Nuno Sousa
Biografiado Autor

13 Mar 2021 | 09:00

Icon Comentário 0
Nuno Sousa

A CONVOLAÇÃO

Se, até final do campeonato, continuarmos a ser alvo de tudo e todos, será um bom sinal: significa que continuaremos na frente e tudo será feito para amplificar casos mínimos em grandes parangonas.

Dá título a este artigo e foi a palavra que, esta semana, entrou no léxico dos Sportinguistas, a propósito da abertura de mais um processo disciplinar sobre o Sporting, neste caso sobre alguns dos seus jogadores, devido aos acontecimentos à entrada do balneário no final do jogo realizado em Famalicão e onde, ironia das ironias, Coates viu ser-lhe anulado um golo limpo que daria a vitória à nossa equipa.


Nós, que já tínhamos sido introduzidos a novos conceitos jurídicos com a célebre “intencionalidade sem intenção de prejudicar terceiros” que ficou conhecido como o “dolo sem intenção”, agora temos de aprender a... convolar.

Confesso que tive que ir ver ao dicionário o que queria dizer a palavra e que sentido fazia neste contexto. Do que li, depreendi que significa que houve “uma mudança de estado” no processo, expressão que jamais teria a mesma pompa e circunstância da escolhida, muito menos daria a aparência de que quem redigiu “sabe das coisas”.


Mas a verdade é que assusta, pois, habituados a que estamos a tratamento não preferencial, logo somos remetidos para outros casos em túneis e suas consequências.

Ou muito me engano ou será assim até final do campeonato o que, por paradoxal que pareça, será um bom sinal. Será sinal que continuaremos na frente e, portanto, tudo será feito para amplificar casos mínimos em grandes parangonas, com a tentativa de arrastar a equipa e o técnico principal para estas tricas, desviando o foco do que se passa nas quatro linhas.


Parece que também no ciclismo houve uma “convolação”, neste caso com a Volta a Portugal de 2018, onde agora se aguarda que possa ser reposta a justiça e se atribua, quase três anos após, a vitória a Joni Brandão e ao Sporting.

O que daqui se retira é que estes processos são demasiado longos: quase quatro meses no caso de Famalicão para tramitar para outro Órgão e quase três anos para se repor a justiça num caso de doping, não são timings compatíveis com competições desportivas.

Competição desportiva a sério foram os Campeonatos da Europa de Atletismo em pista coberta. No dicionário, curiosamente, diz que convolar também significa “voar juntamente” e, por isso, pode dizer-se que a Patrícia Mamona convolou bem ao voar juntamente com todos os Portugueses, e Sportinguistas em particular, para uma medalha de Ouro que nos enche de orgulho. Também a Auriol Dongmo deu asas ao peso e lançou-o para o ouro. Obrigado às duas!

+ opinião
Nuno Sousa
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER