André de Serpa Soares
Biografiado Autor

12 Fev 2021 | 13:02

Icon Comentário 0
André de Serpa Soares

Pelas arbitragens, só por causa delas, e apenas em jogos em que o Sporting participou, o Porto tem mais 5 pontos em relação ao Sporting do que devia ter.

“Basta”. O homem entrou na sala de imprensa, a mesma onde o seu treinador não mete os pés há três jogos seguidos, para dizer “basta”.


Ninguém o ouviu dizer “basta” quando conseguiu empatar em Alvalade graças a um erro colossal de arbitragem, no qual o mesmo Luís Godinho, de que o homem agora se queixa, assinalou bem um penálti a favor do Sporting, expulsando o jogador que fez a falta para, de seguida, e de forma inacreditável, retroceder na sua própria boa decisão. Foi mais um ponto para o Porto, menos dois para o Sporting. Só por isto, deviam estar a 11, e não apenas com os oito pontos de atraso a que estão.

Quando, em Famalicão, este mesmo Luís Godinho primeiro expulsou Pedro Gonçalves por acumulação de dois amarelos de bradar aos céus, que nunca deviam ter sido mostrados, e depois anulou, de forma inacreditável, o golo de Coates, que dava a vitória do Sporting, o homem do Norte também não veio dizer “basta”. E, se o Sporting somasse mais esses dois pontos, o Porto estava a 13 lá atrás, e não a oito, como está.


Pelas arbitragens, só por causa delas, e apenas em jogos em que o Sporting participou (nem vou fazer a contabilidade dos erros clamorosos que já beneficiaram o Porto, sem o homem ter vindo dizer “basta”), o Porto tem mais 5 pontos em relação ao Sporting do que devia ter.

Nós sabemos o que o homem quer. É muito século XX, já passou de prazo. A fruta caiu de podre, o café com leite está frio, os “quinhentinhos” já valem pouco. O guarda Abel, que comandava a guarda pretoriana que intimidava e agredia árbitros e adversários, já não está lá.


Não se deixem iludir, sportinguistas. Vejam, por exemplo, a tabela da “Liga Real”, elaborada pelo jornalista Rui Santos, um dos muito poucos jornalistas desportivos portugueses verdadeiramente isento. Está lá tudo. Dos primeiros quatro classificados, o único que tem menos pontos do que devia ter (liga real + penáltis) é o Sporting. Somos os únicos verdadeiramente prejudicados. E é sempre assim, ano, após ano, após ano.

O que o homem do Norte quer, sabemos nós. A divulgação terrorista dos números de telefone de árbitros, dirigentes dos rivais e outros atores do futebol, que se seguiu à patética declaração de Braga, é um ato mafioso, de intimidação. Conhecemos o filme. Já o vimos. É antigo. E nunca foi de boa qualidade. É uma produção rasca, série B, dos Dragon Studios.

Ao que os portistas deviam dizer basta, todos os portistas, era a ver o seu clube a oito pontos do líder. Era a ver Marega e o Corona, dois dos seus maiores ativos, saírem a custo zero no fim da época, à semelhança do que alguns dos seus colegas de plantel já fizeram em anos anteriores. Mas isso são lá problemas deles.

Aquilo que será um problema de todos nós é o FCP tentar reerguer uma máquina de controlo, intimidação e manipulação da verdade desportiva, sob o aplauso de alguns desnorteados que mal sabem em que planeta vivem.

A ver se não é preciso lembrar isto muitas vezes: muitos dos dirigentes do FC Porto, a começar pelo seu Presidente, só não foram condenados e presos, porque as escutas telefónicas, que todos ouvimos, e que continuam por aí na internet, para os que nunca ouviram possam ouvir, foram obtidas de forma ilegal. Mas isso não apaga, nem limpa, essas escutas, e todo o nojo de máfia e batota que nelas ouvimos.

Nós sabemos o que tu queres. Mas a tua fruta já caiu de podre.

+ opinião
André de Serpa Soares
Bruno Mascarenhas

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

+ opinião
Bruno Mascarenhas
Bruno Mascarenhas

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

Saída de Rúben Amorim do Sporting? Frederico Varandas tem culpas no cartório

Consequências da renovação em novembro de 2022 revelaram-se catastróficas para o Clube de Alvalade, com o técnico a abandonar os verdes e brancos

30 Out 2024 | 14:26

Icon Comentário0
Bruno Sorreluz
Bruno Sorreluz

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DO SPORTING, FREDERICO VARANDAS!

Nem está tudo bem quando se ganha, nem tudo mal quando se perde! Chega de lutas de egos, chega de falar do passado e casos mal resolvidos, chega do eu em vez do nós.

19 Jul 2024 | 15:49

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER