Ricardo Gonçalves
Biografiado Autor

15 Ago 2020 | 10:48

Icon Comentário 0
Ricardo Gonçalves

A renovação de contrato de Joelson Fernandes, que é o terceiro mais jovem de sempre a atuar de leão ao peito já parece uma novela daquelas que costumam ter um fim triste para o Sporting.

A nossa formação de jogadores é reconhecida como uma das melhores do mundo, já tivemos dois jogadores formados em Alvalade que foram bola de ouro, considerados os melhores do mundo num determinado ano. Até há pouco tempo, qualquer jogador que assinava pelo Sporting, a fotografia da praxe tinha como pano de fundo as fotografias de Figo e Ronaldo.


Continuamos a “fabricar” talentos fabulosos e, recentemente, temos os casos de Nuno Mendes e Eduardo Quaresma que, com 18 anos, já são ambos titulares do Sporting. E com estes jogadores, o Sporting fez o que devia ter sido feito, renovou com ambos até 2025.

Mas a renovação de contrato de Joelson Fernandes, que é o terceiro mais jovem de sempre a atuar de leão ao peito (só ultrapassado por Santamaria e Caneira), já parece uma novela daquelas que costumam ter um fim triste para o Sporting. Aqui também já com empresários à mistura, o que não percebo, já que, olhando para as contas do Sporting, são pagos milhões de euros em comissões a agentes, e parece que nenhum deles respeita o clube.


Fim triste, porque nem o jogador pode crescer e valorizar-se, ajudando com vitórias o nosso clube e nem o Sporting irá fazer um grande encaixe financeiro com o atleta, pois, não jogando, vai desvalorizando o seu passe e corremos o risco de a sua saída só dar direito às verbas adstritas à formação.

Há que relembrar que Joelson tem contrato com o Sporting até 30 de junho de 2022 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.


Depois do jogo de estreia contra o Gil Vicente, dia 2 de julho, apareceu o pai de Joelson, Eusébio Mango (que alegadamente era também nessa altura o seu empresário) a dizer que estava tudo praticamente acertado com o Sporting e que o seu filho iria renovar até 2025, mas já referindo que a cláusula de rescisão não deveria ultrapassar os 80 milhões de euros.

Joelson não renovou nessa semana, nem na seguinte. A meio de julho já aparecia Kia Jooarabchían no papel de empresário a dizer que não aceitaria que a cláusula de rescisão fosse superior a 60 milhões de euros.

A partir dessa altura, começou a surgir na comunicação social que Joelson estava a caminho do Arsenal, e todas as semanas os valores são diferentes, já se falando em valores de 32 milhões de euros. Como a atual direção do Sporting nada diz sobre nada, ficamos sempre na dúvida. Ontem fomos novamente surpreendidos, pois Kia Jooarabchían veio dizer que tudo o que se tem lido e dito sobre a ida de Joelson para o Arsenal é falso, e que o jogador vai permanecer no Sporting.

Todos nós já acompanhamos os jogos de Joelson no Sporting há alguns anos e sabemos que tem um potencial fabuloso. Se há coisa que fica na retina são “pormaiores”, como foi o caso da sua entrada no jogo contra o FC Porto e a irreverência talentosa que demonstrou nesses minutos, assim como uma vontade inata de assumir o jogo, sem nunca se esconder, e até a forma como quis assumir a marcação de um livre, demonstraram que o Sporting deve fazer um esforço suplementar para renovar com Joelson.

Antes mesmo de termos a certeza de que vão ser jogadores do nosso clube, vários atletas, mais uma vez, de qualidade duvidosa, que a nenhum de nós, sportinguistas, entusiasmam, no próximo dia 17 de agosto, dia de regresso ao trabalho da nossa equipa profissional, gostaríamos de ver apresentada a renovação do contrato de Joelson com o Sporting. Este sim, entusiasma-nos!

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER