Diogo Leitão
Biografiado Autor

21 Jun 2020 | 19:35

Icon Comentário 1
Diogo Leitão

Será só mérito do Amorim ou face ao ambiente vivido nos últimos jogos em Alvalade, os jogadores preferem jogar sem público e sentem-se com menos pressão....

O jogo da passada quinta-feira entre o Sporting CP e o Clube Desportivo de Tondela, foi fértil em vários assuntos onde destaco os seguintes:


Juventude – O Sporting CP apresentou um onze inicial com uma média de 22,6 anos de idade. Notável! Mais relevante ainda se Borja tivesse entrado de início no lugar de Jérémy Mathieu e a média seria inferior a 22 anos. Importa ainda avaliar que todos eles, com mais ou menos destaque, têm sem duvida potencial para serem o futuro do Sporting CP. Não tenho duvidas que este é o caminho, mas temos vários desafios, sobretudo saber manter estas promessas e não vendê-las sem antes terem rendido e servido o clube, e, por outro lado, incluir jogadores de topo e já feitos pois sem esses a equipa não cresce e seguramente não terá condições para lutar pelo titulo nacional. É de fato uma equação difícil, mas sem dúvida temos uma estratégia e é por aqui que devemos seguir.

Público – Já tive oportunidade de referir logo no reinício do campeonato (pós covid) que os 4 maiores clubes iriam perder mais pontos nestas 10 jornadas do que em todas as outras já decorridas. E a realidade confirma-se. Por que será? Não tenho dúvidas de que a pressão que o SL Benfica e o FC Porto colocam nos árbitros e com o publico e adeptos desses clubes a pressionar nos estádios, são um ativo muito importante para que vençam muitas vezes, mas também não tenho dúvidas que as equipas adversarias sentem menos pressão, tal como os árbitros. E por que é que o Sporting CP não tem perdido pontos (excepto Guimarães) e tem cumprido razoavelmente o seu percurso desde que voltamos a jogar? Sinceramente, acredito que Rúben Amorim já terá mérito nessa melhoria. Mas em casa, se a pressão dos adeptos dos outros rivais ajudam e muito a empurrar a equipa e sobretudo a intimidar adversários e árbitros, por que será que connosco até melhorámos? Será só mérito do Amorim ou face ao ambiente vivido nos últimos jogos em Alvalade, os jogadores preferem jogar sem público e sentem-se com menos pressão.... pois deixo esta reflexão a todos os verdadeiros Sportinguistas. Seja pelo Amorim, seja pelo mau ambiente em Alvalade, seja pelas duas, o que é importante é criar sempre no nosso estádio um ambiente único e de grande festa. Deixemos os nossos problemas dentro de casa e a serem discutidos internamente, e o resto que seja uma festa e todos juntos a puxar pelo nosso Sporting CP.


Arbitragem – Quase ninguém comentou nem deu importância à arbitragem neste jogo com o Tondela. Seguramente porque muito cedo ficámos com uma vantagem confortável, mas convenhamos que foi uma arbitragem muito fraca e a prejudicar sempre o Sporting CP. Diria mesmo das piores arbitragens que presenciei nos últimos tempos com erros inaceitáveis. Ninguém da estrutura do Sporting CP destacou esse fato, e bem, mas nós, adeptos, não podemos deixar de ficar preocupados. Vêm aí jogos muito mais complicados entre eles, o FC Porto e o SL Benfica. Foram pelo menos 2 penaltis claros, vários amarelos por mostrar com entradas duríssimas, cantos mal marcados, enfim, um sem número de erros graves que só o resultado camuflou este facto.

Rúben Amorim – Não irei mudar de opinião sobre os mais de 10 milhões de euros que pagámos pelo novo treinador. Um exagero para um clube que se diz estar com a tesouraria e as contas muito apertadas. Mas também sempre defendi e irei defender que numa equipa o mais importante e onde se deve investir mais é no treinador. Este é que consegue colocar uma equipa a jogar futebol, e sobretudo potenciar os jogadores que são o nosso maior ativo. Estou certo que se daqui a 3 ou 4 anos jogadores como Eduardo Quaresma, Plata, Jovane, e Matheus Nunes tiverem a evolução que se espera poderão render muitos milhões e nesse momento até os referidos 10 milhões pelo Rúben Amorim vão parecer pouco.


E assim caminhamos para mais uma jornada que se espera com ansiedade. Uma ansiedade boa, pois muitas jornadas neste campeonato tivemos vontade que o pesadelo acabasse depressa. Que esta aposta continue e que voltemos a sorrir e a sentir orgulho em podermos dizer Sou Sporting!

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER