Pedro Geada
Biografiado Autor

05 Jul 2021 | 09:57

Icon Comentário 0
Pedro Geada

DESÍGNIO DESDE 1906: VENCER!

A ambição e o desejo de ganhar tem de ser paradigmático! Ontem, hoje e sempre!


Foi no passado dia 1 de julho que se celebrou os 115 anos do Sporting Clube de Portugal. Uma história ímpar de uma das maiores instituições portuguesas que, conforme terá proferido o seu impulsionador, “queremos que seja tão grande como os maiores da Europa”. Ora isso consegue-se com conquistas desportivas, sendo esta temporada uma das mais proveitosas de sempre, quer em títulos nacionais, quer em títulos internacionais, pelo que foi respeitado o seu desígnio.


O grande desafio é manter esta dinâmica ganhadora nas modalidades vencedoras, alargando essa dinâmica às modalidades que ainda não alcançaram um ciclo virtuoso. Assim, acompanho com interesse a “batalha” que se está a passar nas modalidades de pavilhão, entre os grandes, para o recrutamento dos melhores atletas. Não nos esqueçamos que, em 1907, não tivemos qualquer pejo em recrutar vários fundadores do clube lisboeta rival, para nos implementarmos como o mais forte clube português (1). Ou em 1914 quando fomos buscar Artur José Pereira, o melhor jogador daquela época e futuro fundador do CF Os Belenenses (2). A ambição e o desejo de ganhar tem de ser paradigmático! Ontem, hoje e sempre!


Esperamos, pois, para ver o desenlace do que acontece com João Mário, jogador do Inter de Milão. Com efeito, o seu empréstimo, no ano passado, permitiu ter um jogador mais experiente no meio de um conjunto jovem, temperando assim o plantel verde e branco, ajudando-o na conquista do campeonato. No entanto, como num rio, a água flui da nascente para o mar, a vida não pára, assituações e contextos alteram-se. Não sabemos se a estrutura do Sporting entendeu que Joao Mário não faria sentido nesta nova temporada, mas, se o Benfica o contratar, está a sinalizar que está disposto a “entrar no nosso quintal”. Se for esse o caso, então que o Sporting entenda que os “acordos de cavalheiros”, que estranhamente parecem só vigorar no futebol, são letra morta e, aí, façam jus ao adágio popular que “quem vai à guerra, dá e leva”.

Dada a pré-temporada já estar a decorrer, a semana passada ficou a conhecer-se que no dia 25 de julho, o Sporting defrontará o Lyon, para atribuição do Troféu Cinco Violinos (3). Daqui advém a espectativa de como se processará a venda das cerca de 16500 gameboxes para jáautorizadas, não obstante a incerteza de rumo a que a pandemia nos irá obrigar. Esta semana devemos ter novidades sobre este tema e seus critérios, esperando que o bom senso impere.

No Euro 2020, conhecemos agora os semifinalistas. Por um lado, teremos um Itália-Espanha, na terça-feira, sendo que a outra meia-final, um dia depois será entre Inglaterra e a Dinamarca. Em jeito de complemento ao que afirmei a semana passada (4), sobre as “desculpas” de alguns jogadores portugueses que jogam na Premier League estarem muito cansados e, por isso, não renderam na Seleção, deixo uma pergunta: os jogadores da Inglaterra, frescos como alfaces, eliminando a Alemanha e goleando a Ucrânia, jogam, mesmo, em que Liga?

1. https://www.dn.pt/desporto/benfica-sporting-roubo-de-jogadores-vem-desde-a-fundacao-9442678.html
3. https://leonino.pt/trofeu-cinco-violinos-com-data-marcada/

+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER