Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Nuno Travassos ataca alta patente do Sporting: "Um fracasso"

Período dos leões não é o mais calmo depois da saída de Ruben Amorim a meio de novembro; Dirigente leonino vai recebendo críticas pela maneira como atuou

Varandas criticado no Sporting por Nuno Travassos
Varandas criticado no Sporting por Nuno Travassos

  |

Icon Comentário0

Nuno Travassos, editor executivo do jornal 'A Bola', assinou o seu espaço de opinião, esta terça feira, dia 24 de dezembro, com um texto sobre o atual momento do Sporting, criticando a ação de Frederico Varandas em nomear João Pereira como treinador, referindo que a mesma foi um "fracasso".


"Três vitórias apenas em oito jogos. Quatro pontos somados em doze possíveis na Liga, prova em que o Sporting passou de líder incontestado na 11.ª jornada a 2.º classificado na ronda 15", começou por escrever. "João Pereira ainda argumentou que a competência de um treinador não se vê apenas pelos resultados, mas a sequência inicial foi tão má que não deu alternativa à SAD do Sporting", continuou.


"Em condições normais não faz sentido desistir de um treinador ao fim de pouco mais de um mês, mas o impacto da saída de Ruben Amorim foi demasiado negativo. Toda a gente sabia que a herança era muito pesada, mas o sucessor nem sequer conseguiu superar a fase do basta não estragar. (...) É caso para dizer que, do trabalho de Amorim, só ficou mesmo a estrutura tática. O Sporting, que a 10 de novembro parecia praticamente imbatível, com uma confiança inabalável e um futebol vistoso, tornou-se uma equipa inofensiva a atacar e tremendamente insegura a defender, muito por força de uma transição calamitosa".


"A aposta no antigo lateral direito até fazia algum sentido. Pelo menos para alguém como eu, que assumidamente não tinha dados suficientes do trabalho realizado nos sub-23 ou na equipa B do Sporting para dizer o contrário. Encontrar outro Amorim seria o equivalente a descobrir petróleo nos terrenos de Alcochete, mas promover alguém que estava por dentro do projeto parecia ser um plano lógico".

"A aposta de Frederico Varandas revelou-se um fracasso, mas aquilo que o belisca mais nem é a escolha, que só quem nunca liderou um clube é que nunca se enganou com um treinador — e o próprio já se tinha enganado algumas vezes. Aquilo que causa maior dano aos créditos amealhados pelo presidente do Sporting nos últimos anos é o excesso de confiança patenteado no discurso. Porque João Pereira afinal estava a receber o 'convite mais ingrato e o presente mais envenenado'. (...) Varandas terá de provar entretanto que o projeto não era apenas Ruben Amorim", rematou Nuno Travassos.



Futebol

Presidente do Sporting atacado: "Varandas anda a beber"

Instabilidade à volta da equipa de futebol do emblema verde e branco levou a que o líder do Clube de Alvalade fosse alvo de críticas

Varandas, Presidente do Sporting, criticado
Varandas, Presidente do Sporting, criticado

  |

Icon Comentário0

A possível mudança no comando do Sporting, com a saída de João Pereira e a chegada de Rui Borges, tem gerado uma série de debates no mundo do futebol português. Sob a sua liderança, os leões perderam quatro jogos, empataram um e venceram apenas três dos oito jogos que disputou, o que levou à perda da liderança do campeonato e à desvantagem na Liga dos Campeões.


Durante o programa Visão de Jogo, a análise foi implacável. Jorge Maia, diretor do jornal O Jogo, e os comentadores Luís Freitas Lobo e Sofia Oliveira não pouparam críticas à decisão do presidente do Sporting. A opinião de Freitas Lobo foi bastante direta: "Envenenada deve estar a bebida que Frederico Varandas anda a beber".


A crítica a Varandas foi ainda mais dura quando se falou da comunicação inicial do presidente sobre João Pereira. Luís Freitas Lobo afirmou: "Foi o próprio Frederico Varandas que envenenou o presente dado a João Pereira, o presente não era assim tão mau.


Além disso, Sofia Oliveira levantou preocupações sobre a instabilidade que esta troca de treinadores poderia causar ao Sporting, afirmando que "pode correr bem, mas também pode correr mal e ser mais um treinador envenenado para o Sporting." A metáfora do "treinador envenenado" aponta para o risco de Rui Borges não conseguir escapar à mesma sorte de outros treinadores que passaram pelo clube nos últimos anos.

"A decisão pode ser irracional, mas não vejo nesta altura outra alternativa para o Sporting", afirmou Freitas Lobo. Neste momento, os ainda comandados por João Pereira estão no segundo da Liga Portugal Betclic, com 37 pontos, em igualdade pontual com o Porto, terceiro classificado. O rival Benfica, de Bruno Lage, é agora líder isolado da tabela classificativa com 38 pontos somados.



Futebol

Rui Borges 'destrói' o que Amorim criou no Sporting

Em busca de melhorar o panorama atual do emblema verde e branco, técnico que assumirá funções em Alvalade já tem planos em mente

Rui Borges usa esquema tático diferente daquele a que Ruben Amorim habituou no Sporting
Rui Borges usa esquema tático diferente daquele a que Ruben Amorim habituou no Sporting

  |

Icon Comentário0

Com a chegada de Rui Borges ao comando técnico do Sporting, não só a estrutra pode vir a ser alterada, mas também o 3x4x3 implementado por Ruben Amorim. Tendo em vista obter resultados diferentes, o novo treinador poderá começar a pensar em meter em prática as suas mudanças assim que substitua João Pereira.


Em declarações ao jornal Record, Mário Lino, antigo jogador do Clube de Alvalade que até hoje acompanha a atualidade leonina, não se mostra surpreendido com a eventual alteração tática, que poderá ser feita pelo novo treinador dos verdes e brancos.


"Curiosamente já falei nisso com o meu filho e não vamos ficar nada surpreendidos se o Sporting começar a jogar de uma maneira diferente. O Rui também já jogou com os três centrais mas prefere o 4x3x3", revelou, analisando as escolhas do ainda treinador do Moreirense.


Neste momento, os ainda comandados por João Pereira estão no segundo da Liga Portugal Betclic, com 37 pontos, em igualdade pontual com o Porto, terceiro classificado. O Benfica é agora líder da tabela classificativa, com 38 pontos somados.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 29 de dezembro, frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



Futebol

Oficial: Ex técnico no Sporting vai ser rival de Abel no Brasileirão

Antigo treinador adjunto do Clube de Alvalade assume novo projeto desportivo em clube histórico, onde já passaram jogadores como Neymar e Pelé

Caixinha vai ser rival de Abel, ex Sporting, no Brasileirão
Caixinha vai ser rival de Abel, ex Sporting, no Brasileirão

  |

Icon Comentário0

É oficial. Pedro Caixinha é o novo treinador do Santos. O técnico português - que foi adjunto do Sporting durante duas temporadas (2004/05 e 2005/06) até à saída de José Peseiro, vai assim ser rival de Abel Ferreira, timoneiro do Palmeiras, na próxima edição do Brasileirão.


Nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, o presidente Marcelo Teixeira e o CEO Pedro Martins comunicaram a contratação do ex-leão, que irá assumir o comado do emblema de Vila Belmiro, que está de regresso ao Brasileirão, depois de ter conquistado a Série B.


"Gostaria de dar boas vindas ao Pedro Caixinha", disse Pedro Martins. Pedro Caixinha estava livre no mercado, depois da saída do comando técnico do Red Bull Bragantino, enquanto cumpria a sua segunda temporada no emblema de Bragança Paulista.


O treinador foi apontado a vários emblemas brasileiros, mas prepara-se assim para orientar um dos clubes mais históricos do Brasil. Além do futebol brasileiro, o novo treinador do 'peixe' conta com passagens por México, Escócia, Arábia Saudita, Argentina e Catar. Em Portugal, orientou a União de Leiria e o Nacional.

Pedro Caixinha esteve muito perto de assinar com o Grémio. As conversações decorriam há algumas semanas, mas não houve um entendimento. De acordo com a imprensa brasileira, os gaúchos "perderam a paciência" com algumas exigências feitas pelo treinador



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ederson para o lugar de Hjulmand? Sporting sorri
Futebol

Ederson para o lugar de Hjulmand? Sporting sorri

 

Icon Comentário0
Extremo do Sporting de saída? Rui Borges tem última palavra
Futebol

Extremo do Sporting de saída? Rui Borges tem última palavra

 

Icon Comentário0
Varandas define data para oficializar novo treinador do Sporting
Futebol

Varandas define data para oficializar novo treinador do Sporting

 

Icon Comentário0