Clube
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
10 Mar 2020 | 20:25 |
10 de março de 1918. Foi este o dia em que Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo nasceu. Se fosse vivo, uma das maiores glórias do Sporting Clube de Portugal faria hoje 102 anos. O maior goleador de todos os tempos vestiu a listada verde e branca em 332 ocasiões e marcou 540 golos. Sim, não nos enganámos. Feitas as contas e chegamos à conclusão de que Peyroteo marcou, em média, 1,63 golos por jogo.
O Stradivarius dos cinco violinos, como era carinhosamente apelidado, chegou ao Clube em 1937 e, apesar das tentativas de outros clubes em levaram Peyroteo para o estrangeiro – como o Bordéus, em 1945 – por cá ficou até 1949.
A estreia oficial pelo Sporting CP aconteceu a 17 de outubro de 1937, frente ao Casa Pia. Não precisou de se adaptar a rigorosamente nada. Na estreia, marcou dois dos sete golos do triunfo leonino. Nessa mesmo época, em 30 jogos, fez o gosto ao pé por 57 vezes, com destaque para os seis golos marcados na partida diante do Marinhense.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/972462456093241344
Os recordes que Peyroteo alcançou na década de 40 perduram até aos dias de hoje e seria preciso uma lista interminável para os nomear a todos, mas vale sempre a pena recordar alguns. É o jogador da história com mais golos num só jogo. Contra o Leça, em 1942, fez mexer as redes adversárias por nove vezes. Em 1946/1947, em 19 jogos, Peyroteo marcou 43 golos e, até aos dias de hoje, ninguém foi capaz de bater a impressionante média (2,26 golos por jogo) da eterna glória leonina. Em 1973/1974, Hector Yazalde marcou 46, mas entrou nas quatro linhas em 29 vezes, ou seja, ficou com uma média bastante inferior (1,59) a Peyroteo.
Os dérbis com o eterno rival eram também momentos especiais para Peyroteo. A lenda leonina marcou um total de 46 golos frente ao SL Benfica. Esteve presente em jogos tão memoráveis como o 6-1, em casa, no dia 16 de fevereiro de 1947, em que marcou um golo, ou no 4-1, no Estádio da Luz, no dia 25 de abril de 1948, em que fez um poker. Peyroteo esteve também no 5-0, em 1941, no qual marcou dois golos, ou no 5-1, em 1949, em que fez o gosto ao pé numa ocasião.
Em 12 temporadas ao serviço do Sporting CP, Peyroteo conquistou 19 títulos: 6 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa e 1 Taça Império. É apenas superado por João Azevedo (23 títulos em 17 épocas) e por Manuel Marques (21 títulos em 16 épocas).
Abandonou os relvados prematuramente, com apenas 31 anos. Abandonou-nos cedo de mais. Seria sempre cedo para uma lenda como Peyroteo partir, é certo, mas, com 60 anos, foi, certamente, um adeus demasiado prematuro. Contudo, a sua memória continua bem viva no universo verde e branco e o seu legado nunca há de desaparecer.
Estou certo de que falo por toda a redação do Leonino, e que as palavras serão sempre poucas para agradecer tudo o que Peyroteo fez pelo Sporting Clube de Portugal, mas, de qualquer forma, fica um sentimento enorme de gratidão por tudo o que o maior goleador de todos os tempos fez com o leão rampante ao peito e a promessa de que nunca deixaremos que o seu legado seja esquecido.
Muito obrigado, Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo.
Leões voltaram a aparecer ligados a um processo disciplinar que também envolve o sócio do Benfica e o presidente do Porto
14 Abr 2026 | 16:37 |
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu avançar com a junção de dois processos disciplinares que envolvem o presidente do Porto, André Villas-Boas, após queixas apresentadas em momentos distintos. O caso passou agora para análise conjunta na Comissão de Instrutores, devido à ligação entre as participações.
De um lado está uma participação disciplinar apresentada pelo Sporting, que motivou a abertura de um processo inicial por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina. Do outro, surge a queixa de João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, que também contestou declarações feitas pelo líder portista na revista Dragões, considerando-as lesivas da sua honra.
A decisão do Conselho de Disciplina foi juntar ambos os processos por existirem factos e conteúdos relacionados entre si. Esta acumulação visa permitir uma análise mais uniforme e coerente das queixas apresentadas contra André Villas-Boas. O dirigente será agora notificado e chamado a prestar esclarecimentos formais no âmbito do procedimento.
Em causa estão declarações proferidas pelo presidente do Porto em contexto público, incluindo passagens polémicas publicadas na Revista Dragões, que motivaram reações por parte dos queixosos. O processo segue agora para a fase de instrução, onde serão avaliadas todas as provas e argumentos apresentados pelas partes envolvidas.
Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar Alberto Costa, jogador do Porto, também após uma queixa do Sporting. Em causa está um incidente ocorrido durante o jogo contra o Famalicão, que terminou empatado a duas bolas, onde supostamente o lateral dos dragões terá cuspido no avançado Sorriso.
Presente na primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, este domingo, Presidente leonino falou sobre a atualidade verde e branca
12 Abr 2026 | 16:11 |
Presente no I Torneio Aurélio Pereira, Frederico Varandas considera que o Sporting vive um dos melhores momentos da história. O líder leonino destacou as campanhas europeias de diferentes modalidades leoninas para sustentar a ideia de um momento de pujança.
Frederico Varandas: "Vive-se um dos melhores momentos na história do Sporting"
"Eu acho que é dos melhores momentos da história do Clube. Tem três equipas nos quartos de final da Champions League, em futebol, andebol e hóquei. Temos ainda o futsal nas meias-finais. Isto mostra a consolidação de um projeto desportivo e mostra, inequivocamente, que é um dos melhores momentos da história. Está num momento pujante. Promove não só o desporto, mas também os valores do Sporting", começou por dizer o presidente leonino.
"Queremos estar na decisão das competições. É um orgulho a campanha europeia que fizemos, estamos entre as oito melhores equipas, e a responsabilidade está toda do lado de lá", acrescentou ainda Frederico Varandas, atirando a pressão para o lado do Arsenal, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória inglesa em Alvalade, por 1-0.
Frederico Varandas: "Aurélio Pereira ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e importantes da história do futebol"
O presidente do Sporting falou aos jornalistas após a final da primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, no escalão sub-13. O Real Betis conquistou a prova, ao vencer os leões por 4-2. "É a melhor maneira de o homenagear, nestes moldes, com um torneio de referência. Ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e mais importantes da história do futebol. Já agora parabéns ao Betis. Foi a primeira edição do torneio e vamos continuar", garantiu.
Acompanhado pelos embaixadores do torneio, Rui Patrício e Adrien Silva, Frederico Varandas entregou à família de Aurélio Pereira um quadro assinado por todos os jogadores que participaram nesta primeira edição. Um presente recebido pelo irmão do homenageado, Carlos Pereira, pelas filhas Mafalda e Rute, e também pelos netos Tomás e Filipe.
Líder máximo dos verdes e brancos endereçou as recentes palavras do homólogo portista, à margem do Torneio Aurélio Pereira, este domingo
12 Abr 2026 | 14:25 |
Frederico Varandas respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na Federação Portuguesa de Futebol, depois de o dirigente portista ter mencionado um pedido de desculpas do líder leonino. As palavras surgiram no Estádio Universitário de Lisboa, após a final sub-13 do Torneio Aurélio Pereira, onde o Real Betis venceu o Sporting por 4-2. Confira tudo o que disse.
"Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"
"Há um ano, estávamos em eleições para a Liga, e os quatro presidentes de Sporting, Benfica, Porto e Braga estiveram com um acompanhante cada - eu, com Salgado Zenha; Rui Costa com Nuno Catarino; Villas-Boas com Pereira da Costa e António Salvador com André Viana - numa reunião num hotel em Gaia, para entrevistarmos os candidatos à presidência, João Fonseca e Reinaldo Teixeira. Quando entrevistámos o agora presidente, Reinaldo Teixeira, Villas-Boas disse: "Uma coisa extremamente importante para nós, Porto, é a verdade desportiva e os casos de justiça. O presidente da Liga tem de ter mão de ferro". Villas-Boas virou-se para Rui Costa e disse: "Isto afeta os dois. Não tenho problemas em dizer que o Apito Dourado e o caso dos e-mails são uma vergonha, por isso queria que o presidente da Liga dissesse que isto não pode voltar a acontecer". Eu agora pergunto: Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"
"Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"
"Houve uma reunião promovida por Pedro Proença com os presidentes de Sporting, Porto, Benfica e Braga. Foi uma reunião positiva, construtiva, para falar de reformas. Proença apelou também aos clubes para que tivessem responsabilidade. Na despedida até pedi desculpa por alguns excessos no passado, nomeadamente com o presidente do Porto. Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"
"Não vi nenhuma pergunta respondida"
"Ouvi com grande interesse as declarações do presidente do Porto após a reunião com a Ministra. Não vi nenhuma pergunta respondida. Vi um argumento um pouco ridículo, que é comparar o comportamento de um adepto, com comportamentos de uma estrutura profissional. Vi um grave atentado à liberdade de expressão, com condicionamento a comentadores e jornalista, pedia que enviasse para o presidente da associação de jornalistas de desporto, Manuel Queiroz, que estava de férias da Pascoa e não assistiu. E vejo ainda pior, talvez: ainda gozou com o estado clínico do treinador, com a delegada e com um jogador. Não vi nenhuma situação esclarecida"
"E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?"
"Reparei que muitas pessoas, até a dizerem que isto já chega para Sporting e Porto. O Sporting não começou nada. Um clube agrediu e outro foi agredido. O Sporting recebe bem as equipas, não passa vídeos nos balneários dos árbitros. Não tem adversários que se sentem mal no Pavilhão João Rocha. Sinto silêncio e inação de quem dirige o desporto. E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?".
Confira as declarações na íntegra:
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting
02 Abr 2026 | 09:05
Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting
01 Abr 2026 | 18:47