
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Ago 2025 | 18:54 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao Sporting, em relação ao cartão vermelho visto por Conrad Harder - por ter gritado 'Yeah' "de forma provocatória" no Santa Clara-Sporting da 29.ª jornada do último campeonato, e consequente suspensão de um jogo, e multa aplicada ao jogador e ao Clube de Alvalade.
Logo na altura da suspensão, o Sporting fez entrar um recurso no TAD. A resposta chegou, três meses depois, para dar razão aos leões. No entanto, Conrad Harder há muito cumpriu o jogo de castigo, sendo que, na prática, o Clube de Alvalade acabou por sofrer as consequências de um caso em que, afinal, nada de errado ocorreu.
Segundo conclusão do acórdão disponibilizado pelo TAD, foi tida em conta a falta de resposta dada ao recurso do Sporting, por parte do Conselho de Disciplina. Os leões procuravam, na altura, uma prova presencial de esclarecimento por parte da equipa de arbitragem.
"Sobre o requerido e exposto pelo Demandante [Harder], o CD nada disse, não emitiu qualquer despacho a pronunciar-se sobre a diligência probatória requerida pelo Demandante, de admissibilidade ou inadmissibilidade da mesma de forma fundamentada, de deferimento ou indeferimento da mesma, o que sempre deveria ser de forma fundamentada", começou por explicar o TAD, no documento disponibilizado.
O Tribunal Arbitral do Desporto prosseguiu com a explicação da decisão que surge três meses depois do recurso: "'Pura e simplesmente, ignorou' como refere o próprio Demandante, transformando o direito de audiência prévia do Demandante em momento meramente formal".
Antigo dirigente dos leões aplaudiu escolha do Presidente verde e branco, mas garante que, caso estivesse na mesma posição, poderia ficar dividido
12 Set 2025 | 15:45 |
Frederico Varandas rejeitou ser CEO de um dos grandes clubes da Arábia Saudita. O Al Ahli tentou levar o Presidente do Sporting no mercado de verão, oferecendo um salário estratosférico. Dias Ferreira aplaudiu a decisão de continuar em Alvalade, mas, caso estivesse na mesma situação, admite que poderia ficar indeciso.
Dias Ferreira: "Obviamente que diria que Varandas tomou a posição certa"
"Obviamente que diria que ele tomou a posição certa. O que direi também é que é uma posição difícil de tomar, que Frederico Varandas parece não ter demorado muito tempo a decidir. Não sei se com a idade dele a tomaria com a mesma facilidade, principalmente pelos valores apresentados, nem estaria outra coisa em causa. Mas acho que isso qualquer pessoa olharia para essa opção e teria de debater", começou por dizer, ao Notícias ao Minuto.
Questionado sobre a decisão do Presidente em candidatar-se às eleições de 2026, Dias Ferreira não fecha a porta à possibilidade da existência de listas de oposição: "Concorrência a Frederico Varandas? Poderá acontecer, mas não tenho informações de nada".
Dias Ferreira: "Acho que está a ser um mandato positivo, aliás como já foi o primeiro"
"Acho que está a ser um mandato positivo, aliás como já foi o primeiro. Mas este segundo mandato, sem dúvida nenhuma, que foi um mandato de sucesso. Se poderá aumentar o número de títulos num próximo mandato? Acredito que sim, está num bom caminho para o fazer. Mas essa questão de ser ou não o mais titulado é apenas no futebol, porque nas restantes modalidades parece-me que não será o mais titulado no Sporting", acrescentou.
Para terminar, Dias Ferreira avaliou estes sete anos de Varandas como positivos, acreditando que o cargo não terá alterações: "Conseguiu fazer com que outros problemas fossem resolvidos após um período difícil, não foram só os títulos. A minha apreciação é global e acho que será com naturalidade que o próximo mandato se realize com o mesmo Presidente", concluiu.
Futebolista que chegou a ser apontado aos leões e foi muito cobiçado pela estrutura bisou e garantiu passagem à próxima fase da Taça do Brasil
12 Set 2025 | 15:27 |
O Cruzeiro está na próxima fase da Taça do Brasil, após vencer o Atlético-MG por 2-0, com bis de Kaio Jorge - jogador que chegou a ser apontado ao Sporting. O avançado já tinha marcado um golo na primeira mão (2-0) e foi o grande herói da eliminatória.
Com uma vantagem obtida fora de casa, a formação orientada por Leonardo Jardim recebeu a equipa adversária com ambição de avançar na prova. Logo aos 5', Kaio Jorge fez o primeiro do encontro e deixou a eliminatória muito bem encaminhada para o antigo treinador do Sporting.
O Atlético-MG, fruto da desvantagem de três golos, assumiu as rédeas do encontro até ao intervalo, mas não conseguiu materializar as oportunidades. Quem não marca, sofre e, logo a abrir a segunda parte, Kaio Jorge apontou o 2-0 (48') e sentenciou a passagem à próxima fase da Taça.
O Atlético-MG ainda tentou colocar o pé no acelerador, procurando um golo que pudesse valer uma réstia de esperança. Contudo, Hulk e companhia não conseguiram bater Cássio. Guilherme Arana ainda foi expulso no tempo de compensação, aos 90+1'.
Esta temporada, com a camisola do Cruzeiro, Kaio Jorge - avaliado em 17 milhões de euros - leva 20 golos e cinco assistências em 32 partidas, a melhor marca da carreira. Sob comando de Leonardo Jardim, o antigo alvo do Sporting disputou 2.323 minutos.
Formação orientada por Fernando Diniz venceu nas grandes penalidades, após empate (1-1) no tempo regulamentar da partida dos quartos-de-final
12 Set 2025 | 14:54 |
O Vasco da Gama eliminou o Botafogo nos quartos-de-final da Taça do Brasil. Nuno Moreira, antigo jogador do Sporting, marcou o golo da formação orientada por Fernando Diniz, que acabou por vencer nas grandes penalidades após empate no tempo regulamentar (1-1).
No primeiro encontro, disputado em casa do Vasco da Gama, as equipas empataram (1-1), ficando a decisão adiada para a segunda mão. No Estádio Nilton Santos, o Botafogo entrou pressionante, mas Nuno Moreira, contra a corrente, abriu o ativo aos 21 minutos.
Ainda na primeira parte, Alex Telles, de grande penalidade, igualou o marcador (43') e levou a partida empatada para intervalo. Nos últimos 45 minutos, o Botafogo tentou chegar ao golo da vitória, mas Leo Jardim travou todas as investidas da equipa da casa.
Nas grandes penalidades, o Vasco da Gama acabaria por vencer, 5-3. Alex Telles, que já tinha faturado no decorrer do encontro, permitiu a defesa a Leo Jardim, enquanto a equipa do ex Sporting marcou todos os pontapés da marca de castigo máximo.
Esta temporada, com a camisola do Vasco da Gama, Nuno Moreira - avaliado em 3 milhões de euros - soma já 37 jogos: 21 no Brasileirão, oito na Copa Sul-Americana, sete na Taça do Brasil e outro no Campeonato Carioca. Nos seus 2.675 minutos de utilização, o extremo - confesso admirador de Cristiano Ronaldo - já apontou sete golos e seis assistências.
Veja as palavras do ex Sporting Nuno Moreira após o apito final: