Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"O SPORTING DIFICILMENTE TERÁ QUALIDADE PARA LUTAR POR QUALQUER TÍTULO”

Luís Martins considera que gestão de mercado foi má e vê os leões como candidatos a nada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Luís Martins considera que os leões dificilmente terão qualidade para lutar por qualquer título. Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico da equipa B dos leões considera que o clube não construiu um plantel a altura daquilo que é a história do Sporting CP.


“Foi mais o mercado a controlar o Sporting que o Sporting a controlar o mercado”


Relativamente as hipóteses para o campeonato, Luís Martins pensa que “o Sporting CP dificilmente terá qualidade para lutar por qualquer título. Partem muito atrás e este mercado também mostrou que foi mais o mercado a controlar o Sporting CP que o Sporting CP a controlar o mercado e a poder reforçar a sua equipa”


“Não vejo um plantel a altura daquilo que é a história do Sporting CP”

Sobre a constituição do plantel leonino, o treinador diz não ver “um plantel a altura daquilo que é a história do Sporting CP. Se pegarmos no ponto de vista em que a ideia é valorizar os jogadores da formação, estes jogadores já estão completamente desvalorizados. Uns eram para sair, outros para ficar, outros foram chamados mais por necessidade e pressão do mercado do que outra coisa. E é a mesma coisa nos outros nichos do plantel. Jogadores internacionais com alguma qualidade, mas que estão desvalorizados devido a más decisões”.


“Não há nenhum clube onde o treinador seja o responsável por implementar as ideias”

Sobre a forma como o mercado foi abordado, Luís Martins afirma que “a organização e o planeamento do plantel são um problema. Tem muitos avançados para o corredor central, não vai ter gente de qualidade para os corredores laterais, e são este tipo de coisas que é preciso ponderar quando se faz a abordagem ao mercado, alias que não foi ponderado. Não há nenhum clube onde o treinador seja o responsável por implementar as ideias. O Sporting CP tem uma história e o Rúben Amorim tem que se adaptar a história, sob pena de desvirtuar tudo o que é o Sporting CP. Com certeza depois os resultados vão dizer isso mesmo, porque uma das coisas que nós enquanto treinadores temos que fazer é adaptarmos as nossas ideias a realidade que o clube tem no momento”.

“Vejo a eliminação da Liga Europa como uma referência para a prestação que a equipa pode ter”.

Quanto aquilo que poderá ser o desempenho ao longo da época, o ex-treinador da equipa B dos leões deixa em aberto as possibilidades. “Vamos ver como é que a equipa se vai comportar depois deste evento que foi o fecho do mercado. Eu tenho alguma curiosidade em perceber como é que se consegue sair deste ponto, porque sinceramente vejo a eliminação da Liga Europa como uma referência para a prestação que o Sporting CP pode ter. Vai ser uma época inconsistente, de muitas oscilações, e vamos ver como é que o Sporting CP sobrevive a isto. Será mais uma época de insucesso com certeza, que a acontecer será mau para a história do Sporting CP”

“O responsável por ter feito esta gestão e má abordagem ao mercado é Frederico Varandas”

Relativamente aos responsáveis por esta gestão, Luís Martins não tem dúvidas. “É difícil perceber quem é nesta altura o responsável, para além do presidente. Acho que o presidente deu lugar a muita coisa dúbia quando contratou um treinador por 10 milhões de euros e depois não o pagou e toda a restante historia. O contexto sociológico no Sporting CP neste momento é difícil. Seja para Frederico Varandas ou para qualquer um, mas o responsável por ter feito esta gestão e má abordagem ao mercado é Frederico Varandas”.


Futebol

Más notícias para Amorim: Futuro de Pote continua sem dar motivos de felicidade ao Sporting

'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão

Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim
Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.


Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.


Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia

Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões

Sporting quer segurar Gyokeres, Inácio e outros craques
Sporting quer segurar Gyokeres, Inácio e outros craques

  |

Icon Comentário0

«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.


Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.


Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.

As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.



Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

Ex presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade referiu que Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio"

Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026
Jaime Marta Soares quer Varandas na presidência do Sporting para lá de 2026

  |

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares quer que Frederico Varandas continue como Presidente do Sporting. O mandato do atual líder máximo dos verdes e brancos termina em 2026, mas o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade explica que o recente Plano Estratégico apresentado "não pode ser deixado a meio".


"Esse Plano Estratégico tem de ser assumido e continuado. Se é um projeto estudado e sustentado em propostas com cabeça, tronco e membros e as pessoas têm capacidade e então não o vão deixar para outros fazerem ou abdicarem dele", disse, ao jornal A Bola.


"Esta Direção, que apresentou agora esse Plano Estratégico, não o pode deixar a meio, é o mínimo que se exige a uma pessoa responsável. Sabe o custo, onde vai buscar as verbas, a forma de pagamento sem endividamento futuro… Algumas coisas não me parecem de extrema urgência, embora por exemplo no estádio a questão do fosso parece-me que sim", terminou Marta Soares.


Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios.

Em 2022, o Presidente verde e branco foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Frederico Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar
Futebol

Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim
Futebol

Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim

 

Icon Comentário0
Titularíssimo do Sporting regressa aos treinos e deixa Amorim aliviado
Futebol

Titularíssimo do Sporting regressa aos treinos e deixa Amorim aliviado

 

Icon Comentário0