Modalidades
Exclusivo Leonino - Zicky Té pouco ou nada tem jogado no Sporting, mas há um motivo
27 Dez 2025 | 15:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
10 Set 2020 | 23:29 |
A formação leonina, orientada por Nuno Dias, alinhou com Mamadu Turé, Tomás Paçó, Zicky, Cardinal, Erick Mendonça, João Matos, Taynan, Rocha, Guitta, Bernardo Paçó, Cavinato, Pany Varela, Pauleta e Alex Merlim. A tática inicial é a que tem vindo a ser utilizada por Nuno Dias, 3-1, utilizando o pivô. A pré-época foi feita só de vitórias até este jogo e os leões entravam no encontro com o objetivo de manter esse registo. Os primeiros ataques pertenceram aos leões, com muita ação individual de Merlim que começou de início e os primeiros minutos foram de sentido único. Contudo, o primeiro lance de perigo foi para João Marques, do Belenenses. Um remate frontal, para a defesa de Guitta. Erick respondeu com um grande remate que obrigou o guarda-redes azul a aplicar-se. O Sporting CP jogou nos primeiros minutos, muito subido, com espaço nas costas, mas não conseguiu concretizar cedo, graças a uma boa defesa da equipa do Restelo, que apesar de muito jovem, é uma equipa muito compacta. Após os primeiros sete minutos, o Belém começou a equilibrar o jogo e criou dificuldades ao conjunto leonino. Inclusive, Telmo Sousa fez o primeiro para o Belenenses. O mesmo Belenenses que marcaria num lance de contra-ataque e Tiago Cruz fez o 2-0. Os leões não criaram muito perigo desde o primeiro golo dos azuis, apesar dos sucessivos ataques e apenas faltando oito minutos, Cavinato conseguiu reduzir, depois do passe de João Matos. O mesmo Cavinato que viria a empatar a partida. O jogador italo-brasileiro de 35 anos fez o que melhor sabe, que é marcar golos. O Sporting CP só voltaria a mandar no jogo ao minuto 15. O resultado não voltaria a alterar-se até ao intervalo, ainda que Pany Varela tenha enviado a bola ao poste. Pedro Mónica fez várias defesas de grande qualidade na primeira parte, negando vários golos aos leões. Apesar de jovem, poderá ser um grande valor da equipa azul. Esta primeira-parte terminou, assim, empatada a duas bolas. Os leões entraram bem na segunda parte, mas, tal como a primeira, muitos ataques e sem grandes oportunidades de golo e as que existiam, iam sendo defendidas por uma grande entreajuda dos azuis. Cavinato e Merlim foram, de resto, nas alas, os jogadores que mais perigo causaram ao clube do Restelo. Bernardo Paçó fez uma grande defesa, a única de registo, nos poucos lances de perigo causados pelo Belenenses, quando faltavam sete minutos para o fim da partida. Mamadu Turé fez um grande lance de resposta, com um bom remate central, a meio da segunda parte, faltando apenas ter acertado no alvo.
O jogo na segunda parte não teve grandes momentos de registo, num jogo onde se pode indicar que o Sporting CP mandou no jogo em alguns momentos, mas Os Belenenses deram uma boa resposta, apesar duma equipa jovem.
Este foi a primeira vez que a equipa orientada por Nuno Dias não obteve a vitória, nesta pré-época.
Lista de jogadores chamados para representar Portugal foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com alguns destaques em consideração
07 Jan 2026 | 12:26 |
Jorge Braz divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, os 14 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa. O Selecionador Nacional chamou quatro jogadores do Sporting, deixando algumas figuras bastante importantes do Clube de Alvalade de fora da competição.
Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os nomes da turma de Nuno Dias que fazem parte da lista para a prova que se disputa entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Letónia, Lituânia e Eslovénia. Destaque para as ausências de João Matos e Zicky Té - este último menos chamativo pelos poucos minutos na presente temporada.
De resto, também Erick Mendonça - que foi recentemente associado a um possível regresso ao Sporting -, faz parte da convocatória das quinas, como o único universal escolhido por Jorge Braz para representar Portugal nesta edição do Europeu.
João Matos, capitão dos leões, acaba por ficar de fora das opções - tal como se havia revelado em algumas convocatórias anteriores de preparação -, não deixando de ser uma ausência notória como figura-chave e lenda da Seleção Nacional de futsal.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu Sousa (Múrcia) e Bernardo Paçó (Sporting)
Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)
Universal: Erick Mendonça (Barcelona)
Alas: Tiago Brito (Sp. Braga), Diogo Santos (Sporting), Pauleta (Sporting), Lúcio Rocha (Benfica), Pany Varela (Benfica), Kutchy (Benfica) e Bruno Coelho (Riga)
Pivô: Rúben Góis (Rio Ave)
Jogador passou também por Corinthians, Inter Movistar, Joinville e Norilsk Nickel, seu último clube e que representava desde 2020
07 Jan 2026 | 11:40 |
O futsal leonino está de luto. O antigo internacional brasileiro Alex Felipe, que representou o Sporting durante as épocas de 2018/2019 e 2019/2020, faleceu aos 32 anos, no aeroporto de Ukhta, na Rússia, após perder os sentidos. O jogador preparava-se para regressar a Moscovo com a comitiva do Norilsk Nickel, clube que representava atualmente.
O Sporting, na terça-feira, divulgou uma nota de condolências na qual manifestou “profundo pesar” pela morte do atleta. “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Alex, ex-futsalista dos Leões, que faleceu de forma repentina aos 32 anos. O ala internacional brasileiro, que atualmente jogava no futsal russo, representou as cores do Sporting durante duas temporadas, em 2018/2019 e 2019/2020"
"Sob a liderança de Nuno Dias, Alex fez parte da equipa Leonina que conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League do palmarés e ajudou, também, a vencer duas Taças de Portugal e uma Supertaça”, pode ler-se no comunicado, no qual os leões ainda endereçaram as mais sentidas condolências a familiares e amigos, agradecendo “os anos de esforço e dedicação ao clube”.
O ex-ala do Sporting, além dos títulos que ganhou em Alvalade, também venceu um Campeonato Espanhol e uma Taça de Espanha, ambos na época 2014/2015, ao serviço do Inter Movistar, bem como uma Copa América pelo Brasil em 2017.
Ao longo da sua carreira, Alex também passou por clubes como Corinthians e Joinville construindo um percurso sólido no futsal internacional antes de chegar ao Sporting, onde deixou uma marca duradoura, com 35 golos em 67 jogos.
Depois da goleada na última ronda diante do Braga, Clube de Alvalade não teve dificuldades em bater formação vilacondense
28 Dez 2025 | 19:29 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Rio Ave por 10-2, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da 14.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada na última ronda diante do Braga, os leões não tiveram dificuldades em bater a formação vilacondense.
No Pavilhão João Rocha, rapidamente o Sporting mostrou a sua intenção de dominar o jogo e abriu o marcador aos 5 minutos por Felipe Valério. Bruno Maior dilatou a vantagem, aos 6', antes de Alex Merlim (11') fazer o 3-0. Antes do intervalo, Allan Guilherme (13') e Bruno Pinto (15') também faturaram.
Na segunda parte, aos 28 minutos, Tiago Torres reduziu para a turma adversária, mas, no minuto seguinte, Wesley fez o sexto para os verdes e brancos. Aos 31', Rocha ainda viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, mas foram os leões a voltar a marcar. Allan Guilherme (32' e 34'), Tiago Rodrigues (33') colocaram o placard em 9-1. Até ao final, Careca (36') fez o 9-2 e Bruno Pinto (36') fechou as contas.
Com esta vitória – a 18.ª em 20 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 36 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 39, mas tem menos uma partida disputada do que os verdes e brancos.
O Clube de Alvalade vai, agora, enfrentar o Ferreira do Zêzere na 15.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação liderada por Cristiano Coelho está marcado para o próximo domingo, dia 4 de janeiro, às 20h00, na Mosteiro do Leitão Arena.