Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"O SPORTING DIFICILMENTE TERÁ QUALIDADE PARA LUTAR POR QUALQUER TÍTULO”

Luís Martins considera que gestão de mercado foi má e vê os leões como candidatos a nada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Luís Martins considera que os leões dificilmente terão qualidade para lutar por qualquer título. Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico da equipa B dos leões considera que o clube não construiu um plantel a altura daquilo que é a história do Sporting CP.


“Foi mais o mercado a controlar o Sporting que o Sporting a controlar o mercado”


Relativamente as hipóteses para o campeonato, Luís Martins pensa que “o Sporting CP dificilmente terá qualidade para lutar por qualquer título. Partem muito atrás e este mercado também mostrou que foi mais o mercado a controlar o Sporting CP que o Sporting CP a controlar o mercado e a poder reforçar a sua equipa”


“Não vejo um plantel a altura daquilo que é a história do Sporting CP”

Sobre a constituição do plantel leonino, o treinador diz não ver “um plantel a altura daquilo que é a história do Sporting CP. Se pegarmos no ponto de vista em que a ideia é valorizar os jogadores da formação, estes jogadores já estão completamente desvalorizados. Uns eram para sair, outros para ficar, outros foram chamados mais por necessidade e pressão do mercado do que outra coisa. E é a mesma coisa nos outros nichos do plantel. Jogadores internacionais com alguma qualidade, mas que estão desvalorizados devido a más decisões”.


“Não há nenhum clube onde o treinador seja o responsável por implementar as ideias”

Sobre a forma como o mercado foi abordado, Luís Martins afirma que “a organização e o planeamento do plantel são um problema. Tem muitos avançados para o corredor central, não vai ter gente de qualidade para os corredores laterais, e são este tipo de coisas que é preciso ponderar quando se faz a abordagem ao mercado, alias que não foi ponderado. Não há nenhum clube onde o treinador seja o responsável por implementar as ideias. O Sporting CP tem uma história e o Rúben Amorim tem que se adaptar a história, sob pena de desvirtuar tudo o que é o Sporting CP. Com certeza depois os resultados vão dizer isso mesmo, porque uma das coisas que nós enquanto treinadores temos que fazer é adaptarmos as nossas ideias a realidade que o clube tem no momento”.

“Vejo a eliminação da Liga Europa como uma referência para a prestação que a equipa pode ter”.

Quanto aquilo que poderá ser o desempenho ao longo da época, o ex-treinador da equipa B dos leões deixa em aberto as possibilidades. “Vamos ver como é que a equipa se vai comportar depois deste evento que foi o fecho do mercado. Eu tenho alguma curiosidade em perceber como é que se consegue sair deste ponto, porque sinceramente vejo a eliminação da Liga Europa como uma referência para a prestação que o Sporting CP pode ter. Vai ser uma época inconsistente, de muitas oscilações, e vamos ver como é que o Sporting CP sobrevive a isto. Será mais uma época de insucesso com certeza, que a acontecer será mau para a história do Sporting CP”

“O responsável por ter feito esta gestão e má abordagem ao mercado é Frederico Varandas”

Relativamente aos responsáveis por esta gestão, Luís Martins não tem dúvidas. “É difícil perceber quem é nesta altura o responsável, para além do presidente. Acho que o presidente deu lugar a muita coisa dúbia quando contratou um treinador por 10 milhões de euros e depois não o pagou e toda a restante historia. O contexto sociológico no Sporting CP neste momento é difícil. Seja para Frederico Varandas ou para qualquer um, mas o responsável por ter feito esta gestão e má abordagem ao mercado é Frederico Varandas”.


Futebol

Reforço do Sporting foi titular no empate frente à Venezuela e é ultrapassado pela Colômbia

Jogador do emblema verde e branco alinhou nos primeiros 45 minutos, mas não foi além da igualdade na qualificação para o Mundial 2026

Maxi titular no Venezuela - Uruguai; Reforço do Sporting vai agora juntar-se ao plantel de Amorim
Maxi titular no Venezuela - Uruguai; Reforço do Sporting vai agora juntar-se ao plantel de Amorim

  |

Icon Comentário0

O Uruguai empatou a zeros frente à Venezuela, registando o segundo empate seguido na qualificação para o Mundial 2026. Maximiliano Araújo, reforço do Sporting, jogou na primeira parte, ao passo que Franco Israel ficou no banco e acabou por não ser opção para Marcelo Bielsa.


O lateral recém-contratado pelo Clube de Alvalade jogou a extremo-esquerdo. No onze inicial da celeste também constou o nome de Manuel Ugarte, jogador que passou igualmente pelo Sporting, que assinou recentemente pelo Manchester United nos últimos dias do mercado de verão.


O placard acabou por não se alterar durante os 90 minutos. Salomon Rondón ameaçou de cabeça na primeira parte, sendo que o capitão venezuelano ainda teve um golo anulado por fora-de-jogo. O Uruguai tentou marcar com remates de fora da área, mas foi perdendo ritmo de jogo ao longo da partida.  Em relação à classificação, a Colômbia ascendeu ao segundo posto, com 16 pontos, ultrapassando o Uruguai, agora com 15.


Maximiliano Araújo – avaliado em 7,5 milhões de euros - fez dois golos em cinco jogos esta época pelo emblema mexicano. Na temporada passada marcou dois golos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste.

O Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão, também com nove. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca. O duelo jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.



Futebol

Oficial! Islam Slimani regressa a casa: avançado que brilhou no Sporting assinou por dois anos (vídeo)

Vários anos após saída, ponta de lança internacional pela Argélia volta aos palcos que o fizeram crescer e contrato tem mais uma temporada de opção

Slimani, ex Sporting, regressa ao Belouizdad, da Argélia
Slimani, ex Sporting, regressa ao Belouizdad, da Argélia

  |

Icon Comentário0

É oficial! O Belouizdad, equipa da Argélia, anunciou a contratação de Islam Slimani, antigo avançado do Sporting. O ponta de lança regressa a casa, 12 anos depois de ter trocado o emblema que o formou pelo Clube de Alvalade, a troco de 300 mil euros.


Segundo o FootMercato, o ex 'camisola 9' dos leões assinou a custo zero e o contrato é válido por dois anos, sendo que o emblema da capital argelina fica com opção de futuramente prolongar o vínculo do ponta de lança durante mais uma temporada.


Vale lembrar que Islam Slimani se desentendeu com Rúben Amorim - recém eleito treinador do mês de agosto - poucos tempo depois de ter sido contratado pelo Sporting no mercado de janeiro de 2022 e foi colocado a treinar à parte, naquela que foi a sua segunda passagem por Alvalade. O conflito entre o avançado e o técnico acabou por se extremar, tendo as duas partes chegado mesmo a proferir declarações nada amigáveis sobre o sucedido.


O diferendo nunca foi sanado e o jogador foi colocado na porta de saída. No verão de 2022, foi vendido ao Brest (França), por 1,5 milhões de euros e saiu pela porta pequena, rumando ao KV Mechelen, depois de uma passagem curta e conturbada pelo Coritiba, do Brasil.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Islam Slimani - avaliado em 1,2 milhões de euros - disputou 123 partidas. No Sporting, o internacional pela Argélia marcou 61 golos, fez nove assistências e contribuiu para as conquistas de uma Taça de Portugal e uma Supertaça.


Confira a apresentação do ex Sporting:



Clube

Frederico Varandas revela momento chave do título do Sporting e deixa garantia a Rui Costa e Villas-Boas: "É a prova de que…" (Vídeo)

Declarações do Presidente do Clube de Alvalade têm como diretos destinatários os mais altos responsáveis de Benfica e Porto

Frederico Varandas aborda título conquistado pelo Sporting na época 2023/24 e deixa mensagem diretamente a Rui Costa e Villas-Boas
Frederico Varandas aborda título conquistado pelo Sporting na época 2023/24 e deixa mensagem diretamente a Rui Costa e Villas-Boas

  |

Icon Comentário0

No documentário divulgado pelo Sporting sobre a conquista do título de campeão nacional na época 2023/24 - e onde Rúben Amorim também é protagonista - , Frederico Varandas defende que o sucesso dos leões é a prova do fim da bipolarização do futebol português, deixando um claro ‘recado’ a Rui Costa, do Benfica, e André Villas-Boas, do Porto.


Conquista deste título vai ficar sempre marcada como uma época brilhante do Sporting. Mérito do nosso treinador, mérito dos nossos jogadores, obviamente sempre suportados por uma estrutura fantástica do ponto de vista humano e técnico. A começar pelo diretor desportivo, unidade de performace, direção clínica, comunicação, gabinete de apoio… Uma estrutura fantástica, com um grupo fantástico, com uma equipa técnica fantástica”, começou por afirmar Frederico Varandas.


“Recorde de golos marcados, recorde do número de vitórias, recorde de pontuação. Há 70 anos que não se via uma época com estes registos. Felizmente, o Sporting conseguiu, após 70 anos, fazer algo deste género”, acrescentou o Presidente do Clube de Alvalade.


[Jogo com o Benfica] Ao minuto 93, vencíamos por 1-0. Nesse momento, estávamos com seis pontos de avanço sobre o nosso rival e terminamos o jogo com uma derrota por 2-1 e saímos do estádio em segundo lugar. A partir daí, em todos os jogos que jogámos até final da temporada, sei que esse jogo esteve presente na cabeça do nosso treinador e dos nossos jogadores. Nunca mais deram nada de borla até ao final da época”, lembrou Frederico Varandas.

“Este título é diferente do de há três anos, sobretudo porque é a confirmação de que o Sporting está de volta. É a confirmação do fim da bipolarização [Benfica e Porto] do futebol português. É a prova de que o Sporting está de volta, está forte, está ambicioso. We are back”, finalizou Frederico Varandas.


Confira as declarações de Frederico Varandas sobre a conquista do título do Sporting em 2023/24:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Quenda foi ‘oferecido’ a equipa do Championship, mas pormenor segurou-o no Sporting (vídeo)
Futebol

Quenda foi ‘oferecido’ a equipa do Championship, mas pormenor segurou-o no Sporting (vídeo)

 

Icon Comentário0
Quaresma recorda momento chave na carreira: formado no Sporting pensou na saída
Futebol

Quaresma recorda momento chave na carreira: formado no Sporting pensou na saída

 

Icon Comentário0
Zeno Debast arrasado por guarda-redes feminina: Reforço do Sporting ouviu das boas
Futebol

Zeno Debast arrasado por guarda-redes feminina: Reforço do Sporting ouviu das boas

 

Icon Comentário0