
Futebol
Pedido de Rui Borges estava fechado no Sporting, mas negócio pode ter ido por água abaixo
29 Ago 2025 | 14:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jul 2025 | 12:12 |
Após várias decisões disciplinares controversas que marcaram a época desportiva do Sporting, o emblema de Alvalade decidiu pronunciar-se sobre o assunto, defendendo a independência das entidades que regulam o futebol num comunicado oficial do Clube. A Direção leonina decidiu ainda destacar a dualidade das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, acusando o órgão presidido por Pedro Proença de favorecer o Benfica e o Porto.
Sporting: "Um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol"
“O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exatamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades atuem de forma objetiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias. É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva”, começa por se ler no comunicado.
De seguida, os verdes e brancos decidem mencionar os processos disciplinares impostos a Conrad Harder, Zeno Debast, Ricardo Esgaio e Geovany Quenda, comparando as situações a uma semelhante protagonizada por António Silva, do Benfica, que teve uma sanção mais leve: “Conrad Harder gritou ‘Yeah’ a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão. Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão ‘Chupa c**’ a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo. Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou ‘Chupa’ no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reação de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de €408”.
Sporting: "O Presidente do Sporting limitou-se a fazer declarações públicas"
“O Presidente do Sporting foi suspenso por 51 dias por decisão datada de 03/04/2025. Durante a sua suspensão, o Presidente do Sporting limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município. O Presidente do Benfica confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor. O Presidente do Porto acusou publicamente o Presidente do Sporting de ‘coagir árbitros’”, continuou o comunicado do Clube, revelando de seguida uma nova discrepância entre decisões tomadas contra o Sporting em comparação aos dois rivais.
Por fim, os leões voltaram a sublinhar a dualidade das sanções disciplinares aplicadas a si e aos restantes clubes: “Resultado? 2 processos disciplinares instaurados ao Presidente do Sporting . 0 processos disciplinares contra os Presidentes do Benfica e do Porto. Os factos e a sua disparidade falam por si”.
Confira o comunicado na íntegra:
O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exactamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades actuem de forma objectiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias – sendo a única desigualdade aquela que resulta do mérito desportivo.
É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva.
1. Celeridade
O jogador Conrad Harder, do Sporting CP, foi suspenso por 1 jogo no dia 17/04/2025. O recurso apresentado foi decidido pelo Conselho de Disciplina após o cumprimento da suspensão, no dia 24/04/2025.
Uma decisão inútil no tempo, que retira qualquer efeito útil ao direito de defesa.
2. Igualdade
Conrad Harder gritou “Yeah” a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão.
Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão “Chupa c**” a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo.
Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou “Chupa” no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reacção de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de €408.
3. Isenção
O Presidente do Sporting CP foi suspenso por 51 dias por decisão datada de 03/04/2025.
A notificação da decisão só foi feita no dia seguinte, no dia 04/04/2025, atrasando o início do cumprimento da suspensão.
Consequência desse atraso, o castigo apenas terminou no dia 25/05/2025 (em vez de 24/04/2025), dia da final da Taça de Portugal, impedindo o Presidente do Sporting CP de aceder à zona técnica e acompanhar a equipa no jogo.
4. Imparcialidade
Durante a sua suspensão, o Presidente do Sporting CP limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município.
Em contraste:
O Presidente do SL Benfica confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor.
O Presidente do FC Porto acusou publicamente o Presidente do Sporting CP de “coagir árbitros”.
Resultado?
2 processos disciplinares instaurados ao Presidente do Sporting CP.
0 processos disciplinares contra os Presidentes do SL Benfica e do FC Porto.
5. Coerência
No caso Conrad Harder, o Conselho de Disciplina defendeu a teoria da “field of play” para validar a decisão da equipa de arbitragem.
No caso Matheus Reis, essa mesma teoria foi distorcida, afastando-se o entendimento anteriormente assumido pelo órgão relativamente à valoração das decisões do VAR para punir o jogador com uma suspensão de 4 jogos.
6. Rigor
No âmbito do processo disciplinar instaurado contra o jogador Matheus Reis – na sequência de uma participação disciplinar apresentada pelo SL Benfica e por César Boaventura com base num vídeo em que alegadamente profere determinadas declarações junto ao autocarro da equipa – o Conselho de Disciplina juntou aos autos os contratos referentes à contratação dos jogadores Matheus Reis, Viktor Gyökeres, Morten Hjulmand e Geovany Quenda, incluindo os respectivos contratos de transferência, contratos de trabalho e contratos de intermediação com agentes de futebol.
Não fosse a pronta intervenção da Sporting SAD no sentido de os documentos serem imediatamente desentranhados dos autos, o SL Benfica e César Boaventura teriam tido – presumindo que não tiveram – acesso a documentos confidenciais com segredos comerciais do Sporting CP e dados pessoais dos jogadores devido à decisão do Conselho de Disciplina da FPF de juntar aos autos elementos totalmente irrelevantes e desconexos com o objecto do processo disciplinar. Pergunta-se: a que propósito se expõem contratos confidenciais num processo disciplinar com base num vídeo?
Os factos e a sua disparidade falam por si.
Treinador da formação azul e branca fez conferência de imprensa antes do clássico, onde deixou bicada ao Clube de Alvalade
29 Ago 2025 | 15:34 |
Francesco Farioli falou acerca das expulsões dos adversários do Sporting, neste início de temporada. Nestas primeiras três jornadas da Liga Portugal Betclic, os pupilos de Rui Borges jogou em superioridade numérica por duas vezes: frente ao Arouca e Nacional. Ainda assim, o técnico do Porto mostrou-se preparado para esse cenário.
Francesco Farioli: "Foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting"
“Nos últimos jogos, foi difícil ver os adversários com 11 diante do Sporting. Em um terço dos jogos, jogaram contra 10 jogadores. Preparámos todos os cenários, em inferioridade também, só pelo sim pelo não”, responde o treinador azul e branco, na conferência de antevisão do clássico do próximo sábado.
A verdade é que Francesco Farioli parece ter memória curta. Nos últimos 13 confrontos entre Sporting e Porto, a turma de Alvalade teve 13 expulsões para apenas uma dos dragões. No último Clássico no Estádio do Dragão, a formação de Rui Borges acabou mesmo por jogar com nove homens, após as expulsões de Matheus Reis e Ousmane Diomande.
Fora das partidas frente ao Sporting, a última temporada passada do Porto foi marcada pelo número de vezes que os azuis e brancos jogaram contra 10 homens. Ao logo de toda a época 2024/25, os pupilos de Vítor Bruno e Martin Anselmi jogaram com mais um jogador em campo por 14 ocasiões diferentes.
O Sporting – Porto - a qual Rui Borges já fez a sua antevisão - está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Jogador que não foi opção do técnico verde e branco nos leões foi oficializado como novo reforço de histórico emblema da Premier League
29 Ago 2025 | 14:43 |
Mateus Fernandes foi, esta sexta-feira, 29 de agosto, anunciado como o mais recente reforço do West Ham. Em comunicado, o histórico clube da Premier League anunciou a contratação do antigo jogador do Sporting, que foi 'dispensado' por Ruben Amorim, num negócio que ronda os 44 milhões de euros, sendo que os leões têm direito a 3 milhões.
“Estou muito feliz por estar aqui. Estou entuasiasmo para representar o West Ham. É um grande passo para mim. É um grande Clube: o projeto, o estádio, a cidade. Quero praticar um bom futebol. O mais importante é deixar tudo em campo”, afirmou Mateus Fernandes nas primeiras declarações enquanto reforço do emblema da Premier League.
Aquando da saída de Mateus Fernandes para o Southampton, por 15 milhões de euros, o Sporting reservou 10% de uma futura mais-valia. Ora, contas feitas, os leões recebem uma verba a rondar os 3 milhões (10% da mais-valia, que se fixa, mais coisa menos coisa, nos 30 milhões de euros).
Em 2024/25, Mateus Fernandes – avaliado em 15 milhões de euros – somou 42 jogos, três golos e seis assistências, ao serviço do Southampton, tendo sido eleito jogador do ano dos ‘saints’ pelos adeptos do emblema inglês. De resto, o médio formado no Sporting chamou a atenção de diversos emblemas da Premier League.
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, o médio cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros.
Confira o vídeo de apresentação de Mateus Fernandes como reforço do West Ham:
Atleta dos verdes e brancos tem futuro em aberto no Clube de Alvalade. Últimos dias do mercado de transferências prometem ser agitados
29 Ago 2025 | 14:39 |
José Mourinho foi, esta sexta-feira, despedido do comando técnico do Fenerbahçe. Ora, com esta mudança, o emblema turco pode voltar a focar atenções em Geny Catamo. Os responsáveis do Sporting estão dispostos a negociar, mas apenas pelo preço certo, que seria uma verba a rondar os 20/25 milhões de euros.
“Despedimo-nos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipa profissional de futebol A desde a época 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços pela nossa equipa e desejamos-lhe sucesso na sua futura carreira”, escreveu o emblema de Istambul, através de um comunicado na sua conta oficial da rede social ‘X’.
O despedimento de José Mourinho do Fenerbahçe pode ter influência no mercado do Sporting, uma vez que os turcos eram um dos emblemas de olhos na compra de Geny Catamo, juntamente com Galatasaray e Aston Villa. Ainda assim, o técnico lusitano negou qualquer interesse pelo ala moçambicano.
“Eu acho que o Geny Catamo não está na lista do Fenerbahçe. Honestamente, acho que não há nenhuma lista. Acho que nenhum jogador vai entrar agora. É um contrassenso. Acho que não existe nada com o Geny”, afirmou José Mourinho, na sua última conferência de imprensa, que foi em antevisão à partida com o Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma quatro partidas, sempre na condição de titular. Nos 278 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência pela turma de Rui Borges.