Futebol
Após vitória suada no Benfica - Alverca, Mourinho volta a 'torcer' pelo Sporting frente ao Porto
09 Fev 2026 | 10:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 07:46 |
O sorteio da Champions League decorre já este quinta-feira, dia 29 de agosto, pelas 17h00. Enquanto o Sporting aguarda por saber quais os clubes que irá defrontar, vale a pena recordar todos os possíveis adversários da turma de Rúben Amorim na prova milionária, isto já com os 36 participantes na competição apurados, depois do fecho do play-off, tendo-se juntado Dínamo Zagreb, Lille, Estrela Vermelha e Slovan Bratislava.
Por seu turno, os verdes e brancos encontram-se inseridos no pote 3, visto que até já tinham garantido qualificação direta, fruto da conquista do campeonato nacional na temporada 2024/25 para o novo formato da Liga dos Campeões. Passamos agora a recordar a composição final dos quatro potes.
No pote 1 podemos encontrar grande parte dos tubarões europeus: Real Madrid, Manchester City, Bayern Munique, PSG, Liverpool, Inter Milão, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Barcelona. De seguida, o pote 2 é constituído pelos seguintes emblemas: Bayer Leverkusen, Atlético Madrid, Atalanta, Juventus, Benfica, Arsenal, Club Brugge, Shakhtar Donetsk e Milan.
No pote 3, juntam-se ao Sporting emblemas como Feyenoord, PSV Eindhoven, Dínamo Zagreb, RB Salzburgo, Young Boys, Lille, Estrela Vermelha e Celtic. Por fim, no pote 4 encontramos Slovan Bratislava, Monaco, Sparta Praga, Aston Villa, Bolonha, Girona, Estugarda, Sturm Graz e Brest.
Recorde-se que, nesta nova edição, a Champions irá deixar de ter grupos, mas sim uma liga única entre os 36 clubes participantes. Assim sendo, cada equipa irá fazer oito encontros - quatro em casa e quatro fora -, contra dois adversários de cada pote. Sporting e Benfica não se poderão defrontar nesta fase, por serem do mesmo país, mas essa é a única restrição no caminho dos leões. No entanto, a turma de Amorim não poderá enfrentar mais de duas equipas do mesmo país nesta fase da liga.
Os oito primeiros clubes passam diretamente aos oitavos de final da competição e, depois, as equipas entre o 9.º e o 24.º lugares vão disputar um playoff a duas mãos, para que sejam apurados os restantes. Por fim, os emblemas entre a 25.ª e 36.ª posições são eliminadas das provas europeias, ou seja, já não existe qualquer 'queda' ou segunda vida na Liga Europa.
De seguida ao encontro frente ao Torreense, técnico da equipa da Cidade do Lis reconheceu a ajuda dada pelo Clube, também realçando o nome de Frederico Varandas
09 Fev 2026 | 11:14 |
Visivelmente emocionado no final do encontro com o Torreense, o treinador da UD Leiria, Fábio Pereira, destacou o apoio recebido por parte do Sporting - que quer 'proteger' jogador - , numa altura em que o clube e a região foram severamente afetados pela depressão Kristin.
O técnico fez questão de enaltecer a solidariedade demonstrada pelos leões e por Frederico Varandas, bem como pelo Alverca, que cedeu o seu campo para a equipa treinar. Fábio Pereira revelou ainda a incerteza sobre onde a equipa irá treinar na próxima terça-feira.
"Os grandes veem-se pela nobreza"
"Aproveito para reforçar o nosso agradecimento ao Sporting e ao seu Presidente pela forma como se disponibilizaram para nos ajudar. Os clubes grandes não se veem só pelos campeonatos que ganham mas, também, pela nobreza de ajudar quem precisa em determinados momentos", afirmou.
"E agradecemos também ao Alverca que ontem cedeu-nos o campo de treinos... e depois o jogo de hoje é quase segundo plano porque nem devíamos ter competido", acrescentou ainda, não deixando o apoio ribatejano de parte nas suas palavras.
Face aos estragos no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, o Sporting ofereceu ajuda aos leirienses, que a aceitaram, e, por isso, o treino do UD Leiria na passada quinta-feira foi realizado na Academia Cristiano Ronaldo. O Clube disponibilizou os relvados da ala da formação e o treino lá decorreu.
Treinador do Clube de Alvalade quis passar algumas indicações muito específicas aos seus comandados para a deslocação ao Estádio do Dragão
09 Fev 2026 | 11:07 |
Rui Borges tem definida a abordagem do Sporting ao encontro no Estádio do Dragão, frente ao Porto, com o objetivo de reduzir para um ponto a distância para a liderança. A principal preocupação do técnico passa pela gestão física do plantel, depois do esforço adicional frente ao AFS para a Taça de Portugal, decidido apenas no prolongamento, uma desvantagem que a equipa pretende contrariar com a máxima "quando faltar a inspiração que não falte a atitude".
O jogo com os avenses foi analisado internamente, com identificação dos erros, mas o foco regressou rapidamente ao Clássico. A equipa técnica entende que se tratou de uma partida com incidências muito específicas e prepara agora o duelo com os dragões, procurando explorar fragilidades já identificadas no adversário. No encontro da primeira volta, na 4.ª jornada, o conjunto então orientado por Francesco Farioli surgia como surpresa; entretanto, o perfil tornou-se mais conhecido. Os azuis e brancos apresentam solidez defensiva, mas têm evidenciado dificuldades na construção perante blocos médios ou baixos, aspeto que os bicampeões pretendem explorar, num contexto em que a recente derrota portista diante do Casa Pia permite uma abordagem mais pragmática.
O plantel do Sporting foi alertado para um jogo físico, com muitos duelos. Para regressar a Lisboa com os três pontos, a equipa terá de manter equilíbrio e apostar em transições rápidas, à semelhança do que fez com sucesso na Liga dos Campeões. A atenção aos lances de bola parada foi reforçada, setor onde o Porto tem sido eficaz. A prioridade passa por marcar primeiro, de modo a encontrar mais espaços no ataque.
Em Alcochete, foi igualmente sublinhado que o resultado do Clássico não será decisivo para a atribuição do título, mensagem destinada a aliviar a pressão sobre os jogadores e potenciar a criatividade num encontro de forte componente tática, face ao modelo do adversário. Segundo o jornal Record, Rui Borges pediu ainda ao grupo que não valorize o histórico recente no Dragão, favorável aos portistas, lembrando as barreiras psicológicas já ultrapassadas esta época, como a vitória frente ao Athletic Bilbao, que garantiu o apuramento direto para os oitavos de final da Champions League.
Perto do decisivo encontro ante o Porto, que se jogará nesta segunda-feira no Norte, Clube avisa adeptos verdes e brancos relativamente à ida ao estádio
09 Fev 2026 | 10:57 |
O Sporting divulgou, este domingo, um conjunto de informações dirigidas aos Sócios e adeptos que vão deslocar-se ao Estádio do Dragão para assistir ao encontro frente ao Porto, que contará para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo está marcado para as 20h45, com abertura de portas às 18h45, e o Clube deixou orientações específicas sobre a concentração e o acesso ao recinto.
De acordo com a nota informativa, a concentração dos sportinguistas deverá ser feita no Parque STCP Bonjóia. As viaturas particulares devem igualmente ser estacionadas nessa zona, seguindo sempre as indicações das forças de segurança presentes no local, de forma a garantir uma deslocação organizada até ao estádio.
A saída para o Estádio do Dragão está prevista para as 18h00, através do habitual cortejo, que será acompanhado e supervisionado pelas autoridades. O Sporting - que tem uma 'arma secreta' preparada - sublinha a importância do cumprimento deste horário, de modo a que todos os adeptos consigam entrar atempadamente na bancada e assistir ao início do encontro.
O Clube pede ainda colaboração nos procedimentos de segurança, nomeadamente na validação de bilhética e nas revistas à entrada do estádio. Aos detentores de bilhetes para a Porta 10, sector 46, é aconselhado que não utilizem indumentária do Sporting, permitindo assim o acesso direto a essa zona.
Por motivos de segurança, o Sporting informa que não será permitida a entrada a adeptos sem bilhete ou com ingressos para setores não destinados aos Sportinguistas. Por fim, o Clube de Alvalade apela a uma conduta de fair-play, sem recurso a pirotecnia ou comportamentos que possam resultar em prejuízos para a instituição verde e branca.
Confira as informações oficiais: