Joaquim Coutinho Duarte
Biografiado Autor

30 Jul 2020 | 09:50

Icon Comentário 0
Joaquim Coutinho Duarte

Depois de muita ponderação, faço este apelo aos diferentes Órgãos Sociais do Clube: Em nome do Sporting CP, e do que não tenho dúvidas que sentirão pelo Sporting CP, demitam-se!

Caras amigas e caros amigos Sportinguistas,


Diz o povo na sua enorme sabedoria e é verdade: “Quem não se sente, não é filho de boa gente” e eu, como o sou, por isso aqui deixo o que sinto! Mas, atendendo a todas as estas evidências, que vou passar a enumerar, será que seremos todos?! Recordo que, nunca e em tempo algum, faço juízes de valores sobre as pessoas, mas sim destas no exercício das suas funções!

Assim sendo, vejamos:


1- Fomos ao Algarve, num jogo com o nosso rival, perdemos 5 -0. Ouvimos declarações de tranquilidade aos Sportinguistas. Numa perspetiva de que tudo estava previsto e controlado. Numa atitude descabida quando, como todos sabemos, se tratava de um dos momentos que marca, desde sempre, o futebol no nosso país. Ou seja, um dérbi lisboeta que tanta paixão e arte já inspirou!

2- Quando milhares de Sócios levantaram a voz, preocupados com o rumo do Clube, e no pleno direito de escrutínio desta direcção – pois uma eleição não é um cheque em branco - foram enxovalhados e escorraçados!


3- Trocamos várias vezes de treinador, sem critério , sem objectivo, por pessoas que se sabia à partida que não estavam à altura da grandeza do Sporting CP, nem habilitados para a função!

4- Empurrámos para fora atletas que faziam a diferença e que marcavam golos! Alguns deles por valores muito abaixo do seu valor de mercado, numa esfarrapada desculpa que era para baixar custos, quando, como veremos à frente, se assumiram compromissos muitos mais dispendiosos com quem ainda nem provou nada no mundo do futebol!

5- Fomos buscar atletas lesionados que nunca jogaram! Outros que nunca tinham provado nada! E outros que mostraram ser tudo menos atletas de futebol! Não acrescentaram nada e até desvalorizaram o plantel!

6- Detonamos o valor patrimonial e desportivo do Clube. Numa delapidação de património como nunca antes havíamos visto!

7- Ridicularizamos, perante o mundo, o Clube em si, rotulando-o de possuidor de uma contabilidade de lanchonete. Mostrando uma nítida falta de senso e profissionalismo!

8- Na venda do nosso maior activo de então - o Bruno Fernandes -, afirmou-se de forma infantil que tínhamos conseguido enganar os ingleses, relativamente à transferência do atleta. Hoje, este mesmo atleta, segundo a imprensa da especialidade, vale quase o dobro do que o Manchester United pagou por ele! Um negócio pouco claro e que, poderá ter tido, como contrapartida, para quem o mediou, o pagamento de uma clausula milionária por um treinador em fase de formação!

9- Adquirimos, pelo terceiro maior valor monetário de sempre no mundo, um candidato a treinador ao nosso rival para a disputa do terceiro lugar. Reforçando, financeiramente, o nosso adversário directo desta época.

10- Perdemos, para o clube que nos vendeu o candidato a treinador, o terceiro lugar, perdendo o acesso directo a UEFA e três milhões de euros.

11- Ouvimos, após o jogo diante do SL Benfica, a insensibilidade do treinador pago a peso de ouro para com tudo isto! Afirmando que nada era com ele. Que não estava preocupado! Que era tudo igual, mesmo tendo perdido! Dizer isso, quando, nada é igual, quando se perde um dérbi?!

12- Vimos o presidente da Braga fazer uma comunicação de vitorioso, porque ficou em terceiro lugar! Vitorioso porque facturou connosco, o que seria por 10 milhões, e já atinge a cifra de 14 milhões. Mais uma vez, o Sporting CP, demonstrou uma gestão de tesouraria deficiente e altamente prejudicial ao clube. Como se pode explicar um aumento de 40% em custas/juros, numa transferência, que por si só, já é inaplicável pelo montante astronómico envolvido?!

13- Há 4 meses afirmamos que tínhamos dinheiro e não pagávamos porque não queríamos, dando uma imagem de clube não cumpridor.

14- Ficamos a 22 pontos do campeão!

15- Fomos humilhados com o desempenho do nosso presidente nas entrevistas que deu! Chegou a ser ridícula a sua prestação e nada dignificante para o Sporting CP!

Depois de todos estes factos, indesmentíveis, que mais podem, os senhores do Conselho Directivo, fazer a favor do bom nome do Sporting CP e deles?

Sou a favor da estabilidade e do cumprimento dos mandatos! Mas qual é o acto de gestão mais pacificador e construtivo para a vida da nossa Instituição:

  1. a) Manter, perante estes factos, os actuais Órgãos Sociais, a todo o custo, e até pode custar o futuro do Sporting CP ?
  2. b) Estes órgãos sociais, numa prova de Sportinguismo e de consciência, demitirem-se?
Penso que a demissão, por iniciativa própria, é o mais sensato e o que melhor serve os superiores interesses do Sporting CP.

Depois de muita ponderação, faço este apelo aos diferentes Órgãos Sociais do Clube: Em nome do Sporting CP, e do que não tenho dúvidas que sentirão pelo Sporting CP, demitam-se! Admitir que não se tem a capacidade para tal, também é um acto de boa gestão, honestidade, abnegação e Sportinguismo!

Atendendo aos factos, que expõem uma nítida incompetência e inexperiência para as funções que foram eleitos, não resta uma outra alternativa que possa demonstrar algum amor pelo Sporting CP.

Faço este apelo não porque o desejasse! Mas sim porque o meu amor pelo Sporting CP e a grandeza do Sporting CP assim o exigem!

Estou certo de que os Sportinguista receberão com tranquilidade a vossa demissão e saberão reconhecer esse gesto de consciência em prol do futuro do Clube, com respeito.

Pelo Sporting CP e só pelo Sporting CP: TODOS SOMOS POUCOS PARA O MUITO QUE O SPORTING CP PRECISA DE NÓS!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER