
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O meio campo do Sporting para a final da Taça está decidido, segundo a imprensa nacional. Rui Borges vai lançar de início Morten Hjulmand e Zeno Debast, a dupla que mais utilizou no miolo do terreno da equipa leonino desde que chegou a Alvalade.
Rui Borges tem opções no meio campo, algo com que não pode contar durante muito tempo. Apesar de ter vindo a recuperar ritmo competitivo, Hidemasa Morita está apto e é opção válida para o treinador português na final da Taça de Portugal.
Mas, segundo avança o jornal Record, Rui Borges deve mesmo decidir-se por Zeno Debast e Morten Hjulmand, dupla que tinha atuado nos últimos encontros. O treinador do Sporting tem experimentado, nos treinos, variações no meio campo verde e branco com os quatro jogadores que tem à disposição - os três já mencionados e ainda Eduardo Felicíssimo - mas parece, nesta altura, mas inclinado para o belga e o dinamarquês.
Para além de serem os jogadores que somaram mais minutos juntos na reta final da temporada, na base da decisão de Rui Borges estarão as rotinas que já existem entre os dois jogadores, bem como o bom desempenho no Benfica - Sporting da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, onde jogaram juntos até Debast ser substituído perto da hora de jogo.
Deve repetir-se, então, a dupla que se estreou nos relvados a 18 de janeiro deste ano civil. Hidemasa Morita deverá continuar a ter um papel importante na equipa a sair do banco, como tem acontecido com Rui Borges, também muito em virtude de alguns condicionamentos físicos que continua a sentir.
Elemento fundamental da equipa verde e branca perspetivou o encontro decisivo da prova rainha, frente ao Benfica, e fez revelação importante
|
A equipa do Sporting está focada na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, marcada para as 17h15 de domingo, no Jamor. Rui Borges rejeitou favoritismo, mas assumiu que se trata de uma ocasião especial para si e para a equipa.
Rui Borges: "A equipa quer muito conquistar mais um título para a história do Sporting"
Numa entrevista à RTP, o técnico leonino começou por garantir a “equipa está ligada e focada”, depois das celebrações do bicampeonato, e quer muito “conquistar mais um título para a história do Sporting e para a história individual de cada um”. Comparando com a final da Taça de Portugal da época passada – que o Sporting perdeu diante do Porto (2-1, após prolongamento), – Rui Borges espera que esse desaire sirva de “motivação” extra para o dérbi.
Questionado sobre o favoritismo para o encontro decisivo, o treinador de 43 anos rejeitou que o Sporting tenha vantagem pelos bons resultados já conseguidos contra o Benfica, na presente temporada: “Uma coisa é as equipas conhecerem-se em termos individuais, em termos coletivos também. Estarmos preparados para o que cada um faz. Mas será sempre um jogo muito disputado, o início do jogo dá e cria nuances. Temos o exemplo do último jogo quando marcámos cedo na Luz e transforma o jogo”.
Rui Borges: "Final da Taça? É algo que sonhava como atleta ou treinador"
Assumindo estar “expectante” quanto à possibilidade de subir a escadaria do Estádio Nacional como vencedor da prova rainha, Rui Borges admitiu que disputar a final terá um significado especial também em termos pessoais: “Como atleta ou treinador é algo que sonhava, chegar à final da Taça de Portugal. Nos escalões inferiores é a única competição que disputamos em fases iniciais. É algo que queria e desejava muito, desde novo. É desfrutar do momento e da final”.
De resto, Rui Borges confirmou que Ousmane Diomande - que voltou a falhar o treino da equipa leonina - “está em dúvida” para o dérbi, afirmando que a decisão sobre a utilização do central será tomada “mais perto do jogo”. O treinador do Sporting assegurou ainda que Viktor Gyokeres “está focado no jogo, quer ganhar e marcar” e, sobre uma possível transferência no verão, lembrou que o avançado sueco “tem contrato” com o Clube de Alvalade. A terminar, o técnico destacou a ambição do plantel, que “já está a pensar conquistar mais [troféus], na próxima época”.
Líder máximo do Clube de Alvalade marcou presença na cerimónia relativa a um jogo muito importante da competição da UEFA
|
O Estádio José Alvalade recebe, este sábado, a final da Liga dos Campeões de futebol feminino, que vai opor Arsenal e Barcelona. Na passada sexta-feira, realizou-se em Lisboa, o jantar oficial do evento e Frederico Varandas, Presidente do Sporting, foi um dos convidados.
O líder máximo do Clube de Alvalade marcou presença na cerimónia, ao lado de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Carlos Moedas, autarca de Lisboa, entre outras personalidades. O líder da FPF fez um breve discurso, no qual começou por destacar o facto de esta ser a terceira final europeia que Portugal acolhe, depois dos jogos decisivos da Liga dos Campeões masculina, em 2014, 2020 e 2021.
Pedro Proença falou ainda de uma “experiência única” para os adeptos no Estádio José Alvalade e afirmou que a final da Champions feminina “será um momento inspirador para a nossa comunidade desportiva”. Vale sublinhar que o duelo entre Arsenal e Barcelona tem apito inicial agendado para as 17h00 deste sábado, no reduto do Sporting.
Vale lembrar que, devido à realização do encontro, o Clube de Alvalade anunciou o encerramento temporário da Loja Verde, numa decisão que visa garantir a segurança e o bom funcionamento do evento. Ainda assim, a medida está a dar que falar, visto que representa um forte constrangimento para os adeptos do Sporting que pretendiam adquirir a nova camisola dos leões para a próxima época ainda antes da final da Taça de Portugal.
De resto, no passado fim de semana, o troféu da Liga dos Campeões de futebol feminino foi roubado num armazém do Estádio José Alvalade, durante os festejos do bicampeonato do Sporting. As autoridades iniciaram, de imediato, uma operação com vista à recuperação da taça e de outro material furtado, o que foi conseguido, tendo sido identificados, pelo menos, 13 suspeitos da prática do crime.
Antigo defesa-central dos leões mostra-se reticente quanto à possível utilização de futebolista verde e branco na final da Taça de Portugal
|
Sporting e Benfica medem forças na final da Taça de Portugal. Ousmane Diomande é, ao que tudo indica, grande baixa no plantel de Rui Borges e o treinador leonino terá de fazer mexidas no onze inicial. Jeremiah St. Juste é o mais provável a render o costa-marfinense, mas levanta questões a Tonel.
Tonel: "Sem Diomande pode jogar St. Juste, mas tenho algumas dúvidas"
"Estando todos em condições físicas normais, acredito que Quaresma, Inácio e Diomande serão titulares. Se Diomande não recuperar? Aí... é difícil, o St. Juste poderá jogar, mas tenho algumas dúvidas", disse o antigo defesa-central dos verdes e brancos, em declarações ao jornal A Bola.
Tonel não mostrou estar 100% confiante na utilização do 'camisola 3', apresentando alternativas: "Poderá passar Inácio para central do meio e entrar o Matheus Reis para a esquerda... é outra solução. Agora depende do que pretende Rui Borges se não puder jogar o Diomande, que acredito que vai poder recuperar".
Tonel: "Mesmo sem Diomande, não deixará de ser um Sporting forte"
"Todos os jogadores fazem falta, mas a equipa tem de saber lidar com essas ausências. Umas com mais peso do que outras, naturalmente, mas se Diomande não puder jogar, não deixará de ser um Sporting que vai ser forte, num jogo de 50/50", atirou Tonel.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de maio, frente ao Benfica. O dérbi eterno, diante da turma comandada por Bruno Lage, a contar para a final da Taça de Portugal, tem pontapé de saída marcado para as 17h15, no Jamor.