Futebol
Proposta por Rui Silva às portas de Alvalade! Guardião do Sporting gera interesse
06 Jan 2026 | 15:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Mai 2025 | 08:13 |
Maxi Araújo fez, no dérbi com o Benfica, um dos melhores jogos desde que chegou ao Sporting. Rui Dias aponta algumas falhas do jogador em momentos específicos, mas deixa muitos elogios ao jovem uruguaio, augurando um futuro brilhante ao canhoto.
"Definiu como palco todo o flanco esquerdo do terreno; atrás, no meio e à frente apresenta aptidões técnicas e atléticas para todas as contingências, baseado na versatilidade de argumentos e adaptabilidade a todas as exigências – também não se perde no corredor central. Começa por ser um jogador apetecível, um multifuncional sempre procurado pelos treinadores, mas é tão eficaz, fiável e até brilhante que constitui mais-valia em cada função específica. Ruben Amorim chegou a utilizá-lo como avançado, Rui Borges começou por pensar nele como defesa, mas acabou por consolidar-se como ala, função na qual se tem notabilizado", disse, ao jornal Record.
"A convicção sul-americana interfere, por vezes, no rendimento"
Para Rui Dias, Maxi - destacado pelo CIES - "assenta na presunção sul-americana de que as ganas, a picardia e o pequeno delito prestigiam o perfil futebolístico de qualquer profissional". No entanto, o 'camisola 20' dos leões "por vezes permite que essa convicção interfira no rendimento, na concentração, na discussão dos lances, na teatralização dos contactos, alimentando a perversa veia contestatária que o caracteriza".
"Principalmente como defensor, a atitude prejudica-lhe o discernimento, desfoca o objetivo, conduz a erros posicionais e de decisão cujas consequências são atenuadas pela rapidez com que retifica as falhas. Quando as comete avalia automaticamente o perigo, sinal de que por detrás da aparência dispersa, é orientado por noção tática superior", explicou o especialista.
"A tensão que põe no jogo não afeta a precisão dos gestos; a contundência nos duelos não interfere na refinada técnica individual; a dinâmica e intensidade nas intervenções nunca ficam órfãs da inteligência. No vaivém pelo flanco, que repete vezes sem conta em hora e meia, Maxi diversifica o reportório. Desarma, conduz e executa com clareza espantosa, principalmente junto à grande área, prova de que a aparente leveza dos gestos largos, mais indefinidos e nem sempre minuciosos, se transforma em ações seguras e executadas com sentido prático", afirmou Rui Dias, garantindo que "Maxi Araújo ainda não atingiu o máximo que tem para oferecer, ao Sporting, ao Uruguai e até ao futebol".
"Maxi pode ser o que ele quiser"
Contratado pelo Sporting ao Toluca, o canhoto "já mostrou qualidades, consolidou estilo, perspetivou o desenvolvimento e confirmou um destino para o resto da carreira. Mas ainda não bateu no topo da escala, mesmo partindo do princípio de que o essencial para chegar tão alto já lá está". "Aos 25 anos, demorou a adaptar o conceito futebolístico e a sua própria natureza pessoal aos padrões estéticos e competitivos do futebol europeu. Internacional uruguaio, uma das paixões de Marcelo Bielsa na seleção celeste, beneficiou dos conselhos e ensinamentos que os seus treinadores lhe transmitiram em Alvalade – Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges. O enquadramento foi dimensionado pela abertura para continuar a aprender e fortalecer-se como futebolista, cumprindo o objetivo de apetrechar-se com armas para voar cada vez mais alto. O talento, a disponibilidade e o sucesso coletivo alimentam o gene competitivo que o caracteriza. O futuro será o que ele quiser", terminou,
Luis Suárez marcou o golo dos leões, mas turma minhota conseguiu operar a reviravolta já nos instantes finais da partida disputada em Leiria
06 Jan 2026 | 22:20 |
O Sporting perdeu frente ao Vitória de Guimarães (2-1), esta terça-feira, dia 6 de janeiro, em jogo a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Luis Suárez marcou o golo dos leões, mas minutos finais de pesadelo ditaram a eliminação do Clube de Alvalade da competição.
Num duelo disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o Clube de Alvalade chegou à vantagem no primeiro lance de perigo. Aos 14 minutos, Francisco Trincão picou a bola para as costas da defesa e o avançado colombiano - que tem um clube interessado - apareceu no sítio certo para finalizar de primeira.
Na segunda parte, o duelo foi mais equilibrado, com ambas as formações a disporem de oportunidades para marcar. Ainda assim, quando tudo apontava para a vitória, a turma de Luís Pinto chegou ao empate aos 90+2 por Alioune Ndoye. O mesmo jogador marcou o 2-1 aos 90+11 e selou o resultado final.
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Leões tentam conquistar o seu quinto troféu, em mais uma Final Four a disputar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
06 Jan 2026 | 17:58 |
Ivaylo Iordanov, umas das grande figuras do Sporting durante a década de 90, fez a antevisão à meia-final da Allianz Cup, onde os leões vão defrontar o Vitória de Guimarães, e mostrou confiança para a partida. O antigo avançado búlgaro não hesitou em
“Espero que o jogo corra bem, que o Sporting jogue bom futebol, que ganhe e esteja na final. O Sporting joga sempre para ganhar. Com todo o respeito pelo V. Guimarães, acho que a equipa do Sporting é melhor, mas numa meia-final nunca há favoritos. O Sporting tem muito mais valor, se jogar o futebol a que nos tem habituado - tirando o último jogo, que empatou -, penso que vai ganhar”, disse ao jornal Record.
Contudo, o atual adjunto da seleção da Bulgária, não arriscou em lançar um resultado: “Não gosto de apostar porque nunca acerto! Para mim, basta uma vitória do Sporting, independentemente do resultado. 1-0 ou 5-0, para mim, o mais importante é que o Sporting ganhe e passe à final”, concluiu.
O Sporting entra hoje em campo e quer avançar para a grande decisão (Veja AQUI o onze provável), sendo que em caso de passagem para a final da Taça da Liga, os leões defrontam Benfica ou Braga, que jogam amanhã, dia 7 de janeiro. A final decorre no sábado, dia 10, às 20h, em Leiria.
O Clube de Alvalade, orientado por Rui Borges, já venceu a competição por quatro vezes, em 2017/2018, 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022, sendo que os últimos dois triunfos foram frente a Braga e Benfica, respetivamente, e procuram voltar a erguer o troféu.
Treinador português não resistiu aos maus resultados em Inglaterra e terá de decidir um novo rumo a dar na sua carreira de técnico
06 Jan 2026 | 16:26 |
Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, não quer o regresso de Ruben Amorim ao Clube de Alvalade. O ex candidato à presidência dos leões recusa uma reconciliação com o técnico luso, que recentemente foi despedido do comando técnico do Manchester United.
Dias Ferreira: "Cada um faz a cama que se quer deitar. É uma pessoa que não me diz muito"
"Cada um faz a cama que se quer deitar. É uma pessoa que não me diz muito. Quis ir embora do Sporting a meio da temporada, quando tinha dito que iria até ao fim. Pessoas que não têm palavra não servem, não têm uma segunda oportunidade. Se tivesse saído de uma forma normal, seria o primeiro a dizer que nem era preciso uma indemnização", começou por dizer, em entrevista ao 'Notícias ao Minuto'.
Dias Ferreira: "Teve teve mais olhos do que que barriga"
O advogado lembra a saída surpreendente do português no final de outubro de 2024: "Teve teve mais olhos do que que barriga. Ficou ansioso quando apareceu o Manchester United. Bastava esperar mais quatro ou cinco meses e, talvez, a história seria bem diferente do que foi", referiu.
Sobre o futuro do técnico, Dias Ferreira diz não se importar que Ruben Amorim terminasse como treinador do rival Benfica. "O Sporting tem treinador, que é o Rui Borges, que está a fazer o seu caminho. O Ruben é um homem livre para fazer o que quiser", terminou.
No Sporting, como treinador, venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça, entre 2019/2020 e 2024/2025. A sua passagem pelos “red devils” não foi a mais agradável, com apenas 24 vitórias em 63 jogos oficiais (38% de taxa de triunfos) e nenhum título conquistado.