Futebol
Futebolista que marcou 151 golos pelo Sporting admite: "Sou do Benfica"
26 Abr 2026 | 15:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jul 2024 | 22:30 |
Há bastante tempo que Rodrigo Ribeiro espera pela oportunidade de Rúben Amorim, mas o técnico do Sporting pode optar por Rafael Nel. A hipótese foi levantada por Tiago Gonçalves, que treinou o jovem na equipa de sub-14 do Belenense, em declarações ao jornal Record, depois das boas exibições de Nel na pré-época.
"Veio do Benfica e, quando chega ao Belenenses, até jogava mais atrás no futebol de 7. Quando começou a jogar a avançado, percebemos que tinha caraterísticas mais móveis. Joga muito bem de costas para a baliza, associa-se muito bem com os colegas. Não é avançado de estar parado, é muito móvel, e dentro dessa mobilidade tem destreza e agilidade que o ajudam muito no jogo. É ágil, rápido e mesmo que não pareça que tem uma técnica por aí além, a verdade é que a relação dele com a bola e a baliza é muito boa", começou revelando um pouco do percurso do jovem.
"É mais completo que Rodrigo Ribeiro. Acho que tem hipótese, até por aquilo que tem sido o projeto que passa cá para fora do Sporting e do Rúben. Acho que há sempre hipótese para um miúdo da formação mostrar rendimento no presidente e acho que tem espaço no plantel. Pode vir a ter oportunidades nas taças, no campeonato, e se for o segundo avançado em alguma convocatória, não me admirava que o Rúben surpreendesse e o lançasse a titular quando o Gyökeres não estiver a 100 por cento. Tem uma perspicácia muito grande", acrescentou.
O atacante de 19 anos foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, no inverno da temporada seguinte, trocou Belém pelos verdes e brancos. Em 2022/23, Rafael Nel fez 32 jogos e nove golos pelos juniores leoninos, somando, ainda, oito partidas e quatro tentos ao serviço dos sub-23.
Na temporada que terminou, Rafael Nel fez a estreia na equipa principal do Sporting, tendo entrado aos 84 minutos, na vitória diante do Young Boys, por 3-1, para a Liga Europa. Ao serviço da equipa B dos leões, o jovem ponta de lança fez oito golos, em 27 partidas disputadas.
Depois da derrota diante do Benfica na ronda anterior, leões tiveram uma noite infeliz diante do último classificado e complicam contas
26 Abr 2026 | 22:37 |
O Sporting empatou com o AFS SAD (1-1), este domingo, dia 26 de abril, em jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da derrota diante do Benfica na ronda anterior, os leões tiveram uma noite infeliz diante do último classificado.
A jogar no reduto da formação nortenha, o Clube de Alvalade foi tendo bola no meio campo adversário e fez algumas aproximações, especialmente com as subidas dos seus laterais, mas pecaram no momento de atirar à baliza e o nulo manteve-se ao intervalo.
Na segunda parte, Rafael Nel fez o 1-0 aos 47 minutos. Georgios Vagiannidis entrou pela direita e cruzou rasteiro para a pequena área. Devenish corta para dentro da baliza e o avançado português desviou inaugurar o placard. Aos 66 minutos, foi assinalada uma grande penalidade assinalada ao AFS por mão na bola de Hidemasa Morita. Pedro Lima, da marca do castigo máximo, fez o 1-1. Até ao apito final, os leões ainda carregaram em busca do golo, mas sem sucesso. O AFS ainda teve a chance de fazer o segundo aos 90+5', mas o remate de Óscar Perea foi ao poste.
Com este empate – o nono em 51 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm 72 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (82) está no primeiro posto (mais um jogo). Já o Benfica é segundo com 75 e também mas mais um duelo disputado.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a jornada 26 (em atraso) da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Golo de Rafael Nel:
Comentador elogiou trajeto dos verdes e brancos ao longo da época, destacando o trabalho de Rui Borges, mas deixa um alerta ao Clube de Alvalade
26 Abr 2026 | 16:56 |
Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo. Na sua análise, o comentador destacou que, caso os leões fiquem em terceiro lugar no Campeonato, dizem adeus a cerca de 40 milhões de euros da qualificação para a Liga dos Campeões.
Diogo Luís: "Um único deslize pode representar uma perda de cerca de 40 milhões de euros da UEFA Champions League"
“O Sporting passou de uma posição confortável a um cenário de pressão máxima e, neste momento, um único deslize pode representar uma perda de cerca de 40 milhões de euros da UEFA Champions League”, escreveu o comentador no jornal 'A Bola'.
Ainda assim, elogiou o trajeto dos leões ao longo da temporada, destacando o trabalho de Rui Borges: "O Sporting tem feito uma época de grande nível sob o comando de Rui Borges. Mudou o sistema tático, valorizou praticamente todos os jogadores e conseguiu manter a equipa competitiva em todas as frentes, incluindo uma campanha exigente na UEFA Champions League”.
No entanto, Diogo Luís aponta o desgaste como fator decisivo nesta fase: “A época também trouxe um problema inevitável: o desgaste. Entre lesões e poucas soluções no plantel, a margem de gestão tornou-se cada vez mais curta. É por isso que o jogo em Alvalade frente ao Benfica acabou por ganhar tanta relevância. Depois de um jogo europeu muito exigente em Londres frente ao Arsenal, o Sporting apresentou sinais claros de fadiga”.
Diogo Luís critica, ainda assim, a gestão do encontro nos minutos finais, considerando que faltou pragmatismo à equipa técnica: "O problema é que, aos 80 minutos, o jogo já pedia gestão e não risco. Ao optar por substituições que retiraram equilíbrio, o Sporting perdeu controlo num momento em que o empate já seria um resultado estratégico. Mais do que um ponto perdido, ficou a sensação de uma oportunidade desperdiçada num momento decisivo da época”.
Numa partida disputada no reduto dos minhotos, Clube de Alvalade até teve algumas chances para marcar, mas voltou a não ser feliz
26 Abr 2026 | 16:03 |
A equipa B do Sporting perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Os leões somaram a quarta derrota consecutiva e só venceram um encontro nos últimos nove.
Numa partida disputada no reduto dos minhotos, o Clube de Alvalade entrou melhor na partida, com mais bola, mas não conseguiu materializar esse domínio em perigo. Aos 10 minutos, a equipa da casa fez o 1-0. Canto batido por Moha, a bola atravessou a área e caiu nos pés de Heinz Morschel que não desperdiçou.
Na segunda parte, o Sporting entrou mais permissivo e o Vizela teve um par de oportunidades para fazer o 2-0. Apesar da superioridade, os leões mostraram que conseguiam criar perigo de um momento para o outro, mas o resultado não se alterou.
Com esta derrota – a 16.ª em 31 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no 10.º lugar, à condição, da tabela classificativa, com 41 pontos. A próxima partida está marcada para sexta-feira, dia 1 de maio, frente ao Benfica B, pelas 20h30, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), David Moreira, Rômulo Jr., Rafael Mota, Rodrigo Dias, Rayan Lucas, Samuel Justo, Mauro Couto, Paulo Cardoso, Flávio Gonçalves e Lucas Anjos. Bruno Ramos, que vai assinar em definitivo, não foi opção por lesão.
Futebolista que marcou 151 golos pelo Sporting admite: "Sou do Benfica"
26 Abr 2026 | 15:08
Ekrem Konur diz que Deco tem craque do Sporting na lista de alvos para reforçar Barcelona
26 Abr 2026 | 13:13
Sporting vai receber 20M por jogador que não joga pelos leões desde fevereiro
26 Abr 2026 | 12:40