Futebol
Ex Sporting ajuda a enterrar equipa de Vítor Bruno: Lazio – Porto complica contas aos dragões
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim vai abandonar o Sporting e vai juntar-se ao Manchester United nos próximos dias, mas ainda pode igualar duas lendas do futebol leonino. Isto porque o treinador de 39 anos ainda se pode sagrar bicampeão português, mesmo estando a treinar os red devils.
Se o Sporting se sagrar campeão novamente em 2024/2025, Rúben Amorim vai ser apenas o terceiro treinador a sagrar-se tricampeão ao serviço do Clube de Alvalade. Os outros dois são o inglês Randolph Galloway e o húngaro Joseph Szabo, que também entram na história dos verdes e brancos.
O treinador inglês foi o responsável por três dos quatro campeonatos do único tetra do Sporting nos anos 50, coisa inédita no clube. Na altura, os leões desfilavam nos campos portugueses com os ‘cinco violinos’, compostos por Fernando Peyroteo, Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano.
Já o treinador húngaro conquistou também 3 campeonatos, mas em anos separados. Szabo conquistou os 1940/41, 1943/44, 1953/54. Durante os anos 40 e 50, o Sporting conquistou 10 títulos, supremacia que nunca mais voltou ver-se em Alvalade.
Por esta altura, o Sporting é o atual primeiro classificado na Liga Portugal Betclic, com dez vitórias em dez jogos, somando o total de 30 pontos. O Porto é segundo, com 27, enquanto o Benfica fecha o pódio, com 22 pontos, mas menos um encontro disputado. O Braga, próximo adversário dos leões, é quarto (20).
Jogador que chegou recentemente aos leões tem sido um dos destaques da equipa de Rúben Amorim, apesar de ter poucos minutos inicialmente
|
0Maxi Araújo tem sido um dos destaques do Sporting nos últimos jogos, mas a adaptação do internacional uruguaio nos leões não foi tão rápida e fácil quanto se esperava. O ala chegou apenas no final do mercado de verão, o que dificultou a entrada no onze inicial.
Embora a sua estreia pelos verdes e brancos tenha sido rápida, pois assinou pelos leões no dia 27 de agosto e estreou-se em Arouca, no dia 13 de setembro, inicialmente não teve os minutos que desejou. O jogador chegou mesmo a dizer: “Pessoalmente, não tive o desempenho que esperava, apesar dos poucos minutos que vinha acumulando no Sporting, mas serviram para entrar no ritmo da equipa. Ainda há muito a corrigir".
Rúben Amorim também tinha abordado esse momento menos conseguido de Maxi: “Não tem tido muitos minutos, mas se calhar conto pelos dedos os treinos que tem tido. Mas basta vê-lo tocar na bola, a forma como arranca, para perceber que tem qualidade”. Mas mesmo assim, o treinador leonino não deixou cair o uruguaio e devido à grave lesão de Nuno Santos, o jogador de 24 anos tem vindo a afirmar-se cada vez mais na equipa.
Maxi Araújo – avaliado em 12 milhões de euros - fez dois golos em cinco jogos esta época pelo Toluca. Na temporada passada, marcou dois tentos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste.
Apesar de poder jogar também a ala, o 'camisola 20' dos leões leva já 11 encontros jogados, maioritariamente numa posição mais avançada. O canhoto tem jogado a extremo, papel que faz quando é chamado por Marcelo Bielsa e já fez dois golos e uma assistência.
Equipa leonina recebeu mais uma coima devido a algumas práticas dos seus adeptos, situação que já aconteceu várias vezes esta temporada
|
0O Sporting foi multado em quase 14 mil euros devido às práticas na receção ao Estrela da Amadora. O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, na última quinta-feira, dia 7 de novembro, a lista completa de castigos, tanto para os clubes da Liga como da II Liga, relativos à última jornada.
A multa mais alta destinada aos verdes e brancos, liderados por Frederico Varandas, é derivada ao uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos, no qual a SAD leonina vai ter de pagar 9.560 euros. As outras duas coimas são devido ao atraso do início do encontro (2.448 euros) e às tarjas expostas durante o encontro (1.910 euros).
Nas tarjas podia se ler as frases “Força Nuno Santos” e “Força Nani, estamos contigo”. O ala do Sporting lesionou-se gravemente no encontro frente ao Famalicão, e vai ter de parar vários meses. Já o internacional português de 38 anos é um dos ídolos do histórico dos verdes e brancos, que neste momento representa o Estrela da Amadora.
Não é a primeira vez que o Sporting recebe este tipo de castigo. Este ano a equipa presidida por Frederico Varandas já teve várias coimas devido ao comportamento dos adeptos leoninos. Recorde-se que a equipa leonina foi multada em 74 mil euros no jogo frente ao Lille.
Vale lembrar, ainda, que na última jornada da Liga Portugal Betclic o Sporting bateu o Estrela da Amadora, por 5-1, com um poker de Viktor Gyokeres e um golo de Maxi Araújo. O jogo decorreu no Estádio José Alvalade, a 1 de novembro, e foi válida para a 10.ª ronda da prova.
Antigo jogador dos verdes e brancos, que deixou Alvalade no último mercado de verão, continua a dar que falar no México
|
0Na madrugada da última quinta-feira, dia 7 de novembro, o Toluca de Paulinho, antigo jogador do Sporting, acabou por sair derrotado, frente ao Tigres, por 2-1, em jogo válido para a da 16.ª jornada da Liga mexicana. No entanto, o campeão nacional pelos leões voltou a dar que falar.
Desta vez, o motivo de destaque estava mesmo nas costas do avançado português que, por baixo do dorsal com o seu número – é o ‘camisola 26’ do emblema mexicano -, utilizou o ‘badge’ de melhor marcador do campeonato do país até ao momento, acabando por saltar à vista dos adeptos.
Vale lembrar que, ao fim de 16 jornadas, o jogador que brilhou ao serviço do Sporting já leva 12 golos e cinco assistências. No caso, Paulinho soma mais quatro tentos que Henry Martin (America) e Baltazar Sepulveda (Cruz Azul), que completam o pódio de melhores marcadores.
Em 2023/24, ano em que se sagrou campeão nacional pelo Sporting pela segunda vez, Paulinho - avaliado em 8 milhões de euros - foi opção para Rúben Amorim por 47 vezes, tendo disputado o total de 2.297 minutos, nos quais acabou por marcar 21 golos e assinar seis assistências para os companheiros de equipa.
Chegado ao Sporting, oriundo do Braga a troco de 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos, em janeiro de 2021, Paulinho fez, com a Listada verde e branca, 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Confira a publicação: