Pedro Geada
Biografiado Autor

15 Mar 2021 | 09:40

Icon Comentário 0
Pedro Geada

PEDALADA CERTA

Se por todo o universo Sportinguista houve reações de regozijo pela verdade desportiva ter sido reposta, escutou-se um silêncio ensurdecedor.

Tondela tem, nos últimos anos, sido sinónimo de arrepio na espinha para muitos Sportinguistas. Desde o malfadado empate a 2-2, na época 15/16, em pleno Estádio Jose Alvalade, onde dois pontos viriam a ser cruciais para a não obtenção do título de campeão, a equipa da Beira Alta venceu por duas vezes e empatou outras tantas connosco, num total de 12 jogos (1). Sendo que as duas vitórias dos beirões ocorreram no seu reduto, alguns Sportinguistas estavam com receio deste jogo. Efetivamente, o jogo foi como esperado, com o Tondela a dar tudo para tentar para, primeiro, impedir o Sporting de vencer e, porventura, conseguir o prémio de ser a primeira equipa a impor-lhe uma derrota. No entanto, a equipa orientada por Ruben Amorim rege-se por uma máxima intemporal do futebol: os jogos são para serem ganhos em 90 minutos, não havendo lugar a prémio para quem marca cedo, nem para notas artísticas. Assim, na segunda parte, de forma monocórdica, mantendo o sistema, Amorim colocou em campo elementos que o interpretam de forma diferente, tendo sido arrojado na escolha dos elementos a entrar bem como nos que saíram. E aos 81 minutos, lá surgiu uma aberta que Tiago Tomás concretizou. Mais uma vez, o coletivo imperou sobre as individualidades e os três pontos vieram para Alvalade. No próximo Sábado, dia 20, recebemos o Vitória de Guimarães, onde não contaremos com Coates, que cumpre suspensão pela acumulação de amarelos.


Desempenho nada mau para quem, como veio a lume, na passada semana, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional instaurou um processo por fraude na inscrição do técnico (2). Pasme-se que o líder destacado da Liga NOS, que conta já com duas Taças da Liga no seu currículo, foi ainda “pré sentenciado” com um a seis anos de suspensão (2). Para aumentar o nível de “esquizofrenia” do futebol em Portugal, Amorim foi eleito o treinador do mês (3). Neste tema, convinha de uma vez por todas a Liga ter posição clara sobre estes casos, no momento inicial, de forma a que, posteriormente, não surjam estes “romances” a tender para o “bipolar”​​


Destaque também para a notícia que Raul Alarcón, da W52-FCPorto, ter sido apanhado nas malhas do doping (4). Desta forma Joni Brandão, que corria com as cores do Sporting, em 2018, ficará como vencedor da prova, sendo ainda que, para além da vitória individual, o Sporting devera também vencer a competição por equipas e de montanha. Se por todo o universo Sportinguista houve reações de regozijo pela verdade desportiva ter sido reposta (5), escutou-se um silêncio ensurdecedor. Não houve qualquer reação oficial sobre esta situação por parte da Direção do Sporting. O Palmarés do Clube deve estar acima de quaisquer divergências ou escolhas que se tenham tomado. Será de todo inconcebível que, por ter sido a Direção que extinguiu o Ciclismo em 2019 (3), não tenha reagido. Pior ainda se for porque, assim, é mais um titulo para ser somado ao pecúlio da anterior Direção, deposta em 2018. Espera-se sinceramente que seja apenas uma enorme gaffe comunicacional, em não ter marcado já posição, enquanto esperam homologação final desta reviravolta, por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo.


Diretor Leonino 

2. https://leonino.pt/amorim-sujeito-entre-um-a-seis-anos-de-suspensao/
4. https://leonino.pt/ciclismo-do-sporting-ganha-volta-a-portugal-2018

+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER