summary_large_image
EU DIGO NÃO AO I-VOTING!
Não consigo compreender como se pode pensar em I-Voting! Este não serve o Sporting, mas pode servir quem dele queira servir-se!
Imagem de destaque09 Jul 2020, 10:00

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

São muitos os que proclamam aos quatro ventos quererem a união do Sporting! Mas são poucos os que fazem algo por isso!

O I-VOTING é uma falsa solução! Ele serve para afastar os sportinguistas do Sporting. Ele não está pensado para quem sente o Sporting. Ele nunca será um elemento de união, mas sim de dúvida e de contestação entre os sócios.

Sou um acérrimo defensor de que devem ser criadas as condições para TODOS OS SÓCIOS poderem votar em igualdade! Mas não desta forma, que acarreta uma enorme possibilidade de manipulação de dados e resultados!

Sejamos sérios, pois é séria a matéria em questão. Nunca houve vontade para fazer chegar o voto a todos os sócios da forma mais igualitária possível! Esta é a verdade!

Somos o clube com mais representações no mundo através dos nossos núcleos. Todos dizem querer dar importância aos núcleos, mas pouco ou nada se faz neste sentido. Então, eis aqui uma boa hipótese para tal! Podem ser criadas assembleias de votos nos núcleos. Um núcleo por concelho e, de forma rotativa, de eleição em eleição. Em cada assembleia de voto as listas far-se-ão representar por delegados que irão supervisionar o regular funcionamento do ato eleitoral. Fora do país também existem núcleos onde se pode fazer o mesmo. Nos países onde efetivamente existem sócios que morem muito longe de um núcleo ou onde este não exista, pode-se continuar a usar o voto por correspondência.

Assim, vejamos:

O I-Voting:

  1. Afasta os sócios do Sporting!
  2. Esvazia o simbolismo do ato eleitoral.
  3. Cria uma enorme suspeita, em termos de transparência e manipulação dos resultados eleitorais. Todos sabemos a fragilidade destes sistemas, altamente suscetíveis de serem subvertidos.
  4. Sócios mais antigos, sem ligação às novas tecnologias, podem sentir-se excluídos.

O voto presencial nos núcleos:

  1. Aproxima os sócios ao Sporting criando um dia de enorme força sportinguista!
  2. Mobiliza os sócios e confere um enorme simbolismo ao ato eleitoral.
  3. Cria mobilização dos sócios, em representação das listas, nas assembleias de voto.
  4. Obriga a uma campanha eleitoral mais abrangente, em termos territoriais, fazendo com que os candidatos percebam as diversas realidades do universo sportinguista.
  5. Aproxima os sportinguistas do Sporting e de quem o representa pelo mundo.
  6. Confere maior transparência ao ato eleitoral.
  7. Dá importância aos núcleos e fá-los participar mais ativamente na vida Sporting.

Face ao exposto, não consigo compreender como se pode pensar em I-Voting! Este não serve o Sporting, mas pode servir quem dele queira servir-se!

Precisamos de nos mobilizar todos para evitar a aprovação desta medida catastrófica para o futuro do nosso Sporting!

Se concordas, convido-te a partilhar esta ideia! Todos somos poucos para o muito que o Sporting precisa de nós! Não será fácil, mas é possível…!

Muita saúde para todos e Saudações Leoninas!

  Comentários
Mais Opinião
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários.
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
NÃO PODE VALER TUDO
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente?
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
CRIANDO PONTES
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!