Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges foi apresentado como o novo treinador do Sporting no dia 26 de dezembro, e tem o primeiro desafio como técnico principal dos leões apenas três dias depois do início. O treinador leonino falou, em conferência de imprensa, com os jornalistas, na antevisão do desafio frente ao Benfica, e abordou o pouco tempo que teve para trabalhar.
"Encontrei um grupo com vontade de treinar, de jogar e de ganhar. Completamente ligado àquilo que era a nossa mensagem, a querer ouvir, entender. Tentámos, enquanto equipa técnica, ser curtos, não passar demasiada informação em pouco tempo, ir diluindo, para tentar perceber se conseguem encaixar algumas pequenas coisas que podem ser importantes. Um grupo motivado e com vontade de jogar, competir e aprender", começou por explicar o novo comandante de Alvalade.
Rui Borges comentou, depois, o facto de já ter defrontado o Benfica esta época, quando estava em Guimarães: "Podemos ir buscar algumas coisas em relação ao que era o adversário. Em relação ao que era a minha equipa anterior, não. Os jogadores são diferentes, a equipa também.", começou por dizer.
Prosseguiu: "Há hábitos muito diferentes. Nada preocupado nesse sentido, mas não existe comparação para mim. Em relação ao adversário, é tentar perceber coisas das quais podemos tirar partido, percebendo também o que eles nos fizeram", atirou Rui Borges.
Relembrar que o Sporting vai defrontar o Benfica no dérbi de Lisboa, referente à décima sexta jornada da Liga Portugal Betclic. Será o primeiro jogo do novo treinador ao leme do Clube de Alvalade, depois do período em que João Pereira esteve aos comandos, e onde os leões conseguiram apenas três vitórias, um empate e quatro derrotas em oito partidas disputadas.
Jovem lateral-esquerdo português pode estar de saída do emblema francês; Antiga cara conhecida dos leões está muito atenta à situação do jogador de 22 anos
|
0Nuno Mendes está a viver a sua quarta temporada no Paris Saint-Germain (PSG), clube com o qual tem contrato até junho de 2026. No entanto, as negociações para a renovação do seu vínculo não estão a satisfazer o jogador. O ex-Sporting já recusou várias propostas de prolongamento feitas pelos parisienses e exige um aumento salarial, considerando-se um titular indiscutível na equipa. Ruben Amorim está atento à situação.
Segundo a RMC Sport, o internacional português está agora disposto a deixar o PSG, mas apenas no final da temporada. Há vários clubes interessados no seu futebol, sendo o Manchester United um dos principais pretendentes. A transferência de Nuno Mendes para o clube inglês poderia também significar um reencontro com o trinador com quem trabalhou no Sporting.
Recentemente, surgiram notícias que indicam que Ruben Amorim não está satisfeito com os laterais do Manchester United, nomeadamente Luke Shaw e Tyrell Malacia. Por isso, a posição de defesa esquerdo/ala esquerdo surge como uma das principais prioridades de reforço para o treinador português.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Rúben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Ao longo do seu caminho no emblema verde e branco, o defesa-esquerdo conquistou uma Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira e um Campeonato Nacional, antes de rumar aos franceses do Paris Saint-Germain, no mercado de verão de 2021.
Avançado sueco está habituado a fazer manchetes e o seu registo goleador durante a presente época tem sido motivo para isso, ainda mais quando comparado
|
0Apesar de um período conturbado em Alvalade, marcado pela saída de Ruben Amorim para Manchester e pelo reinado de João Pereira, houve um fator que nunca mudou: Viktor Gyokeres continua a marcar golos. O avançado sueco do Sporting leva um registo invejável com a camisola verde e branca - 18 golos em 15 jogos - e, em vésperas do dérbi da capital, salta à vista um dado estatístico: O ponta de lança leonino já marcou, esta época, mais golos que todo o trio de ataque do Benfica: Pavlidis, Di María e Akturkoglu.
Quando se olha para o total de golos acumulados pelos três avançados do Benfica, o resultado é ainda mais notável. Akturkoglu, Di María e Pavlidis somam juntos 16 golos, ou seja, dois a menos do que o sueco do Sporting. Esta disparidade reforça a importância de Gyokeres no ataque dos leões, que tem sido uma verdadeira força da natureza.
Ao considerar todas as competições, incluindo seleções, Gyokeres mantém uma vantagem significativa. O avançado do Sporting acumulou 2739 minutos em 32 jogos, nos quais marcou 36 golos e fez nove assistências. O ataque do Benfica também alcançou a marca de 36 golos, mas, individualmente, o avançado sueco continua a ser o mais produtivo. Akturkoglu lidera a lista interna das águias com 16 golos.
Além disso, o Viking de Alvalade apresenta o maior valor de mercado entre os quatro jogadores, segundo o site especializado Transfermarkt. O sueco está avaliado em 75 milhões de euros, enquanto Akturkoglu surge com 25 milhões, Pavlidis com 23 milhões e Di María com apenas 3 milhões. O avançado do Sporting é, também, um dos jogadores mais cobiçados do mercado e vários clubes europeus estão de olho na sua contratação.
Gyokeres também tem um desempenho destacado nos confrontos diretos com o Benfica. Em quatro jogos disputados até agora entre as duas equipas, duas meias-finais da Taça de Portugal e duas partidas para o campeonato, o avançado leonino venceu duas vezes, com mais um empate e uma derrota, tendo ainda marcado dois golos.
Pedro Gonçalves, extremo leonino, iniciou a época de forma tremenda mas sofreu alguns problemas físicos que o têm impedido de ajudar a equipa
|
0Para além de Gonçalo Inácio e Daniel Bragança, um dos jogadores com que Rui Borges já sabia não poder contar para o dérbi era Pedro Gonçalves, extremo português que está lesionado desde a partida dos leões em Braga, para a Liga. Há, no entanto, novidades positivas neste dossier: Pote estará a entrar na última fase do seu processo de reabilitação, o que significa mais um passo no caminho do regresso à competição.
A lesão de Pote ocorreu em um momento importante da temporada, mas o jogador já cicatrizou a lesão e está pronto para retomar o treino em campo. Na próxima semana, começará a fase de exercícios no relvado, o que marca o início da última etapa da sua recuperação. Esta fase de tratamento deverá durar mais cerca de duas semanas, e espera-se que o jogador esteja novamente disponível em breve para ajudar a equipa.
Por outro lado, Gonçalo Inácio segue com o seu trabalho de recuperação muscular e deverá voltar a jogar em Guimarães. Nuno Santos, contudo, terá de esperar até à próxima temporada para regressar aos relvados, pois a sua recuperação ainda vai demorar mais tempo.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e seis assistências em 12 partidas, nas quais disputou um total de 884 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 190 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.