A derrota do Sporting, por 2-0, na receção ao Chaves está a abalar o universo verde e branco. Na CMTV, Nuno Saraiva, que, na semana passada, tinha explicado a visão da Direção sobre a venda de Matheus Nunes (Saiba mais AQUI), fala agora num “mau planeamento” e em “responsabilidades partilhadas”. O ex-diretor de comunicação dos leões falou, ainda, sobre as declarações de Slimani e o dossiê Ronaldo.
“Treinador não pode fazer omeletes sem ovos. Responsabilidade tem de ser partilhada”
- “O treinador não pode fazer omeletes sem ovos. A responsabilidade tem de ser partilhada por toda a estrutura. Estamos a assistir ao renascer de um projeto desportivo e todos os projetos têm dores de crescimento. Se calhar, o título de 19/20, e ainda bem que aconteceu, chegou demasiado cedo para o estágio do projeto desportivo do Sporting”
“Falta de planeamento para substituir Matheus”
- “A falta de planeamento para substituir Matheus Nunes parece-me uma questão central. Tudo isto conduziu-nos ao resultado desta noite. Insisto que o treinador não pode fazer omeletes sem ovos”.
“É óbvio que há uma tensão entre o Presidente o treinador”
- “É óbvio que há uma tensão entre o Presidente e o treinador. É indesmentível. Na antevisão do jogo com o Porto, Rúben Amorim deixou vários reparos [à SAD], mas, no pré-jogo com o Chaves, foi mais diplomático, referindo que foi ele [Rúben Amorim] que falhou no planeamento”
- “Amorim diz que errou no planeamento. Isto significa que foi ele que falhou. Amorim, e toda a gente, sabia que o Matheus Nunes era para ser vendido. O treinador, em conjunto com a Direção, tinha que ter já uma alternativa ao Matheus Nunes”
- “Sobre a possibilidade de ir ao mercado contratar um ponta de lança, Amorim diz que não mudou de opinião e chega a dizer que, se for preciso, sai com as suas ideias. A teimosia de Amorim acaba por ser quase uma contradição com a ideia de que falhou no planeamento”
Regresso de Ronaldo? “Nunca esteve sequer em cima da mesa”
- “Qual é o Presidente do Sporting que não gostaria de ver Cristiano Ronaldo regressar? Posso garantir absolutamente que Ronaldo não foi hipótese, não é hipótese e não será hipótese. Nunca esteve sequer em cima da mesa”
- “Antes do jogo, falei com uma pessoa que está por dentro do processo e que me garantiu que a novela Cristiano Ronaldo é surreal. Não tem nada a ver com o Rúben Amorim”
Slimani? “Tiro saiu-lhe pela culatra”
- “O Slimani continua a ser uma glória do Sporting. Não por este pequeno período, mas por aquilo eu fez na sua primeira passagem pelo Sporting”
- Dito isto, o que Slimani ontem [sexta-feira] disse em público é a demonstração de que ele falhou, do ponto de vista do caráter, e não tinha condições para continuar no Sporting”
- “Rúben Amorim resolveu bem esta questão. O Slimani procurou encontrar uma justificação para que os adeptos do Sporting não fiquem com uma má imagem dele. O tiro saiu-lhe pela culatra”
Saraiva questiona estratégia de Amorim: “Até aos 60 minutos, Sporting fez mais de 20 cruzamentos”
- “O problema é que o Sporting, até aos 60 minutos, fez qualquer coisa como 25 cruzamentos para a área. Percebo a fórmula do ataque móvel, mas fazer mais de 20 cruzamentos para a área sem ter uma referência, é muito difícil conseguir marcar. Ataque móvel significa que tens de construir o jogo de trás para a frente”
- “Não faz qualquer sentido que, quando o Sporting está a perder, a opção continue a ser colocar Sebastián Coates a ponta de lança. Fazia sentido em 2019/20, mas não faz sentido em 2022/23. É qualquer coisa que me transcende”
- “Bem sei que o Rodrigo Ribeiro é um miúdo, mas é o que mais se aproxima de um ponta de lança que estava no banco. Devia ter entrado logo”