![Guardiola quer juntar outro ex Sporting a Matheus Nunes](/storage/media-items/images/2024/11/pep-guardiola-sporting-manchester-city-liga-dos-campeoes-champions-league_20241106104656.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Santos desceu de divisão pela primeira vez na sua história. Mergulhado numa grave crise desportiva e financeira, o emblema brasileiro vê-se obrigado a baixar o preço dos seus ativos, tal como Marcos Leonardo, ponta de lança cobiçado por Rúben Amorim.
O avançado de 20 anos é um dos jogadores que está rumorado para deixar o peixão de forma garantida. O futebolista é muito cotado e tem vários interessados, pelo que o clube que outrora foi dominante com Pelé ou Neymar não o poderá segurar.
Além dos leões, a Roma, de José Mourinho e o Newcastle entram na disputa pelo internacional brasileiro que, segundo A Bola, continua a ser "demasiado caro" para o Sporting. Vale lembrar que, há uns tempos, Nicolò Schira, jornalista italiano, garantiu que o avançado custaria aos romanos algo como 16 milhões de euros.
Marcos Leonardo - avaliado em 17 milhões de euros - fez toda a formação no Santos. Na equipa principal desde 2020, já alinhou em 168 partidas, tendo apontado, no total, 54 golos e ainda assistindo os companheiros de equipa em nove ocasiões.
No ano civil de 2023, o ponta de lança fez o gosto ao pé por 21 vezes, em 49 encontros. No Brasileirão, marcou por 13 ocasiões, em 31 jogos. Com a descida do Santos, alguns adeptos dos leões sonham com uma parceria no ataque com Viktor Gyokeres.
Dois jogadores verdes e brancos estão em risco para o próximo desafio dos leões. Rui Borges terá de tomar precauções para não perder os atletas
|
Aproxima-se o próximo jogo do Sporting, a contar para a Liga dos Campeões, que se disputa na próxima quarta feira, dia 22 de janeiro, pelas 17h45, em Leipzig. Mas, para além do desafio com os alemães, Rui Borges vai ter de ter atenção especial a dois jogadores: Morten Hjulmand e Maxi Araújo que estão em risco de suspensão para a partida da última jornada da prova milionária, frente ao Bolonha, caso vejam um cartão amarelo na Alemanha.
Ambos os jogadores acumulam dois cartões amarelos nos seis jogos já disputados nesta fase da competição. Apesar disso, partem para este desafio sem qualquer tipo de restrições, com a equipa a procurar alcançar o primeiro objetivo da temporada: garantir um lugar nos playoffs, independentemente de qual das duas metades classificatórias.
Na presente edição da Liga dos Campeões, o Sporting ocupa a 17.ª posição da fase de liga, com 10 pontos conquistados em seis partidas, fruto de três vitórias (Lille, Strum Graz e Manchester City), um empate (PSV) e duas derrotas (Arsenal e Club Brugge).
Orientada por Rui Borges, a formação leonina procura consolidar o seu lugar na zona de acesso ao playoff. Em contrapartida, o Leipzig já está fora da competição, ocupando o 34.º lugar sem qualquer ponto somado até ao momento.
Este ano, o formato da Liga dos Campeões sofreu alterações significativas. Agora, os oito primeiros classificados da fase de liga avançam automaticamente para os oitavos de final. As equipas que terminarem entre o 9.º e o 24.º lugar terão de disputar uma fase preliminar de playoff, lutando por um lugar na fase seguinte da prova.
Defesa central dos leões fez questão de marcar momento especial com uma publicação direcionada aos apoiantes do Clube de Alvalade
|
Gonçalo Inácio foi um dos jogadores do Sporting que regressou à competição no último jogo dos leões, que terminou com vitória por 3-0 diante do Rio Ave, em Vila de Conde, numa partida que contou para a 18ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Hidemasa Morita e Daniel Bragança também começaram no banco, mas o jovem internacional português voltou mesmo para o onze inicial.
O jovem leão assinalou o regresso às competições com uma partilha feita através da sua conta pessoal da rede social Instagram, onde deixou uma mensagem para os adeptos leoninos acerca da titularidade que voltou a assumir na partida contra o Rio Ave, que terminou com vitória por 3-0 para o Sporting.
"Muito feliz por estar de volta e pela grande exibição da equipa. Obrigado a todos os adeptos que se deslocaram a Vila do Conde! Lado a lado", escreveu, então, o internacional português na partilha que fez com os seus seguidores.
Relembrar que Gonçalo Inácio estava afastado dos relvados desde dia 5 de novembro, quando alinhou os 90 minutos da partida frente ao Moreirense. Esteve depois fora da equipa durante seis jogos - quatro para o campeonato, um para a Taça de Portugal e outro para a Liga dos Campeões. Voltou ao banco de suplentes, de onde não saiu, nos dois desafios da final four da Taça da Liga, e voltou agora ao onze inicial, no encontro em Vila do Conde.
O regresso de Gonçalo Inácio coincidiu com uma vitória por 3-0 do Sporting frente ao Rio Ave. Com esse triunfo, os leões mantiveram-se no primeiro lugar isolado da Liga Portugal Betclic, em virtude dos 44 pontos somados em 18 jogos realizados. O segundo classificado, Benfica, soma 41 pontos, e o Porto segue depois, com 40 pontos conquistados.
Treinador alemão deixou fortes críticas aos seus jogadores depois de jogo no campeonato. Próximo adversário são os verdes e brancos
|
Marco Rose não tem tido tarefa fácil ao serviço do RB Leipzig durante a temporada 24/25. A sua equipa tem demonstrado falta de consistência, e passou por mais um momento complicado antes do jogo frente ao Sporting - para o qual Rui Silva não vai ser convocado. Deixou fortes críticas ao próprios jogadores.
Aconteceu no último sábado, dia 18 de janeiro. O Leipzig deslocou-se ao terreno do Bochum para disputar a partida referente à 18ª. jornada da Bundesliga. O jogo começou melhor para os próximos adversários do Sporting, que aos 21 minutos já venciam por 3-0, uma vantagem confortável que iriam manter até ao intervalo.
Mas a segunda parte foi um balde de água gelada para os comandados de Marco Rose. Sofreram aos 48', 57' e 61' minutos - hat trick de Boadu, do Bochum - deixando escapar uma vantagem de três golos em menos de 20 minutos disputados. O marcador não voltou a mexer até ao fim do jogo e as duas equipas acabaram por dividir os pontos num jogo que pareceu resolvido desde cedo para o lado do Leipzig.
Este acontecimento terá deixado o treinador dos alemães bastante desagradado com a exibição dos seus pupilos. No final da partida, nas habituais declarações dos técnicos, Marco Rose deixou um aviso a todos os jogadores: "Descuidadamente, colocámos em causa os nossos objetivos. Para mim, é uma questão de atitude e profissionalismo", atirou.
Relembrar que os alemães têm tido uma temporada bastante inconstante. São quintos no campeonato alemão, com 31 pontos em 18 jogos, já a 14 do primeiro classificado. Estão nos quartos de final da Taça da Alemanha, mas na Liga dos Campeões estão em 34º. lugar em 36 equipas, sem qualquer ponto somado ao fim de seis partidas.