Futebol
Após falhanço de Suárez, Rui Borges já decidiu quem marca próximo penálti no Sporting
22 Abr 2026 | 11:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Nov 2024 | 13:18 |
No último jogo de Portugal, que resultou num empate a uma bola frente à Croácia, a grande polémica do encontro foi a não utilização de Geovany Quenda, jogador do Sporting, que podia ter se tornado o jogador mais jovem de sempre a representar a seleção portuguesa, ultrapassando Paulo Futre. Sobre este tema, Roberto Martínez disse que nem devia ser assunto.
“Não tive oportunidade de falar com ele. Fiquei surpreendido. É uma polémica que não esperava. A minha posição e a da equipa técnica é que temos de tomar decisões e faz parte. Foi um estágio com muitas notas positivas, utilizamos 24 jogadores, conseguimos primeiro lugar, tivemos quatro estreias.”
“O Quenda e o Rui Silva não jogaram porque o jogo não permitiu isso. Com a Croácia tivemos dois jogadores com problemas físicos e não podemos fazer a quinta substituição. É uma polémica que não faz sentido. Adoro o Geovany Quenda, as valências como jogador e vai ter um futuro fantástico”.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Começaram a ser partilhadas várias imagens e vídeos através das redes sociais, mas já se encontram a decorrer limpezas no local
22 Abr 2026 | 12:58 |
Alguns muros nas imediações do Estádio do Dragão, reduto do Porto, foram vandalizados com tinta verde esta quarta-feira, nas horas que antecedem o Clássico frente ao Sporting, relativo à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Imagens partilhadas através das redes sociais mostram dois indivíduos, com o rosto tapado, a escreverem inscrições como “JL76” e “Ultras” em paredes próximas do recinto portista. Ao que parece, já decorrem os trabalhos de limpeza.
O incidente surge em vésperas de um encontro de elevado risco, que decide o primeiro finalista da prova rainha, aumentando o clima de tensão em torno do duelo desta noite no Dragão - numa altura em que Frederico Varandas e André Villas-Boas estão de costas voltadas.
Vale lembrar que o Sporting está em vantagem na eliminatória. Na partida da primeira mão, a turma orientada por Rui Borges venceu no Estádio José Alvalade, por 1-0, com o único golo da jogo a ser marcado por Luis Suárez, de grande penalidade, aos 61 minutos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.
Antigo jogador do Clube de Alvalade realizou a sua antevisão ao Clássico válido para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal
22 Abr 2026 | 12:10 |
Virgílio Lopes acredita que o Sporting reúne argumentos suficientes para vencer o Porto e garantir presença na final da Taça de Portugal, desvalorizando a recente derrota no dérbi com o Benfica, em partida válida para a 30.ª jornada da Liga dos Campeões.
Virgílio Lopes: "Sporting tem todas as condições para ganhar"
"Está na altura de [voltar a] ganhar e o Sporting tem todas as condições para ganhar. O facto de ter perdido domingo é uma coisa que acontece", afirmou o antigo defesa leonino, em declarações à agência Lusa. "O Sporting foi melhor, mais organizado e mais ambicioso do que o Benfica", que venceu por 2-1, "mas não por inépcia ou falta de qualidade" dos bicampeões nacionais.
Virgílio Lopes: "É este [título] que resta, é este que vamos ganhar"
Apesar do momento exigente - com a eliminação na Liga dos Campeões frente ao Arsenal e o afastamento do título mais distante - Virgílio Lopes acredita que o foco está bem definido. "Hoje eu acho que o raciocínio vai ser diferente. Vai ser, basicamente: é este [título] que resta, é este que vamos ganhar. E ponto final".
A vantagem de 1-0 trazida de Alvalade é, na sua leitura, um trunfo importante. "É uma vantagem, para o Sporting, o Porto ter de jogar mais ao ataque porque pode, tranquilamente, aproveitar o contra-ataque e ataques rápidos. E o Sporting tem bons jogadores para isso", analisou.
Ainda assim, Virgílio um jogo equilibrado e decidido por detalhes. "Estes jogos são sempre muito fechados" e costumam ser resolvidos por "algo de extraordinário que alguém faça" ou por um erro, lembrou, recordando um golo de Mário Marques em 1987 no antigo Estádio das Antas.
O antigo dirigente leonino espera um encontro intenso, mas dentro da normalidade. "Espero que não seja nada de grave, que corra tudo bem, que a arbitragem corra bem, que não haja nenhum problema e, no fim disso tudo, que o Sporting seja melhor e ganhe", desejou.
Virgílio Lopes não escondeu ainda o desejo de ver uma final com presença leonina, admitindo até um cenário especial: "Ficaria duplamente feliz, ou muito mais feliz, se fosse Sporting - Torreense", numa alusão ao outro lado do quadro, onde o Torreense luta com o Fafe por um lugar no Jamor.
Em recente entrevista, atleta que partilhou balneário com internacional dinamarquês não hesitou ao caracterizar médio bicampeão leonino
22 Abr 2026 | 12:01 |
Zeca, que atualmente integra o departamento de scouting do Panathinaikos, jogou no Copenhaga entre 2017 e 2023 e aí teve oportunidade de 'ver nascer' Morten Hjulmand - que já conhece provável substituição. O português, de 37 anos, acredita que o 'camisola 42' leonino é "o melhor na sua posição em Portugal".
Zeca: "Logo desde início via-se que era um jogador muito aguerrido, muito forte nos duelos e tinha sempre esta vontade de vencer"
"Ele estava nas camadas jovens do clube e vinha muitas vezes treinar connosco na equipa principal. Via-se que era um jogador muito aguerrido, muito forte nos duelos e tinha sempre esta vontade de vencer. Continua igual no Sporting", começou por dizer, em entrevista ao jornal Record.
"Naquela altura não se via tanto a liderança que tem agora, porque era jovem. Ainda assim, era um jogador muito comunicativo, falava dentro do campo e ficava chateado quando não ganhava. Um dia, eu estava a ver o campeonato italiano e vi o Hjulmand a capitão do Lecce, surpreendeu-me muito a preponderância que já tinha na equipa”, destacou o antigo médio, lamentando o facto de o atual capitão do Sporting não ter desfrutado de oportunidades para jogar na equipa principal do Copenhaga.
Zeca: "Hjulmand é o melhor trinco do campeonato de português"
“Tínhamos uma equipa campeã, formada por vários jogadores com experiência, que vinham de bons clubes, alguns consagrados, e era muito difícil para ele poder jogar. Ele era muito novo e também o prejudicava o facto de a equipa jogar apenas com dois médios. Ele teve que ir por outro caminho para chegar a este nível em que está, a um nível fantástico. Fico feliz por ver a carreira que ele está a fazer”, prosseguiu Zeca, destacando a influência de Hjulmand na equipa leonina.
“É um dos melhores jogadores do Sporting, juntamente com o Trincão, o Pote e o Suárez. Mas, para mim, que joguei na posição que ele ocupa, é o melhor trinco do campeonato português. É um jogador muito importante para o Sporting, com ele em campo é outra equipa. É o jogador mais difícil de substituir na equipa do Sporting”, defendeu o português.