Futebol
Pote dá espetáculo pela Fiorentina em jogo com 9 golos; Emprestado pelo Sporting não perdoa
27 Set 2026 | 17:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Nov 2024 | 13:18 |
No último jogo de Portugal, que resultou num empate a uma bola frente à Croácia, a grande polémica do encontro foi a não utilização de Geovany Quenda, jogador do Sporting, que podia ter se tornado o jogador mais jovem de sempre a representar a seleção portuguesa, ultrapassando Paulo Futre. Sobre este tema, Roberto Martínez disse que nem devia ser assunto.
“Não tive oportunidade de falar com ele. Fiquei surpreendido. É uma polémica que não esperava. A minha posição e a da equipa técnica é que temos de tomar decisões e faz parte. Foi um estágio com muitas notas positivas, utilizamos 24 jogadores, conseguimos primeiro lugar, tivemos quatro estreias.”
“O Quenda e o Rui Silva não jogaram porque o jogo não permitiu isso. Com a Croácia tivemos dois jogadores com problemas físicos e não podemos fazer a quinta substituição. É uma polémica que não faz sentido. Adoro o Geovany Quenda, as valências como jogador e vai ter um futuro fantástico”.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Treinador do Clube de Alvalade tomou a liberdade de realizar algumas alterações ao planeamento dos leões e coisas mudam para o plantel
28 Set 2026 | 09:12 |
Rui Borges implementou novas rotinas no Sporting para a preparação dos encontros disputados no Estádio José Alvalade, com o objetivo de criar maior união entre o grupo. Ao contrário do que acontecia anteriormente, o plantel passou a concentrar-se na Academia Cristiano Ronaldo já na véspera dos jogos em casa.
Segundo o jornal ‘Record’, os jogadores reúnem-se em Alcochete por volta da hora de jantar, fazendo a refeição em conjunto e permanecendo depois na Academia durante a noite. A mudança permite começar mais cedo a preparação específica no próprio dia da partida.
Na manhã do encontro, o grupo realiza o habitual treino de ativação já integrado no estágio, sem necessidade de se apresentar apenas algumas horas antes do apito inicial. Rui Borges - que se tem focado em preparar o arranque após pausa internacional - pretende, assim, aumentar o tempo de concentração da equipa antes dos compromissos em Alvalade.
A nova rotina não impede, ainda assim, que os jogadores tenham tempo para estar com familiares ou amigos. Antes de se apresentarem na Academia, os futebolistas continuam a dispor de algumas horas livres, mudando depois totalmente o foco para a preparação da partida.
Também a logística sofreu alterações. Antigamente, os jogadores concentravam-se inicialmente no Estádio José Alvalade e seguiam posteriormente para Alcochete. Mais recentemente, passaram a deslocar-se diretamente, pelos próprios meios, para a Academia do Sporting.
A mudança surge numa temporada em que Rui Borges trabalha com um plantel bastante diferente, depois da entrada de dez caras novas. O treinador aproveitou a renovação do grupo para introduzir também novos hábitos de preparação, procurando reforçar rotinas e concentração antes dos jogos realizados em casa.
Jogadores dos verdes e brancos estiveram presentes na vitória inesperada da Grécia em mais um encontro válido para a Liga das Nações
28 Set 2026 | 08:59 |
A Grécia surpreendeu a Alemanha, este domingo, dia 27 de setembro, ao vencer por 1-0 em Augsburgo, num encontro da Liga das Nações que contou com a participação de dois jogadores do Sporting: Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis.
Vagiannidis foi titular no lado direito da defesa helénica, mas acabou substituído ao intervalo, depois de ter visto cartão amarelo durante a primeira parte. O lateral do Sporting ajudou a equipa a manter o nulo durante os primeiros 45 minutos.
Fotis Ioannidis começou no banco, mas foi lançado no decorrer da segunda parte. Já com o avançado dos verdes e brancos em campo, a Grécia chegou ao golo decisivo a cerca de 15 minutos do final. Após uma tentativa de cruzamento de Tzolis, a bola sobrou para Dimitrios Kourbelis, que bateu Nubel e assinou o único golo da partida. O tento confirmou uma vitória de grande impacto diante da Alemanha de Jurgen Klopp.
A formação germânica continua assim sem vencer desde a chegada do novo selecionador, depois de já ter empatado por 1-1 nos Países Baixos. A Grécia, por outro lado, soma duas vitórias em outras tantas jornadas, depois do triunfo fora de portas frente à Sérvia.
Vagiannidis e Ioannidis - que pode ser titular frente ao Braga - continuam, assim, a somar minutos internacionais antes do regresso ao Sporting. A Grécia volta a jogar na quinta-feira, 1 de outubro, em Salónica, frente aos Países Baixos, na terceira jornada da Liga das Nações.
Internacional colombiano encontra-se a viver uma grande fase ao serviço dos verdes e brancos, mas gera grande preocupação a Rui Borges
28 Set 2026 | 08:45 |
Luis Suárez continua num momento de forma impressionante e já leva sete jogos consecutivos a marcar entre Sporting e seleção da Colômbia. O avançado faturou no empate a uma bola dos cafeteros frente ao México e estabeleceu a melhor sequência goleadora de toda a carreira.
Contas feiras, o 'camisola 97' dos verdes e brancos superou os seis encontros seguidos a marcar que tinha alcançado pelo Sporting em 2025/26 e também a série de cinco partidas consecutivas ao serviço do Almería, em 2024/25.
O momento contrasta com o arranque atribulado da temporada, no qual ficou em branco nos dois primeiros compromissos e esteve envolvido em algumas polémicas. Desde então, Suárez respondeu dentro de campo e tornou-se novamente uma das principais referências ofensivas do Sporting.
A excelente fase, contudo, traz também uma preocupação para Rui Borges. O avançado ainda tem pela frente um particular da Colômbia diante do Peru, na madrugada de 7 de outubro, menos de 72 horas antes da deslocação dos leões ao terreno do Braga.
O Sporting chegou mesmo a pedir à federação colombiana alguma gestão dos minutos de Suárez nesta pausa internacional. A intenção passa por evitar uma sobrecarga excessiva, tendo em conta que o jogador deverá regressar de Miami diretamente para Lisboa e terá apenas um treino com o grupo antes da viagem para o Minho.
Rui Borges terá, por isso, de avaliar cuidadosamente a condição física do colombiano. Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar vivem uma situação semelhante devido aos compromissos com o Uruguai, pelo que o regresso dos internacionais sul-americanos será acompanhado de perto em Alcochete.
Caso Suárez não reúna condições para começar de início frente ao Braga, Fotis Ioannidis surge como alternativa natural. O grego termina mais cedo os compromissos pela respetiva seleção, com o último encontro marcado para 4 de outubro frente à Alemanha, e deverá integrar o microciclo do Sporting com maior margem de preparação.
Pote dá espetáculo pela Fiorentina em jogo com 9 golos; Emprestado pelo Sporting não perdoa
27 Set 2026 | 17:13
VAR salva Sporting da derrota; Clube de Alvalade desilude e empata com o Braga (0-0)
27 Set 2026 | 16:53
Sporting prepara revolução gigante no Estádio! Alvalade transforma-se em obra de milhões
27 Set 2026 | 16:16