res. Faz parte do pro­cesso de cres­ci­mento, como referi".


Futebol

Kochorashvili aproveita lesão... Para ganhar espaço no Sporting

Médio natural de Geórgia rumou a Alvalade este verão, depois de ter representado o Levante em Espanha, e vai conquistando o seu lugar nos leões

Kochorashvili, natural de Geórgia, rumou ao Sporting este verão, depois de ter representado o Levante em Espanha, e vai conquistando o seu lugar
Kochorashvili, natural de Geórgia, rumou ao Sporting este verão, depois de ter representado o Levante em Espanha, e vai conquistando o seu lugar

07 Set 2025 | 09:05 |

Icon Comentário0

Kochorashvili tem aproveitado da melhor forma a lesão muscular de Hidemasa Morita para ganhar o seu espaço no Sporting. O médio, natural da Geórgia, chegou a Alvalade este verão, depois de ter estado ao serviço do Levante, em Espanha, onde chamou a atenção da Direção verde e branca.


Chegado a Alvalade, Kochorashvili não ganhou logo estatuto de titular: o georgiano viu Hidemasa Morita assumir esse papel no início da temporada, o nipónico que é, assumidamente, um dos jogadores favoritos de Rui Borges no plantel do Sporting que o técnico tem á disposição.


No entanto, Hidemasa Morita sofreu com alguns problemas musculares, tal como tinha acontecido na época passada, e quem agradeceu foi Kochorashvili. O georgiano rendeu o nipónico, foi mesmo titular no primeiro clássico do ano, frente ao Porto, e deu boa conta de si. Entretanto, manteve o bom momento com nova titularidade pela sua seleção.


Perante este cenário, Rui Borges tem uma decisão difícil de tomar em relação à próxima partida do Sporting, frente ao Famalicão. Morita poderá ser opção, caso recupere totalmente e esteja pronto para a intensidade da partida. No entanto, isso não lhe garante a titularidade, uma vez que Kochorashvili fez por merecer, no mínimo, ser considerado pelo treinador verde e branco.

Ambos os médio-centro acalentam esperanças de começar de início frente ao Famalicão, e nesse campo, o plano físico vai ter uma importância de maior - aí, Kochorashvili parece ter, até ao momento, mais sorte que Morita, uma vez que foi vítima de uma entrada duríssima no último jogo da sua seleção, que valeu cartão vermelho ao jogador adversário, mas não sofreu qualquer problema devido a essa falta e pode continuar no encontro sem quaisquer implicações.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Já há diagnóstico para Geovany Quenda! Craque do Sporting saiu lesionado no último jogo
Futebol

Já há diagnóstico para Geovany Quenda! Craque do Sporting saiu lesionado no último jogo

07 Set 2025 | 08:20

Icon Comentário0
Quarteto do Sporting dá trabalho extra a Frederico Varandas
Futebol

Quarteto do Sporting dá trabalho extra a Frederico Varandas

07 Set 2025 | 08:06

Icon Comentário0
Imprensa nacional revela 'pacto' entre Sporting e Morita
Futebol

Imprensa nacional revela 'pacto' entre Sporting e Morita

07 Set 2025 | 07:51

Icon Comentário0