
Futebol
Insólito! Revelados motivos pelos quais Ruben Amorim não foi despedido do United
03 Set 2025 | 11:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2024 | 06:47 |
A transferência de Mateus Fernandes para o Southampton apanhou os adeptos leoninos de surpresa, no entanto, o médio pode não ser o único jogador a sair do Sporting neste mercado de verão: Rodrigo Ribeiro pode seguir o mesmo caminho e deixar o Clube de Alvalade.
Apesar de o jovem avançado estar integrado no plantel de Rúben Amorim, os planos dos responsáveis verdes e brancos são bem claros: é necessário fazer encaixe para contratar reforços, mas os titulares – como Ousmane Diomande ou Gonçalo Inácio -, são intocáveis.
De acordo com o jornal Record, caso surja uma proposta por Rodrigo Ribeiro que agrade a todas as partes e que garanta algum dinheiro aos cofres leoninos, o técnico não se irá opor, uma vez que o Sporting continua à procura de opções para a frente para o ataque ao bicampeonato: depois de Zeno Debast e Vladan Kovacevic, Maxi Araújo é o reforço que se segue, enquanto os leões continuam a negociar Fotis Ioannidis e Vítor Roque.
Esta época, o jogador já foi utilizado por Amorim em duas oportunidades, somando o total de 18 minutos em campo. Em 2023/24, Rodrigo Ribeiro – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas cinco jogos pela equipa treinada por Nuno Espírito Santo, nos quais disputou 15 minutos. O avançado cedido pelo Sporting já viveu melhores dias e, além de não ter sido aposta do técnico português, também não foi utilizado nos escalões de formação dos ingleses.
Antes de rumar à Premier League, o jovem craque renovou contrato com os verdes e brancos, até 2028. No novo vínculo com o Clube de Alvalade, ficou estipulada uma cláusula de rescisão na ordem dos 80 milhões de euros, ao nível de nomes como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Iván Fresneda.
A imprensa inglesa já deu como certo o negócio entre Mateus Fernandes e o Southampton. Confira aqui:
Clube de Alvalade teve tudo assegurado para a contratação do jogador, mas não conseguiu entregar a documentação dentro do tempo limite
03 Set 2025 | 12:36 |
Fernando Mendes mostrou-se incrédulo com o falhanço na contratação por Jota Silva. O jogador teve tudo acertado para ser reforço do Sporting, mas a documentação necessária para inscrever o extremo-esquerdo na Liga Portugal foi entregue após a data limite. Como tal, o comentador acredita que o responsável deveria sofrer as consequências necessárias.
Fernando Mendes: "Jota Silva? Tem de haver consequências para o responsável desta situação"
“Acho que tem de haver consequências para o responsável desta situação. Acho que sinceramente não é um drama, mas tem de haver consequências porque não podem brincar com a vida das pessoas”, revelou o antigo jogador dos leões, em declarações para a CMTV.
De seguida, Fernando Mendes foi questionado sobre quem acredita ser o principal responsável pela falha de fecho de mercado: “Não faço a mínima ideia de quem trata destas coisas, nem quero saber disso para nada, mas sofre o treinador que queria o jogador, sofre o jogador que recusou uma série de clubes para vir o Sporting”.
Fernando Mendes: "Se eu acho um drama o Jota Silva não vir para o Sporting? Não"
Ainda assim, o comentador não acredita que, apesar do falhanço, a situação não deve ser dramatizada: “Atenção, tem de haver consequências. Mas se eu acho um drama o Jota Silva não vir para o Sporting? Não. O Sporting tem que pensar neste momento em recuperar Nuno Santos, Maxi Araújo e Diomande. Eles têm jogadores para essa posição: Maxi Araújo e Quenda que joga pouco”.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.
Fecho da janela de transferências ditou que o Clube de Alvalade não conseguisse contratar reforço da lista de Frederico Varandas
03 Set 2025 | 12:24 |
Apesar de a Direção leonina ter feito os possíveis, Kevin não foi reforço do Sporting. O extremo brasileiro protagonizou uma mudança do Shakhtar Donetsk para o Fulham no último dia do mercado e vai ser orientado por Marco Silva, antigo treinador dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a SAD dirigida por Frederico Varandas tinha noção que o negócio pelo avançado seria altamente improvável, uma vez que o conjunto ucraniano já teria negócio acordado com o clube da Premier League. Como última manobra a convencer o Shakhtar a deixar sair o jogador rumar para os verdes e brancos, a Direção preparou uma oferta de 37M+3M.
Nem mesmo a proposta astronómica do Sporting foi suficiente para o Shakhtar Donetsk ponderar a mudança de Kevin para o Clube de Alvalade e o extremo esquerdo de 22 anos acabou mesmo por ser oficializado para o Fulham. O brasileiro era um desejo da SAD, uma vez que foi visto como um jogador diferenciado e desequilibrador, fatores que garantiam um papel de importância no plantel de Rui Borges.
Com o avançado fora das contas verdes e brancas, os leões não conseguiram assegurar a contratação de nenhum dos extremos esquerdos presentes na lista de potenciais reforços de Frederico Varandas. Yeremay Hernández vai continuar no Deportivo d’A Corunha e Jota Silva não foi inscrito na Liga Portugal dentro do prazo estabelecido.
Neste início de temporada 2025/26, Kevin - avaliado em 12 milhões de euros - tinha vindo a ser o principal destaque da formação do Shakhtar Donetsk. O avançado brasileiro já cumpriu cinco jogos: três na qualificação para a Liga Europa e dois na qualificação para a Liga Conferência. Nos 401 minutos de utilização, já registou cinco golos e duas assistências.
Antigo avançado dos verdes e brancos representou o Clube de Alvalade durante três temporadas e abordou tempo com a camisola dos leões
03 Set 2025 | 12:22 |
Bryan Ruiz teve uma passagem de grande nível pelo Sporting, numa altura em que era desejo antigo dos leões. Apesar da magia dentro de campo, o costa-riquenho ficou relembrado pelo falhanço no dérbi com o Benfica, que decidiu o Campeonato Nacional de 2015/16. Atualmente com 40 anos, o ex-futebolista admite que, se tivesse marcado, poderia ter ficado mais tempo em Alvalade.
Bryan Ruiz: "O falhanço contra o Benfica foi muito duro para mim"
"O falhanço contra o Benfica foi muito duro para mim, quer no momento, quer para o resto da minha carreira, por várias razões. Primeiro foi ter perdido o campeonato por um ponto, e saber que aquele golo naquele momento do campeonato podia ter mudado isso", começou por dizer, ao podcast Sem Filtros, da Liga Portugal.
Bryan admitiu ainda que o lance ditou o final prematuro da aventura em Alvalade: "Já vi o Cristiano Ronaldo, o Messi ou o Lewandowski a falhar em situações iguais ou piores, mas aquele momento foi muito importante para o Sporting. Se não tivesse falhado, teria ficado mais tempo no Clube e a viver em Portugal".
Bryan Ruiz: "Alvalade é de outro nível"
"(Alvalade) É de outro nível. É um Estádio que apoia muito e se sente a paixão dos adeptos durante todo o jogo. Este ambiente mete sempre muito respeito nos adversários, mas é muito bom para os jogadores do Sporting e ajuda-nos a desfrutar dos jogos e a criar muitas boas memórias, como tenho", admitiu.
O antigo jogador do Sporting mantém um grande carinho por Jorge Jesus, que o orientou em Alvalade: "Foi o melhor (treinador) que tive e agora, que pretendo enveredar por essa carreira, é uma inspiração. Transporta-nos para outro nível em termos táticos", admitiu, elegendo Bruno Fernandes como o "melhor jogador" com quem partilhou balneário.
Veja as palavras de Bryan Ruiz: