Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Dias diz que ala titular do Sporting: "Teatraliza contactos"

Especialista apontou falha no desempenho de jogador verde e branco, mas também deixou alguns reparos sobre futuro do atleta leonino

Rui Dias fez reparo a jogador do Sporting, apontando algumas falhas que consegue observar no ala comandado por Rui Borges
Rui Dias fez reparo a jogador do Sporting, apontando algumas falhas que consegue observar no ala comandado por Rui Borges

15 Mai 2025 | 08:13 |

Icon Comentário0

Maxi Araújo fez, no dérbi com o Benfica, um dos melhores jogos desde que chegou ao Sporting. Rui Dias aponta algumas falhas do jogador em momentos específicos, mas deixa muitos elogios ao jovem uruguaio, augurando um futuro brilhante ao canhoto.


"Definiu como palco todo o flanco esquerdo do terreno; atrás, no meio e à frente apresenta aptidões técnicas e atléticas para todas as contingências, baseado na versatilidade de argumentos e adaptabilidade a todas as exigências – também não se perde no corredor central. Começa por ser um jogador apetecível, um multifuncional sempre procurado pelos treinadores, mas é tão eficaz, fiável e até brilhante que constitui mais-valia em cada função específica. Ruben Amorim chegou a utilizá-lo como avançado, Rui Borges começou por pensar nele como defesa, mas acabou por consolidar-se como ala, função na qual se tem notabilizado", disse, ao jornal Record.


"A convicção sul-americana interfere, por vezes, no rendimento"


Para Rui Dias, Maxi - destacado pelo CIES - "assenta na presunção sul-americana de que as ganas, a picardia e o pequeno delito prestigiam o perfil futebolístico de qualquer profissional". No entanto, o 'camisola 20' dos leões "por vezes permite que essa convicção interfira no rendimento, na concentração, na discussão dos lances, na teatralização dos contactos, alimentando a perversa veia contestatária que o caracteriza".

"Principalmente como defensor, a atitude prejudica-lhe o discernimento, desfoca o objetivo, conduz a erros posicionais e de decisão cujas consequências são atenuadas pela rapidez com que retifica as falhas. Quando as comete avalia automaticamente o perigo, sinal de que por detrás da aparência dispersa, é orientado por noção tática superior", explicou o especialista.


"A tensão que põe no jogo não afeta a precisão dos gestos; a contundência nos duelos não interfere na refinada técnica individual; a dinâmica e intensidade nas intervenções nunca ficam órfãs da inteligência. No vaivém pelo flanco, que repete vezes sem conta em hora e meia, Maxi diversifica o reportório. Desarma, conduz e executa com clareza espantosa, principalmente junto à grande área, prova de que a aparente leveza dos gestos largos, mais indefinidos e nem sempre minuciosos, se transforma em ações seguras e executadas com sentido prático", afirmou Rui Dias, garantindo que "Maxi Araújo ainda não atingiu o máximo que tem para oferecer, ao Sporting, ao Uruguai e até ao futebol".

"Maxi pode ser o que ele quiser"

Contratado pelo Sporting ao Toluca, o canhoto "já mostrou qualidades, consolidou estilo, perspetivou o desenvolvimento e confirmou um destino para o resto da carreira. Mas ainda não bateu no topo da escala, mesmo partindo do princípio de que o essencial para chegar tão alto já lá está". "Aos 25 anos, demorou a adaptar o conceito futebolístico e a sua própria natureza pessoal aos padrões estéticos e competitivos do futebol europeu. Internacional uruguaio, uma das paixões de Marcelo Bielsa na seleção celeste, beneficiou dos conselhos e ensinamentos que os seus treinadores lhe transmitiram em Alvalade – Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges. O enquadramento foi dimensionado pela abertura para continuar a aprender e fortalecer-se como futebolista, cumprindo o objetivo de apetrechar-se com armas para voar cada vez mais alto. O talento, a disponibilidade e o sucesso coletivo alimentam o gene competitivo que o caracteriza. O futuro será o que ele quiser", terminou,


Futebol

Rui Borges dá boas notícia a estrela da equipa B do Sporting

Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens do conjunto secundário foram destaque

Rui Borges orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens da equipa secundário do Sporting foram destaque
Rui Borges orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens da equipa secundário do Sporting foram destaque

10 Out 2025 | 15:59 |

Icon Comentário0

Rui Borges chamou Rayan Lucas à sessão de treino da equipa A do Sporting, esta sexta-feira, dia 10 de outubro. Os leões continuam a preparação para a difícil série de jogos que vai acontecer assim que a pausa para seleções FIFA terminar.


Rayan Lucas tinha estado afastado dos trabalhos do Sporting, em virtude da sua participação no Mundial sub-20, ao serviço da seleção Brasileira. O antigo jogador do Flamengo viu a sua equipa nacional ser afastada na fase de grupos do torneio intercontinental, e está de volta a Alcochete, já integrado nos trabalhos do conjunto verde e branco - o médio também recebeu boas notícias de Rui Borges recentemente.


De resto, Rui Borges chamou mais oito jogadores da equipa B do Sporting, para colmatar as 15 ausências no plantel verde e branco, dos jogadores que se encontram ao serviço das Seleções, a maior parte deles a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.


Os oito jogadores chamados por Rui Borges foram os seguintes: os defesas Rômulo, José Silva e Rodrigo Dias; os médios Rafael Besugo, Kauã Oliveira e Samuel Justo; e os atacantes Paulo Cardoso e Rafael Nel (para além do já mencionado Rayan Lucas).

O treino decorreu normalmente, com a particularidade de ter acontecido no relvado do campo Aurélio Pereira, uma vez que o relvado está a ser substituído na ala profissional da Academia, onde a equipa de Rui Borges costuma treinar. Vale ainda referir que os leões vão disputar um jogo, à porta fechada, contra um clube de Lisboa, na manhã do próximo sábado, 11 de outubro. 



Futebol

Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga

Rui Borges optou por deixar o jovem médio dos leões fora da lista de convocados para a partida da oitava jornada da Liga Portugal Betclic

Exclusivo Leonino - João Simões ficou de fora do Sporting - Braga depois de ter sido um dos destaques dos leões em Nápoles, para a Liga dos Campeões
Exclusivo Leonino - João Simões ficou de fora do Sporting - Braga depois de ter sido um dos destaques dos leões em Nápoles, para a Liga dos Campeões

10 Out 2025 | 13:49 |

Icon Comentário0

Rui Borges optou por deixar João Simões fora da ficha de jogo do Sporting - Braga e o jogador ficou confuso com a decisão, sabe o Leonino. O médio tentou perceber o motivo para ter sido deixado de lado após o jogo frente ao Napoli, no qual foi titular e até um dos destaques dos leões na partida.


Fontes próximas do processo revelaram, em Exclusivo ao nosso Jornal, que a atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos na mais recente jornada do campeonato nacional foi motivo de conversa entre o jogador e os restantes companheiros de equipa, enquanto este procurava a melhor resposta para o facto de ter sido deixado de fora do encontro.


No final da partida, Rui Borges deixou claro que tal se tratou de uma opção única e exclusivamente técnica. Posto isto, é expectável que o médio - recentemente chamado pela primeira vez para a seleção de sub-21 -, seja opção regular para o treinador, com o objetivo de seguir o seu desenvolvimento de forma gradual no Sporting.


Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares 'preferidos' por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão terá a sua importância para uma fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.



Futebol

Raspanete? Pilar do Sporting pediu para dar palavrinha à equipa no regresso aos treinos

Plantel principal dos verdes e brancos veio de folga após o empate com o Braga, válido para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic

Rui Borges falou à equipa no regresso aos trabalhos e atirou o foco para a preparação do Paços de Ferreira - Sporting
Rui Borges falou à equipa no regresso aos trabalhos e atirou o foco para a preparação do Paços de Ferreira - Sporting

10 Out 2025 | 13:18 |

Icon Comentário0

Rui Borges aproveitou o regresso da equipa do Sporting aos trabalhos para colocar os pontos nos i's junto do seu plantel. Depois de três dias de folga, com muitos jogadores ausentes devido à paragem para as seleções, o técnico dos leões quis deixar uma mensagem.


Antes de arrancar com a sessão de trabalhos, o treinador dos verdes e brancos optou por se dirigir ao plantel e abordou tudo o que correu mal no empate frente ao Braga (1-1), tanto como apontou rapidamente para o próximo objetivo do Sporting, que é o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.


De acordo com o jornal Record, Rui Borges pediu ao seu grupo seriedade na preparação do jogo frente ao Paços de Ferreira e que todos encarem o adversário da Liga 2 com o maior respeito, uma vez que a deslocação ao seu terreno é tradicionalmente complicada.


Vale lembrar que o Sporting também deverá ter agendado um jogo particular para uma das próximas sessões de trabalho, mas ainda não se conhece o adversário escolhido. O objetivo da equipa técnica passa por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”
Futebol

Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”

10 Out 2025 | 11:46

Icon Comentário0
Renegado do Sporting acaba desmentido em nova polémica
Futebol

Renegado do Sporting acaba desmentido em nova polémica

10 Out 2025 | 11:38

Icon Comentário0
Rayan Lucas recebe grandes notícias sobre futuro no Sporting
Futebol

Rayan Lucas recebe grandes notícias sobre futuro no Sporting

10 Out 2025 | 11:33

Icon Comentário0