Futebol
Internacionais preocupam João Pereira! Jogadores do Sporting com muitos minutos e más condições
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na noite de quarta-feira foi o Botafogo, de Artur Jorge, que teve motivos para sorrir: no confronto diante do Palmeiras, de Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting, o conjunto do Rio de Janeiro ganhou por uma bola e deu o salto para a liderança do Brasileirão, em partida a contar para a 17.ª jornada da competição.
No encontro que colocou frente a frente os dois treinadores portugueses, o único golo da noite foi precisamente marcado por um jogador que tem ligações a Portugal. Foi o antigo atleta do Porto – Tiquinho Soares -, que, após um passe de Luiz Henrique, fez gosto ao pé e levou os adeptos à loucura no estádio Nilton Santos. Contas feitas, o Botafogo troca de posição com o verdão e sobe à liderança do Brasileirão com 36 pontos, passando o Palmeiras para o segundo lugar, com 33 pontos.
Recorde-se que, recentemente, o ex Sporting esteve no centro de uma polémica, após ter utilizado uma expressão controversa. Abel Ferreira recorreu às redes sociais para deixar um pedido de desculpas. “Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção”, começou por escrever.
"Devemos todos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos e, em especial, às comunidades indígenas", rematou o antigo jogador do Clube de Alvalade. É de referir que Abel Ferreira utilizou a expressão "não era uma equipa de índios" enquanto explicava alguns detalhes táticos, o que gerou várias críticas.
Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).