![Ruben Amorim sob fogo no Manchester United: "Não quero saber se ele ganhou em Portugal"](/storage/media-items/images/2025/01/ruben-amorim-manchester-united-sporting_20250126084234.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois da vitória na última partida, no passado domingo, dia 2 de fevereiro, por 3-1 frente ao Farense, o Sporting começou a focar atenções no próximo desafio: jogo grande da 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o clássico contra o Porto, no Dragão, onde os leões vão procurar aumentar ainda mais a distância no topo da tabela classificativa.
O conjunto verde e branco voltou esta quarta feira, dia 5 de fevereiro, às sessões de treinos, e com uma novidade a destacar: Gabriel Teixeira - conhecido no mundo do futebol como Biel - já treinou com os novos colegas. O extremo brasileiro já se mostrou a Rui Borges, e estará apto para fazer parte das opções do técnico português assim que este o entender.
Para além desta novidade, há mais boas notícias para os Sportinguistas: Viktor Gyokeres, o Viking de Alvalade, que tem estado a contas com alguns problemas físicos, também subiu ao relvado e treinou normalmente com os colegas, o que poderá significar que estará apto para defrontar o Porto na próxima sexta feira.
Os leões regressam amanhã de manhã à Academia Cristiano Ronaldo, para mais uma sessão de trabalhos. Logo depois do treino, Rui Borges fará a habitual conferência de imprensa de antevisão do clássico Porto - Sporting. A conversa com os jornalistas vai decorrer por volta das 12h30 da próxima quinta feira, dia 6 de fevereiro.
Relembrar que, antes do início da 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting ocupa o primeiro lugar da tabela classificativa, com 50 pontos conquistados em 20 partidas disputadas. Atrás segue o Benfica, com 44 pontos nos mesmo jogos, e logo depois o Porto, que soma até ao momento 42 pontos na Liga Portuguesa.
Tal como tinha sido noticiado pelo nosso jornal, o Presidente verde e branco estaria à procura de colocação para jogador excedentário do plantel
|
Apesar do mercado de transferências ter fechado em Portugal, há ainda países onde é possível inscrever jogadores para o que resta da temporada, pelo que os responsáveis verdes e brancos vão procurando colocação para alguns dos excedentários do plantel. Tal como o nosso jornal tinha noticiado em Exclusivo Leonino, tal situação está prestes a acontecer com Ricardo Esgaio.
Quem confirma a informação avançada primeiramente pelo Leonino é o jornal 'Record'. Segundo essa fonte, Frederico Varandas estará muito próximo de 'despachar' Ricardo Esgaio para a Turquia, país onde a janela de transferências ainda está aberta e onde ainda é possível a inscrição de jogadores.
O Sporting já conseguiu, durante o mês de fevereiro, resolver a situação de Vladan Kovacevic, guarda redes bósnio contratado no verão de 2024, que até começou a temporada a titular, mas perdeu o lugar para Franco Israel, e ficou com ainda menos espaço depois da contratação de Rui Silva pelos leões ao Bétis de Sevilha.
Ricardo Esgaio vai ser, então, o segundo dossier a ficar resolvido já depois do fecho do mercado em Portugal. O Sporting estará em negociações avançadas com o Bodrumspor, clube da primeira divisão turca. Resta, neste momento, entender se a solução passará por uma cedência por empréstimo, ou pela venda dos direitos desportivos do lateral direito português que ainda faz parte dos quadros verdes e brancos.
O jogador, de 31 anos, fez a sua formação no Sporting, antes de abandonar o Clube. Voltou para a segunda passagem, em 2021, e desde então tornou-se campeão pelos verdes e brancos, no título conquistado na temporada transata. Depois de quatro anos de leão ao peito, estará prestes a despedir-se de Alvalade.
Extremo inglês deixou o Clube leonino na janela de transferências de inverno, à procura de mais minutos. No entanto, até agora, o objetivo não se materializou
|
Marcus Edwards, jogador inglês que estava no Sporting até esta janela de transferências de inverno, na qual deixou Alvalade por empréstimo para rumar ao Burnley, da segunda liga inglesa. O extremo foi à procura de jogar com mais regularidade, mas o objetivo ainda não se materializou na equipa do escalão secundário.
Scott Parker, treinador do Burnley, fez questão de chamar o inglês para a lista de convocados assim que foi possível, sendo que Marcus Edwards já marcou presença no banco de suplentes da última partida do emblema inglês, frente ao Oxford, a contar para a 31ª. jornada do Championship, segunda divisão inglesa.
No entanto, o extremo inglês assumiu um papel que conhece bem dos seus tempos no Sporting, uma vez que, apesar de ter sido convocado para o encontro, não chegou a sair do banco, não somando qualquer minuto na primeira oportunidade.
O jogador assistiu à vitória da sua nova equipa por 1-0, em virtude um auto golo marcado por Michal Helik. O triunfo do Burnley resultou na subida do clube inglês ao segundo posto do Championship, posição de apuramento direto à Premier League, ainda que à condição.
Relembrar que Marcus Edwards deixou o Sporting na janela de transferências de inverno, por empréstimo, rumo aos ingleses do Burnley. No contrato que materializou a cedência do extremo, está prevista uma opção de compra para o emblema do Championship - essa cláusula está fixada nos 10 milhões de euros, que acrescentam a uma valor de cerca de dois milhões de euros que os ingleses pagaram pelo empréstimo do antigo jogador verde e branco. Esta opção de compra torna-se obrigatória caso o clube consiga a promoção à Premier League.
Presidente da Direção leonina consegue garante novo aquisição para a turma liderada por Rui Borges, tendo já tudo acertado com o clube vendedor
|
Frederico Varandas, Presidente da SAD leonina, estará muito perto de garantir a contratação do médio Giorgi Kochorashvil, jogador que atua no Levante em Espanha, que deverá chegar a Alvalade no início da próxima temporada.
De acordo com o jornal Record, antes de se desvincular do do emblema de Alvalade, o agora diretor desportivo do Manchester City, Hugo Viana, deixou muito bem encaminhado o negócio do internacional georgiano por 17 ocasiões, Giorgi Kochorashvil, médio centro de 25 anos, que atua no Levante, clube onde dividiu balneário com o antigo alvo do Sporting Andrés Garcia, que escapou aos leões para ingressar no Aston Villa. Os valores deste eventual negócio ainda não foram revelados.
De acordo com a mesma fonte, a posição do meio campo não era prioritária para reforçar, porém no mercado de verão já poderá ser, e Viana já deixou pronto um dossiê que poderia ser muito delicado. Atualmente para esta zona do terreno, Rui Borges tem o Capião Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, João Simões e agora Zeno Debast, que foi adaptado pelo técnico leonino á posição.
No início da temporada, ainda com Ruben Amorim, os leões tinham somente três opções para o centro do terreno, Hjulmand, Morita e Bragança, com Pedro Gonçalves a fazer a posição em caso de necessidade. Porém as lesão prolongada de Pote, e as constantes paragens do internacional nipónico e do médio luso, obrigaram à chamada de João Simões à equipa B, ainda com João Pereira e já com Rui Borges, com a já referida adaptação do internacional Belga Debast.
Giorgi Kochorashvil, médio centro de 25 anos, que é internacional pela Geórgia, tem um valor de mercado de 4 milhões de euros, e esta temporada ao serviço do clube espanhol leva já 20 encontros, com 1573 minutos realizados, tendo marcado cinco golos e feito três assistências, um registo assinalável para um médio centro.
Paulo Futre fala do Porto - Sporting e faz partilha controversa: "Para dormir tinha que tomar..."