Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O sorteio da Champions League decorre já este quinta-feira, dia 29 de agosto, pelas 17h00. Enquanto o Sporting aguarda por saber quais os clubes que irá defrontar, vale a pena recordar todos os possíveis adversários da turma de Rúben Amorim na prova milionária, isto já com os 36 participantes na competição apurados, depois do fecho do play-off, tendo-se juntado Dínamo Zagreb, Lille, Estrela Vermelha e Slovan Bratislava.
Por seu turno, os verdes e brancos encontram-se inseridos no pote 3, visto que até já tinham garantido qualificação direta, fruto da conquista do campeonato nacional na temporada 2024/25 para o novo formato da Liga dos Campeões. Passamos agora a recordar a composição final dos quatro potes.
No pote 1 podemos encontrar grande parte dos tubarões europeus: Real Madrid, Manchester City, Bayern Munique, PSG, Liverpool, Inter Milão, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Barcelona. De seguida, o pote 2 é constituído pelos seguintes emblemas: Bayer Leverkusen, Atlético Madrid, Atalanta, Juventus, Benfica, Arsenal, Club Brugge, Shakhtar Donetsk e Milan.
No pote 3, juntam-se ao Sporting emblemas como Feyenoord, PSV Eindhoven, Dínamo Zagreb, RB Salzburgo, Young Boys, Lille, Estrela Vermelha e Celtic. Por fim, no pote 4 encontramos Slovan Bratislava, Monaco, Sparta Praga, Aston Villa, Bolonha, Girona, Estugarda, Sturm Graz e Brest.
Recorde-se que, nesta nova edição, a Champions irá deixar de ter grupos, mas sim uma liga única entre os 36 clubes participantes. Assim sendo, cada equipa irá fazer oito encontros - quatro em casa e quatro fora -, contra dois adversários de cada pote. Sporting e Benfica não se poderão defrontar nesta fase, por serem do mesmo país, mas essa é a única restrição no caminho dos leões. No entanto, a turma de Amorim não poderá enfrentar mais de duas equipas do mesmo país nesta fase da liga.
Os oito primeiros clubes passam diretamente aos oitavos de final da competição e, depois, as equipas entre o 9.º e o 24.º lugares vão disputar um playoff a duas mãos, para que sejam apurados os restantes. Por fim, os emblemas entre a 25.ª e 36.ª posições são eliminadas das provas europeias, ou seja, já não existe qualquer 'queda' ou segunda vida na Liga Europa.
Leões vão estar atentos ao mercado de transferências até ao seu final, que está marcado para 2 de setembro
|
0O Bétis passou a perna ao Sporting para garantir a contratação de Vítor Roque ao Barcelona, neste mercado de transferências. Agora, Joaquín, elemento da direção do emblema da Andaluzia, comentou os pormenores que garantiram este 'desvio', que foi considerado "fácil" pelo mesmo.
"Eu sou mais um elo da cadeia, juntamente com Manu Fajardo, o CEO, o diretor geral, o vice-presidente e o presidente. No final, sou mais um a tentar ajudar. Estivemos reunidos com o Barcelona e com o jogador", começou por relatar, em entrevista à rádio espanhola Cadena Cope.
"Com [Joan] Laporta, não, que estava a comer. Foi fácil [risos]. Eu sou claro. Sou aquilo que vês. Para o bem e para o mal, vou dizer-te a parte positiva e a parte negativa. O Vitor disse que queria jogar no Bétis. Não falo de números. Não gosto desse papel, incomoda-me, porque só estou a fazer o que sinto. Ainda que venha de uma situação complicada no Barcelona, gostei da convicção que tinha e daquela reivindicação em como queria jogar. O Bétis pode ajudá-lo muito. Pode ser um grande 9", atirou.
O Clube de Alvalade já começou a explorar novas opções para a frente de ataque, à medida que o fecho da janela de transferências que, em Portugal, está marcada para dia 2 de setembro, ou seja, na próxima segunda-feira, se aproxima a passos largos. Conrad Harder e Jonas Wind são os nomes em cima da mesa.
Vítor Roque - avaliado em 30 milhões de euros - foi contratado pelo emblema da Catalunha no passado mercado de transferências de janeiro. No total, apontou dois golos num total de 16 jogos realizados pelos culés na última temporada, já depois do investimento de cerca de 40 milhões de euros investidos junto do Athletico Paranaense.
Verdes e brancos estão à procura de colocação para o jogador e os minhotos figuram-se como uma opção
|
0O Braga está interessado em garantir o regresso de Ricardo Esgaio, numa altura em que o Sporting ainda procura colocação para o lateral-direito que, neste momento, está sem espaço na equipa de Rúben Amorim e procura clube onde possa ter a possibilidade de dar continuidade à sua carreira.
Segundo escreve o jornal A Bola, na sua edição desta quinta-feira, dia 29 de agosto, o negócio parece ter pernas para andar, visto que esta operação pode mesmo beneficiar o bom entendimento entre os dois emblemas que, ainda este defeso, entraram em confronto devido à venda de Paulinho ao Toluca. A mesma fonte revela que deverão existir novidades no decorrer das próximas horas.
No entanto, tal como o Leonino noticiou, em Exclusivo, caso não existam opções para colocar o 'camisola 47' neste mercado de transferências, o Sporting já colocou em cima da mesa a possibilidade de rescindir com o jogador, uma vez que, fora esta hipótese, ainda não tinham surgido propostas que interessassem.
Em 2023/24, Ricardo Esgaio – avaliado 3 milhões de euros – realizou 47 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.540 minutos em que esteve em campo, o ala, que tem contrato até junho de 2026, dos leões fez quatro assistências.
O lateral voltou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas. Com a Listada verde e branca, Ricardo Esgaio realizou 173 partidas, marcou um golo, fez 19 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), duas Taças de Portugal (2014/15, 2020/21) e uma Taça da Liga (2021/22).
Serão dois canais que irão repartir e transmitir os encontros das competições da UEFA em 2024/25
|
0Por se ter sagrado campeão português no início do mês de maio, o Sporting garantiu automaticamente presença na edição 2024/25 da Liga dos Campeões, prova que estreará um novo formato da competição. Na passada segunda-feira, 1 de julho, a SportTV e DAZN esclareceram algumas das dúvidas existentes sobre as transmissões das competições europeias a partir da próxima temporada.
Na verdade, já era de conhecimento geral que os dois ‘players’ iam transmitir de forma repartida, a partir de 2024/25, as competições da UEFA, contudo, finalmente, explicaram um pouco mais como iria funcionar e em que moldes será feito. Neste sentido, a SportTV irá transmitir todos os encontros de Sporting e Benfica na Liga dos Campeões e do Porto na Liga Europa.
Tal acontece visto que a estação ficou com "direito de preferência de um jogo em cada um dos dias" da Champions, Liga Europa e Liga Conferência. Ou seja, mesmo com uma eventual eliminação das equipas portuguesas, a SportTV continuará, em teoria, a ter o melhor jogo do dia nas três provas.
No caso da DAZN – que acabou por adquirir os direitos de transmissão das cinco competições da UEFA para o próximo trénio (2024/25 – 2026/27) – terá direito à grande maioria das partidas. Do total de 545 jogos da próxima época, relativos à Champions, Liga Europa e Liga Conferência, a estação terá direito, em exclusivo, a 489, isto é, praticamente 90%. No que diz respeito apenas à Liga dos Campeões, a DAZN irá ficar com 166 dos 203, ou seja, 81%.
Vale lembrar que na presente época desportiva (2024/25), não haverá jogos das provas da UEFA em sinal aberto. É ainda importante salientar que ambas as estações de televisão anunciaram, no início de junho, uma subida dos preços, válido a partir do dia 1 de agosto de 2024. Deste modo, para assistir aos confrontos do Sporting na Champions League, a melhor aposta será na SportTV.