Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Fev 2024 | 14:44 |
A Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, que se vão realizar mais dois jogos de preparação para a Seleção Nacional, em vista do Campeonato da Europa de 2024. O organismo revelou ainda que um dos redutos escolhidos pelas quinas foi Estádio José Alvalade. A equipa lusa enfrentará a Finlândia no casa verde e branca, num jogo amigável marcado para o dia 4 de junho, com início às 19h45. Uma semana depois, a 11 de junho, a Seleção portuguesa jogará contra a República da Irlanda, desta vez no Estádio Municipal de Aveiro, também às 19h45. Entre estes jogos, a equipa orientada por Roberto Martínez enfrentará ainda a Croácia, como já havia sido anunciado, num encontro que marcará o regresso da Seleção Nacional ao Estádio Nacional, no dia 8 de junho, pelas 17h45.
Na janela dos jogos internacionais em março, a Seleção tem também previsto jogos com a Suécia, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, em 21 de março, e com a Eslovénia, no Stozice Stadium, em Ljubljana, em 26 do mesmo mês.
Portugal, relembre-se, está no Grupo F do Campeonato da Europa, juntamente com a Turquia, República Checa e ainda um adversário por determinar, que sairá do play-off C. O Euro 2024 será disputado na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho. Recorde-se, no caso, que apenas Gonçalo Inácio tem vindo 'a contar' para as escolhas do selecionador português, Roberto Martínez, que tem optado por deixar outros nomes fortes da turma de Rúben Amorim de fora, tais como Nuno Santos ou Pedro Gonçalves.
Clube de Alvalade volta aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, para preparar a Liga Portugal Betclic
09 Jan 2026 | 09:50 |
Rui Borges terá dois reforços para o Sporting - Casa Pia, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões regressam aos trabalhos esta sexta-feira, com o objetivo de iniciarem a preparação para o jogo diante dos gansos, e são esperados os regressos de Zeno Debast (lesão) e Geny Catamo (CAN).
O central belga, de 22 anos, sofreu uma lesão no joelho esquerdo na terceira jornada da Champions League, no triunfo por 2-1 frente ao Marselha, a 22 de outubro, tendo sido substituído aos 80 minutos. Desde então, falhou 16 encontros. Apesar de não estar inicialmente previsto como titular, as várias ausências no setor defensivo podem acelerar a sua integração no onze, já que Gonçalo Inácio é, nesta altura, o único central de raiz disponível. Eduardo Quaresma continua lesionado e Ousmane Diomande permanece ao serviço da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. O jogo dos quartos de final frente ao Egito será decisivo para perceber se o defesa regressa a tempo do duelo com o Casa Pia.
Quanto a Geny Catamo, o extremo regressa após a eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN. O jogador, de 24 anos, já está apto para integrar as opções para a próxima jornada e, face às lesões de Quenda e Pedro Gonçalves, surge como um dos candidatos ao onze inicial.
Antes de seguir para a seleção, Catamo já tinha em curso um processo de renovação contratual com o Sporting, com a extensão do vínculo até 2030, melhoria salarial e aumento da cláusula de rescisão de 60 para 80 milhões de euros. A oficialização deverá acontecer em breve.
No treino desta sexta-feira deverão continuar ausentes os lesionados Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda e Pedro Gonçalves. Fotis Ioannidis será reavaliado, ficando dependente dessa análise o seu eventual regresso aos trabalhos do Sporting sem limitações. Nuno Santos prossegue o processo de recuperação física. Para o jogo com o Casa Pia, Morten Hjulmand e Maxi Araújo cumprem castigo.
Incidente no último encontro da Liga já foi analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
09 Jan 2026 | 09:40 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 1.530 euros a Luis Suárez, na sequência dos incidentes ocorridos no final do jogo entre Gil Vicente e Sporting, no Estádio Cidade de Barcelos, que terminou em empate a uma bola na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Segundo o Mapa de Castigos, divulgado na quinta-feira, o avançado leonino foi punido após um momento de exaltação, situação descrita no relatório dos delegados ao encontro: "No final da partida, aquando do regresso das equipas aos balneários, o atleta do clube visitante, com camisola número 97, Suárez, deu uma pancada forte com a sua mão num vidro de separação da zona técnica (não tendo causado danos neste momento), pontapeando de seguida uma porta de vidro, tendo partido o material constituinte da mesma".
O processo enquadrou-se no Artigo 167.º do Regulamento Disciplinar, relativo à inobservância de outros deveres, sendo que, como já tinha sido antecipado, o jogador do Sporting arriscava apenas uma sanção pecuniária, entre os 360 e os 2.550 euros.
Recorde-se que o encontro terminou empatado (1-1) e ficou marcado por um ambiente tenso, com Luis Suárez a sair de campo visivelmente irritado, após sucessivas provocações e insultos vindos da bancada. O Sporting deverá ainda assumir os custos da reparação da porta danificada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.109 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Internacional português vestiu capa de herói em San Siro e garante ponto precioso para a equipa de Massimiliano Allegri num duelo de cortar a respiração
09 Jan 2026 | 09:38 |
Rafael Leão assumiu o papel principal no Milan – Genoa, um duelo vibrante que terminou com uma igualdade a um golo. O avançado luso foi decisivo ao evitar a derrota caseira em San Siro, resgatando um empate valioso para a equipa de Massimiliano Allegri num jogo marcado pelo sofrimento até ao fim.
O golo salvador surgiu apenas no tempo de compensação, ao minuto 90+2. Com o Milan em desvantagem no marcador, Rafael Leão respondeu da melhor forma a um pontapé de canto e enviou a bola para o fundo das redes. O lance, pleno de oportunidade, impediu a festa do adversário.
Olhando para a classificação, o Milan segue na perseguição ao líder. A equipa ocupa atualmente o segundo lugar da Serie A, com 39 pontos conquistados, estando a três pontos de distância do primeiro classificado, o Inter. O Napoli, com 38 pontos, está no terceiro posto.
Os rossoneri viram já as atenções para o próximo desafio, agendado para domingo, dia 11 de janeiro. A equipa visita a Fiorentina no Stadio Artemio Franchi, num encontro marcado para as 14h00. O jogo é relativo à 20.ª jornada da Serie A e a turma do antigo jogador do Sporting procurará regressar às vitórias.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Milan, Rafael Leão – avaliado em 70 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: 12 na Serie A e dois na Taça de Itália. Nos 926 minutos em que foi opção de Massimiliano Allegri, o antigo jogador do Sporting - que está prestes a garantir reforço - marcou oito golos e fez uma assistência.