
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O golo de Eduardo Quaresma contra o Gil Vicente marcou a segunda vez esta temporada que o Sporting conquistou pontos depois dos 90' minutos. No entanto, por esta altura do campeonato, os leões têm saldo negativo no que toca às conquistas no tempo adicional dado pelo árbitro.
Os leões triunfaram, este fim de semana, contra o Gil Vicente, através de um golo de Eduardo Quaresma já depois dos 90'. Uma vez que o jogo estava empatado, o golo do defesa central valeu dois pontos à formação de Alvalade, importantes na luta pelo título.
O Sporting, de resto, já tinha ganho, por uma ocasião, pontos no período de compensação. Foi fora de casa, contra o Vitória de Guimarães, quando um golo de Trincão para lá do tempo regulamentar salvou a equipa verde e branca de um desaire por 4-3. Mais um ponto salvo, e um total de três pontos ganhos em período de compensação.
O saldo é, então, negativo. Isto porque o Sporting já sofreu, por duas vezes, o empate numa partida em tempo extra. Tanto no dragão, contra o Porto, como em Vila das Aves, com o AVS, os leões sofreram o golo do empate depois dos 90', deixando dois pontos em cada um dos encontros. Encontra-se, assim, o saldo negativo dos verdes e brancos.
Vale a pena destacar que todos estes resultados aconteceram já com Rui Borges aos comandos da equipa. Nem Ruben Amorim, nem João Pereira, ganharam ou perderam pontos pelo Sporting durante o período de descontos, na temporada 24/25.
Treinador português teve longa passagem pelas camadas jovens de Alvalade, onde se cruzou com muitos dos produtos da Academia leonina
|
Eduardo Quaresma ganhou estatuto de estrela no Sporting, depois do golo decisivo contra o Gil Vicente, no encontro da 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O defesa central ganhou a titularidade no Clube de Alvalade, mas essa nem sempre foi a sua realidade nos leões. O jornal A Bola foi falar com antigos treinadores e colegas do jovem craque.
Rafael Barbosa, atualmente no Radomiak Random da Polónia, partilhou o balneário com Quaresma na formação verde e branca e no Tondela. Disse o seguinte: "Aquelas lágrimas foram de um miúdo que tem a noção do que aquele golo pode significar. Em termos emocionais, o Edu, pelo menos em Tondela, era frágil. Acho que o grande segredo dele, do salto e da afirmação no Sporting, se deve muito a isso, porque o talento, a irreverência, esteve sempre lá. Ele fez coisas e ainda agora faz que fico a pensar ele é diferente, tem tudo", começou por partilhar.
Rafael Barbosa explicou, de seguida, que o sonho de 'Edu' sempre foi chegar ao Sporting. Prosseguiu: "Ele não era muito fã de treinar e acho que foi isso que o ajudou a crescer, no Sporting tens de treinar no limite para jogar, então em Tondela chegava aos jogos mesmo a não fazer grandes treinos e era muito bom o que fazia. Tenho a certeza de que com o pensamento certo, com a qualidade dele pode ser uma mais-valia num futuro na Seleção Nacional".
O jornal português também falou com Leonel Pontes, que orientou Quaresma nas camadas de formação dos leões: "Todos os treinadores tiveram uma luta com o Quaresma. Primeiro porque tinha algo de especial: sua a qualidade. Mas era um pouco preguiçoso, um pouco desleixado com o rigor do treino. O facto de ter sido emprestado e ver que existia um caminho a percorrer fez com que pudesse aproveitar o processo diário de trabalho", começou por dizer.
Continuou com o mesmo raciocínio: "Hoje é um jogador que está a ser aposta e isso é sinal que melhorou o seu comportamento profissional. Mais sério e profissional. É cativante porque é um bom miúdo, tem um sorriso fácil, é comunicativo, não é um rapaz tímido, que dá luta para qualquer treinador, porque é necessário ter alguma inteligência para lidar com o Eduardo. São estes jogadores que dão identidade a um clube", rematou Leonel Pontes acerca de Eduardo Quaresma, do Sporting.
Atleta que foi muito feliz com a Listada verde e branca analisou desempenhos dos defesas-centrais verdes e brancos nesta temporada
|
André Cruz, histórico defesa-central do Sporting que integrou a equipa que conquistou o título em 1999/00, considera que Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande - que recebeu uma tremenda notícia antes do dérbi - têm bastante qualidade, mas, em jeito de brincadeira, defende que ‘não chegam aos calcanhares’ da dupla que fez com Beto no início de milénio.
André Cruz sobre Diomande: "Corre riscos, mas permite-lhe ousar um pouco mais"
"Trata-se de um excelente central [Ousmane Diomande]. É rápido, forte fisicamente, tem boa técnica e é atrevido. Além disso, é bom nos lances aéreos. É verdade que às vezes corre riscos, mas a sua dimensão futebolística permite-lhe ousar um pouco mais", começou por afirmar André Cruz, tecendo elogios ao central do Sporting.
"É [Gonçalo Inácio] igualmente dotado tecnicamente, gosta de sair a jogar, assume riscos, mas não é tão forte fisicamente como o colega. Acho que se complementam, mas não são tão bons como eu e o Beto naquela altura [risos]", finalizou André Cruz, destacando a capacidade para sair a jogar do internacional português.
Com a camisola do Sporting, André Cruz realizou 105 encontros, divididos por três temporadas (1999 a 2001). Ao longo do seu trajeto no Clube de Alvalade, o antigo futebolista marcou 15 golos e conquistou quatro títulos (dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira).
O dérbi entre Sporting e Benfica está agendado para o próximo sábado, às 18h00, no Estádio da Luz. O jogo pode definir o campeão da Liga Portugal Betclic 2024/25, isto caso os leões vençam as águias ou os encarnados triunfem diante dos verdes e brancos por dois golos de diferença.
Foram reveladas notícias importantes acerca da participação do árbitro português no dérbi decisivo entre verdes e brancos e águias
|
O dérbi entre Benfica e Sporting é o grande assunto da semana no futebol português. O Leonino já tinha avançado, em Exclusivo, que Frederico Varandas estaria com receio da nomeação de João Pinheiro para a partida. Ficou-se, a saber, há pouco, uma novidade em relação ao árbitro português: apenas dois dias antes do jogo decisivo do campeonato, vai apitar o encontro da Liga Conferência entre Chelsea e Djurgarden.
O árbitro português foi nomeado para a partida referente à segunda mão das meias finais da Liga Conferência. A partida está marcada para a próxima quinta feira, dia 8 de maio, para as 20h00, em Londres. Esta data daria cerca de 48 horas de descanso ao juiz luso, caso seja escolhido para arbitrar o Benfica - Sporting.
Ficaram-se a saber, também, os restantes árbitros que vão auxiliar João Pinheiro na partida da Liga Conferência. Bruno Jesus e Luciano Maia serão os juízes assistente. Luís Godinho será o quarto árbitro, Tiago Martins vai estar no VAR e André Narciso no AVAR.
Apesar de ser uma indicação importante acerca da presença, ou não, de João Pinheiro no Benfica - Sporting, não é definitivo. Já por duas vezes esta temporada o árbitro português arbitrou um encontro das competições europeias a meia da semana, e voltou a apitar na Liga Portuguesa com dois dias de descanso.
Luís Godinho é outro dos candidatos a apitar o dérbi, tendo em conta o histórico recente. No entanto, tal como João Pinheiro, também estará presente no Chelsea - Djurgarden, pelo que não há mais indicações acerca do possível juiz da partida.