
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
10 de março de 1918. Foi este o dia em que Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo nasceu. Se fosse vivo, uma das maiores glórias do Sporting Clube de Portugal faria hoje 102 anos. O maior goleador de todos os tempos vestiu a listada verde e branca em 332 ocasiões e marcou 540 golos. Sim, não nos enganámos. Feitas as contas e chegamos à conclusão de que Peyroteo marcou, em média, 1,63 golos por jogo.
O Stradivarius dos cinco violinos, como era carinhosamente apelidado, chegou ao Clube em 1937 e, apesar das tentativas de outros clubes em levaram Peyroteo para o estrangeiro – como o Bordéus, em 1945 – por cá ficou até 1949.
A estreia oficial pelo Sporting CP aconteceu a 17 de outubro de 1937, frente ao Casa Pia. Não precisou de se adaptar a rigorosamente nada. Na estreia, marcou dois dos sete golos do triunfo leonino. Nessa mesmo época, em 30 jogos, fez o gosto ao pé por 57 vezes, com destaque para os seis golos marcados na partida diante do Marinhense.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/972462456093241344
Os recordes que Peyroteo alcançou na década de 40 perduram até aos dias de hoje e seria preciso uma lista interminável para os nomear a todos, mas vale sempre a pena recordar alguns. É o jogador da história com mais golos num só jogo. Contra o Leça, em 1942, fez mexer as redes adversárias por nove vezes. Em 1946/1947, em 19 jogos, Peyroteo marcou 43 golos e, até aos dias de hoje, ninguém foi capaz de bater a impressionante média (2,26 golos por jogo) da eterna glória leonina. Em 1973/1974, Hector Yazalde marcou 46, mas entrou nas quatro linhas em 29 vezes, ou seja, ficou com uma média bastante inferior (1,59) a Peyroteo.
Os dérbis com o eterno rival eram também momentos especiais para Peyroteo. A lenda leonina marcou um total de 46 golos frente ao SL Benfica. Esteve presente em jogos tão memoráveis como o 6-1, em casa, no dia 16 de fevereiro de 1947, em que marcou um golo, ou no 4-1, no Estádio da Luz, no dia 25 de abril de 1948, em que fez um poker. Peyroteo esteve também no 5-0, em 1941, no qual marcou dois golos, ou no 5-1, em 1949, em que fez o gosto ao pé numa ocasião.
Em 12 temporadas ao serviço do Sporting CP, Peyroteo conquistou 19 títulos: 6 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 8 Campeonatos de Lisboa e 1 Taça Império. É apenas superado por João Azevedo (23 títulos em 17 épocas) e por Manuel Marques (21 títulos em 16 épocas).
Abandonou os relvados prematuramente, com apenas 31 anos. Abandonou-nos cedo de mais. Seria sempre cedo para uma lenda como Peyroteo partir, é certo, mas, com 60 anos, foi, certamente, um adeus demasiado prematuro. Contudo, a sua memória continua bem viva no universo verde e branco e o seu legado nunca há de desaparecer.
Estou certo de que falo por toda a redação do Leonino, e que as palavras serão sempre poucas para agradecer tudo o que Peyroteo fez pelo Sporting Clube de Portugal, mas, de qualquer forma, fica um sentimento enorme de gratidão por tudo o que o maior goleador de todos os tempos fez com o leão rampante ao peito e a promessa de que nunca deixaremos que o seu legado seja esquecido.
Muito obrigado, Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo.
Com triunfo confortável em partida na qual não eram favoritos, irmãos que assinaram com o Clube de Alvalade avançam para os oitavos-de-final da prova
|
Nuno Deus e Miguel Deus estão nos oitavos-de-final do Qatar Major Premier Padel. A dupla, oficializada no Sporting em dezembro, bateu os argentinos Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso por 2-0 (7-6 e 6-4) e apurou-se para a próxima fase do torneio que que teve início no passado dia 11 de abril, terminando a 19 do mesmo mês.
No primeiro set, Nuno Deus e Miguel Deus levaram a melhor no tiebreak. Com seis jogos para cada lado, a dupla do Sporting acabou por conquistar 13 pontos na fase decisiva para passar para a frente do marcador, numa partida para a qual não era favorita.
No último set, apesar de reinar novamente o equilíbrio, os irmãos Deus conseguiram fazer o break aos argentinos para consumar o 5-4. Ao serviço para fechar a partida, a dupla do Sporting não vacilou e conquistou um triunfo magistral no Premier Padel, um dos melhores torneios do Mundo da modalidade.
Com presença garantida nos oitavos-de-final da prova - que se disputam na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, ainda não tendo hora oficial - os irmãos Deus vão defrontar a equipa composta pelo argentino Leo Augsburger e o espanhol Pablo Cardona. Vale recordar que Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso tinham batido os atletas do Sporting na final do IP Gold Portugal Master, em Paredes, no passado mês de fevereiro.
Nuno Deus e Miguel Deus até começaram melhor na grande final, vendendo os adversários com um 6-3 no primeiro set. No entanto, os sul-americanos acabariam por fazer a reviravolta, com parciais de 6-2 e 6-3, conquistando a vitória no encontro decisivo do torneio.
Verdes e brancos atingiram feito impressionante e fizeram questão de congratular adeptos por ajudarem a alcançar marca redonda no Clube de Alvalade
|
O Sporting atingiu a marca impressionante de um milhão de seguidores no X (antigo Twitter), consolidando o seu crescimento digital e o impacto junto dos adeptos. Este registo histórico confirma a ascensão do Clube verde e branco nos últimos anos, não só nas modalidades, mas também na forma como se aproxima da sua massa adepta através das redes sociais.
Além do crescimento no X, o Sporting soma já quase três milhões de seguidores no Instagram, onde partilha momentos únicos entre jogadores, bastidores especiais, homenagens, imagens da "Onda Verde" espalhada pelo mundo e histórias que unem ainda mais o Clube aos seus adeptos. O Campeão Nacional continua a reforçar esta ligação próxima com os Sportinguistas, celebrando cada conquista dentro e fora das quatro linhas.
O apoio incansável da massa adepta é visível não só nos estádios e pavilhões, mas também nos milhares de ‘likes’, comentários e partilhas diárias, que transformam cada publicação num verdadeiro mural de apoio e paixão leonina.
Em campo, o Sporting segue firme na luta pelo título. Após a vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Geny Catamo aos 50 minutos, a equipa de Rui Borges mantém-se no topo da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos que o rival Benfica, mas vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O foco está agora em garantir o bicampeonato e levantar a Taça de Portugal, com o apoio dos adeptos como combustível essencial para a reta final da época.
Os leões celebraram a marca nas redes sociais, neste que é um ano de grandes decisões. O Clube não só soma vitórias dentro de campo como continua a conquistar no universo digital, onde já se assume como uma das maiores potências nacionais.
Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa
|
O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27.
A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.
Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais.
O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal.
A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade.