
Futebol
Luis Suárez perto da melhor marca da carreira; Avançado do Sporting ganha motivação extra
05 Out 2025 | 08:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Out 2025 | 10:45 |
De forma surpreendente, o Brasil foi eliminado do Mundial sub-20 na fase de grupos. Uma derrota com a Espanha (1-0) no último encontro ditou a saída precoce de competição e Rayan Lucas está de regresso ao Sporting e às opções de Rui Borges.
O médio dos leões estreou-se na prova com um empate (2-2) diante do México, tendo sido titular e totalista. Frente a Marrocos, o Brasil perdeu 2-1 e complicou as contas. Rayan Lucas foi titular e saiu ao minuto 61, logo após o primeiro golo sofrido.
No encontro decisivo, disputado na noite do último sábado, o médio do Sporting não saiu do banco. Apesar do ligeiro favoritismo, o Brasil perdeu 1-0 com a Espanha e ambas as formações acabaram eliminadas, com um e quatro pontos, respetivamente. Marrocos (seis) e México (cinco) avançam para a próxima fase.
Rayan Lucas tem impressionado Rui Borges nestes primeiros meses de trabalho no Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo. O jogador chegou a Alcochete para evoluir e crescer na turma secundária, mas as boas indicações dadas podem valer-lhe a estreia pela equipa A num futuro próximo.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já quatro partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. No total, soma já 304 minutos sob o comando de João Gião. O médio brasileiro também já foi convocado para compromissos do plantel principal, mas acabou os encontros enquanto suplente não utilizado.
Jogador muito apreciado por Rui Borges e pela estrutura do Clube de Alvalade disparou remate em arco, indefensável para o guarda-redes
05 Out 2025 | 10:34 |
O Deportivo empatou 1-1 na receção ao Almería, válida para a oitava jornada da segunda divisão espanhola. Yeremay Hernández, alvo do Sporting marcou um grande golo, numa jogada individual, estabelecendo o resultado final da partida.
Num encontro disputado no Riazor, a equipa forasteira até tomou a dianteira do marcador, aos 23 minutos, por Federico Borini. O golo do empate surgiria aos 62', com Yeremay Hernández a receber a bola de Zakaria Eddahchouri e a disparar um grande remate em arco.
“Isso é o meu agente que trata com o clube. Sempre disse que vou seguir ao ritmo do Depor. Encarei esses momentos com tranquilidade", disse o avançado, no final da partida, quanto questionado sobre o interesse do Sporting no último mercado.
Apesar da intenção da estrutura em avançar pelo extremo em janeiro, o bom momento de Alisson Santos leva a que a Direção verde e branca dê uma oportunidade ao 'camisola 27' do Sporting, para mostrar que não é necessário contratar concorrência para a posição.
De relembrar, que o extremo do país vizinho vem de uma temporada oficial muito produtiva em termos ofensivos. Esta época, o futebolista - avaliado em 15 milhões de euros - já leva três golos em oito encontros oficiais pelo conjunto d'A Corunha, que ocupa o primeiro lugar da segunda liga espanhola.
Veja o golo de Yeremay:
Técnico belga deixou bastantes elogios a futebolista dos verdes e brancos, que fez a sua estreia pelos leões ainda esta temporada
05 Out 2025 | 09:50 |
Zaid Bafdili é uma das grandes esperanças dos escalões de formação da Bélgica. O médio assinou com o Sporting no mercado de verão, mas também era cobiçado por Manchester United, Borussia Dortmund e Chelsea. No entanto, escolheu Alvalade e David Penneman apreciou a decisão, elogiando o jovem.
David Penneman: "Um dos médios mais talentosos da sua faixa etária"
"Zaid é, desde há muito, considerado um dos médios mais talentosos da sua faixa etária, nascido em 2007, por combinar a sua capacidade de corrida com técnica e de recuperação de bola. Passou pelo Anderlecht e pelo Mechelen antes de se transferir para o Genk e o facto de o Sporting, um Clube com uma das Academias mais respeitadas da Europa, ter optado por contratá-lo, com apenas 17 anos, é um sinal claro da sua reputação como um talento de topo", disse o selecionador sub-19 da Bélgica, ao jornal A Bola.
Penneman descreve Zaid Bafdili como sendo "um vencedor absoluto e enérgico dentro e fora do campo", recordando a ligação entre ambos: "Há quatro anos que acompanho e trabalho com o Zaid. O último não foi fácil para ele devido às complicações da transferência. Aliás, foi um período muito difícil, porque ele é um rapaz enérgico e, de repente, não estava a ter tempo de jogo. Ficou parado. Durante esse período mantivemos contactos frequentes, porque eu queria apoiá-lo e convidámo-lo também durante a pausa internacional de março a estar connosco porque é um elo importante no seio do grupo, mas também para lhe dar o apoio necessário".
David Penneman: "Talvez se assemelhe muito a Verratti"
Desafiado a descrever Bafdili, Penneman não hesitou: "A capacidade de correr, recuperação de bola, infiltrações ofensivas e intensidade é o que o caracteriza, talvez por isso se assemelhe muito a Verratti [médio italiano que joga atualmente no Al-Duhail da Arábia Saudita]. Quanto ao que tem de melhorar, em todos os jovens jogadores nessa idade, passa por gerir essa capacidade de corrida e marcar golos após as suas boas incursões na área".
Para terminar, o técnico deixou uma mensagem ao médio dos leões: "Zaid, confia nas tuas qualidades, mas nunca deixes de acrescentar novas coisas ao teu jogo. No Sporting estarás rodeado de vencedores, abraça a intensidade todos os dias nos treinos e acrescenta também a tua. Trabalha o teu corpo, ultrapassa os teus limites e continua a jogar com a mesma atitude que te trouxe até aqui".
Conhecido adepto dos verdes e brancos crê que leões poderiam estar melhores nesta fase da temporada, se não fossem alguns erros individuais
05 Out 2025 | 08:51 |
Manuel Moura dos Santos ficou algo perturbado com a derrota do Sporting em Nápoles (2-1). O adepto verde e branco acredita que, com outra abordagem, os leões poderiam ter saído de Itália com alguns pontos e visa Rui Borges para a importância de vencer o Braga.
Manuel Moura dos Santos: "Um Sporting demasiado cauteloso dificilmente poderia trazer mais que uma derrota de Nápoles"
"Com algumas surpresas no onze inicial, a minha equipa foi capaz de controlar o adversário, não dando grandes chances a este de visar a nossa baliza. Acontece que no futebol sem se assumir algum risco é muito difícil ganhar. Um Sporting demasiado cauteloso dificilmente poderia trazer mais que uma derrota de Nápoles. Foi uma primeira parte de domínio napolitano, saldada com um golo quando a minha equipa tinha a posse de bola, permitindo uma transição rápida de De Bruyne. E digo permitiu, porque o jogador belga saiu de perto da sua área, percorrendo mais de 30 metros sem que ninguém o travasse, deixando que fizesse o passe para o golo de Hojlund", começou por dizer, ao jornal O Jogo.
Moura dos Santos explicou que o golo inicial dos italianos poderia facilmente ter sido evitado: "Numa situação como a descrita, Eduardo Quaresma tinha que ter feito uma falta útil que impedisse a progressão do jogador napolitano. O cartão amarelo teria sido um mal menor, face ao desfecho do lance. Na segunda parte, já com Suárez e Pote em campo, o Sporting esteve francamente melhor, chegando ao empate".
Manuel Moura dos Santos: "Rui Silva não fica isento de culpa, mas o que para mim foi mais evidente, foi a falta de Diomande"
Rui Silva não fica isento de culpa, mas o que para mim foi mais evidente, foi a falta de Diomande no centro da defesa. Tenho sérias duvidas que Hojlund tivesse marcado aquele golo disputando o lance com o central costa-marfinense. O Sporting correu atrás do prejuízo, a tentar chegar ao empate, e Hjulmand a terminar o jogo tem uma cabeçada que Milinkovic-Savic parou com uma extraordinária defesa. Perdemos uma boa oportunidade de trazer outro resultado de Nápoles. Afinal a equipa italiana não era nenhum papão. Numa competição como esta não se podem perder estas oportunidades, porque os pontos valem ouro.
Para terminar, Moura dos Santos avisou o treinador do Sporting: "E assim, são três jogos contra equipas da nossa igualha, e três derrotas. Rui Borges terá necessariamente que abordar estes jogos com adversários de alto calibre de outra forma. Espero que hoje contra o Braga, a abordagem seja outra, porque é obrigatório ganhar".