Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

PEYROTEO: O MAIOR GOLEADOR DE TODOS OS TEMPOS

Eterna glória do Sporting CP faria hoje 102 anos. Com o leão rampante ao peito, marcou mais de 500 golos e será, para sempre, o melhor avançado de todos os tempos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

10 de março de 1918. Foi este o dia em que Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo nasceu. Se fosse vivo, uma das maiores glórias do Sporting Clube de Portugal faria hoje 102 anos. O maior goleador de todos os tempos vestiu a listada verde e branca em 332 ocasiões e marcou 540 golos. Sim, não nos enganámos. Feitas as contas e chegamos à conclusão de que Peyroteo marcou, em média, 1,63 golos por jogo.


O Stradivarius dos cinco violinos, como era carinhosamente apelidado, chegou ao Clube em 1937 e, apesar das tentativas de outros clubes em levaram Peyroteo para o estrangeiro – como o Bordéus, em 1945 – por cá ficou até 1949.


A estreia oficial pelo Sporting CP aconteceu a 17 de outubro de 1937, frente ao Casa Pia. Não precisou de se adaptar a rigorosamente nada. Na estreia, marcou dois dos sete golos do triunfo leonino. Nessa mesmo época, em 30 jogos, fez o gosto ao pé por 57 vezes, com destaque para os seis golos marcados na partida diante do Marinhense.


https://twitter.com/Sporting_CP/status/972462456093241344

Os recordes que Peyroteo alcançou na década de 40 perduram até aos dias de hoje e seria preciso uma lista interminável para os nomear a todos, mas vale sempre a pena recordar alguns. É o jogador da história com mais golos num só jogo. Contra o Leça, em 1942, fez mexer as redes adversárias por nove vezes. Em 1946/1947, em 19 jogos, Peyroteo marcou 43 golos e, até aos dias de hoje, ninguém foi capaz de bater a impressionante média (2,26 golos por jogo) da eterna glória leonina. Em 1973/1974, Hector Yazalde marcou 46, mas entrou nas quatro linhas em 29 vezes, ou seja, ficou com uma média bastante inferior (1,59) a Peyroteo.


Os dérbis com o eterno rival eram também momentos especiais para Peyroteo. A lenda leonina marcou um total de 46 golos frente ao SL Benfica. Esteve presente em jogos tão memoráveis como o 6-1, em casa, no dia 16 de fevereiro de 1947, em que marcou um golo, ou no 4-1, no Estádio da Luz, no dia 25 de abril de 1948, em que fez um poker. Peyroteo esteve também no 5-0, em 1941, no qual marcou dois golos, ou no 5-1, em 1949, em que fez o gosto ao pé numa ocasião.

Em 12 temporadas ao serviço do Sporting CP, Peyroteo conquistou 19 títulos: 6 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa e 1 Taça Império. É apenas superado por João Azevedo (23 títulos em 17 épocas) e por Manuel Marques (21 títulos em 16 épocas).

Abandonou os relvados prematuramente, com apenas 31 anos. Abandonou-nos cedo de mais. Seria sempre cedo para uma lenda como Peyroteo partir, é certo, mas, com 60 anos, foi, certamente, um adeus demasiado prematuro. Contudo, a sua memória continua bem viva no universo verde e branco e o seu legado nunca há de desaparecer.

Estou certo de que falo por toda a redação do Leonino, e que as palavras serão sempre poucas para agradecer tudo o que Peyroteo fez pelo Sporting Clube de Portugal, mas, de qualquer forma, fica um sentimento enorme de gratidão por tudo o que o maior goleador de todos os tempos fez com o leão rampante ao peito e a promessa de que nunca deixaremos que o seu legado seja esquecido.

Muito obrigado, Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo.


Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Futebol

PEYROTEO: O PESADELO DOS ENCARNADOS

Antiga glória leonina marcou 46 golos ao eterno rival

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O eterno dérbi da cidade de Lisboa tem este sábado (25 de julho), pelas 21h15, no Estádio da Luz, o seu 309.º capítulo. Desta forma, importa recordar quais os jogadores verdes e brancos que mais vezes fizeram as redes encarnadas mexer. No primeiro lugar da lista, surge o incontornável Peyroteo. A lenda leonina marcou um total de 46 golos frente ao SL Benfica. O avançado português esteve presente em jogos tão memoráveis como o 6-1, em casa, no dia 16 de fevereiro de 1947, em que marcou um golo, ou no 4-1, no Estádio da Luz, no dia 25 de abril de 1948, em que fez um poker. Peyroteo marcou presença também no 5-0, em 1941, no qual marcou dois golos, ou no 5-1, em 1949, em que marcou um golo. Nesta lista, Adolfo Mourão é o senhor que se segue, com 18 golos. Manuel Soeiro, com 16, Rui Jordão, com 15, e Albano, com 14, completam o top-5 dos melhores artilheiros dos leões frente aos encarnados. No que diz respeito ao presente, do atual plantel Leonino e ao serviço da equipa principal de futebol do Clube de Alvalade, ninguém sabe o que é fazer o gosto ao pé diante do eterno rival. No entanto, Luiz Phellype, que se encontra lesionado, Eduardo Henrique e Luciano Vietto são os únicos atletas que já marcaram diante do eterno rival dos leões, mas ao serviço de outros clubes.


Fotografia de Sporting CP




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0