Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0A formação leonina, orientada por Nuno Dias, alinhou com Mamadu Turé, Tomás Paçó, Zicky, Cardinal, Erick Mendonça, João Matos, Taynan, Rocha, Guitta, Bernardo Paçó, Cavinato, Pany Varela, Pauleta e Alex Merlim. A tática inicial é a que tem vindo a ser utilizada por Nuno Dias, 3-1, utilizando o pivô. A pré-época foi feita só de vitórias até este jogo e os leões entravam no encontro com o objetivo de manter esse registo. Os primeiros ataques pertenceram aos leões, com muita ação individual de Merlim que começou de início e os primeiros minutos foram de sentido único. Contudo, o primeiro lance de perigo foi para João Marques, do Belenenses. Um remate frontal, para a defesa de Guitta. Erick respondeu com um grande remate que obrigou o guarda-redes azul a aplicar-se. O Sporting CP jogou nos primeiros minutos, muito subido, com espaço nas costas, mas não conseguiu concretizar cedo, graças a uma boa defesa da equipa do Restelo, que apesar de muito jovem, é uma equipa muito compacta. Após os primeiros sete minutos, o Belém começou a equilibrar o jogo e criou dificuldades ao conjunto leonino. Inclusive, Telmo Sousa fez o primeiro para o Belenenses. O mesmo Belenenses que marcaria num lance de contra-ataque e Tiago Cruz fez o 2-0. Os leões não criaram muito perigo desde o primeiro golo dos azuis, apesar dos sucessivos ataques e apenas faltando oito minutos, Cavinato conseguiu reduzir, depois do passe de João Matos. O mesmo Cavinato que viria a empatar a partida. O jogador italo-brasileiro de 35 anos fez o que melhor sabe, que é marcar golos. O Sporting CP só voltaria a mandar no jogo ao minuto 15. O resultado não voltaria a alterar-se até ao intervalo, ainda que Pany Varela tenha enviado a bola ao poste. Pedro Mónica fez várias defesas de grande qualidade na primeira parte, negando vários golos aos leões. Apesar de jovem, poderá ser um grande valor da equipa azul. Esta primeira-parte terminou, assim, empatada a duas bolas. Os leões entraram bem na segunda parte, mas, tal como a primeira, muitos ataques e sem grandes oportunidades de golo e as que existiam, iam sendo defendidas por uma grande entreajuda dos azuis. Cavinato e Merlim foram, de resto, nas alas, os jogadores que mais perigo causaram ao clube do Restelo. Bernardo Paçó fez uma grande defesa, a única de registo, nos poucos lances de perigo causados pelo Belenenses, quando faltavam sete minutos para o fim da partida. Mamadu Turé fez um grande lance de resposta, com um bom remate central, a meio da segunda parte, faltando apenas ter acertado no alvo.
O jogo na segunda parte não teve grandes momentos de registo, num jogo onde se pode indicar que o Sporting CP mandou no jogo em alguns momentos, mas Os Belenenses deram uma boa resposta, apesar duma equipa jovem.
Este foi a primeira vez que a equipa orientada por Nuno Dias não obteve a vitória, nesta pré-época.
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteira física do Estádio José Alvalade; Encontro decisivo vai acontecer antes do final do presente ano civil
|
0Os bilhetes para a Supertaça de futsal entre o Sporting e o Braga já estão à venda. Os ingressos, com o custo unitário de 5 euros, podem ser adquiridos na bilheteira física do Estádio José Alvalade (todos os dias das 10h00 às 20h00) e no Núcleo dos leões de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
A partida está marcada para dia 28 de Dezembro, às 20h00, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Os leões chegam ao derradeiro encontro depois de terem sido campeões nacionais, enquanto os minhotos estão na decisão depois de terem conquistado a Taça de Portugal.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, antevê forte apoio nas bancadas: "A Póvoa de Varzim é, estruturalmente, um Município Amigo do Desporto – porque os munícipes o praticam com regularidade (seja em competição, seja em lazer ativo – e numa expressiva diversidade de modalidades)", referiu recentemente a autarca.
Neste momento, os comandados de Nuno Dias somam agora 25 pontos e estão no topo da tabela classificativa do campeonato português, juntamente com o Benfica, que também soma os mesmos pontos. Já o Braga (menos um jogo) ocupa o terceiro lugar com 18.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os verdes e brancos vão defrontar o Caxinas. O encontro diante da turma liderada por Nuno Silva está marcado para o próximo domingo, dia 22 de dezembro, às 18h45, em Vila do Conde.
Jogador da equipa verde e branca está em destaque depois de ter atingido marco bastante importante na sua carreira desportiva
|
0João Matos, histórico capitão da equipa de futsal do Sporting, esteve, na passada quarta-feira, 18 de dezembro, na quadra para defrontar os Países Baixos com a camisola da Seleção Nacional. Uma noite especial para o fixo que fez o seu encontro número 209 pelas quinas, atingindo o recorde máximo de internacionalizações por parte de um jogador português.
O jogador falou com o jornal A Bola, onde deixou algumas declarações sobre este momento: "Nada mau. É um número extraordinário. Estava muito longe das minha ambições e sonhos representar a Seleção por 200 vezes, agora já ultrapassei ate essa marca. Foi um trajeto com alguns altos e baixos, mas com vitórias muito saborosas e com grandes conquistas", começou por dizer.
Prosseguiu, com uma confissão curiosa: "Não me recordo assim tão bem (do jogo de estreia)… o João de hoje está certamente muito diferente como pessoa e enquanto jogador, mais maduro, mais experiente, mais velho [risos]…vou fazer por estar nas 210", partilhou o jogador de 37 anos.
Falou ainda sobre o momento mais alto na Seleção: "Inevitavelmente foi o Campeonato do mundo. 2018 foi um ano muito especial para nós pelo título europeu, e o ambiente que vivemos foi extraordinário, mas ser campeão do mundo é ser o melhor do planeta, ser melhor que toda a gente", contou João Matos.
Por último, o capitão do Sporting explicou estar ciente do papel que tem no grupo nacional: "Estou cá para ajudar, para jogar dez minutos, cinco defender 5x4, para bater palmas…o Jorge Braz sabe qual é o meu papel e quero ajudar Portugal para a garantir a qualificação para o Europeu", rematou o jogador que construiu um palmarés invejável enquanto profissional: 12 campeonatos, nove Taças de Portugal, nove Supertaças, cinco Taças da Liga, duas Ligas dos Campeões, dois Europeus de Futsal, um Mundial de Futsal e uma Finalíssima Intercontinental.
Confira aqui as declarações de João Matos:
Leões vão deslocar-se até Le Mans para jogos decisivos da Liga dos Campeões, mas aguardam sorteio que ditará adversário da próxima fase
|
0A UEFA anunciou esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, que a final four da Liga dos Campeões de futsal será jogada em Le Mans, França. A candidatura dos gauleses foi a escolhida pelo órgão organizador da competição, que vê o Sporting em busca da terceira conquista.
Anteriormente, tinham sido enviadas oito candidaturas para a realização da ronda final: Palma de Maiorca e Cartagena eram opções em Espanha. Le Mans em França, Ancona em Itália, Almaty no Cazaquistão, Atenas na Grécia, Hasselt na Bélgica ou Zagreb, na Croácia.
O sorteio da final four ainda será realizado, não tendo, para já, data nem local para acontecer. Os verdes e brancos aguardam para conhecer o adversário, que será decidido entre Palma (atual detentor da competição), Cartagena e Kairat.
Vale recordar que, em 2023/24, o Sporting caiu nas meias-finais, diante do Barcelona. Os leões perderam, por 5-4, tendo a formação culé caído na final, diante do Palma (5-1). Os encontros realizaram-se em Yerevan, capital da Arménia, de 3 a 5 de maio de 2024.
Esta edição será jogada entre 1 e 4 de maio e terá os comandados de Nuno Dias em busca da terceira conquista, após vencerem em 2018/19, em Almaty (Cazaquistão) e em 2020/21, em Zadar (Croácia). O objetivo é trazer a terceira Liga dos Campeões para Alvalade.