Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geovany Quenda é a Revelação do Ano para a Redação do Leonino. 2024 ficará marcado na memória do jovem craque do Sporting, que se deu a conhecer ao Mundo. Lançado 'às feras' por Ruben Amorim, mostrou que a idade é só um número e que joga como 'gente grande'.
Com bons pormenores na equipa B dos leões, o 'camisola 57' foi a grande novidade no Troféu Cinco Violinos. Sem Nuno Santos, o técnico dos verdes e brancos à data adaptou Geny Catamo à esquerda, dando a ala direita ao irreverente extremo.
A boa exibição valeu-lhe a primeira titularidade oficial, na Supertaça Cândido de Oliveira. Diante do Porto, com um troféu em disputa e no encontro de estreia, Quenda disse 'presente'. Apesar do resultado negativo (4-3 para os dragões), o canhoto marcou um grande golo e mostrou que seria opção válida durante a temporada.
Desde então, tem sido o grande destaque do Sporting esta temporada. Com idade de júnior, vai fazendo as delícias dos adeptos na equipa principal. As grandes exibições valem-lhe cobiça de tubarões europeus e a primeira chamada à Seleção Nacional, apesar de Roberto Martínez não ter dado minutos ao jogador.
Fruto da ascensão meteórica de Quenda, o valor de mercado disparou. No início da temporada, o ala não estava cotado pelos especialistas e rapidamente subiu para 15 milhões de euros. Com nova atualização, no passado dia 29 de dezembro, o craque vale 30 milhões de euros.
Oito épocas de leão ao peito, vários recordes, golos decisivos e um carinho interminável. O central uruguaio deixou um legado em Alvalade que nunca será esquecido
|
0Sebastián Coates é o Capitão do Ano para a Redação do Leonino. 2024 foi ingrato para o legado do central, que se viu forçado a abandonar o Clube e regressar ao Uruguai por motivos familiares. Para trás fica uma bonita história, alguns recordes e muitas saudades.
Chegado a Alvalade no mercado de inverno de 2015/16, o defesa rapidamente ganhou lugar no onze inicial. Emprestado pelo Sunderland até ao final da época em questão, as exibições fizeram a Direção leonina estender a duração do acordo, até ao final de 2016/17. Volvido ano e meio, o Sporting pagou 5 milhões de euros aos ingleses para segurar o jogador em definitivo.
Coates foi criando uma bonita ligação com os adeptos, tornando-se o patrão da defesa dos leões. Juntamente com Jérémy Mathieu, fez, durante três temporadas, uma dupla muito acarinhada pela massa associativa do Clube de Alvalade.
Apesar de já ter o respeito dos adeptos, o momento que solidificou o uruguaio na História do Clube ocorreu na temporada 2017/18. O ataque à Academia Cristiano Ronaldo marcou um dos episódios mais negros do Sporting. Vários foram os jogadores e estrelas da equipa que rescindiram contrato, alegando justa causa. Mas Coates ficou, por profissionalismo, por respeito, por amor.
2019/20 ficaria possivelmente marcado como a pior experiência desportiva do jogador, ao longo de 8 anos com a Listada verde e branca. Seba passou um período difícil, bem como todo o plantel. Alguns autogolos e lances infelizes deixaram o central cabisbaixo para, na temporada seguinte, renascer como uma Fénix.
O Sporting voltou a sagrar-se Campeão Nacional, 19 anos depois, e Coates foi eleito o MVP da Liga. Com exibições defensivas irrepreensíveis, o 'camisola 4' foi crucial com golos nos instantes finais de várias partidas. Nessa época, balançou as redes adversárias em sete ocasiões. Seguiram-se mais duas temporadas a bom nível, apesar de os leões não terem conseguido revalidar o título, que chegaria a Alvalade mais uma vez, em 2024/25. O uruguaio voltou a ser crucial na campanha triunfante do Sporting, naquela que seria a sua última temporada.
Dia 6 de julho de 2024, o Sporting anunciou a saída daquele que era visto como figura paternal do plantel. Apesar de tudo prever uma renovação, Seba foi forçado a regressar ao Nacional de Montevideo. Para trás, fica o recorde de estrangeiro com mais jogos pelos leões - 369 -, 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: uma Taça de Portugal, uma Supertaça, dois Campeonatos Nacionais e quatro Taças da Liga.
P.S: A passagem do central em Alvalade deixou duas certezas na vida: A morte e 'Canto? Golo do Coates'. Nunca esqueceremos quem nos tornou mais fortes. Obrigado, pai!
Internacional portuguesa teve um ano de sonho, inscrevendo o seu nome na história do Clube de Alvalade e da Seleção Nacional
|
0Diana Silva foi eleita pela Redação do Leonino como Atleta Feminina do Ano. A avançado de 29 anos, que tem um papel crucial na formação verde e branca, acabou por escrever o seu nome na história do Clube de Alvalade.
A ‘camisola 19’ das leoas completou em 2024 o 200.º jogo com a Listada verde e branca. A marca notável garante à ponta de lança um lugar especial nas páginas do Sporting, sendo a jogadora com mais partidas pelo emblema leonino.
Na temporada 2023/2024, a dianteira de 29 anos fez 27 jogos, nos quais apontou 14 golos e fez duas assistências. Embora a formação comandada à data por Mariana Cabral não tenha conquistado qualquer título, Diana Silva solidificou o seu lugar como um dos pilares do futebol feminino do Sporting.
A nova época não tem sido fácil para Diana Silva, que marcou apenas dois golos e fez uma assistência em 15 jogos. Embora esta primeira metade de temporada tenha chegado com algumas dificuldades, na Seleção tem sido diferente. A jogadora portuguesa marcou o golo decisivo frente à República Checa, que apurou a seleção nacional para o Europeu de 2025.
Pelo Sporting, espera-se que continue a fazer história e vá escalando degraus na lista de atletas com mais partidas pelo Clube. O título continua a ser o grande objetivo e Diana Silva é um dos trunfos de Micael Sequeira para o regresso dos troféus ao Museu.
Aos 19 anos, a jovem médio tem vindo a afirmar-se em Alvalade, com cada vez mais minutos e prestações bastante positivas que deixam água na boca aos adeptos do Clube de Alvalade
|
0Andreia Bravo é a escolha da Redação Leonino para o Prémio Revelação do Ano (Feminino). Apesar de a temporada 2023-2024 não ter sido brilhante em termos coletivos para o Sporting, a jovem jogadora destacou-se como um dos pontos mais positivos da equipa leonina.
Com apenas 19 anos, a futebolista tem vindo a somar boas exibições na equipa agora liderada por Micael Sequeira, com minutos e prestações assinaláveis, tendo já participado em 16 encontros, com dois golos e quatro assistências em 2024/25.
O ponto alto da sua trajetória aconteceu no passado mês de outubro ao atingir um marco significativo na carreira de qualquer atleta profissional: a chamada à Seleção Nacional A, que atesta todo o seu talento e potencial, apesar da tenra idade.
A atleta integrou a convocatória de Francisco Neto para a primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, frente ao Azerbaijão (4-1) e chegou, inclusive, a somar os primeiros minutos com a equipa das quinas.
Após a primeira experiência na Seleção, a jovem médio voltou a ser utilizada no segundo encontro e, com um passe para golo, ajudou as ‘Navegadoras’ a levar de vencido o conjunto azeri (4-0) e a chegar à derradeira ronda do play-off, que Portugal viria a vencer diante da Chéquia (3-1 no agregado).
No panorama do futebol feminino em Portugal, surge assim uma nova estrela em ascensão: Andreia Bravo é uma das jogadoras mais promissoras da atualidade e um dos grandes ativos do plantel verde e branco.