Pedro Geada
Biografiado Autor

31 Mai 2021 | 09:56

Icon Comentário 0
Pedro Geada

SILLY SEASON À PORTUGUESA

O mesmo Governo, no mesmo País, que não permitiu aos Clubes, sedentos de receitas, espetadores nos estádios, nem nas duas últimas jornadas, nem na final da Taça de Portugal.


​Com a conquista do Chelsea, pela 2ª vez na sua história, da Champions League entramos na “Silly Season”, primeiro capítulo, enquanto o Europeu 2021 não arranca em meados de Junho. Bem, na verdade, Portugal antecipou-se nessa “Silly Season” ao permitir ajuntamentos de milhares de ingleses na cidade do Porto, além de permitir cerca de 14 000 espetadores no Estádio do Dragão para ver, in loco, a final (1). O mesmo Governo, no mesmo País, que não permitiu aos clubes, sedentos de receitas, espetadores nos estádios, nem nas duas últimas jornadas, nem na final da Taça de Portugal…. Uma enorme hipocrisia, com regras diferentes para uns e para outros, pois a COVID-19 não faz distinção, segundo se sabe, por nacionalidades…


​Assim, tivemos, na passada semana, uma cimeira de presidentes dos vários Clubes, três grandes incluídos, da Liga, na Mealhada (2). Ao contrário de outros tempos, onde o Sporting não se fazia representar nestas cimeiras, regozijo-me pelo facto do Presidente se encontrar pessoalmente neste encontro, sem complexos por coabitar, no mesmo espaço, com os seus rivais. Sempre defendi que não é possível, por um lado, aspirar a ser campeão no futebol e, por outro, fugir ao contacto com os clubes que compõem a Liga. Relevante, mesmo que a ordem de signatários seja a da classificação obtida, o facto do Sporting ser, sem qualquer rebuço, o primeiro signatário dum comunicado que deveria fazer o Governo e, mais concretamente, o Secretário de Estado do Desporto e o Ministro da Educação, pensar se estão a ter a um comportamento correto para com uma industria que tanto dá ao Pais, tanto a nível financeiro como a nível de ânimo….


​Numa vertente mais interna, soube-se também que Rogério Alves terá apontado para a realização de uma Assembleia Geral em setembro, versando os pontos pendentes até agora (3). Com anúncio expectável em junho, veremos, pois, qual o “mindset” dos sócios relativamente às mesmas, após a conquista do campeonato e o apelo à união de Varandas nos Paços do Concelho. Como nota, atenção para a postura do PMAG, dado que, se Varandas se recandidatar como é esperado, se alvitra a hipótese de Rogério Alves não o acompanhar no próximo mandato.

​As modalidades, no entanto, não param. Se este ano o Andebol teve insucesso na luta pelo campeonato, Basquetebol, Futsal e Hóquei em Patins ainda estão em disputa pelos títulos nacionais. Com efeito, devido à valorosa vitória ontem no Porto, o Sporting disputa o jogo decisivo para atribuição do campeão de Basquetebol, esta quarta-feira, no Pavilhão Joao Rocha (4). Se no Futsal já sabemos que teremos o velho rival pela frente (5), o Hóquei em Patins ainda espera o desenlace entre azuis e encarnados para conhecer o seu antagonista (6). Será que também os pavilhões portugueses continuarão vazios? Motivos não faltam, pois, para o leitor continuar a acompanhar o Sporting, sempre com a cobertura do Leonino!

Diretor Leonino

2. https://leonino.pt/clubes-da-liga-nos-emitem-comunicado-a-apelar-a-sustentabilidade-do-futebol/
3. https://leonino.pt/assembleias-gerais-devem-realizar-se-em-setembro/

+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER