
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim vai abandonar o Sporting e vai juntar-se ao Manchester United nos próximos dias, mas ainda pode igualar duas lendas do futebol leonino. Isto porque o treinador de 39 anos ainda se pode sagrar bicampeão português, mesmo estando a treinar os red devils.
Se o Sporting se sagrar campeão novamente em 2024/2025, Rúben Amorim vai ser apenas o terceiro treinador a sagrar-se tricampeão ao serviço do Clube de Alvalade. Os outros dois são o inglês Randolph Galloway e o húngaro Joseph Szabo, que também entram na história dos verdes e brancos.
O treinador inglês foi o responsável por três dos quatro campeonatos do único tetra do Sporting nos anos 50, coisa inédita no clube. Na altura, os leões desfilavam nos campos portugueses com os ‘cinco violinos’, compostos por Fernando Peyroteo, Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano.
Já o treinador húngaro conquistou também 3 campeonatos, mas em anos separados. Szabo conquistou os 1940/41, 1943/44, 1953/54. Durante os anos 40 e 50, o Sporting conquistou 10 títulos, supremacia que nunca mais voltou ver-se em Alvalade.
Por esta altura, o Sporting é o atual primeiro classificado na Liga Portugal Betclic, com dez vitórias em dez jogos, somando o total de 30 pontos. O Porto é segundo, com 27, enquanto o Benfica fecha o pódio, com 22 pontos, mas menos um encontro disputado. O Braga, próximo adversário dos leões, é quarto (20).
Na época de estreia, futebolista conquistou o primeiro título em Portugal e destacou o ambiente vivido com os adeptos leoninos
|
Zeno Debast viveu esta temporada o primeiro ano ao serviço do Sporting e não podia pedir melhor estreia: o defesa-central belga foi uma das figuras do bicampeonato e não escondeu o entusiasmo com tudo o que viveu. Foi um dos jogadores que prestou declarações aos jornalistas.
O defesa chegou a Alvalade esta época, proveniente do Anderlecht, clube do seu país de origem, e não passou despercebido. Partilhou o meio campo com o capitão verde e branco, Hjulmand, algumas partidas, devido ao número de lesões do plantel de Rui Borges.
"Os adeptos são fantásticos. Eu nunca experienciei isto na minha vida, é fantástico, é fantástico", disse o jogador de 21 anos, em declarações à Sporting TV, visivelmente emocionado e bem disposto após a festa do 25.º título de campeão nacional por parte do Clube de Alvalade.
O defesa confessou ainda que a noite não foi de descanso, mas sim de muita celebração. "Honestamente, eu não dormi assim tanto (risos), mas foi fantástico. O sentimento no grupo é perfeito, acho que esta foi uma grande força nossa esta temporada", referiu.
Zeno Debast destacou ainda o valor do troféu erguido e a justiça na conquista da Liga Portugal Betclic: "Claro, acho que o Sporting é uma equipa incrível, a melhor de Portugal e atingimos isso, portanto estamos muito felizes", concluiu o pupilo de Rui Borges.
Craque dos quadros verdes e brancos concedeu, recentemente, uma entrevista, na qual contou muito sobre a temporada dos leões
|
Francisco Trincão, bicampeão pelo Sporting, concedeu, recentemente, uma entrevista na Rádio Comercial, onde fez um balanço da época verde e branca. Entre muitos aspetos, destacou a saída de Ruben Amorim, e o jogo fora contra o Boavista. Relembrar que o extremo dos leões foi o rei das assistências em Portugal.
No programa de rádio ‘Manhãs da Comercial’, Trincão abordou as duas mudanças que se verificaram no comando técnico do Sporting. Sobre a saída de Ruben Amorim, em novembro, o “camisola 17” admitiu o “choque” no balneário: “Foi difícil, ele não saiu logo, não acreditávamos que saía. Não sei se houve alguém que não chorasse. Ficou toda a gente triste. Estava tudo em choque”.
Trincão admitiu os “resultados complicados”, sob a orientação de João Pereira, mas assegurou que a equipa “não deixou de acreditar”: “O Presidente agiu rápido, mas não foi culpa do mister, coitado, que fez sempre tudo”. Já sobre Rui Borges, o internacional português destacou que “conseguiu unir toda a gente”.
Recordando os últimos jogos do campeonato, Trincão destacou a importância do golo que marcou logo aos três minutos do dérbi frente ao Benfica e o triunfo frente ao Vitória de Guimarães, na última jornada: “Não deixámos de acreditar porque, senão, não teríamos sido campeões”. Questionado sobre o seu melhor jogo na temporada, o extremo de 25 anos destacou a goleada 5-0 no reduto do Boavista, referente à 31ª jornada, com um “ambiente incrível”. Já a final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, “é para ganhar”.
Num registo mais descontraído, Trincão disse que vai “ficar” no Sporting e promete “tentar trancar” Viktor Gyokeres na Academia de Alcochete, para evitar a sua saída no mercado de verão. Antigo companheiro de Lionel Messi no Barcelona, o “camisola 17” revelou ainda que não recebeu nenhuma mensagem do astro argentino a felicitá-lo pelo bicampeonato.
Capitão do Clube de Alvalade não escondeu a emoção ao ver milhares em Lisboa e revelou o que sentiu numa época marcada por dificuldades
|
O capitão do Sporting, Morten Hjulmand, foi um dos protagonistas da homenagem que decorreu esta segunda-feira na Câmara Municipal de Lisboa. A equipa foi recebida por Carlos Moedas, presidente da autarquia, e exibiu o troféu de campeão nacional aos milhares de adeptos que se concentraram no centro da capital. Do alto da varanda, Hjulmand discursou ao canal televisivo do clube, elogiando o “apoio incondicional” dos Sportinguistas ao longo da temporada.
"Está a ser fantástico, sei que é segunda-feira, estiveram todos a trabalhar, ainda assim estão aqui novamente, a apoiar, isso significa muito e estamos a festejar com eles.“, disse o médio dinamarquês. O jogador destacou ainda que não teve tempo para descansar após a conquista do título, mas que a energia vinda dos adeptos é mais forte que qualquer cansaço.
Hjulmand aproveitou o momento para fazer um balanço da temporada, frisando que a caminhada até ao título não foi fácil. "Em relação a esta época, foi difícil, apesar de termos tido muitas lesões e alguns maus resultados, continuámos a ganhar jogos e a conquistar pontos".
O capitão do Sporting sublinhou que a consistência da equipa fez a diferença na luta pelo campeonato, uma batalha muito dura contra o Benfica: “As duas derrotas no campeonato dizem tudo, estou muito orgulhoso".
A equipa de Rui Borges começou hoje os treinos no Jamor, para a final da Taça de Portugal, que está marcada para o próximo domingo, com o Benfica, às 17h15. Após ter conquistado o bicampeonato pela primeira vez em 71 anos, o Sporting quer vencer a prova rainha e acabar a época com chave de ouro.