PLANTEL DO SPORTING JÁ SÓ VALE 86 MILHÕES
Valor da equipa principal era de 120 milhões de euros, mas impacto do coronavírus poderá significar desvalorização de quase 35 milhões de euros
Redação Leonino
Texto
31 de Março 2020, 18:50

O plantel do Sporting CP poderá vir a sofrer uma desvalorização de quase 35 milhões de euros devido ao coronavírus. A equipa principal de futebol dos leões encontrava-se avaliada em 120,3 milhões de euros, segundo o site Transfermarket. No entanto, a paragem das competições devido à Covid-19 poderá traduzir-se numa queda abrupta do valor dos ativos do Clube, o que significa que o plantel leonino valerá apenas 86,1 milhões de euros.

Num estudo divulgado esta segunda-feira, 30 de março, o Observatório do Futebol Europeu aponta para uma desvalorização dos plantéis das cinco principais ligas europeias na ordem dos 28,4%. Fazendo as contas, e aplicando essa percentagem ao valor do plantel do Sporting CP, chegamos à conclusão de que a desvalorização rondará os 34,15 milhões de euros e, portanto, a equipa principal leonina ficará avaliada em apenas 86,1 milhões de euros.

Como demonstrado no gráfico acima, a desvalorização pode chegar a quase cinco milhões de euros num só jogador, como é o caso de Marcos Acuña, que é o principal ativo do plantel leonino. No entanto, nos restantes exemplos, a perda de valor nunca é inferior a dois milhões de euros.

Acuña, Coates e Wendel entre os mais valiosos

No atual plantel verde e branco, os três jogadores mais valiosos são Marcos Acuña (15 ME), Sebastián Coates (10 ME) e Wendel (10 ME). Também por isto, os responsáveis leoninos tenham chegado a equacionar a venda deste trio, caso o negócio de Bruno Fernandes não se concretizasse.

No que concerne a jogadores contratados pela direção de Frederico Varandas, Luiz Phellype (8 ME), Luciano Vietto (7,5 ME), Valentin Rosier (6 ME) e Andraž Šporar (6 ME) são os ativos com maior avaliação financeira.

Camacho, Max e Plata são ativos para o futuro

Apesar de não terem ainda um valor de mercado significativo, Rafael Camacho (4 ME) Luís Maximiano (3 ME) e Gonzalo Plata (1 ME) são jogadores em quem os responsáveis verdes e brancos depositam grandes esperanças. A dar os primeiros passos na equipa principal, estes são jovens com um potencial enorme e que, após cimentarem a sua posição na equipa principal, poderão render alguns milhões ao Sporting CP.

Para lá de Max, nomes como Daniel Bragança, Joelson Fernandes ou Nuno Mendes devem ser tidos em conta visto que são ativos que não entram nos Relatórios & Contas por se tratarem de jogadores da formação verde e branca e, portanto, podem render bastantes milhões aos cofres leoninos e ajudar a equilibrar a atual situação financeira.

Plantel de 2016/2017 valia quase mais do dobro

Para encontrarmos o plantel mais valioso de sempre do Sporting CP temos de recuar até à temporada de 2016/2017. Nessa época, de acordo com o site especializado Transfermarket, a turma de Alvalade estava avaliada em mais de 215 milhões de euros.

William Carvalho (26 ME) era o jogador com maior avaliação de mercado, mas juntavam-se nomes como João Mário (20 ME), Adrien Silva (18ME), Islam Slimani (15 ME) ou Rui Patrício (14 ME). E a grande maioria destes jogadores até acabariam por ser transacionados por valores bem acima da valorização, nomeadamente João Mário,Slimani e Adrien Silva

É certo que orçamentos não ganham campeonatos e o desempenho desportivo do Sporting CP nesse ano é a prova disso mesmo – os leões ficaram em terceiro lugar na Liga NOS e não ganharam qualquer competição –, mas são um indicador que nos permite perceber o quão próximo se está de ganhar quando os plantéis têm mais valor.

  Comentários