
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, já decidiu que o Clube de Alvalade vai recorrer dos castigos aplicados aos jogadores verdes e brancos, na sequência dos acontecimentos da final da Taça de Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença, anunciou recentemente sanções a vários craques dos leões.
O Conselho de Disciplina decidiu aplicar suspensões a Matheus Reis, Geovany Quenda e Zeno Debast, depois da partida da final da Taça de Portugal, que opôs Sporting e Benfica. O brasileiro fica impedido de disputar cinco partidas, o jovem português duas, e o defesa belga um encontro.
Os castigos provam-se muito importantes porque deixam, desde já, o Sporting sem três peças muito importantes para a disputa do primeiro troféu da época: a Supertaça Cândido de Oliveira, que os leões disputam, de novo, com o Benfica. Se nada se alterar, vão jogar o dérbi sem um trio essencial nas conquistas de 2024/25.
No entanto, Frederico Varandas está empenhado em desafiar Pedro Proença, e alterar a situação o mais rápido possível. O Presidente do Sporting já decidiu que o Clube vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto para que a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol seja revista.
Esta é mais uma consequência do polémico jogo que terminou com a conquista da Taça de Portugal para o Sporting, troféu que confirmou a dobradinha verde e branca. Relembrar que os leões começaram a perder, mas empataram ao cair do pano com golo de Viktor Gyokeres, e deram a volta no prolongamento para vencerem os rivais por 3-1.
Jogador brasileiro protagonizou um dos momentos polémicos da última temporada, num lance dividido com Andre Belotti, na final da Taça de Portugal
|
Um desentendimento entre os árbitros durante a final da Taça de Portugal provou-se fulcral para a decisão do lance entre Matheus Reis e Andrea Belotti. Relembrar que o jogador brasileiro protagonizou um dos momentos polémicos da partida, mas passou ao lado de sanção disciplinar, acabando por ser castigado com suspensão de quatro jogos mais de um mês depois.
O jornal Record teve acesso ao acórdão onde são explicados os argumentos para o castigo de Matheus Reis, do Sporting, e partilhou o racional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para castigar o jogador brasileiro com quatro partidas, um mês depois do acontecimento.
Segundo o Conselho de Arbitragem, ao "minuto 90'+5, atingiu Belotti, pisando-o na cabeça". Então, porque não foi expulso Matheus Reis durante o encontro? A explicação será uma falta de comunicação entre a equipa de arbitragem, com especial incidência para o VAR dessa partida, Tiago Martins.
Quando o lance de desenrolou, Tiago Martins estava inclinado para chamar o árbitro a visualizar as imagens, afirmando que se tratava de "conduta violenta". No entanto, não houve concordância dos AVAR, Vasco Santos e Sérgio Jesus: "Num primeiro momento, após a ocorrência do lance e depois de o observar novamente, disse 'siga', mas logo depois pediu para o rever sob outro ângulo e concluiu: 'Isto é vermelho, isto é vermelho, eu vou chamar. É conduta violenta".
É o que vem explicado no relatório sobre a atuação de Tiago Martins, onde o destaque é esta interação que demorou cerca de dois minutos. Prosseguiu da seguinte forma: "Após hesitações dos AVAR sobre se ainda seria legítimo informar o árbitro principal por, entretanto, o jogo ter sido interrompido e reiniciado, acabou por encerrar a apreciação do lance dizendo: 'Ok, tudo bem, vá, siga'".
Histórico emblema italiano viu os leões interessarem-se por um dos seus jogadores, mas aproveitaram para fazer uma incursão por um craque verde e branco
|
A Juventus está interessada na contratação de Morten Hjulmand. O médio-defensivo dinamarquês chegou a Alvalade no verão de 2023, e sagrou-se bicampeão nacional nas duas épocas que esteve no Sporting. Os bons desempenhos valeram-lhe a atenção de alguns tubarões europeus, entre eles o histórico emblema de Turim, apesar de também ter outro gigante italiano atrás de si.
Na verdade, este é um redobrar de atenções em Morten Hjulmand. Isto porque a Juventus já tinha, há bastante tempo, Morten Hjulmand como um dos jogadores referenciados para o meio-campo, mas os italianos estão cada vez mais interessados no jogador e podem mesmo avançar com uma proposta oficial em breve.
O capitão do Sporting, Morten Hjulmand, é altamente valorizado pelo Clube de Alvalade e pelo seu treinador Rui Borges. Este fator deve dificultar as negociações, uma vez que o médio dinamarquês tem estatuto de intocável para a direção leonina, que aponta para a cláusula de rescisão, cifrada nos 80 milhões de euros, para abrir mão do jogador.
Relembrar que este interesse surge numa altura em que o Sporting está em contacto com a Juventus por Alberto Costa. Os leões têm feito alguns desenvolvimentos importantes nas últimas horas em relação a esse dossier, apesar de, segundo o Record, ainda não terem chegado aos 18 milhões de euros que a Vecchia Signora pede pelo lateral-direito.
Em 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 47 encontros ao serviço do Sporting: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.887 minutos em que esteve em campo, o médio dinamarquês marcou três golos e fez duas assistências.
Treinador verde e branco anunciou a lista de atletas que seguiu para o sul do país, mas a ausência de um nome em específico foi uma surpresa
|
Rui Borges decidiu deixar Eduardo Felicíssimo fora do estágio do Sporting no Algarve. O jovem leão não seguiu viagem com a equipa principal verde e branca até ao sul do país, depois de ter sido ausência de peso na lista elaborada pelo treinador para os próximos dias - onde Viktor Gyokeres é o desaparecido de peso.
A formação de Alcochete voltou a ser destaque na pré-época do Sporting, como tem sido hábito nas últimas temporadas. Foram muitos os que foram participando nos treinos desde dia 1 de julho, e alguns desses seguem mesmo para o Algarve com a equipa principal, como Francisco Silva, Manuel Mendonça, David Moreira ou Lucas Anjos, alguns dos exemplos.
No entanto, não há espaço para todos. Rui Borges foi obrigado a cortar a lista de jogadores durante a semana, e, por exemplo, tanto o central Bruno Ramos, como o extremo Mauro Couto, baixaram à equipa B do Sporting durante o decorrer da semana, ficando às ordens de João Gião a partir desse momento - sendo assim, a ausência não é propriamente novidade para os adeptos.
Não se pode dizer o mesmo no caso de Eduardo Felicíssimo. O jovem médio-defensivo assumiu papel importante na equipa principal na última época, quando disputou sete partidas numa altura com muitas lesões no plantel leonino. Também foi utilizado no particular com o Torreense (1-0), pelo que existia alguma expetativa para a sua chamada.
Tal acabou por não acontecer. O nome do médio de 18 anos não consta na lista de chamados para o estágio no Algarve, como é o caso, também, com Gabriel Melo e Gabriel Silva, avançados que foram observados por Rui Borges, mas que agora voltam à equipa B e ficam entregues a João Gião para as próximas semanas de trabalho.