MISTÉRIO EM TORNO DE TAYNAN
Cazaque estava lesionado, mas representou seleção. Taynan termina contrato no final da época e saída é o cenário mais provável. Leões têm mais uma época de opção, mas querem reduzir salário do atleta
Duarte Pereira da Silva e Maria Pinto Jorge
Texto
11 de Março 2021, 15:57
summary_large_image

A relação entre Taynan e o Sporting já conheceu melhores dias. Ao que o Leonino conseguiu apurar, o internacional pelo Cazaquistão termina contrato no final da temporada e, apesar de os leões terem a possibilidade de acionar uma temporada de opção, os responsáveis verdes e brancos querem reduzir o vencimento de Taynan e só assim consideram manter o jogador.

Já Taynan, com 28 anos, está no auge da sua carreira e não vê com bons olhos a redução salarial. As mudanças no futsal leonino (LER MAIS AQUI e AQUI), que, segundo alguns analistas, irão enfraquecer os leões, também estarão a contribuir para algum ruído em torno deste processo, além da possível ida para o Inter Movistar, uma vez que Taynan quer continuar a lutar pela conquista da UEFA Futsal Champions League, algo que tem vindo a fazer nos últimos anos da sua carreira.

Quase dois meses sem envergar o leão rampante

16 de janeiro de 2021. Foi este o último dia em que Taynan envergou a Listada verde e branca. Nesse encontro, relativo aos 16 avos de final da UEFA Futsal Champions League, o internacional pelo Cazaquistão até marcou, mas acabou por sair lesionado, algo que foi desde logo motivo de preocupação para os adeptos. Desde então, Taynan tem estado afastado da ‘quadra’.

Pese embora não estar nas melhores condições físicas, o ala leonino foi convocado, por duas vezes, para a seleção. Na primeira pausa, o Cazaquistão não realizou qualquer jogo oficial. Porém, na segunda ocasião (2 e 8 de março), a seleção cazaque teve um duplo compromisso frente à Bielorrússia (5-2 e 6-1), relativo à fase de apuramento para o Campeonato da Europa, e Taynan participou nas duas partidas, tendo, inclusive, feito o gosto ao pé num dos encontros. Lembre-se que, poucos dias antes, a 27 de feveiro, o futsal do Sporting deslocou-se ao terreno do Viseu 2001, tendo vencido por 5-3. Taynan não estava na ficha de jogo.

Ao que o nosso jornal conseguiu apurar, num primeiro momento, em janeiro, Taynan viajou para o Brasil, de onde, devido à Covid-19, os leões tiveram algumas dificuldades em fazer regressar o atleta. Contudo, mais recentemente, a estrutura verde e branca não terá gostado da atitude de Taynan e daí a ausência do cazaque nos últimos jogos e a causa da mesma relatada como “motivos pessoais”.

Na próxima sexta-feira, 12 de março, o futsal leonino recebe o Burinhosa, pelas 21h00, no Pavilhão João Rocha. Resta saber se o internacional pelo Cazaquistão regressará às opções de Nuno Dias.

Taynan chegou ao Sporting em 2019, oriundo do Kairat Almaty. Desde então, realizou 43 jogos, marcou 29 golos e conquistou uma Taça de Portugal (2019/20) e uma Supertaça (2019).

Fotografia de Sporting

  Comentários