Futebol
Hugo Viana quer levar para o Manchester City jogador 'improvável' do Sporting
04 Nov 2025 | 06:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jul 2025 | 12:12 |
Após várias decisões disciplinares controversas que marcaram a época desportiva do Sporting, o emblema de Alvalade decidiu pronunciar-se sobre o assunto, defendendo a independência das entidades que regulam o futebol num comunicado oficial do Clube. A Direção leonina decidiu ainda destacar a dualidade das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, acusando o órgão presidido por Pedro Proença de favorecer o Benfica e o Porto.
Sporting: "Um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol"
“O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exatamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades atuem de forma objetiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias. É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva”, começa por se ler no comunicado.
De seguida, os verdes e brancos decidem mencionar os processos disciplinares impostos a Conrad Harder, Zeno Debast, Ricardo Esgaio e Geovany Quenda, comparando as situações a uma semelhante protagonizada por António Silva, do Benfica, que teve uma sanção mais leve: “Conrad Harder gritou ‘Yeah’ a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão. Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão ‘Chupa c**’ a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo. Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou ‘Chupa’ no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reação de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de €408”.
Sporting: "O Presidente do Sporting limitou-se a fazer declarações públicas"
“O Presidente do Sporting foi suspenso por 51 dias por decisão datada de 03/04/2025. Durante a sua suspensão, o Presidente do Sporting limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município. O Presidente do Benfica confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor. O Presidente do Porto acusou publicamente o Presidente do Sporting de ‘coagir árbitros’”, continuou o comunicado do Clube, revelando de seguida uma nova discrepância entre decisões tomadas contra o Sporting em comparação aos dois rivais.
Por fim, os leões voltaram a sublinhar a dualidade das sanções disciplinares aplicadas a si e aos restantes clubes: “Resultado? 2 processos disciplinares instaurados ao Presidente do Sporting . 0 processos disciplinares contra os Presidentes do Benfica e do Porto. Os factos e a sua disparidade falam por si”.
Confira o comunicado na íntegra:
O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exactamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades actuem de forma objectiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias – sendo a única desigualdade aquela que resulta do mérito desportivo.
É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva.
1. Celeridade
O jogador Conrad Harder, do Sporting CP, foi suspenso por 1 jogo no dia 17/04/2025. O recurso apresentado foi decidido pelo Conselho de Disciplina após o cumprimento da suspensão, no dia 24/04/2025.
Uma decisão inútil no tempo, que retira qualquer efeito útil ao direito de defesa.
2. Igualdade
Conrad Harder gritou “Yeah” a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão.
Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão “Chupa c**” a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo.
Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou “Chupa” no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reacção de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de €408.
3. Isenção
O Presidente do Sporting CP foi suspenso por 51 dias por decisão datada de 03/04/2025.
A notificação da decisão só foi feita no dia seguinte, no dia 04/04/2025, atrasando o início do cumprimento da suspensão.
Consequência desse atraso, o castigo apenas terminou no dia 25/05/2025 (em vez de 24/04/2025), dia da final da Taça de Portugal, impedindo o Presidente do Sporting CP de aceder à zona técnica e acompanhar a equipa no jogo.
4. Imparcialidade
Durante a sua suspensão, o Presidente do Sporting CP limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município.
Em contraste:
O Presidente do SL Benfica confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor.
O Presidente do FC Porto acusou publicamente o Presidente do Sporting CP de “coagir árbitros”.
Resultado?
2 processos disciplinares instaurados ao Presidente do Sporting CP.
0 processos disciplinares contra os Presidentes do SL Benfica e do FC Porto.
5. Coerência
No caso Conrad Harder, o Conselho de Disciplina defendeu a teoria da “field of play” para validar a decisão da equipa de arbitragem.
No caso Matheus Reis, essa mesma teoria foi distorcida, afastando-se o entendimento anteriormente assumido pelo órgão relativamente à valoração das decisões do VAR para punir o jogador com uma suspensão de 4 jogos.
6. Rigor
No âmbito do processo disciplinar instaurado contra o jogador Matheus Reis – na sequência de uma participação disciplinar apresentada pelo SL Benfica e por César Boaventura com base num vídeo em que alegadamente profere determinadas declarações junto ao autocarro da equipa – o Conselho de Disciplina juntou aos autos os contratos referentes à contratação dos jogadores Matheus Reis, Viktor Gyökeres, Morten Hjulmand e Geovany Quenda, incluindo os respectivos contratos de transferência, contratos de trabalho e contratos de intermediação com agentes de futebol.
Não fosse a pronta intervenção da Sporting SAD no sentido de os documentos serem imediatamente desentranhados dos autos, o SL Benfica e César Boaventura teriam tido – presumindo que não tiveram – acesso a documentos confidenciais com segredos comerciais do Sporting CP e dados pessoais dos jogadores devido à decisão do Conselho de Disciplina da FPF de juntar aos autos elementos totalmente irrelevantes e desconexos com o objecto do processo disciplinar. Pergunta-se: a que propósito se expõem contratos confidenciais num processo disciplinar com base num vídeo?
Os factos e a sua disparidade falam por si.
Internacional sueco saiu do último encontro do Arsenal com queixas físicas e o treinador deu recentes declarações sobre a sua condição física
04 Nov 2025 | 07:56 |
Viktor Gyokeres lesionou-se na partida frente ao Burnley, no último fim de semana, e agora irá desfalcar o Arsenal na partida diante do Slavia, em Praga, para a Liga dos Campeões. A informação foi confirmada pelo próprio Mikel Arteta, em antevisão ao encontro.
"Ele definitivamente não está disponível. Ele não treinou hoje e precisamos fazer mais alguns exames e tomografias nos próximos dias para entender a extensão da lesão, mas para este jogo ele não está disponível", ressalvou o treinador, em declarações à imprensa britânica.
"Estou preocupado, porque ele não teve muitos problemas musculares e teve que sair do campo. Ele estava a sentir algo e isso obviamente nunca é um bom sinal. Especialmente para um jogador que é muito, muito explosivo, por isso estamos a investigar um pouco mais para compreender a gravidade da lesão e anunciaremos quando soubermos mais", atirou ainda o treinador do Arsenal, que não poderá contar com o ex-jogador do Sporting na prova milionária.
"Obviamente, ele ficou muito desapontado após o jogo com o que sentiu, mas isso faz parte do futebol. No final das contas, se esperas uma linha linear, com tudo a subir, isso não vai acontecer. Se ele tem algo com que lidar, nós o ajudaremos a fazer isso. Ele estava num momento muito bom, em ótima forma, é muito importante para a equipa, mas amanhã não o teremos, então é isso", vincou ainda.
A verdade é que, fora Gyokeres, Arteta também não poderá contar com Zubimendi, que está de fora por castigo. Também Declan Rice está em risco de falhar o encontro diante do Bayern, por acumulação de amarelos: "Isso vem junto com a situação do Zubi. Sabemos que o Zubi também tinha dois cartões amarelos, então é assim que funciona a competição. Em algum momento, podes perder jogadores em jogos cruciais. Obviamente, vamos tentar evitar isso o máximo possível, mas faz parte da competição".
Antigo treinador dos verdes e brancos pretende contar com os serviços do jogador num futuro próximo, mas o processo não se adivinha simples
04 Nov 2025 | 07:38 |
Vitor Roque tem sido um dos destaques do Palmeiras na presente temporada desportiva e, depois de ter dado uma 'nega' das grandes ao Sporting no passado, o avançado brasileiro prepara-se para voltar a fazê-lo... desta vez diretamente a Ruben Amorim, que continua a desejar o jogador, agora no Manchester United.
No entanto, André Cury, agente do futebolista que trocou o Barcelona pelo Palmeiras há cerca de meio ano - por 25,5 milhões de euros - deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas pela sua contratação.
"Hoje, temos uma chuva de ligações de europeus, principalmente, da Premier League e de Itália. Ligam para perguntar valores e condições, mas estamos estamos a meio da temporada", disse o empresário, em declarações ao Globoesporte.
"Já tivemos uma oferta do mundo árabe, de 35 milhões de euros, que não interessava, e, agora, vai chegar uma proposta na casa dos 50 milhões [de euros], da Premier League", adiantou ainda, mas deixando claro que, para já, Vitor Roque "não tem pressa" em sair do Brasil.
"O plano era voltar para cá, ficar forte novamente e estudar o mercado, também. Se chegar uma proposta boa para todos e tiverem o entendimento de que ele tem de sair, ele está aberto para escutar, mas ele está muito feliz no Palmeiras, logo, agora, quer tentar ganhar o Brasileirão e a Taça Libertadores", concluiu.
Internacional grego foi o jogador escolhido pelo Clube de Alvalade para realizar a antevisão à partida da quarta jornada da Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 07:21 |
Fotis Ioannidis foi o escolhido para ser porta-voz do Sporting na antevisão à partida frente à Juventus, válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões. O jogador falou sobre a possibilidade de ser titular nesta terça-feira, dia 4 de novembro, em Turim, além de se mostrar tranquilo com a concorrência de Luis Suárez.
Fotis Ioannidis: "Estou sempre a tentar ajudar a equipa"
"É sempre assim no futebol. Estamos em um grande clube, então é normal. Estou sempre a tentar ajudar a equipa, dou o meu melhor no treino, quero estar disponível e o treinador decidirá quem é o melhor para jogar", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
Titular no Juventus - Sporting? Ioannidis: "Não tenho a certeza"
Depois de ter marcado nas duas últimas partidas dos leões, o internacional grego respondeu diretamente à possibilidade de fazer parte do onze inicial de Rui Borges: "Não tenho certeza, mas estou sempre pronto. Qualquer que seja a decisão do treinador, seja começar ou entrar como substituto, é para ajudar e ajudar a equipa a ganhar".
Rui Borges? Ioannidis: "Tem um carácter muito bom e ajudou-me muito durante"
De resto, Ioannidis deixou algumas palavras sobre o treinador do Sporting, que tem sido relacionado a um interesse do Wolverhampton: "Ele é um treinador muito bom, uma pessoa muito boa. Tem um carácter muito bom e ajudou-me muito durante os primeiros dias. Estou muito grato por tê-lo como meu treinador".
A terminar, o avançado grego falou sobre a busca do seu primeiro golo na Liga dos Campeões: "Quero sempre marcar e é importante para mim marcar também na Liga de Campeões. Espero que seja possível hoje ou nas próximas partidas, mas o importante é que a equipe ganhe. Sabemos que é um jogo muito importante para nós. É noite da Champions League, por isso trabalhamos duro. Analisamos o adversário e agora vamos a jogo".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 22 milhões de euros – soma 11 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 750 minutos, nos quais já apontou quatro golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Hugo Viana quer levar para o Manchester City jogador 'improvável' do Sporting
04 Nov 2025 | 06:51
Há novidades sobre as intenções do Wolverhampton em levar Rui Borges do Sporting
04 Nov 2025 | 06:34
Georgios Vagiannidis espera ter momento para a história no Juventus - Sporting
04 Nov 2025 | 06:23