summary_large_image
A FORMAÇÃO É A SOLUÇÃO!
Este vírus roubou-nos muito! Mas também nos traz novas oportunidades! Saibamos ter a humildade, a coragem e a inteligência para tal!
Imagem de destaque16 Abr 2020, 11:00

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

Estes são tempos de muita provação, mas também de reflexão, sobre os muitos fatores que compõem a nossa vida.  Esta pandemia acarreta consigo transformações contundentes, para o nosso dia-a-dia, nos tempos vindouros. Mas, para além destas coisas más, ela também vem obrigar a sociedade a repensar muitos aspetos que, sem uma catástrofe destas, estariam eternamente adiadas, por força da dinâmica consumista dos mercados e do status quo de uma sociedade cada vez menos agregada.

Esta pandemia colocou-nos perante o desafio de relativizarmos muitas das nossas prioridades e de corrigirmos muitos caminhos.  As sociedades desportivas não ficam alheias a tudo isto. Bem pelo contrário. O desporto é um grande aglutinador de pessoas, e o forçoso isolamento social vem trazer-lhe novos e enormes desafios, perante uma nova realidade durante a qual teremos de viver mais “afastados” uns dos outros. O desporto profissional transformou-se numa maquiavélica indústria que faz circular muitos milhões, com impacto enorme nas nossas vidas e que, nem sempre, sabemos conferir os efeitos nefastos da mesma. Hoje é tempo de pensarmos no que andamos a branquear, sem nos apercebermos.

Há umas semanas trouxe à discussão um artigo intitulado: “E DEPOIS DO COVID-19…?” Nele eu colocava as minhas preocupações, e lançava o alerta para que as sociedades desportivas começassem a redefinir as suas linhas orientadoras, tendo em vista esta nossa realidade. E que isto teria de ser feito de imediato. Quando muitos pensavam que eu estava a ser prematuro, nesta exigência de reflexão e de reorganização, eis que ela aí está com cariz de urgência.

As sociedades desportivas, como muitas outras indústrias, têm que virar-se mais para si e para a sua capacidade interna de produção. Investir, rentabilizar, valorizar, promover e dar prioridade à produção interna tem que ser a chave para a saída desta crise. No caso do Sporting é o voltar a um passado, não muito distante, que nunca deveria ter sido descuidado, ou seja, á aposta inequívoca e prioritária na academia. A busca desesperada de reforços, nos adversários, para além de os fortalecer financeiramente, é também a principal alavanca para a incompreensível inflação dos valores das cláusulas de rescisão dos jogadores.

A formação está no ADN do Sporting e isso é reconhecido mundialmente. Por razões, que por agora não importam, desligámo-nos, desinvestimos e descuidamos esta referência importantíssima. Soubemos formar, mas, regra geral, não tivemos tato para tirar o devido proveito da nossa formação. Muitas vezes vendemos prematuramente e não exigimos o devido valor, pelos ativos por nós formados.

O Sporting tem que voltar a ter uma academia de formação que se compagine com o seu passado. Dela devem sair jogadores para constituir o grosso da nossa equipe principal que, com 3 ou 4 contratações de referência, possam formar uma equipa ambiciosa que lute pelos lugares cimeiros e traga títulos ao Sporting. Assim, não só fazemos uma enorme contenção de custos, não contratando ao desbarato e dando tiros para no escuro, como damos palco à nossa formação, valorizando, nacional e internacionalmente, os ativos formados por nós.

Que esta pandemia seja a força, e nos traga a coragem, para nos colocarmos no lugar certo, de onde nunca deveríamos ter saído.

Temos que aproveitar, e bem, o que sempre produzimos de bom! Não há muito por onde divagar. Penso que este é o caminho que a realidade económica nos reserva e que a boa gestão exige!

Este vírus roubou-nos muito! Mas também nos traz novas oportunidades! Saibamos ter a humildade, a coragem e a inteligência para tal!

Protejam-se! Muita saúde para todos e saudações sportinguistas.

  Comentários
Mais Opinião
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários.
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
NÃO PODE VALER TUDO
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente?
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
CRIANDO PONTES
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!