Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Dário Essugo foi, talvez, o grande destaque do último dia da janela de transferências de inverno, no que ao Sporting diz respeito. Os leões, que tinham o médio defensivo emprestado ao Las Palmas, da La Liga, decidiram vender o jogador ao Chelsea, por valores a rondar os 25 milhões de euros.
Já se sabe que a equipa da capital de Inglaterra vai deixar o jogador português no clube espanhol até ao fim da temporada - como estava, de resto, já acordado com o Sporting - e apenas depois rumará Essugo até aos blues, para integrar a equipa à ordens de Enzo Maresca na próxima temporada 25/26.
Tendo em conta estes moldes do negócio, não era ainda percetível quando é que os verdes e brancos iriam receber os 25 milhões de euros que o jovem médio custou aos cofres do Chelsea. Esta informação, no entanto, já foi avançada. Os leões vão receber a totalidade do valor da transferência que levou Dário Essugo para o clube de Londres brevemente, e o exercício ainda contará para as contas da época 24/25.
Tal acontece, apesar do jogador só se transferir, efetivamente, para o Chelsea, no final da presente temporada. Dário Essugo tinha um contrato válido com o Sporting até junho de 2027, e estava blindado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Sabe-se, agora, que nem o jogador vai cumprir o contrato até ao fim, nem o clube vai receber o valor da rescisão, ficando-se por um número cerca de 20 milhões mais baixo.
Durante a época 24/25 que agora se disputa, o jogador ainda fez dois jogos oficiais pelos verdes e brancos, no arranque da temporada, antes de ser emprestado ao Las Palmas. Desde então, tinha realizado 14 encontros pelos insulares, tendo apontado um golo em vários desempenhos positivos que lhe valeram a atenção de West Ham United, Borussia Dortmund e Real Sociedad, para além do Chelsea.
Confira alguns dos melhores momentos de Dário Essugo:
Avançado dinamarquês dos leões tem estado em destaque recentemente devido à lesão de Gyokeres, mas há quem não esteja ainda totalmente convencido
|
0Conrad Harder tem sido um dos destaques no Sporting recentemente, em virtude do espaço que está a ter devido à lesão de Viktor Gyokeres. Há, no entanto, quem não pareça totalmente convencido com o dinamarquês, como é o caso de Octávio Ribeiro, que no seu espaço de opinião no jornal 'Record', analisou as opções dos leões para o ataque ao bicampeonato.
O jornalista começou a sua análise falando sobre Conrad Harder a sua irreverência: "O jovem dinamarquês que só somará 20 anos em abril, precisa de treino específico que lhe traga no trato de bola". Continuou, dizendo que considera o avançado leonino um grande jogador: "tem enorme vontade de triunfar, é corajoso, mostra uma invejável condição física", disse, em relação à determinação ao pupilo de Rui Borges, que nos último jogos tem sido titular, devido à lesão de Viktor Gyokeres.
Octávio Ribeiro continuou a sua abordagem falando de Francisco Trincão, que na sua opinião tem muito futebol de rua, leve e baseado no drible e na corrida: "Com muito respeito, Rui Borges, parece ter jogado muito futebol de rua". Continuado a sua análise, também considera Quenda e Catamo o mesmo tipo de atletas, terminando o seu raciocínio dizendo que Harder não tem essas características.
O jornalista, regra geral, elogiou vários jogadores do plantel leonino com que Rui Borges deverá contar se quiser vencer títulos de leão ao peito. Contudo, terá que contar também com um fator extra jogo que tem prejudicado muito a equipa verde e branca: a onda de lesões que tem afetado Alvalade, com a mais recente baixa a ser Geny Catamo, que vai parar algumas semanas, na sequência do lance que o vitimou na partida do passado domingo frente ao Nacional.
Mesmo com estas contrariedades, o Sporting de Rui Borges segue isolado na liderança do campeonato com 50 pontos, mais seis que o Benfica e mais oito que o Porto, ao cabo de 20 jornadas realizadas. Os leões estão ainda apurados para o playf-off da Liga dos Campeões e para os quartos de final da Taça de Portugal.
Treinador fez parte dos quadros verdes e brancos há mais de 10 anos atrás. Construir carreira de sucesso entre a europa e o médio oriente antes do novo desafio
|
0O mercado de transferências de inverno não serviu para movimentar apenas jogadores, uma vez que também houve treinadores a abraçar novos projetos. Tal é o caso de Leonardo Jardim, antigo treinador do Sporting na época 13/14, que já assinou contrato e vai mesmo reforçar os brasileiros do Cruzeiro, aumentando assim o contingente português no país sul americano. O Leonino já tinha avançado uma notícia sobre a possível contratação.
A contratação da equipa brasileira já foi oficializada através dos canais oficiais e redes sociais do clube, que na rede social X, publicou uma fotografia do treinador português, juntamente com a frase: "Que seja uma trajetória de muito sucesso e conquistas".
No Cruzeiro, Leonardo Jardim assinou um contrato válido até ao final de 2026 - ou seja, com uma duração de sensivelmente dois anos. O antigo treinador verde e branco reforça, então, o contingente português no Brasil que tem vivido muito sucesso nos anos recentes, primeiro com a chegada de Jorge Jesus, e mais tarde com outros casos como Abel Ferreira e Artur Jorge, que subiram ao topo do futebol sul americano através dos seus desempenhos nas equipas brasileiras de Palmeiras e Botafogo, respetivamente.
Relembrar que Leonardo Jardim chegou ao Sporting depois de orientar o Camacha, o Chaves, o Beira Mar, o Braga e o Olympiakos. Saiu dos leões em direção ao Mónaco, onde esteve mais de cinco anos. Depois disso, seguiram-se aventuras no médio oriente, com o Al Hilal, Al Ahli, Al Rayyan e Al Ain, antes de assinar pelo Cruzeiro.
Não conquistou qualquer título pelo Sporting, mas durante a sua carreira alcançou quatro campeonatos nacionais (Grécia, França, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), uma Taça interna (Grécia), uma Supertaça (Arábia Saudita), e uma competição continental, a Liga dos Campeões Asiática, com o Al Hilal.
Jogador estava referenciado há bastante tempo pelos quadros verdes e brancos, mas o Clube nunca chegou a entendimento. Vai, agora, reforçar os minhotos
|
0O Sporting esteve muito ativo na reta final do mercado de transferências. Os leões, que já tinham garantido Rui Silva para a baliza, proveniente do Bétis de Sevilha, no início da janela de transferências, conseguiram também contratar Gabriel Teixeira ao Bahia - conhecido como Biel no mundo do futebol - e emprestar Marcus Edwards ao Burnley. Houve, no entanto, uma posição que ficou por reforçar.
Falamos da posição de defesa lateral direito. Esta foi uma das maiores novelas do mercado de inverno, com o Sporting a estar muito perto de conseguir Alberto Costa, primeiro, e depois Andrés García - os leões viriam os dois negócios cair durante o mês de janeiro. Em stand by, ficou a saída de Iván Fresneda para o Como, devido a não ter entrado nenhuma solução.
Um jogador que vem sendo ligado ao Sporting há algumas épocas, é o lateral direito do Casa Pia, Leonardo Lelo. Os leões perderam também a hipótese de avançar pelo jogador uma vez que, já perto do fim do mercado, foi anunciado que o português já teria assinado, a custo zero, com o Braga. Vai-se mudar para o Minho no início da próxima temporada.
Quem avançou a informação foram Sebastião Sousa Pinto, jornalista da Sport TV, e também a página Cabine desportiva, portal dedicado a notícias sobre futebol, com bastante incidência sobre o mercado de transferências.
Leonardo Lelo, que participou no Europeu sub 21 em 2023, fez praticamente toda a formação no clube algarvio do Olhanense, antes de se mudar para o Casa Pia, em 2021. Esta temporada, leva já 21 jogos pelos gansos, nos quais marcou um golo e assistiu por três vezes.