
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges já terá decidido quem vai lançar no meio campo do Sporting na final da Taça de Portugal, contra o Benfica. Morten Hjulmand e Zeno Debast devem ser a dupla que alinha de início no jogo decisivo da prova rainha em solo nacional.
Rui Borges tem opções no meio campo, algo com que não pode contar durante muito tempo. Apesar de ter vindo a recuperar ritmo competitivo, Hidemasa Morita está apto e é opção válida para o treinador português na final da Taça de Portugal.
Mas, segundo avança o jornal Record, Rui Borges deve mesmo decidir-se por Zeno Debast e Morten Hjulmand, dupla que tinha atuado nos últimos encontros. O treinador do Sporting tem experimentado, nos treinos, variações no meio campo verde e branco com os quatro jogadores que tem à disposição - os três já mencionados e ainda Eduardo Felicíssimo - mas parece, nesta altura, mas inclinado para o belga e o dinamarquês.
Para além de serem os jogadores que somaram mais minutos juntos na reta final da temporada, na base da decisão de Rui Borges estarão as rotinas que já existem entre os dois jogadores, bem como o bom desempenho no Benfica - Sporting da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, onde jogaram juntos até Debast ser substituído perto da hora de jogo.
Deve repetir-se, então, a dupla que se estreou nos relvados a 18 de janeiro deste ano civil. Hidemasa Morita deverá continuar a ter um papel importante na equipa a sair do banco, como tem acontecido com Rui Borges, também muito em virtude de alguns condicionamentos físicos que continua a sentir.
Jogador que conta com longa passagem pelos quadros verdes e brancos falou com os jornalistas acerca dos problemas na defesa dos leões
|
Em vésperas da final da Taça de Portugal, Rui Borges, treinador do Sporting, tem um problema no conjunto verde e branco: a previsível ausência de Ousmane Diomande é o único problema no plantel dos leões. Tonel, antigo central do Clube de Alvalade, concedeu uma entrevista onde não se mostra muito convencido com o substituto do costa marfinense, Jeremiah St. Juste.
Tonel: "Se Diomande não recuperar? Aí... é difícil"
"Estando todos em condições físicas normais, acredito que Quaresma, Inácio e Diomande serão titulares. Se Diomande não recuperar? Aí... é difícil, o St. Juste poderá jogar, mas tenho algumas dúvidas", disse o antigo defesa-central dos verdes e brancos, em declarações ao jornal A Bola.
Tonel não mostrou estar 100% confiante na utilização do 'camisola 3', apresentando alternativas: "Poderá passar Inácio para central do meio e entrar o Matheus Reis para a esquerda... é outra solução. Agora depende do que pretende Rui Borges se não puder jogar o Diomande, que acredito que vai poder recuperar".
Tonel: "A equipa tem de saber lidar com essas ausências"
"Todos os jogadores fazem falta, mas a equipa tem de saber lidar com essas ausências. Umas com mais peso do que outras, naturalmente, mas se Diomande não puder jogar, não deixará de ser um Sporting que vai ser forte, num jogo de 50/50", atirou Tonel.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de maio, frente ao Benfica. O dérbi eterno, diante da turma comandada por Bruno Lage, a contar para a final da Taça de Portugal, tem pontapé de saída marcado para as 17h15, no Jamor.
Ingleses e alemães desejam levar titular dos verdes e brancos no verão, sendo o jogador um desejo antigo para ambos os clubes
|
Aston Villa e Bayer Leverkusen pretendem assegurar a contratação de um jogador para pisar terrenos ofensivos e Pedro Gonçalves é muito apreciado nos dois emblemas. No entanto, Frederico Varandas quer renovar com o 'camisola 8' do Sporting.
O interesse dos ingleses e dos alemães no craque do Sporting é já antigo, mas, segundo informação avançada pelo jornal A Bola, poderá ter voltado a despertar com o regresso de Pote - recentemente apelidado de 'Iniesta dos pobres' - aos relvados e às convocatórias de Roberto Martínez para a Seleção Nacional.
A SAD verde e branca já rejeitou 30 milhões de euros dos germânicos em 2023, mas o emblema da BayArena promete voltar em força para negociar, uma vez que Florian Wirtz deverá estar de saída, abrindo espaço para um jogador criativo e com capacidade de produção no último terço do terreno.
O Aston Villa apenas referenciou Pote a temporada passada, mas está atento ao jogador do Sporting. A Direção leonina quer, no entanto, renovar com o génio de Alvalade, aumentando-lhe o salário, como forma de reconhecimento pelas suas exibições nos últimos anos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.
Futebolista verde e branco vai trocar Alvalade pelo campeonato inglês e já fez balanço do que será a sua caminhada por terras de Sua Majestade
|
O Sporting vendeu Geovany Quenda ao Chelsea, apesar de o jovem internacional português ainda permanecer em Alvalade durante mais uma temporada. O 'camisola 57' admitiu algum receio do ambiente que irá encontrar nos blues e relembrou como lidou com a saída de Ruben Amorim para o Manchester United.
Geovany Quenda: "Tenho medo, mas sempre preparado para partir a loiça toda"
"O medo que tenho é o de não encontrar as mesmas estruturas, é difícil. Vai ser difícil deixar este balneário, esta equipa, receberam-me bem desde o primeiro dia", disse o jovem 'camisola 57' dos verdes e brancos, em declarações à SportTV, admitindo, no entanto, estar "sempre preparado para partir a loiça toda".
Quenda recordou os primeiros tempos como jogador e garantiu: "Não é fácil para alguns virem de longe, ficarem longe das famílias, das pessoas de quem mais gostam, alguns ficam sozinhos, têm vergonha de brincar com os colegas, às vezes é um pouco difícil. Senti um pouco isso porque o meu pai estava a trabalhar em França, só estava cá a minha mãe, que não gostava de ver futebol porque não gostava de ouvir as coisas ditas na bancada, ela não aguentava. Foram as pessoas que me viram crescer e que estiveram sempre ao meu lado".
Geovany Quenda: "É um sentimento de orgulho fazer parte da história do Sporting"
Para o ala, ter estado presente na conquista do 25.º título "é um sentimento de orgulho de fazer parte da história do Sporting. 72 anos depois conquistar um bicampeonato, para mim é um orgulho. Só queria desfrutar do momento e aproveitar o que estava a acontecer".
O jovem desequilibrador foi lançado na equipa principal do Sporting por Ruben Amorim e lamentou a sua saída: "Acho que a equipa estava muito unida, o mister falou comigo no primeiro dia, perguntou-me se estava preparado para jogar nesta equipa campeã, eu disse que estava pronto, mas não estava pronto jogar logo de início no primeiro jogo, como aconteceu. Ficámos tristes quando saiu, mas tivemos de seguir em frente.
Rui Borges acabou por tornar os leões campeões e Quenda não escondeu: "O mister é muito direto, quando tem algo a dizer, diz na cara. A viragem do grupo aconteceu porque tivemos logo um dérbi e ganhámos [1-0 ao Benfica], viu-se a felicidade depois do jogo, foi importante para nós e para o mister".