Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“O SPORTING CP NUNCA JOGOU DA MANEIRA QUE EU QUERIA”

Em entrevista ao jornal A Bola, Silas, antigo treinador do Sporting CP, fez um balanço da sua passagem pelos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Jorge Silas concedeu, este sábado, 18 de julho, uma entrevista ao jornal A Bola onde abordou a sua passagem pelo Sporting CP.


“Há certos clubes aos quais não podemos dizer que não. Ao Sporting CP, para mim, ainda era mais difícil dizer que não porque era um clube ao qual eu tinha um vínculo emocional grande. Não tive muito tempo para pensar. O Sporting CP contacta-me num dia, passados dois dias eu tinha de tomar a decisão. O que me levou a aceitar foi sobretudo o simbolismo que o Sporting CP tem para mim”, começou por referir o técnico português sobre quais as razões que o levaram a aceitar a proposta dos leões.


Relativamente aos objetivos que lhe foram colocados, Silas esclareceu que o terceiro lugar na Liga NOS era o principal objetivo: “Nós entrámos e o Sporting CP estava em nono lugar na Liga, em último na Liga Europa e na Taça da Liga. O objetivo mínimo era o terceiro lugar no Campeonato. Nas outras competições iríamos ver onde é que conseguiríamos chegar. Quando eu chego o moral estava muito em baixo. Havia uma crença em nós e nos jogadores, mas também havia alguma desconfiança. Pediram o que nós podíamos dar: trabalho e seriedade”.


Questionado sobre o que mudaria na sua passagem pelo Clube de Alvalade, o antigo treinador Leonino afirmou que não alteraria muita coisa: “Não mudava grande coisa. A ideia geral é essa do não temos medo. Todos os jogos que eu perdi com o Sporting CP, perdi a tentar ganhar. Isso para mim é muito importante. Fazíamos golos e criávamos muitas ocasiões. Em certos momentos, principalmente nas bolas paradas, sofremos muitos golos. Perdemos alguns pontos e quase sempre fora de casa”.

Jorge Silas confessou ainda que o Sporting CP nunca jogou da maneira que pretendia: “O Sporting CP nunca jogou da maneira que eu queria jogar e que sinto que poderíamos jogar. Era um contexto muito diferente do que existe agora. Tinha vários jogadores que jogam muito no limite do risco. Ter um ou dois às vezes é bom, mas ter quatro ou cinco torna as coisas mais complicadas pois torna-se uma equipa com muita pressa. Este Sporting CP tinha muita pressa”.


Por fim, Silas recordou os primeiros dias como responsável pelo futebol verde e branco: “Estávamos muito motivados e os jogadores também. A troca de treinador traz sempre uma motivação extra. Lembro-me dos exercícios… Nessa altura tínhamos muita coisa em que pensar. Muito dificilmente eu conseguia trabalhar aquilo que queria, com a densidade de jogos e não tendo uma pré-época”.

Recorde-se que Silas chegou aos leões em setembro de 2019. Pelo Clube de Alvalade, realizou 28 jogos, tendo registado 17 vitórias, um empate e dez derrotas.


Futebol

Zeno Debast arrasado por guarda-redes feminina: Reforço do Sporting ouviu das boas

'Camisola 6' juntou-se ao plantel comandado por Rúben Amorim, oriundo do Anderlecht, a troco de uma verba de 15,5 milhões de euros

Zeno Debast, central do Sporting, errou no primeiro golo da França
Zeno Debast, central do Sporting, errou no primeiro golo da França

  |

Icon Comentário0

Justien Odeurs ficou furiosa com a última exibição de Zeno Debast. O central do Sporting jogou os 90 minutos diante da França e um mau alívio permitiu que Randal Kolo Muani abrisse o marcador a favor do adversário, que acabou por vencer 2-0.


"Fez erros de um iniciado. Este nível é demasiado alto para ele", garantiu a antiga guarda-redes internacional belga, depois do apito final, mostrando-se bastante desagradada com a exibição da jovem promessa contratada pelos verdes e brancos.


Contrariamente a Justien Odeurs, Domenico Tedesco, selecionador da Bélgica, ficou encantado com a partida do central do Sporting: "Na minha opinião foi um dos melhores em campo. Ele teve a iniciativa e jogou com os alas em várias ocasiões e esteve bem nos duelos", assegurou o técnico.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

A estreia com a Listada verde e branca não correu da melhor forma e o 'camisola 6' do Clube de Alvalade passou um mau bocado, vendo o seu valor posto em causa, nas redes sociais. No entanto, o jogador explicou que já falou com Rúben Amorim e está tudo resolvido.



Futebol

Lesão de Inácio tem novos detalhes; Já é sabido se central do Sporting joga em Arouca

Defesa formado em Alcochete fez um traumatismo ao serviço da seleção nacional, diante da Croácia, e falhou partida frente à Escócia

Inácio, central do Sporting, pode jogar diante do Arouca
Inácio, central do Sporting, pode jogar diante do Arouca

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio está apto para defrontar o Arouca. Apesar da lesão contraída diante da Croácia, ao serviço da seleção nacional, o central do Sporting recuperou a tempo de treinar com a equipa verde e branca e é opção para a quinta jornada do campeonato.


O canhoto, formado em Alcochete, treinou sem limitações junto dos restantes companheiros. Com isto, tudo indica que deverá ser titular, visto ser um dos pilares defensivos dos verdes e brancos, juntamente com Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma.


Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma cinco partidas esta temporada, tendo disputado 460 minutos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.


Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 176 partidas, 16 finalizações certeiras, nove assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

O Sporting volta a entrar em ação na próxima sexta-feira, às 20h15, diante do Arouca, em jogo a contar para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Rúben Amorim vai tentar somar a quinta vitória consecutiva no campeonato nacional e manter-se na liderança da prova.



Futebol

Oficial! 'Flop' no Sporting, que anunciou chegada de Amorim, assina com o Marítimo

Passagem por Alvalade não foi nos melhores termos, apesar da confiança depositada por Frederico Varandas, Presidente dos verdes e brancos

Silas anunciou Amorim no Sporting e é o novo treinador do Marítimo
Silas anunciou Amorim no Sporting e é o novo treinador do Marítimo

  |

Icon Comentário0

É oficial! Silas é o novo treinador do Marítimo. O técnico, que passou no Sporting na temporada 2019/20, abraça um novo projeto na carreira e terá a missão de catapultar o emblema insular - que representou enquanto futebolista - para os grandes palcos nacionais.


"O treinador, de 48 anos, que enquanto jogador vestiu a camisola verde-rubra na temporada 2004-05, foi o nome escolhido para orientar os maritimistas, um técnico que conta no seu currículo com passagens pelo Belenenses, B SAD, Sporting CP, FC Famalicão, AEL Limassol e, mais recentemente, pelo CD Mafra. A equipa técnica será, ainda, composta por Henrique Esteves, Rui Nunes e Pedro Alves", lê-se, no site oficial dos madeirenses.


Apesar de a duração do contrato do ex Sporting não ter sido anunciada pelo Marítimo, o jornal Record revelou, ainda antes da oficialização, que o vínculo do técnico deverá ser válido até ao final da presente temporada. No entanto, existe uma opção de continuidade, caso o antigo treinador dos leões consiga levar a formação maritimista de volta à Liga Portugal Betclic.


O técnico deixou o Mafra, no final da última temporada, uma vez que procurava um projeto mais estável. "Entendemos [equipa técnica] que precisamos de um outro tipo de projeto. Fizemos aqui um trabalho do qual nos orgulhamos muito, com vários jogadores jovens, somos a terceira equipa mais jovem da Segunda Liga", começou por dizer. "Mas vamos perder muita gente na próxima época e construir uma equipa nova todos os anos é sempre difícil para nós, queremos um pouco mais de estabilidade e, por isso, vamos à procura de um clube que nos permita lutar por outros objetivos", garantiu, à data.

Silas chegou ao Sporting a meio da temporada 2019/20. Realizou 28 jogos, tendo alcançado 17 vitórias. Saiu em março de 2020, após uma derrota frente ao Famalicão (3-1) e confirmou na conferência de imprensa que não era mais o técnico dos leões. O treinador confirmou ainda, mais rápido do que o próprio Sporting, a chegada de Rúben Amorim para o substituir.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pote, Esgaio e Coates elegem momento importante do título do Sporting: "Houve malta a chorar" (Vídeo)
Futebol

Pote, Esgaio e Coates elegem momento importante do título do Sporting: "Houve malta a chorar" (Vídeo)

 

Icon Comentário0
“Prejudiquei a equipa” – Jogador do Sporting arca com as culpas de derrota contra o Benfica
Futebol

“Prejudiquei a equipa” – Jogador do Sporting arca com as culpas de derrota contra o Benfica

 

Icon Comentário0
Tem 182 jogos no Sporting e pode acabar na Premier League: John Textor entra em cena
Futebol

Tem 182 jogos no Sporting e pode acabar na Premier League: John Textor entra em cena

 

Icon Comentário0