Futebol
Antigo leão e jogador do PSV não receia e afirma: “3-2 para o Sporting, com dois golos de Gyokeres”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim colocou Geny Catamo na sua lista de opções para o confronto com o PSV, mas com uma alteração tática. Em vez do lateral do Sporting atuar na posição habitual, como defesa, o treinador dos verdes e brancos tem a intenção de o colocar a jogar mais à frente, como médio-ofensivo.
A decisão, que será colocada em prática na segunda jornada da Liga dos Campeões, não surpreende Tiago Quaresma, antigo treinador do internacional moçambicano “Era um jogador criativo, muito acima da média. Em termos de decisão com bola não havia nenhum como ele em Moçambique. Era um extremo, que também podia jogar como '10'". O técnico que treinou o jogador em Maputo, na Academia Blacks Bulls, considera que é um regresso à posição raiz e também àquela em que mais atua quando é convocado para a seleção moçambicana.
"Potencial para isso tem. E tem-no demonstrado ao longo deste último ano e meio. Foi um jogador importante na época passada e iniciou esta como titular. Se mantiver a consistência que tem demonstrado, tem potencial para dar o salto" Tiago Quaresma também vê potencial no leão no que toca a ligas mais exigentes, graças à sua performance em campo.
Quando questionado acerca da evolução de Geny, considera que a personalidade humilde do 'camisola 21' do Sporting ajudou-o muito a subir “Agarrou a oportunidade que lhe foi dada no Sporting por ser um jovem muito humilde, trabalhador e sempre disponível para ouvir os jogadores mais experientes e tem conseguido corresponder a todas as oportunidades que Rúben Amorim lhe tem dado"
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da primeira fase da Liga dos Campeões. O encontro diante do emblema neerlandês jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, em Eindhoven.
Conjunto leonino perdeu, por 2-0, na segunda-feira, dia 30 setembro, na receção à equipa encarnada na quarta jornada do Campeonato Nacional
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu, na passada segunda-feira, dia 30 de setembro, frente ao Benfica por 2-0. Em jogo relativo à quarta jornada da Liga BPI, as leoas não conseguiram triunfar no dérbi eterno. No final do encontro, Ana Capeta reagiu à derrota com as encarnadas e revelou o que faltou.
"Faltou o golo, tivemos azar"
"Faltou o golo, tivemos azar. Hoje não foi o nosso dia, mas isto começou agora. Agradecer a estes adeptos que estiveram incansáveis durante todo o jogo”, referiu a internacional portuguesa que foi aposta de Mariana Cabral no onze inicial do conjunto leonino.
Recorde-se que no final do encontro diante do Benfica, também a treinadora deu o seu ponto de vista sobre a derrota. “Não foi uma semana ideal. Tivemos pouco tempo de recuperação e isso notou-se. Estando na nossa casa e com os nossos adeptos a apoiar queríamos dar uma boa resposta e ganhar. Não foi possível, mas no ano passado ganhámos duas vezes ao Benfica na Liga e acabámos por não ser campeãs. É um jogo que vale três pontos, como valem os outros todos. Temos de ganhar os outros jogos para conseguir chegar à frente”, revelou a técnica.
Com esta derrota – a terceira em nove jogos na presente temporada –, as comandadas de Mariana Cabral seguem na terceira posição da Liga BPI com seis pontos. Já as encarnadas sobem à liderança da competição com 12 pontos, mas têm mais um jogo realizado.
As verdes e brancas voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 5 de outubro, no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras. O encontro diante da equipa do Torreense - a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional - está marcado para as 15h00.
Antigo jogador do emblema verde e branco falou em antevisão a próxima partida frente ao PSV, aproveitando para recordar o falecimento de avançado
|
0Stan Valckx, antigo jogador do Sporting e do PSV, deu uma entrevista em que fez questão de antever a partida desta terça-feira, dia 1 de outubro, entre os dois emblemas supramencionados, a contar para a Liga dos campeões. O holandês recordou ainda a ‘lenda’ do Clube de Alvalade, Manuel Fernandes, que faleceu no passado mês de junho.
“De vez em quando vou a Alvalade. Depois desse jogo em 2018 estive lá há para aí dois anos. Tento ir uma vez por ano, às vezes a convite, outras vezes por iniciativa própria. Título no ano passado? Foram, sem dúvida, merecedores”, começou por dizer, em entrevista ao jornal Record, recordando o jogo dos leões contra o Qarabag.
O antigo internacional holandês foi ainda confrontado com a lembrança da morte de Manuel Fernandes, um dos melhores avançados que o futebol português viu passar dentro das suas quatro linhas, e confessou: “Fiquei em choque. Não sabia que ele estava doente... Gostava muito dele. Fiquei muito triste quando ouvi a notícia”.
“O Sporting pediu-me para dizer umas palavras num vídeo. Ele era incrível, uma das grandes lendas do Sporting. Tínhamos uma relação muito boa. O Manuel ajudava muito o Bobby Robson. Gostava acima de tudo da forma de ser dele e como lidava com os jogadores. Um bom homem, um grande motivador, um adjunto perfeito”, concluiu.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, nos Países Baixos.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta terça-feira, dia 1 de outubro, em partida válida para a segunda jornada da Liga dos Campeões
|
0O Sporting tem um histórico favorável contra equipas neerlandesas, com 12 vitórias em 20 confrontos, o que alimenta a esperança dos leões na segunda jornada da Liga dos Campeões, onde vão enfrentar o PSV. Ao longo dos anos, a equipa de Rúben Amorim tem vindo a traçar um sólido percurso contra adversários dos Países Baixos, acumulando apenas cinco derrotas e três empates. O saldo lá fora também é positivo, com cinco triunfos em território neerlandês, apesar de quatro derrotas e um empate.
Mas contra o PSV o histórico recente é equilibrado. Em 2019, as duas equipas encontraram-se na fase de grupos da Liga Europa, onde o Sporting sofreu uma derrota por 2-3 em Eindhoven, mas vingou-se com uma goleada por 4-0 em Alvalade. Agora, as expetativas são diferentes. Ambos os clubes estão em excelente forma, campeões dos seus respetivos campeonatos e com ataques poderosos – ambos somam 25 golos em sete jornadas das suas ligas nacionais.
A história dos duelos entre o Sporting e equipas neerlandesas começou em 1958/1959, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, com duas vitórias sobre o extinto VV DOS, de Utrecht. Desde então, os leões já enfrentaram equipas como o Feyenoord, Ajax, Vitesse, Twente, Heerenveen e AZ Alkmaar - com destaque para o golo de Miguel Garcia nas meias-finais da Taça UEFA em 2004/2005, que, apesar da derrota, garantiu a passagem à final.
O episódio mais recente contra uma equipa neerlandesa foi na era de Rúben Amorim, em 2021, quando o Sporting, campeão nacional, sofreu duas derrotas contra o Ajax na fase de grupos da Champions (1-5 em casa e 2-4 em Amesterdão). Agora, com a equipa em excelente forma, a expetativa é de um jogo equilibrado e de um grande espetáculo.
Na primeira jornada da Liga dos Campeões, o PSV perdeu 3-1 contra a Juventus, enquanto o Sporting venceu o Lille por 2-0. O encontro está marcado para esta terça-feira, dia 1 de outubro, às 20h00, no estádio Philips Stadion, em Eindhoven.
Antigo leão e jogador do PSV não receia e afirma: “3-2 para o Sporting, com dois golos de Gyokeres”
0
Jornalista revela calcanhar de Aquiles do Sporting: “A posição mais difícil de colmatar” é… (vídeo)
0
Derrota no Sporting - Benfica? Mariana Cabral não poupa nas críticas: "Festival de golos falhados"
0