Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rúben Amorim fez história no Sporting, mas não conseguiu bater Paulo Bento

Comandante do emblema verde e branco alcançou registo notável na história do Clube e só é superado, numa categoria, pelo antigo técnico leonino

Paulo Bento é atual rival de Rúben Amorim nos registos europeus
Paulo Bento é atual rival de Rúben Amorim nos registos europeus

24 Out 2024 | 13:53 |

Icon Comentário0

Desde que Rúben Amorim chegou ao Sporting, em 2020, o Clube tem vindo a sofrer mudanças...das boas. Em condição de visitante, na Liga dos Campeões e Liga Europa, soma um leque de vitórias. Na prova milionária da UEFA, triunfou em 2021/22 na visita ao Besiktas e em 2022/23, diante do Eintracht Frankfurt. Na Liga Europa, venceu em 2022/23 o Midtjylland e em 2023/24 derrotou Sturm Graz e Young Boys. A mais recente vitória fora deu-se no passado dia 22 de outubro, novamente diante dos austríacos, a valer para a fase da liga da Champions League.


Comparando com outras eras do emblema verde e branco, em competições da UEFA entre os anos 80 e 90, os leões triunfaram apenas em seis partidas fora de casa. Na década de 2000, obtiveram 14 vitórias, na mesma condição, não esquecendo que o trajeto traçado por Paulo Bento e José Peseiro. Anos mais tarde, entrando na década de 2010, os verdes e brancos saíram vencedores sete vezes.


Feitas as contas, o registo conseguido por Rúben Amorim na última visita ao Sturm Graz, representa algo muito importante. Pela primeira vez na história do Clube, os jogadores conseguiram sair de três encontros consecutivos fora sem conhecer o sabor da derrota na Liga dos Campeões. Registaram um empate por 1-1 frente ao PSV, que foi o mesmo resultado na visita ao Tottenham, e triunfaram frente ao Sturm Graz por 2-0.


Neste momento, o técnico leonino tem o objetivo de conseguir somar o máximo de pontos possível para alcançar os play-offs da Champions e, quem sabe, os oitavos de final em janeiro. Vale recordar que Amorim já orientou 17 jogos a valer para a Liga dos Campeões, com sete vitórias, três empates e sete derrotas, somando 24 pontos.

Tornando-se num novo rival, em números, apenas Paulo Bento foi capaz de superar o atual comandante no número de presenças na prova milionária. Orientou a equipa em 20 partidas, triunfando em sete, mas com dez derrotas e três empates na lista.


Rúben Amorim traça objetivos do Sporting para 2024/25:


Futebol

Futebolista titular falha jogo do Sporting e já tem voo marcado para Inglaterra

Médio não voltará a jogar pelo emblema verde e branco, sendo que oficialização do acordo com equipa britânica vai acontecer nas próximas horas

Principal nota de destaque antes do apito inicial do Sevilha - Sporting passou pela ausência de Daniela Arques, que está de saída para Inglaterra
Principal nota de destaque antes do apito inicial do Sevilha - Sporting passou pela ausência de Daniela Arques, que está de saída para Inglaterra

29 Jul 2026 | 18:15 |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Sporting terminou mais um encontro de preparação com um empate sem golos diante do Sevilha, em EspanhaA principal nota de destaque antes do apito inicial passou pela ausência de Daniela Arques, que está de saída.


A médio espanhola vai assinar pelo London City Lionesses, clube que garantiu recentemente Alexia Putellas, e não fez parte das opções para o encontro frente à formação espanhola, pelo que já não voltará a jogar pelo emblema verde e branco.


A internacional jovem por Espanha, que conquistou o Campeonato da Europa de sub-19, assumiu um papel de destaque na formação leonina na última época. A centrocampista foi titular em 24 dos 32 encontros realizados, afirmando-se como uma das jogadoras mais utilizadas da equipa.


Já para o duelo em Sevilha, o treinador Micael Sequeira lançou de início Julia Wozniak, Emma Ramirez, Ashley Barron, Georgia Eaton-Collins, Ágata Filipa, Andreia Bravo, Joana Martins, Cláudia Neto, Neuza Besugo, Ana Dias e Flor Bonsegundo. 

Na segunda parte, o técnico leonino promoveu várias alterações, com Carolina Alves, Tânia Rodrigues, Érica Cancelinha, Mackenzie Cherry, Madalena Marau, Brenda Pérez, Jeneva Gray, Carla Armengol, Miri, Maísa Correia e Carolina Santiago a entrarem em campo. Cassie Coster e Leonor Serralheiro também tiveram minutos.



Futebol

Sporting empata com o Sevilha e soma primeiro jogo sem vencer na pré-época

Num encontro disputado em Espanha, Clube de Alvalade acabou por passar largos períodos remetido ao seu meio-campo durante reta final da partida

Equipa de futebol feminino do Sporting somou mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla
Equipa de futebol feminino do Sporting somou mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla

29 Jul 2026 | 15:11 |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Sporting somou, esta quarta-feira, mais um teste de preparação para a nova temporada, ao empatar (0-0) diante do Sevilla, num encontro disputado em Espanha. Este foi o primeiro jogo sem vencer na pré-época, depois da vitória diante do Torreense na última semana.


A primeira parte foi marcada por ocasiões para ambos os conjuntos, mas a oportunidade mais flagrante pertenceu às leoas. Aos 41 minutos, Ana Dias apareceu solta ao segundo poste, contudo, não conseguiu enquadrar o remate com a baliza, desperdiçando a melhor chance antes do intervalo.


Na etapa complementar, o Sevilla subiu o nível exibicional e começou a criar mais dificuldades à formação orientada por Micael Sequeira. A equipa andaluza esteve perto de inaugurar o marcador aos 78 minutos, quando Esther Martín-Pozuelo cabeceou ao lado da baliza leonina.


Com maiores dificuldades em sair para o ataque e várias perdas de bola na construção, o Sporting acabou por passar largos períodos remetido ao seu meio-campo durante a reta final da partida. Apesar da pressão exercida pelo conjunto espanhol, as leoas conseguiram manter a baliza inviolada até ao apito final.

Este foi mais um ensaio de pré-temporada para o Sporting. As verdes e brancas - que estão perto de perder Daniela Arques - voltam agora atenções para o duelo diante do SeaSters Odesa, agendado para o próximo dia 5 de agosto, referente à fase de qualificação para a Liga dos Campeões.



Futebol

Javi Gracia avisa Rui Borges e diz reforço perto do Sporting é "fora do nor­mal"

Jogador é umas das prioridades dos verdes e brancos neste mercado de transferências e são várias as características que interessam ao técnico

Javi Gracia aprova a investida do Sporting por Nestory Irankunda, jogador que se pode juntar ao plantel de Rui Borges em breve
Javi Gracia aprova a investida do Sporting por Nestory Irankunda, jogador que se pode juntar ao plantel de Rui Borges em breve

29 Jul 2026 | 14:43 |

Icon Comentário0

Javi Gracia aprova a investida do Sporting por Nestory Irankunda e acredita que Alvalade poderá ser o destino ideal para o crescimento do jovem extremo. O treinador espanhol trabalhou com o internacional australiano no Watford durante a última temporada e não poupa elogios ao jogador de 20 anos.


Em declarações ao jornal O Jogo, o técnico foi questionado sobre o interesse dos leões e reagiu de forma imediata: "Penso que faz muito bem". Gracia destacou as características pouco comuns do jogador que está a ser negociado para ocupar a vaga deixada por Pedro Gonçalves no ataque verde e branco.


Javi Gracia: "È um jogador diferente, um jogador com um potencial terrível, uma qualidade física fora do normal"


"Sem querer ser excessivamente elogioso, direi que é um jogador diferente, um jogador com um potencial terrível, uma qualidade física fora do normal, sem esquecer, obviamente, a velocidade que coloca em cada movimento. Além disso, tem capacidade de remate, dispara com muita potência à baliza. Marca verdadeiramente a diferença. É um desequilibrador nas ações individuais", afirmou.

Javi Gracia comparou Irankunda a Crysencio Summerville, com quem também trabalhou no Leeds, e salientou a versatilidade do australiano. "São jogadores com características muito semelhantes", explicou, acrescentando que o alvo leonino "pode jogar nas várias posições do ataque", incluindo no apoio ao ponta-de-lança ou como referência mais adiantada.


O espanhol deixou ainda elogios à atitude do extremo no dia a dia. "É uma pessoa que gosta de trabalhar, aceita os conselhos que damos, percebe-se que tem vontade de crescer e ser melhor a cada dia", referiu, considerando que o Sporting possui experiência e condições para desenvolver jovens com talento.

"Já revela uma maturidade fora do normal, é um miúdo maduro, com qualidade para triunfar em qualquer equipa", concluiu Javi Gracia. O antigo treinador do Watford não tem dúvidas de que Irankunda possui "uma enorme margem de progressão" e poderá alcançar patamares superiores durante a carreira.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Titular do Famalicão interessou ao Sporting, mas vai para outro clube por 20M
Futebol

Titular do Famalicão interessou ao Sporting, mas vai para outro clube por 20M

29 Jul 2026 | 14:35

Icon Comentário0
Excedentário recambiado para a equipa B do Sporting deixa mensagem enigmática: "Vou ganhar"
Futebol

Excedentário recambiado para a equipa B do Sporting deixa mensagem enigmática: "Vou ganhar"

29 Jul 2026 | 12:16

Icon Comentário0
Oficial! Sporting chega a acordo com compatriota de Robert Lewandowski: "É uma grande oportunidade"
Futebol

Oficial! Sporting chega a acordo com compatriota de Robert Lewandowski: "É uma grande oportunidade"

29 Jul 2026 | 13:11

Icon Comentário0