
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting estava pronto para lucrar com a transferência de Matheus Pereira, antigo jogador do Clube, para o Zenit, no último dia do mercado de transferências na Rússia, mas as negociações não correram de feição e a mudança, que era até já dada como certa, acabou por cair.
Segundo a imprensa brasileira, nem o avançado nem o conjunto de São Petersburgo quiseram dar continuidade às conversações, ainda que o jogador já tivesse, até, realizado os habituais exames médicos numa clínica privada em Belo Horizonte.
Assim sendo, o Sporting já não irá receber os 667 mil euros relacionados com o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, valor derivado dos 16,7 milhões de euros que o Zenit estava disposto a pagar. Também o Al Hilal, de Jorge Jesus, iria receber dinheiro com a mudança em causa, tendo em conta que o emblema saudita detém 50% do passe do jogador.
Vale recordar que os últimos meses da relação entre Matheus Pereira e o Cruzeiro têm sido algo conturbados. O internacional canarinho chegou mesmo a expressar a sua vontade de deixar o clube para, por outro lado, poder iniciar um novo desafio.
No período em que esteve ligado ao Sporting, durante 11 épocas, Matheus Pereira alinhou 27 vezes pela equipa A, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. No Cruzeiro, onde está desde 2023, apontou 12 golos e 17 assistências em 81 jogos pelo emblema de Belo Horizonte.
Para além de ter ditado a eliminação do conjunto verde e branco da Liga dos Campeões, o jogo com o Dortmund ficou marcado por mais dificuldades físicas
|
O conhecido ortopedista Artur Pereira de Castro falou, ao jornal A Bola, sobre os problemas físicos que têm assumido como a principal dor de cabeça de Rui Borges no Sporting. O especialista, antes de explicar as leões do Clube de Alvalade, não deixou passar em branco o elevado número de jogos impostos pela UEFA, situação que lhe mereceu várias críticas.
"Os artistas [jogadores] são seres humanos e as capacidades físicas têm limites", começou por referir Artur Pereira, que continuou a apontar o dedo ao organismo que tutela o futebol europeu: "Depois de um esforço é necessário um período de recuperação. Esses períodos são cada vez mais pequenos, o que faz com que haja uma sobrecarga de treinos e de jogos, no fundo, de trabalho, do qual os jogadores não conseguem recuperar".
Ao mesmo jornal, o ortopedista explico que a eliminação do Sporting da Liga dos Campeões, apesar de "no aspeto desportivo ser mau", também irá permitir "uma maior recuperação entre jogos e, naturalmente, fará com que não haja uma carga muscular tão evidente, reduzindo assim a probabilidade e o risco de lesões musculares".
O especialista comentou, também, a opção do Sporting em fazer regressar os atletas vindos de lesão com tempo e sem pressas. "Já me apercebi de que existe um certo cuidado em fazer com que os jogadores não regressem rapidamente e de qualquer maneira, mas apenas quando estiverem totalmente recuperados. As recidivas são um dos maiores riscos das lesões".
Vale lembrar que as muitas lesões que se têm sentido em Alvalade não têm condicionado apenas o planeamento das partidas, com muitas condicionantes mesmo antes dos jogos começarem. O mais recente problema no plantel está relacionado com Morten Hjulmand, que regressou a Portugal, depois do jogo em Dortmund, de muletas.
Médio português dos leões sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na partida diante do Arouca, em Alvalade
|
Daniel Bragança sofreu uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no jogo do passado sábado, dia 19 de fevereiro, frente ao Arouca, que terminou empatado a dois golos, mas ainda não foi submetido a nenhuma cirurgia.
De acordo com o jornal Record, e apesar da intervenção cirúrgica ter sido apontada até ao final da presente semana, esta ainda não foi realizada, o que significa que poderá ser atrasado o consequente período de recuperação. Ao que tudo indica, o departamento médico dos leões está a aguardar que a inflamação esteja controlada.
Esta é, como se sabe, uma situação que Bragança bem conhece, pela lesão ligamentar no joelho direito que sofreu durante toda uma temporada, em 2022/23. Desta vez, o médio apresentou queixas logo nos primeiros 15 minutos do duelo com os arouquenses e teve mesmo de sair do relvado de imediato.
Entretanto, o jovem jogador luso já recebeu várias mensagens de apoio. Pedro Gonçalves, por exemplo, recorreu às redes sociais para escrever: "Nós e os teus, vamos lá estar para ti, amigo!". João Simões, por outro lado, lembrou uma das frases mais emblemáticas do Clube de Alvalade: "Nós somos da raça que nunca se vergará".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Defesa do Clube de Alvalade foi protagonista pelos piores motivos no último encontro entre verdes e brancos e Arouca (2-2), em Alvalade
|
Jeremiah St. Juste voltou a apresentar problemas físicos no jogo do Sporting diante do Arouca (2-2), no último sábado, em Alvalade, e o tema foi analisado por Rui Dias. Na publicação do seu artigo no espaço do diário Record, o jornalista ligou elogios ao central às sucessivas lesões que o têm impedido de mostrar o seu talento.
"Apesar de tudo, a contabilidade de leão ao peito é generosa e surpreendente", começou por dizer Rui Dias, antes mesmo de explicar qual será, na sua opinião, o legado deixado pelo jogador neerlandês quando, um dia mais tarde, deixar o Clube.
"St. Juste já traçou o perfil que caracterizará a sua passagem pelo Sporting: grande jogador fustigado por sucessivas lesões", atirou então o jornalista do diário português. De seguida, Rui Dias focou-se nas qualidades do central, aquelas que têm tido poucas oportunidades de ficar em evidência.
"Desperdício cruel para quem dispõe de todos os argumentos técnicos e táticos necessários para atingir a exceção, qualidades que o físico não acompanhou", fez notar então. Por fim, foi deixada mais uma nota em relação ao que tem sido o percurso deste jogador com a Listada verde e branca: "Os 71 jogos em três épocas parecem excessivos para trajeto tão entrecortado".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 19 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 972 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.