Futebol
Pedro Sousa esclarece rumores de um possível regresso de Ruben Amorim ao Sporting
05 Jan 2026 | 20:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Jan 2025 | 13:16 |
O Sporting tem tido uma época bastante desgastante e conta com vários jogadores lesionados. Na equipa comandada por Rui Borges existem dois nomes que ainda não tiveram esse azar e que estiveram em campo praticamente todos os minutos da temporada 2024-2025: Morten Hjulmand e Francisco Trincão.
O capitão leonino cumpriu todos os últimos 1.200 minutos possíveis. Desde que saiu ao, aos 78', contra o Santa Clara (dia 30 de novembro, a contar para a jornada 12 da Liga, por opção de João Pereira), o nórdico foi opção contra - e por esta ordem: Moreirense, Club Brugge, Boavista, Santa Clara, Gil Vicente, Benfica, Vitória de Guimarães, Porto, Benfica, Rio Ave, Leipzig, Nacional e Bolonha.
A gestão física de Morten Hjulmand tem sido gerida com pinças. O médio dinamarquês começou com tudo na pré-temporada, mas nesta altura pouco mais faz que ginásio, visualização dos adversários e pequenos trabalhos no relvado, sobretudo questões de bolas paradas, normalmente nas vésperas ou dias de jogos.
Na presente temporada, Morten Hjulmand, soma 32 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça. No total, o capitão disputou 2.719 minutos, tendo feito três golos e uma assistência.
Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).
Extremo senegalês é um dos alvos do Clube de Alvalade para este mercado de transferências e contratação pode estar muito próxima de acontecer
06 Jan 2026 | 08:58 |
O Sporting está cada vez mais próximo de fechar a contratação de Souleymane Faye junto do Granada. Neste momento, apenas 2 milhões de euros separam o extremo senegalês de se juntar ao plantel de Rui Borges neste mercado de transferências.
Segundo avança o jornal A Bola, o emblema da segunda divisão espanhola admite, neste momento, a venda do passe do jogador por 6 milhões de euros fixos mais 3 milhões por objetivos. Os leões, por seu turno, estão na fórmula 5M+2M, ou seja, com uma de diferença de 1M fixo e 1M variável.
Vale lembrar que o Granada começou por pedir 10M para libertar Faye, valor que é considerado incomportável pela estrutura do Sporting que, numa fase inicial, já havia feito chegar uma proposta de 5,5 milhões de euros. Agora, ambas as partes se deverão aproximar algures perto do meio termo.
A mesma fonte revela também que, na nova proposta, os verdes e brancos estavam a apontar para um valor bónus de 2M, podendo o jogador, no futuro, custar aos cofres dos leões 7M. No entanto, os andaluzes acreditam que o total de 9M (6M+3M) é mais justo.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
3x presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade aponta incoerências claras nos critérios de arbitragem nos jogos de leões e dragões
06 Jan 2026 | 03:00 |
Jaime Marta Soares falou em Exclusivo ao nosso Jornal sobre o atual momento do Sporting, abordando vários temas sensíveis: a arbitragem no futebol português, a onda de lesões que afeta o plantel e ainda o papel de Rui Borges. O ex presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões confessa ainda acreditar na conquista do título “até ser matematicamente possível”.
O antigo dirigente começou, no entanto, por apontar incoerências claras nos critérios de arbitragem, nomeadamente na expulsão de Gonçalo Inácio frente ao Gil Vicente e no cartão amarelo a Jan Bednarek no Santa Clara - Porto: “O defesa central do Porto faz exatamente a mesma falta do que Gonçalo Inácio, ou pior, e não foi expulso. Isto serve como termo comparativo para ver a desonestidade intelectual das arbitragens que efetivamente estão a campear hoje no futebol português”, começa por dizer.
J. Marta Soares: "O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto"
Jaime Marta Soares debruçou-se, de seguida, sobre a onda de lesões, destacando que o planeamento da temporada não foi bem feito: “O Sporting poderia estar a fazer uma época bastante melhor se não se ficasse a dormir à sombra da bananeira, ou seja, se tivesse tido em atenção que o plantel é muito curto e que, para determinado tipo de situações, fica fragilizado. As pessoas, em vez de se preocuparem em levantar um conjunto de situações que só abrem guerras entre clubes, deviam ter mais cuidado, porque isso acaba por criar problemas entre os próprios associados e adeptos. Os líderes deviam ser cuidadosos naquilo que dizem, quando dizem e porque é que o dizem, mas acima de tudo no que não devem dizer”.
Apesar da desvantagem pontual para o Porto, Jaime Marta Soares mantém a esperança na conquista do tricampeonato: “Se eu não acreditasse, não era Leão, não era Sportinguista. Acredito até ao último momento, enquanto for matematicamente possível, que o Sporting pode vir a ser campeão”.
J. Marta Soares: "Não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting"
Questionado sobre o trabalho de Rui Borges, o ex dirigente reconheceu qualidades humanas, mas fala em limitações do técnico para liderar um Clube com a dimensão do Sporting: “É uma excelente pessoa, um profissional honesto, com conhecimentos, mas não me parece que tenha a dimensão para treinar um Clube com a exigência do Sporting Clube de Portugal. Não é porque ganhou que é porreiro e não é porque perde que já não presta. É uma opinião que tenho desde a primeira hora”, termina.
Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco
05 Jan 2026 | 22:42 |
A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.
Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.
A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).
Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Pedro Sousa esclarece rumores de um possível regresso de Ruben Amorim ao Sporting
05 Jan 2026 | 20:49
Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"
05 Jan 2026 | 19:34
Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
05 Jan 2026 | 17:45