
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Paulinho venceu a Bola de Ouro da Liga MX. O prémio, que tem como objetivo condecorar o melhor jogador do campeonato mexicano, foi entregue ao antigo avançado do Sporting, que brilhou com a camisola dos diabos vermelhos em ambas as fases da prova - Apertura e Clausura.
O internacional português recebeu o galardão após uma grande temporada, que viu o ex Sporting arrecadar mais dois troféus: o de maior goleador do campeonato mexicano e também o de melhor avançado da prova, após ter sido decisivo na conquista do título.
Graças à boa campanha do Toluca, Jesús Gallardo foi eleito o melhor lateral da liga, enquanto Alexis Vega venceu o prémio de melhor golo e de médio-ofensivo mais preponderante. Kevin Mier (Cruz Azul) foi o melhor guarda-redes, Willer Ditta (Cruz Azul) foi eleito defesa-central do ano, Agustín Palavecino (Necaxa) destacou-se como médio-defensivo, Hugo Camberos (Chivas) foi o jovem sensação e André Jardine (América) o melhor treinador.
Paulinho terminou a época como melhor marcador de ambas as fases da Liga MX (Apertura e Clausura) e com um título conquistado. No total, desde que assinou com o Toluca, o internacional português - avaliado em 8 milhões de euros - soma 28 golos e oito assistências, em 48 partidas.
No Sporting, o avançado de 32 anos disputou um total de 145 jogos com a Listada verde e branca. Durante as três temporadas e meia que passou em Alvalade, o antigo 'camisola 20' dos leões apontou 53 golos, fez 21 assistências e venceu uma Supertaça, uma Taça da Liga e dois Campeonatos Nacionais.
Confira a publicação:
Prova internacional está a chegar a uma fase cada vez mais decisiva. Enquanto isso, a equipa das quinas feminina sabe que só com vitórias pode continuar no Euro
|
A semana de 7 a 11 de julho será marcada por jogos decisivos no Euro Feminino 2025, com várias seleções a lutarem por posições cruciais nos grupos. A jornada abre na segunda-feira, com destaque para o Portugal - Itália, um jogo fundamental para as aspirações da Seleção Nacional - contexto no qual Ana Borges deixou críticas ao Sporting. No mesmo dia, a poderosa Espanha mede forças com a Bélgica, enquanto no Campeonato Africano Feminino há, ainda, o África do Sul - Gana para ver.
Na terça-feira, dois grandes jogos dominam o alinhamento. Alemanha e Dinamarca defrontam-se no Euro Feminino, um clássico europeu entre duas seleções que se conhecem bem, e à noite terá para ver o embate de peso entre Chelsea e Fluminense no Mundial de Clubes 2025. No mesmo horário, Polónia e Suécia disputam pontos importantes num grupo muito equilibrado do campeonato da Europa. Já na quarta-feira, os holofotes estarão sobre o aguardado PSG - Real Madrid e o sempre interessante Inglaterra - Países Baixos, igualmente para a prova de seleções feminina.
A reta final da semana traz encontros de igual relevância. Na quinta-feira, Noruega - Islândia e Finlândia - Suíça encerram a fase de grupos do Europeu. No contexto africano, o jogo entre Tunísia e Argélia (17h00) reforça rivalidades regionais, e Tanzânia - África do Sul pode ser decisivo para o apuramento. A sexta-feira fecha em alta com Portugal - Bélgica, confronto que as portuguesas, muito possivelmente, terão obrigatoriamente de vencer para continuarem a acreditar com a continuidade na competição.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta semana, bem como o canal em que poderá vê-los:
SEGUNDA-FEIRA, DIA 7 DE JULHO
• Espanha - Bélgica: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• África do Sul - Gana: 17h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Portugal - Itália: 20h00, Euro Feminino 2025, RTP1;
TERÇA-FEIRA, DIA 8 DE JULHO
• Alemanha - Dinamarca: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Chelsea - Fluminense: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Polónia - Suécia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
QUARTA-FEIRA, DIA 9 DE JULHO
• Inglaterra - Países Baixos: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• PSG - Real Madrid: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• França - País de Gales: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Rep. Dem. do Congo - Marrocos: 20h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
QUINTA-FEIRA, DIA 10 DE JULHO
• Tunísia - Argélia: 17h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Finlândia - Suíça: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Noruega - Islândia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE JULHO
• Melbourne Victory - Wrexham: 10h25, Pré-Época 2025/26, SportTV 1;
• Portugal - Bélgica: 20h00, Euro Feminino 2025, RTP1;
• Itália - Espanha: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
• Tanzânia - África do Sul: 20h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
Avançado terá sido sondado pelos verdes e brancos em mais do que uma ocasião e irmão do jogador confirmou interesse em rumar a Alvalade
|
Dany Mota pode estar a caminho do Parma. O avançado, que chegou a ser apontado ao Sporting, poderá deixar o Monza neste mercado de verão e assinar com o histórico emblema italiano, que terminou a temporada passada no 16.º lugar da classificação da Serie A.
A informação está a ser avançada por Nicolò Schira - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o Parma questionou o Monza sobre os possíveis moldes de um eventual negócio.
A temporada passada, o Monza chegou a rejeitar ofertas de 6 milhões de euros por Dany Mota, mas, uma vez que foi despromovido à segunda divisão de Itália, poderá facilitar as negociações pelo avançado, que esteve associado aos leões em mais do que uma ocasião, com familiares a confirmarem interesse do jogador em rumar ao Sporting - prestes a vender Viktor Gyokeres ao Arsenal.
"Jogar num dos três grandes é algo que ele quer muito na carreira dele. Por mim era, sem dúvida, no Sporting. Sou sportinguista e gostava muito que jogasse lá. Se o Sporting aparecesse, tenho a certeza que o Dany não ia dizer não", disse Renato Mota, irmão do avançado, em 2021.
Em 2024/25, com a camisola do Monza, Dany Mota - avaliado em 4 milhões de euros - disputou um total de 33 jogos. Durante os 2.276 em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o internacional jovem português marcou cinco golos e assistiu os companheiros de equipa em duas ocasiões.
Confira a publicação:
Médio internacional pela Geórgia assinou contrato até 2030, ficando blindado com uma cláusula de rescisão na casa dos 80 milhões de euros
|
Giorgi Kochorashvili foi apresentado com a camisola do Sporting. O médio custou 5,5 milhões de euros e tem uma cláusula de rescisão de 80M, com contrato até 2030. Após a oficialização, o georgiano escreveu uma mensagem a todos os adeptos, através das suas redes sociais, deixando uma bicada a Benfica e Porto.
Kochorashvili: "Estou feliz por ter assinado com o Clube mais bem sucedido em Portugal"
"Estou feliz por ter assinado com dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal. Estou ansioso pelo início da nova época e por vos conhecer, Sportinguistas. Vamos, leões!", escreveu o novo reforço dos verdes e brancos.
Nos comentários, vários adeptos do Sporting deram as boas vindas a Giorgi Kochorashvili, admitindo uma grande ansiedade para ver o jogador dentro das quatro linhas. Em 2025/26, o médio lutará pela titularidade com Hidemasa Morita, João Simões e, mais à frente, Daniel Bragança.
Vale recordar que, além do valor pago pela SAD ao Levante, os granotas podem ainda receber mais 2 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos coletivos e pessoais, ficando ainda com direito a "2,5% de uma mais-valia futura que pode ser reduzida para 10% por opção do Sporting", segundo o comunicado dos leões à CMVM.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Confira a publicação: