Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

PLANTEL DE FUTSAL PRATICAMENTE FECHADO: SAIBA QUEM SAI E QUEM ENTRA NO SPORTING

Leões têm já desenhada a equipa da próxima época. Existem apenas algumas arestas por limar, mas a base está definida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Nos últimos dois anos, a turma de Nuno Dias ganhou tudo o que havia para ganhar no plano interno: Campeonato Nacional (2020/21 e 2021/22), Taça de Portugal (2019/20 e 2021/22), Taça da Liga (2020/21 e 2021/22) e Supertaça (2021). A época 2021/22 terminou com a conquista do 17.º troféu de Campeão Nacional, aumentando, ainda mais, a distância para o Benfica (oito).

UEFA Futsal Champions League no horizonte
Na próxima temporada, a equipa de Nuno Dias quererá repetir tudo o que foi feito na última época e ainda ambiciona conquistar a tão almejada UEFA Futsal Champions League, perdida, este ano, frente ao Barcelona. Os leões atingiram a quinta final dos últimos seis anos e procuravam conquistar o segundo título consecutivo e o terceiro no total, depois das vitórias, em 2019 e 2021. As prioridades estão bem definidas e os leões sabem o que têm de fazer para voltar a erguer a competição europeia mais importante da modalidade.
Entradas: Anton Sokolov, Fábio Cecílio e Hugo Neves
  • Anton Sokolov (23 anos): pivô russo, tinha apenas mais um ano de contrato com o Sinara Yekaterinburg, fator crucial para a sua contratação. O jovem canhoto de 23 anos, com 1,85m e forte fisicamente, era também cobiçado pelo Benfica. O Sporting recebe assim um dos melhores jogadores do mundo.
  • Fábio Cecílio (29 anos) está praticamente certo no Clube de Alvalade. O universal ex-Benfica, atualmente no Braga, vai estar às ordens de Nuno Dias em 2022/23. O internacional português (113 vezes e 30 golos marcados), ao serviço dos minhotos, contou com 21 golos marcados em 31 jogos na temporada passada.
  • Hugo Neves (22 anos) deve regressar ao Sporting. O clube acionou a cláusula de retorno do jogador, que esteve emprestado ao Elétrico. O pivô está em Alvalade desde os 11 anos (2011/2012), onde realizou toda a sua formação. Esta temporada, Hugo Neves fez 15 golos em 34 jogos. De relembrar ainda que, em 2019, o atleta foi destacado pelo Futsal Planet Awards como nomeado para melhor jogador jovem do mundo.
Saídas: Waltinho e Fernando Cardinal
  • Waltinho (30 anos) está de saída do Sporting. O pivô brasileiro deve regressar ao Jimbee Cartagena (Espanha), emblema que representou na época 2020/21, antes de ingressar no Sporting. Apesar de registar 37 jogos e 20 golos marcados, Waltinho conta como jogador não formado localmente e esse foi um fator decisivo para que os responsáveis verdes e brancos não continuassem com o atleta. Lembrar que, por jogo, cada clube da Liga Placard pode utilizar apenas cinco jogadores que não sejam formados em Portugal. Na última época, Guitta, Caio Ruiz, Alex Merlim, Diego Cavinato, Esteban Guerrero e Waltinho foram os ‘estrangeiros’ da equipa comandada por Nuno Dias. Com Waltinho de saída abre-se então uma vaga no plantel para Anton Sokolov.
  • Fernando Cardinal (37 anos) vai também abandonar o Sporting. Em maio, o próprio jogador confirmou que não vai continuar na turma de Alvalade. Após duas temporadas de leão ao peito (2009/10 e 2010/11), Cardinal regressou aos leões em 2017. Ao todo, o internacional português, realizou 198 jogos, marcou 228 golos e conquistou cinco Campeonatos Nacionais, duas UEFA Futsal Champions League, cinco Taças de Portugal, uma Taça da Liga e cinco Supertaças.
Dúvidas: Miguel Ângelo e Caio Ruiz
  • Miguel Ângelo (28 anos): Depois de, em 2016, ter abandonado Alvalade para rumar ao Benfica, o ala voltou ao Sporting, em 2021, proveniente do Braga. O jogador nunca gerou consenso entre os adeptos leoninos, que criticaram as declarações do internacional português aquando da sua saída. De recordar que, nessa altura, Miguel Ângelo afirmou que não teve de pensar duas vezes para trocar os leões pelas águias. No total, Miguel Ângelo leva 140 jogos pelos leões, com 28 golos marcados. A sua permanência em Alvalade é ainda uma incógnita.
  • Caio Ruiz (24 anos) também é uma das dúvidas sobre se integrará ou não o plantel da próxima temporada. O ala brasileiro foi contratado ao Portimonense no verão de 2021. Marcou 14 golos em 39 jogos, mas não deverá continuar de leão ao peito. O jogador integra a lista dos não formados localmente, fator que pesará para a sua saída do clube leonino. Um empréstimo está em cima da mesa.
Emprestados Sporting: Mamadú e Wesley continuam a rodar
  • Em 2021/22, Mamadú Ture esteve emprestado ao Viseu 2001, tendo realizado 26 jogos e 19 golos marcados. Os responsáveis verdes e brancos acreditam no potencial do jovem ala de 23 anos, mas, para já, continua emprestado. Desta feita, aos Leões de Porto Salvo.
  • Wesley, brasileiro de 21 anos, é outro dos jovens valores do futsal do Sporting. Nas últimas três épocas, ao serviço dos Leões de Porto Salvo, o ala/fixo fez 84 jogos e marcou 19 golos, sendo que, em 21/22, teve o rendimento mais elevado (31 partidas e dez finalizações certeiras). Para já, continuará nos leões, mas de Porto Salvo, e terá a companhia de Mamadú.
Confira aqueles que são os jogadores que devem compor o plantel do futsal do Sporting em 22/23:
  • Guarda-redes: Guitta, Bernardo Paçó e Gonçalo Portugal
  • Fixos: Tomás Paçó, João Matos
  • Universais: Erick Mendonça e Fábio Cecílio
  • Alas: Diego Cavinato, Pany Varela, Pauleta, Alex Merlim, Miguel Ângelo (?) e Caio Ruiz (?)
  • Pivôs: Zicky Té, Esteban Guerrero, Anton Sokolov e Hugo Neves


Fotografia de Sporting




Modalidades

Ricardinho arrasa árbitros do Benfica - Sporting e deixa recado: "Não vale tudo"

Antigo jogador de futsal, com ligação ao clube encarnado, provou estar atento à atualidade do desporto nacional, e deixou comentário à partida

Ricardinho, antigo jogador de futsal, aproveitou as redes sociais para fazer um comentário ao Benfica - Sporting, jogo 4 da final do campeonato
Ricardinho, antigo jogador de futsal, aproveitou as redes sociais para fazer um comentário ao Benfica - Sporting, jogo 4 da final do campeonato

  |

Icon Comentário0

Ricardinho deixou duras críticas à equipa de arbitragem, bem como ao futsal de Benfica e do Sporting, devido à atuação dos três conjuntos durante o jogo 4 da final do campeonato de futsal, que terminou com vitória encarnada, por 7-5, em jogo que necessitou de prolongamento para terminar.


Ricardinho: "Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos"


"Ontem tive oportunidade de assistir ao jogo 4 da final do play-off de futsal. Jogo com um ritmo top, muita intensidade, mas ambas as equipas a falharem muito nas tarefas defensivas e muitos erros individuais", começou por dizer, fazendo um comentário inicial à partida.


Passou, depois, ao ataque: "Arbitragem muito abaixo, para aqueles que são considerados quase unanimemente no mundo do futsal português como os melhores árbitros, muitos erros, e mais preocupados em aparecer que a controlarem um jogo que poderia decidir o título. Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos, expulsão ao Taynan por mostrar naquilo que eu considero uma agressão ao Higor quando não teve qualquer intenção de disputar a bola quando o mesmo ia já isolado para o guarda-redes. Jogo com muitos casos e pouco pulso".

Ricardinho: "Não vale tudo para ganhar, senhores"


"Outra coisa que não consigo entender é usar o VAR para coisas que nada tem haver com o lance para tentarem fazer mudar a opinião do árbitro, somente ridículo e sem sentido, pedem revisão da jogada para possível expulsão quando de facto querem tentar mudar a opinião do árbitro num lance de falta 'duvidosa' quando o árbitro rever a jogada em questão", disparou de seguida Ricardinho.

Terminou, com um recado para as duas equipas: "Não vale tudo para ganhar, senhores. Vocês são treinadores e dão cursos de treinador aos futuros treinadores do nosso país. No final, fico sempre com a sensação que o Benfica tem de estar no seu máximo para ganhar ao Sporting e o Sporting mesmo não estando no seu melhor consegue sempre competir com o Benfica, e quando está no seu melhor é muito superior. Venha esse 5 jogo!"


Modalidades

Goleador ex Sporting bisa frente ao Barcelona (3-2) e sagra-se campeão em Espanha

Antigo jogador do emblema verde e branco foi um dos heróis da partida no país vizinho, ao apontar um bis diante da turma catalã

Antigo craque do Sporting marcou dois golos frente ao Barcelona e voltou a sagrar-se campeão da liga espanhola
Antigo craque do Sporting marcou dois golos frente ao Barcelona e voltou a sagrar-se campeão da liga espanhola

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Jimbee Cartagena conquistou o título de campeão no quarto jogo da final da Liga espanhola, com um final louco. Waltinho, antigo pivô do Sporting - que já tinha marcado no terceiro jogo - foi um dos heróis da partida ao apontar um bis diante da turma catalã.


Com uma vantagem de 2-1 na eliminatória a favor do Jimbee Cartagena, foi a turma blaugrana a fazer o 1-0 logo aos seis minutos, através de um livre direto  executado por Antonio Pérez no Palacio de Deportes de Cartagena. No entanto, Waltinho, de grande penalidade, fez o 1-1.


Num duelo frenético em que a equipa onde joga Erick Mendonça precisava de vencer para forçar a 'negra', foi mesmo o Barcelona que fez o 2-1 antes do intervalo. De novo António, desta vez a entrar pelo poste mais distante e assistido por Adolfo, foi o autor do golo.


O regresso dos balneários foi mais animado e o resultado manteve-se intacto durante a maior parte da segunda parte. No entanto, Waltinho voltou a fazer das duas e empatou a partida (2-2) a 46 segundos do fim, levando o encontro para o prolongamento.

O 3-2 para o Jimbee Cartagena apareceu por Pablo Ramirez a menos de 20 segundos do fim. Os 'Meloneros' confirmaram assim o segundo título consecutivo. Depois de três títulos em 2020/21, 2021/22 e 2022/23, os blaugrana veem agora o rival ser bicampeão.



Modalidades

Ricardinho reconhece que jogador do Benfica deveria ter sido expulso frente ao Sporting

Ex-jogador recorreu esta quinta-feira às redes sociais para fazer uma análise àquilo que viu no quarto jogo da final da Liga Placard entre águias e leões

Ricardinho lamentou qualidade da arbitragem, defendendo que André Coelho e Taynan deveriam ter sido expulsos no Benfica - Sporting
Ricardinho lamentou qualidade da arbitragem, defendendo que André Coelho e Taynan deveriam ter sido expulsos no Benfica - Sporting

  |

Icon Comentário0

Ricardinho, antigo jogador de futsal, lançou uma publicação nas redes sociais, onde criticou a arbitragem da partida entre o Benfica e o Sporting - que terminou com vitória das águias por 7-5. O jogador lamentou a qualidade da arbitragem, defendendo que André Coelho deveria ter sido expulso, bem como Taynan.


Ricardinho: "Arbitragem muito abaixo para aqueles que são considerados quase unanimemente no mundo do futsal português como os melhores árbitros"


"Ontem tive oportunidade de assistir ao jogo 4 da final do playoff de futsal. Jogo com um ritmo ‘top’, muita intensidade, mas ambas as equipas a falharem muito nas tarefas defensivas e muitos erros individuais. Arbitragem muito abaixo para aqueles que são considerados quase unanimemente no mundo do futsal português como os melhores árbitros", começou por escrever.


Ricardinho: "Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos"

O ex internacional português lamenta os sucessivos lapsos dos juízes: "Muitos erros, e mais preocupados em aparecer do que a controlar um jogo que poderia decidir o título. Expulsão ao André Coelho por mostrar na entrada sobre o Diogo Santos, expulsão ao Taynan por mostrar naquilo que eu considero uma agressão ao Higor, quando não teve qualquer intenção de disputar a bola e quando o mesmo ia já isolado para o guarda-redes".


Ricardinho critica o constante uso do VAR por parte de ambas as equipas: "Outra coisa que não consigo entender é usar o VAR para coisas que nada têm a ver com o lance para tentarem fazer mudar a opinião do árbitro, somente ridículo e sem sentido. Pedem revisão da jogada para possível expulsão quando, de facto, querem tentar mudar a opinião do árbitro num lance de falta ‘duvidosa’ para quando este olhar para a jogada em questão. Não vale tudo para ganhar, senhores. Vocês são treinadores e dão cursos de treinador aos futuros treinadores do nosso país".

Por fim, o ex-atleta reconhece que os comandados de Nuno Dias, mesmo num dia mau, estão ao nível dos encarnados: "No final fico sempre com a sensação que o Benfica tem de estar no seu máximo para ganhar ao Sporting e o Sporting, mesmo não estando no seu melhor, consegue sempre competir com o Benfica, e quando está no seu melhor é muito superior. Venha esse 5 jogo", terminou.

Veja a publicação de Ricardinho:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Prodígio do Sporting marca seis golos na vitória de Portugal sobre o Egito
Modalidades

Prodígio do Sporting marca seis golos na vitória de Portugal sobre o Egito

 

Icon Comentário0
Sorteio da Liga dos Campeões é já esta sexta-feira; Sporting fica no pote...
Modalidades

Sorteio da Liga dos Campeões é já esta sexta-feira; Sporting fica no pote...

 

Icon Comentário0
Oficial! Jogador com 300 jogos pelo Sporting de saída do Porto
Modalidades

Oficial! Jogador com 300 jogos pelo Sporting de saída do Porto

 

Icon Comentário0