Futebol
Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O West Bromwich anunciou, esta segunda-feira, 17 de agosto, a contratação de Matheus Pereira a título definitivo, que, assim, faz entrar 10 milhões de euros nos cofres Leoninos. Nas suas redes sociais, os baggies, que, em 2020/21 estarão na Premier League, oficializaram o negócio.
https://twitter.com/WBA/status/1295376661769269249
Em declarações ao site do Clube inglês, Luke Dowling, Diretor Desportivo do West Bromwich, afirmou que “nunca tivemos dúvidas de que o Matheus Pereira ia continuar connosco, apenas deixámos os detalhes para ser concluídos no final da temporada”.
Em 2019/20, ao serviço do West Bromwich, Matheus Pereira realizou 43 jogos e marcou oito golos, tendo sido umas das principais figuras do conjunto de Slaven Bilic.
Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco
|
0Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.
"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.
"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".
"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".
"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.
Futebolista era cobiçado pelo emblema leonino, mas clube inglês ganhou a corrida durante último mercado de transferências de verão
|
0Jota Silva, internacional português que esteve na mira do Sporting e trocou o Vitória de Guimarães pelo Nottingham Forest no verão, marcou o melhor golo do mês da equipa inglesa para os adeptos. No único jogo que fez a titular pela turma de Nuno Espírito Santo na Taça da Liga, diante do Newcastle, o jogador apontou, aos 51 minutos, o golo do empate.
Além desse jogo, Jota Silva soma duas partidas como suplente utilizado por Nuno Espírito Santo na Premier League. Entretanto, os adeptos do conjunto de Nottingham já começaram mesmo a pedir a titularidade do internacional português nas redes sociais. De recordar que Jota Silva custou sete milhões de euros ao Forest.
O futebolista assinou contrato com os ingleses até 2028, sendo que o valor da cláusula de rescisão não foi, para já, revelado. O Sporting perdeu, desta forma, um dos alvos para o ataque, sendo que Frederico Varandas tinha já um plano para contratar o jogador.
Em 2023/24, Jota Silva fez a melhor época da carreira, o que fez disparar o seu valor de mercado para os 12 milhões de euros. O extremo realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, duas na qualificação para a Liga Conferência e uma na Taça da Liga.
Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, tinha contrato com o emblema minhoto até 2025 e estava também na rota do Panathinaikos, emblema a quem o Sporting pretendia contratar Fotis Ioannidis, num negócio que não se chegou a concretizar.
Futebolista mereceu a confiança do antigo treinador dos leões, mas nunca chegou a atingir o patamar que lhe era perspetivado
|
0Matheus Pereira viveu momentos difíceis na Arábia Saudita. Atualmente no Cruzeiro, o antigo extremo do Sporting admitiu, durante a participação no Charla Podcast, que chegou a ter problemas psicológicos e que, muitas vezes, se refugiava no álcool.
"Quando fui morar em Inglaterra [West Bromwich], no final da segunda época, voltei a ficar triste. Depois mudei-me para a Arábia [Al Hilal]. É um país que tem os seus pontos bons, tem também os seus costumes, mas eu não me consegui adaptar. Os meus primeiros seis meses foram muito bons, mas voltei a ter problemas. Estava muito mais longe da minha família, de tudo... então tudo piorou", disse.
"Eu estava rodeado de pessoas e sentia-me sozinho. Do nada, eu sentia uma tristeza muito grande. Álcool? Um abismo leva ao outro. Eu tinha muitos problemas então queria algo para esquecer. Tomava uma cerveja e quando via já estava na décima... Aí só afundei. Às vezes ia para o treino bêbado. Hoje estou bem melhor, mas tenho sempre atenção para não deixar nenhuma abertura", admitiu.
Matheus Pereira esteve ligado ao Sporting durante 11 épocas e alinhou 27 vezes pelos ‘A’, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. Acabou por ser emprestado ao Nuremberga em 2018, após desentendimento com José Peseiro. Em 2019, seguiu para o West Brom, clube que o comprou na época seguinte, por cerca de 10 milhões. Em 2021, rumou ao Al Hilal por 18 milhões de euros.
O ex 'camisola 73' do Clube de Alvalade - que foi lançado na equipa principal por Jorge Jesus - passou ainda pelo Al Wahda (Emirados Árabes Unidos) e Cruzeiro, por empréstimo do emblema saudita, tendo assinado em definitivo pelo emblema canarinho em 2024. Em 2024, o jogador, que está avaliado em 7 milhões de euros - leva nove golos e 13 assistências em 43 jogos.
Assista às palavras de Matheus:
Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
0