
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial. O Vasco da Gama, do Brasileirão, anunciou a contratação do extremo Nuno Moreira. O antigo jogador das camadas jovens do Sporting estava no Casa Pia. O jogador assinou contrato até ao fim de 2027 com opção de renovação por mais um ano. O clube brasileiro bateu a cláusula de rescisão de 3,5 milhões de euros.
Na apresentação, o futebolista de 25 anos, entre vários temas, disse estar feliz no Brasil, do reencontro com outro ex Sporting, Loide Augusto, e do crescimento no Vizela com Álvaro Pacheco: "Estou muito feliz por estar aqui. Sou um extremo que gosta de jogar pela esquerda, mas também posso jogar ao meio, que procura assistir os colegas, rematar à baliza... é por aí", começou por dizer o jogador.
"Loide Augusto? É um grande jogador, adorei jogar com ele no Sporting e penso que nos entendíamos muito bem porque é um jogador rápido, que procurava a profundidade, algo que está também ligado ao meu jogo, tenho a certeza que vai ser feliz aqui", disse, tendo sido confrontado, depois, com o facto de ir jogar num relvado sintético: "Fiz vários jogos no Sporting B em sintético e sempre nos demos bem".
Em jeito de conclusão, Nuno Moreira revelou uma conversa com Álvaro Pacheco. "Foi um treinador que me ajudou muito como pessoa e como jogador. Foi quem me lançou na Liga e falou-se muito bem do Vasco. Gostava, a nível pessoal, que tivesse dado certo aqui, mas deu-me muito boas indicações", terminou.
O jogador tem estado em bom plano esta época, o que motivou até que alguns adeptos dos emblema verde e branco tivessem pedido a sua contratação no mercado de inverno, para suprir algumas ausências no plantel do Sporting - que tem sido fustigado por lesões - algo que acabou por não acontecer.
Médio do Clube de Alvalade está a cumprir últimos meses no emblema verde e branco; Jogador de 29 anos vai ser transferido no mercado de verão
|
Hidemasa Morita está a cumprir os últimos meses no Sporting, uma vez que o médio não está disposto a renovar contrato com os leões. O fim da ligação entre as duas partes vai acontecer no final da temporada. O Sporting pede cerca de 10 milhões de euros para vender o médio de 29 anos, sabe o Leonino.
O valor pedido pela Direção, liderada por Frederico Varandas, aos interessados permitiria quase triplicar o investimento feito, quando contratou o futebolista ao Santa Clara, no mercado de verão de 2022, a troco de valores a rondar os cerca de 3,45 milhões de euros.
A decisão de sair do Clube de Alvalade foi tomada pelo próprio jogador, que procura um novo desafio na sua carreira. Os responsáveis leoninos não querem correr o risco de perder o jogador a custo zero, daí quererem negociar o passe do internacional japonês, que tem contrato com os leões até junho de 2026.
O internacional nipónico quer dar novo rumo à carreira. O futebolista gostava de experimentar outras ligas, com a inglesa Premier League à cabeça e já informou os leões de que não pretende prolongar o vínculo, como era intenção da SAD do Sporting desde há mais de um ano. Apesar de estar ausente das últimas convocatórias por lesão, o médio vive dias felizes fora dos relvados.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Jogo entre Benfica e Arouca fica marcado por lance caricato que envolveu jogador da equipa encarnada; Lance não mereceu admoestação por parte do árbitro
|
Ángel Di María voltou a ser protagonista pelos piores motivos. No jogo entre Benfica e Arouca, da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o jogador argentino mostrou novamente que tem queda para a coisa e simulou uma grande penalidade, à passagem dos 75 minutos.
Com o marcador em 1-1, o pupilo de Bruno Lage tentou 'cavar' um penálti depois de um lance com Amadou Danté. No entanto, o defesa maliano da turma orientada por Vasco Seabra nem sequer toca no adversário, pelo que o próprio extremo encarnado deveria ter visto o quinto cartão amarelo e falharia o próximo encontro na casa do Vitória de Guimarães.
Certo é que o Benfica viria a marcar o 2-1 minutos depois por Vangelis Pavlidis (80'). No entanto, aos 90+5, numa transição rápida muito bem conseguida, onde claramente faltaram pernas à defesa benfiquista, Weverson Costa gelou por completo a Luz e fez o 2-2 final.
O duelo ficou ainda marcado por um momento lamentável dos adeptos do Benfica em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio não foi respeitado no reduto dos encarnados (Recorde AQUI). Ouviram-se sons de very lights no momento da homenagem à figura histórica do Sporting, que morreu esta semana.
Neste momento, os comandados de Rui Borges estão novamente na primeira posição da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos do Benfica. Já o Braga está no terceiro posto com 60 pontos. O Porto é quarto classificado com 59 pontos somados.
Veja a simulação de Ángel Di María:
Atual treinador do Lusitano de Évora recorda que pupilo de Rui Borges chegou a fazer testes no emblema azul e branco, mas acabou por não ficar
|
Pedro Russiano trabalhou com Geny Catamo no Amora e tece rasgados elogios ao ala do Sporting. O atual treinador do Lusitano de Évora recordou a forma inesperada como descobriu o agora pupilo de Rui Borges e lembra que o jogador chegou a fazer testes no Porto, mas acabou por não ficar nos dragões.
"No Amora tínhamos investimento moçambicano"
"No Amora tínhamos investimento moçambicano. O Geny tinha acabado de fazer testes no Porto e estava só de passagem, porque tinha amigos no clube. Conversei com o investidor e disse para o miúdo treinar connosco antes de voltar para Moçambique. Quando ele fez o primeiro treino, disse logo que queria que assinasse contrato", começou por contar ao jornal 'A Bola'.
"Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje"
O elevado custo da inscrição de um jogador estrangeiro obrigou a que Pedro Russiano negociasse e garantisse à direção do emblema do Seixal que Geny seria utilizado: "Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje, muito forte no 1x1. Estreou-se connosco apenas com 17 anos sem vergonha nenhuma e já era o jogador mais desequilibrador da nossa equipa".
Pedro Russiano refere que não é surpreendente que o jogador de 24 anos de idade tenha chegado ao nível de um Clube como o emblema verde e branco: "Não era jogador para os patamares do Campeonato de Portugal. Facilmente ia chegar onde está agora".
O técnico não tem dúvidas de que o jogador ainda vai evoluir: "Está a crescer. É um jogador inteligente e quando se é inteligente joga-se bem em todo o lado. Adapta-se bem a qualquer tipo de posição" acrescentou sobre Geny Catamo, que marcou o golo decisivo na vitória dos leões frente ao Santa Clara (1-0).
Álvaro Pacheco encantado com goleador que pode reforçar Sporting: "Está preparado para dar o salto"