Futebol
Sem futuro assegurado no Sporting, Maxi Araújo dedicou golo no Mundial... a Luis Suárez
23 Jun 2026 | 12:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Mai 2020 | 12:12 |
Adrien Silva, antigo capitão do Sporting CP, concedeu, este domingo, 24 de maio, uma entrevista ao jornal Record onde, entre outros temas, abordou a sua saída dos leões e falou sobre um eventual regresso a Alvalade. Possibilidade de regressar ao Sporting CP “As pessoas têm de perceber que não depende apenas da vontade do jogador para que as coisas se realizem. Não depende só de mim. É tão simples quanto isto. Aliás, preferia não falar mais sobre este assunto”. Despedida dos adeptos leoninos “Fiz tudo o que estava ao meu alcance para representar da melhor forma as cores do clube. Foi exatamente isso que senti no momento da despedida. Tudo o que vivi, as emoções que senti naquele estádio, todo o percurso que trilhei desde os 12 anos… Veio-me tudo à cabeça naquela altura. Apesar de ser uma pessoa muito reservada em termos emocionais, naquela altura não deu para esconder. Quando é puro… é mesmo assim. Ainda para mais quando estava com pessoas tão especiais e importantes na minha vida, como são a minha mulher e os meus filhos. E o Paulinho…”. Relação com Paulinho “As pessoas podem não entender, mas eu tenho imagens na minha cabeça de quando cheguei a Alcochete com 12 anos e nem português falava! E ele foi uma das pessoas que me ajudou, que me acarinhou desde o primeiro dia. Brincava connosco, conversava connosco. Fazia com que não pensássemos tanto nas saudades das nossas famílias. Depois, cresci com ele no plantel principal. Ele estava lá. Todos os dias. Pronto para ajudar, para motivar, para brincar. No momento da despedida, fiz questão que ele entrasse comigo e com a minha família no relvado. Em honra de tudo o que vivemos e partilhámos”. Silêncio de quase dois meses após saída do Sporting CP “Foi difícil engolir certas coisas que disseram sobre mim… Algumas pessoas caíram nessas mentiras, nas coisas que eram passadas. Mas acredito que as pessoas certas, as que me conhecem e que sabem o que aconteceu. Essas nunca me falharam. E isso é o que me importa. A opinião pública é normal. Não vai ser tudo sempre um mar de rosas. Fui assobiado em Alvalade, na minha casa, na época que correu muito mal ao Sporting [2012/13]. Tenho de entender isso. São coisas normais na vida de um jogador de futebol. Não nos podemos deixar cair na negatividade. Até porque, quando me fui despedir dos adeptos em Alvalade, fui ovacionado. E é isso que levo do Sporting. Os gritos de incentivo, as palavras positivas, os bons momentos. No fundo, os sorrisos. São estas as vitórias que me ficam marcadas”. Época de 2015/2016 “Foi um autêntico milagre não termos conseguido vencer nessa época! Lá está... a tal espinha encravada. E, admito, sofri muito com isso a nível psicológico. Não foi uma final perdida. Um jogo menos conseguido que, dois ou três dias depois, passa. Isto ficou gravado em mim. Fui campeão em todos os escalões da formação e, no meu espelho de objetivos, tinha também o de ser campeão pelo Sporting. Infelizmente, ficou por concretizar. Mas estou de consciência tranquila”. Golo que guarda com mais carinho no período que envergou o leão rampante “Assim de repente, diria o penálti na final da Taça de Portugal, com o Sp. Braga [2014/15]. Por tudo o que aconteceu ao longo da semana, das coisas que fui ouvindo… Um jogo de malucos, alimentado pelos comentários de alguns adeptos sobre mim e o Cédric. O dever de retribuir o que tínhamos roubado antes [referência à Taça ganha com a Académica na final com o Sporting]. E o Cédric até foi expulso. Há coisas… as pessoas não sabem o que acontece na cabeça dos jogadores, a pressão que é imposta. Havia condicionantes extras que tivemos de enfrentar e ultrapassar. E conseguimos!”. Melhores memórias nos 15 anos em que representou o Clube de Alvalade “Foi uma vida no Sporting. Muitos momentos, emoções. Uma mistura entre o futebol e o meu crescimento pessoal e sentimental. As saudades da família… Lembro-me disso como se fosse hoje. Quando regressamos de França, a minha família foi viver para Arcos de Valdevez. Não era propriamente perto para receber visitas na Academia de Alcochete [risos]… Então, só tinha oportunidade de os ver aos fins de semana. Os meus pais e o meu irmão faziam esse esforço: conduziam quatro horas para cá [Lisboa] e mais quatro horas para lá. Era duro. Foi assim durante 7 anos. Depois tive a felicidade de fazer a pré-época com o Paulo Bento e de agarrar um lugar. Foi a recompensa por todos os sacrifícios, meus, dos meus pais e do meu irmão. Foi especial receber a confirmação de que ia trabalhar com pessoas que eu via à distância, nas bancadas de Alvalade, durante os jogos. Senti nesse momento que poderia estar perto de atingir o meu sonho, o meu objetivo”. Mágoa por não ter sido campeão pelo Sporting CP “Não tenho problema nenhum em dizer agora. Se fosse em qualquer outra altura da minha carreira, provavelmente não responderia desta forma. Mas, com o tempo e maturidade que adquiri… e com a consciência. Dei tudo o que tinha ao Sporting, mas não me custa admitir que o facto de nunca ter ganhado o título é uma espinha encravada. Ainda para mais quando estivemos tão, tão perto de o conseguir”. Mudança para Leicester “Nunca me vou arrepender das opções que tomei. Acabam sempre por ser benéficas, de uma maneira ou de outra. Agora tento sempre ver o lado positivo das coisas, mesmo quando tudo é… bastante negativa [risos]. É um trabalho que desenvolvo com um profissional com o qual trabalho desde essa altura, precisamente para não cair nesse erro, nesse buraco do qual não conseguiria sair”. Período de 6 meses sem jogar “Um desalento difícil de explicar. Muita gente me tentou ajudar, mas era complicado. Quem me conhece sabe que só estou plenamente bem num relvado, a jogar. Seja em que parte do Mundo for. Só a jogar é que me sinto feliz e realizado. Sentir que isso me estava a fugir pelas mãos, que estava a adiar o meu sonho… Foram emoções muito fortes e, felizmente, não estava sozinho nesta batalha”. Relação com Jorge Jesus “Tínhamos uma relação muito fácil, porque sempre fomos sinceros um com o outro. Quando assim é, a comunicação é simples e eficaz. Não foi difícil comunicar-lhe que ia embora. Ele compreendeu e só me quis desejar a melhor sorte do Mundo. De alguma forma, ele também se sentiu feliz pelo facto de eu estar perto de realizar o meu sonho e de poder competir com grandes jogadores na Premier League. Isso demonstra bem o caráter do míster Jorge Jesus”.
Fotografia de Sporting CP
Antigo treinador dos verdes e brancos terá feito o Milan recorrer ao conhecido agente português para saber se a possibilidade de negócio é viável
24 Jun 2026 | 08:17 |
Francisco Trincão continua a despertar cobiça no mercado internacional e o Milan começa a figurar-se como um dos principais interessados. Segundo revela o jornalista Nicolò Schira, os italianos já realizaram contactos exploratórios para perceber as condições de uma eventual transferência do extremo do Sporting.
A mesma fonte garante que o Milan falou com Jorge Mendes, empresário do internacional português, numa primeira abordagem destinada a avaliar a viabilidade do negócio. Ao leme dos rossoneri está Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, que volta assim a mostrar interesse num jogador que conhece bem de Alvalade.
Francisco Trincão tem sido um dos elementos mais influentes da equipa leonina nas últimas temporadas e continua a ser visto como um ativo de enorme valor pela SAD liderada por Frederico Varandas. Ainda assim, uma saída neste mercado de verão não está completamente fora de hipótese.
Além do interesse do Milan, Nicolò Schira refere que o extremo dos verdes e brancos foi ainda abordado recentemente por dois clubes da Premier League, sinal de que a valorização do jogador continua a crescer além-fronteiras.
Para já, não existe qualquer proposta formal em cima da mesa. Contudo, o interesse de Ruben Amorim poderá voltar a colocar pressão sobre o Sporting, que acompanha atentamente a evolução do mercado em torno de um dos jogadores mais importantes do plantel de Rui Borges.
Confira a publicação:
Formação das Quinas conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo, ao triunfar diante da formação adversária, por 5-0
24 Jun 2026 | 08:05 |
O Sporting esteve em grande destaque na goleada de Portugal frente ao Uzbequistão (5-0), em encontro da segunda jornada do Campeonato do Mundo de 2026. Dos cinco golos apontados pela equipa das Quinas, quatro tiveram assinatura de jogadores formados em Alvalade.
Cristiano Ronaldo foi a principal figura da partida ao apontar dois golos e entrar novamente para a história da competição. O capitão da Seleção Nacional tornou-se o primeiro futebolista a marcar em seis edições diferentes de Campeonatos do Mundo e passou ainda a ser o melhor marcador português de sempre em fases finais da prova, ultrapassando Eusébio.
O avançado de 41 anos abriu o marcador logo aos seis minutos, após assistência de João Cancelo, e voltou a faturar mais tarde, aproveitando um passe de Bruno Fernandes. Com este bis, CR7 chegou aos 10 golos em Campeonatos do Mundo.
Pelo meio, Nuno Mendes também deixou a sua marca na partida. O lateral formado no Sporting assinou um golo de grande qualidade na conversão de um livre direto, aumentando a vantagem portuguesa numa exibição dominadora da formação orientada por Roberto Martínez.
Já nos minutos finais, Rafael Leão fechou as contas da goleada e confirmou uma noite de forte ADN leonino. Com dois golos de Cristiano Ronaldo, um de Nuno Mendes e outro de Rafael Leão, quatro dos cinco remates certeiros de Portugal tiveram selo da Academia do Sporting. Com este triunfo, a Seleção Nacional chegou aos quatro pontos e assumiu provisoriamente a liderança do grupo.
Em grande forma no Mundial 2026, com dois golos e uma assistência em duas partidas pela seleção uruguaia, o jogador dos leões está a fazer agitar o mercado
23 Jun 2026 | 17:36 |
O Sporting encontra-se representado no Campeonato do Mundo por oito jogadores, sendo Maxi Araújo aquele que tem tido um impacto mais significativo na sua seleção. O ala leonino - que não garantiu a continuidade no Clube - soma dois golos e uma assistência nos dois encontros que já realizou na competição.
Perante este cenário, o Desporto ao Minuto falou com Gonçalo Tristão Santos, Area Manager em Portugal do Transfermarkt, para analisar que impacto pode ter valor de mercado, não só este tempo de utilização, como também as contribuições para golo. Assim, o responsável alertou para o impacto positivo de Maxi Araújo que poderá colocá-lo na agenda de grandes europeus, como também, fazer subir o preço que o Sporting irá arrecadar com uma eventual venda.
Gonçalo Tristão Santos: "Se já havia clubes interessados, esses mesmos clubes de certeza que vão tentar avançar"
"Neste caso específico do Maxi Araújo, ainda mais óbvio, que é um jogador que já teve a montra da Liga dos Campeões. Ele não só se destacou no Sporting, como também fez uma grande Champions e agora está em destaque no Mundial. Não é fácil estar a um grande nível de uma competição destas e o Maxi, nos dois primeiros jogos, marca dois golos e fez uma assistência. Acho que é um sinal óbvio de que, se já havia clubes interessados, esses mesmos clubes de certeza que vão tentar avançar para a sua contratação". vincou o responsável, indicando uma possível sondagem por parte do Chelsea.
Gonçalo Tristão Santos: "Sporting começa a ficar numa posição em que pode subir um bocadinho as pretensões"
"Há aqui um clube que, olhando para a dinâmica do mercado, começa a surgir como favorito que é o Chelsea. Eles acabaram de vender o Cucurella e estão no mercado por um jogador que possa jogar na ala esquerda. Com o Maxi a destacar-se na Champions e no Mundial, pode ser que o Chelsea avance por ele. Seja o Chelsea, seja qualquer outro clube, o Sporting começa a ficar numa posição em que pode subir um bocadinho as pretensões e as exigências que tem para vender o Maxi neste verão", sinalizou Gonçalo Tristão Santos.
Em sentido inverso, há vários jogadores dos leões que ainda não foram utilizados neste Campeonato do Mundo, como Diomande e Inácio. Apesar disso, o responsável não acredita que estes casos resultem em desvalorização dos ativos. "Ninguém que não é utilizado num Mundial vai desvalorizar, mas também não se valoriza porque não está a jogar", reforçou. Contudo, com as várias possíveis saídas, Gonçalo Tristão Santos assume a dúvida: "Não sei se o Sporting se vai dar ao luxo de vender todas essas referências no verão e começar a próxima época com um plantel totalmente novo. Até pode ser esse o plano, não sei se é, mas não me parece porque a equipa não teria nenhuma continuidade, nenhuma estabilidade de uma época para a outra. Pode não ser assim tão mau para o Sporting ficar com o Gonçalo Inácio ou o Diomande", finalizou.