Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro e não tem tido vida fácil, com jogos de alto grau de dificuldade a sucederem-se, numa altura em que o Clube conta com várias lesões. Uma das dores de cabeça pode estar prestes a passar, uma vez que Daniel Bragança, médio dos leões, está a entrar nas fases finais da sua recuperação.
Segundo avança o jornal 'Record', Daniel Bragança, médio criativo formado nas camadas jovens verdes e brancas, já se encontra, neste momento, a treinar no relvado. Apesar deste desenvolvimento, o jogador ainda está a treinar à parte dos colegas.
É, exatamente, esse indicador que leva a crer que o português ainda não estará pronto para acompanhar a equipa do Sporting a Vila do Conde e dar o seu contributo frente ao Rio Ave, no jogo marcado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, a contar para a 18ª. jornada da Liga Portugal Betclic - ao contrário do que se chegou a pensar.
No entanto, tudo indica que, uma vez finalizada a partida, já seja permitido a Daniel Bragança que comece a treinar com o resto de plantel. A partir desse ponto, caberá apenas a Rui Borges, treinador dos leões, decidir se quer contar com o médio verde e branco - isto significa que existe uma possibilidade que o jogador dos leões já consigo oferecer o seu contributo na partida de dia 22 de janeiro, frente ao Leipzig, a contar para a Liga dos Campeões.
Quem também vem progredindo na sua recuperação é Pedro Gonçalves, que já faz exercícios no tapete. No entanto, o português, tal como Morita e Matheus Reis, só têm os seus regressos planeados para fevereiro. Nuno Santos, por outro lado, e como já era sabido, só tem o retorno à competição previsto para maio.
Comentador desportivo faz a sua análise sobre a contratação de Rui Silva para as redes leoninas e aborda a questão posicional, desde a chegada de António Adan à turma verde e branca
|
0Para Tomás da Cunha, conhecido comentador desportivo, a posição de guarda redes é crítica para a equipa leonina desde a chegada de António Adan para defender a baliza dos leões no início da época 20/21, época em que o Sporting se sagra campeão nacional, proveniente do Atlético de Madrid e chegou a custo zero.
O guardião espanhol foi o dono da baliza do Sporting durante três épocas e meia, tendo realizado o seu último jogo ao serviço dos leões em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, precisamente onde será o próximo jogo da equipa de Rui Borges, já neste sábado às 18h00. Com a camisola verde e branca o guarda redes agora com 37 anos, realizou 156 jogos, mas nem sempre a sua titularidade foi unanime, tendo a contestação sido aumentada na temporada passada com o ato final a ser realizado no empate a três com o Rio Ave, onde a exibição de Adan ficou muito a desejar.
No inicio desta temporada, após a saída do espanhol, o Sporting contratou o guarda redes Bósnio Vladan Kovacevic, o jogador da posição mais caro até ao momento, contratado ao Rakow da Polónia por 4,8 milhões de euros.
A titularidade da baliza do Sporting nesta temporada, até ao momento tem sido divida entre o Bósnio Kovacevic que começou a titular mas após lesão, perdeu-a para o Uruguaio Franco Israel, que até ao momento realizou 20 dos 30 encontro realizados até ao momento pelos leões, tendo os outros dez sido feito pelo guarda redes mais caro da equipa verde e branca, que não convenceu e deverá estar de saída de alvalade.
Agora chega Rui Siva para lutar pela titularidade com Franco Israel, mas o acerto sobre esta contratação é para Tomás da Cunha, ainda uma incógnita, numa posição que desde a saída do histórico Rui Patrício, parece estar amaldiçoada e sem um dono claro e incontestável do lugar.
Confira as palavras do comentador desportivo:
Com a mais que provável chegada de um novo lateral direito, embora os leões tenham falhado Alberto, alguém terá sair para a chegada do novo defesa
|
0Os desenvolvimentos em torno de Andrés García, jogador de 20 anos do Levante que estará cada vez mais próximo de se juntar aos comandados de Rui Borges, podem significar saídas de jogadores da mesma posição no imediato.
Isto pode também pesar no futuro imediato de Ricardo Esgaio. O lateral de 31 anos, tem contrato até 2026 mas já esteve muito perto de sair na janela de mercado de verão, com muitas notícias a vincularem que o jogador mais velho do plantel leonino, esteve muito próximo de regressar ao Braga, o negócio terá caído por falta de acordo entre os minhotos e os leões no que toca ao valores dessa transferências.
A escassa utilização ao longo desta época (338 minutos distribuídos por 7 jogos) vem agora aumentar a probabilidade de deixar Alvalade. Segundo o jornal Record, Esgaio tem em mãos duas propostas, uma do Brasil e outra da Grécia Todos os cenários estão em aberto e este será mais um dossiê que o Presidente Frederico Varandas terá de resolver nas escassas semanas que faltam para o término deste mercado de transferências.
Também Iván Fresneda, lateral espanhol que chegou no mercado de verão de 2023 ao Sporting, proveniente do Valladolid, esteve recentemente dado como certo nos italianos do Como, mas as recentes boas exibições frente a Porto e Benfica e o impasse na aquisição de um novo lateral direito, terão feito cair o negócio.
Relembrar que Ricardo Esgaio esteve ligado aos verdes e brancos entre 2012 e 2017, e novamente entre 2021 até ao presente. Já Iván Fresneda juntou-se aos leões em 2023. Ambos os jogadores são campeões nacionais pelo Sporting.
O avançado sueco, peça fundamental da equipa leonina, pode mesmo abandonar a turma verde e branca já neste mercado de transferências
|
0Viktor Gyokeres volta a ser associado a um gigante europeu e a saída do Sporting pode mesmo consumar-se já neste mercado de transferências de Janeiro. O interessado desta vez, é o Arsenal, que pode estar na corrida por um avançado neste defeso, após a lesão grave de Gabriel Jesus.
De acordo com o portal Diário de transferências, o sueco de 26 anos, estará num lote de três jogadores prioritários para o emblema leonino que milita na Premier League. O jogador do Sporting, é acompanhado nesta lista por Benjamin Sesko do RB Leipzig, curiosamente o próximo adversário dos leões na Liga dos Campeões e Dusan Vlahovic da Juventus, equipa que desviou recentemente Alberto Costa do Sporting.
O mercacdo ainda vai a meio, mas promete ser agitado, nomeadamente para os lados de alvalade, com Viktor Gyokeres a liderar as dores de cabeça da Sad liderada por Frederico Varandas, suspense e alarme no coração dos Sportinguistams que deve durar até ao término deste defeso.
Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros– foi utilizado em 30 encontros (2.570 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 32 golos e fez seis assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.