Futebol
Onze provável do Sporting para visita à Juventus; Rui Borges com mudanças forçadas
04 Nov 2025 | 06:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Dez 2024 | 11:01 |
Nuno Travassos, editor executivo do jornal 'A Bola', assinou o seu espaço de opinião, esta terça feira, dia 24 de dezembro, com um texto sobre o atual momento do Sporting, criticando a ação de Frederico Varandas em nomear João Pereira como treinador, referindo que a mesma foi um "fracasso".
"Três vitórias apenas em oito jogos. Quatro pontos somados em doze possíveis na Liga, prova em que o Sporting passou de líder incontestado na 11.ª jornada a 2.º classificado na ronda 15", começou por escrever. "João Pereira ainda argumentou que a competência de um treinador não se vê apenas pelos resultados, mas a sequência inicial foi tão má que não deu alternativa à SAD do Sporting", continuou.
"Em condições normais não faz sentido desistir de um treinador ao fim de pouco mais de um mês, mas o impacto da saída de Ruben Amorim foi demasiado negativo. Toda a gente sabia que a herança era muito pesada, mas o sucessor nem sequer conseguiu superar a fase do basta não estragar. (...) É caso para dizer que, do trabalho de Amorim, só ficou mesmo a estrutura tática. O Sporting, que a 10 de novembro parecia praticamente imbatível, com uma confiança inabalável e um futebol vistoso, tornou-se uma equipa inofensiva a atacar e tremendamente insegura a defender, muito por força de uma transição calamitosa".
"A aposta no antigo lateral direito até fazia algum sentido. Pelo menos para alguém como eu, que assumidamente não tinha dados suficientes do trabalho realizado nos sub-23 ou na equipa B do Sporting para dizer o contrário. Encontrar outro Amorim seria o equivalente a descobrir petróleo nos terrenos de Alcochete, mas promover alguém que estava por dentro do projeto parecia ser um plano lógico".
"A aposta de Frederico Varandas revelou-se um fracasso, mas aquilo que o belisca mais nem é a escolha, que só quem nunca liderou um clube é que nunca se enganou com um treinador — e o próprio já se tinha enganado algumas vezes. Aquilo que causa maior dano aos créditos amealhados pelo presidente do Sporting nos últimos anos é o excesso de confiança patenteado no discurso. Porque João Pereira afinal estava a receber o 'convite mais ingrato e o presente mais envenenado'. (...) Varandas terá de provar entretanto que o projeto não era apenas Ruben Amorim", rematou Nuno Travassos.
Antigo diretor desportivo dos leões pode vir a desfalcar a turma de Rui Borges no próximo mercado de transferências, de acordo com a imprensa britânica
04 Nov 2025 | 07:03 |
Iván Fresneda está no radar do... Manchester City. Hugo Viana está no mercado por opções de lateral direitos para a equipa de Pep Guardiola e o nome do jogador do Sporting é um dos que mais se destacam na 'lista de compras' do diretor desportivo.
A informação está a ser avançada por Graeme Bailey - jornalista britânico -, que dá conta que o jovem espanhol surge como alternativa à contratação de Tino Livramento, jogador do Newcastle. Sem valores apresentados, o 'camisola 22' dos leões tem sido acompanhado pelo emblema da Premier League já desde 2023.
De resto, a mesma fonte adianta que o City está bastante satisfeito com o trabalho de Hugo Viana - tendo sido o próprio a voltar a trazer à tona o nome de Fresneda nesta fase, uma vez que sempre se mostrou admirador das mais-valias do jogador. Para já, o espanhol encontra-se lesionado e é desfalque na equipa de Rui Borges no Sporting.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - já cumpriu 13 jogos com a camisola do Sporting nesta nova temporada: oito na Liga Portugal, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 797 minutos de participação, já somou uma assistência para golo.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação:
Interesse do emblema da Premier League no treinador dos verdes e brancos foi uma das principais notícias do último fim de semana
04 Nov 2025 | 06:46 |
O interesse do Wolverhampton em levar Rui Borges para Inglaterra veio 'abanar' um pouco a semana do Sporting. No entanto, não terá existido qualquer contacto do emblema da Premier League junto dos leões ou dos representantes do técnico para essa possibilidade - ele que até já comentou estas notícias.
De acordo com a informação avançada por Sebastião Sousa-Pinto, através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), os wolves procuram outro tipo de treinador para suceder a Vítor Pereira. Ao que parece, Gary O’neil "pode regressar a Wolverhampton", adianta a mesma fonte.
Com contrato até junho de 2026, com mais uma temporada de opção, Rui Borges tem vindo a cimentar o seu lugar no Sporting. Na época passada, o técnico conquistou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal e, em 2025/26, venceu 12 dos 16 encontros que disputou, tendo empatado um e perdidos outros três.
Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 45 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.
Apesar de toda esta polémica, Rui Borges mostra-se de olhos postos na deslocação do Sporting ao reduto da Juventus. O encontro, relativo à quarta jornada da fase regular da Liga dos Campeões, está agendado para a próxima terça-feira, 4 de novembro, às 20h00, em Itália, e um triunfo pode catapultar os leões para a próxima fase.
Confira a publicação:
Internacional grego deverá ocupar o lugar do lesionado Iván Fresneda e ser titular na visita dos verdes e brancos a Turim, para a Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 06:31 |
Ao que tudo indica, Georgios Vagiannidis será titular na visita do Sporting à Juventus, agendada para esta terça-feira, dia 4 de novembro. Confirmando-se, esta será a estreia oficial do internacional grego na fase de liga da Champions League.
A lesão de Iván Fresneda na partida frente ao Alverca - que os leões venceram, por 2-0 -, não deixa grandes opções a Rui Borges, que se irá ver 'obrigado' a trocar esta peça no onze inicial da sua equipa para a deslocação a Turim, na qual o técnico português pretende ir na máxima força.
A verdade é que, nos restantes três jogos do Sporting na Liga dos Campeões, Vagiannidis acabou por não sair do banco em qualquer um deles - Kairat, Napoli e Marselha -, sendo que a única vez que disputou a prova milionária foi ainda na fase de qualificação, pelo Panathinaikos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em dez partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 663 minutos, nos quais conseguiu fazer três assistências para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 4 de novembro, frente à Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á em Turim, pelas 20h00.
Onze provável do Sporting para visita à Juventus; Rui Borges com mudanças forçadas
04 Nov 2025 | 06:03
Juventus - Sporting (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...
04 Nov 2025 | 05:58
Exclusivo Leonino - Central do Sporting não entra nas contas de Rui Borges e vai ser emprestado
03 Nov 2025 | 22:21