Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“SOU SPORTING” EMITE COMUNICADO A CRITICAR A AG DE 26 DE SETEMBRO

Movimento refere uma “violação dos Estatutos e Regulamento da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal”

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O movimento “Sou Sporting” critica os órgãos sociais leoninos pela realização da Assembleia Geral, agendada para o próximo dia 26 de setembro, que terá como tema único, a votação do Relatório de Orçamento e Contas. Segundo o movimento, em comunicado, a mesma, vai ser procedida numa “violação dos Estatutos e Regulamento da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal”.


O “Sou Sporting” informa, ainda, que no passado dia 28 de agosto, enviou aos serviços do Sporting CP, uma proposta e que a mesma fosse motivo de análise e debate na próxima Assembleia Geral. Segundo os mesmos, obtiveram uma resposta do Conselho Diretivo que informava que a “(…) AG será exclusivamente para votação de Orçamento e Contas. Todos os outros temas, estruturais para o futuro da instituição, serão debatidos quando for possível (…)”.


Confira o comunicado completo:


O Sou Sporting, no passado dia 28 de agosto, enviou para os Serviços do Sporting Clube de Portugal uma proposta, acompanhada do respetivo pedido de que a mesma constasse da Ordem do Dia/Ordem de Trabalhos da próxima Assembleia Geral. Assim, queremos agradecer a resposta dada pelo Conselho Diretivo – não tão rápida quanto desejável – constante do seu comunicado de dia 14 de setembro, onde informou que a próxima “(…) AG será exclusivamente para votação de Orçamento e Contas. Todos os outros temas, estruturais para o futuro da instituição, serão debatidos quando for possível (…)”.

No entanto, salvo mais douta opinião, a resposta dada constitui mais uma violação dos Estatutos e Regulamento da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal.


Factos:

  1. O Sou Sporting ao contrário de alguns que tudo proclamam, mas nada fazem, ou fazem mal, após a colocação na agenda mediática, por parte do Conselho Diretivo, da questão do i-Voting, levou a cabo um árduo trabalho (mal ou bom cada um o julgará em consciência) sobre o tema;
  2. Tendo em conta a linha do tempo atual, e terminado o mesmo, solicitou através de correio eletrónico dirigido à Diretora do Gabinete Jurídico do Sporting Clube de Portugal, uma reunião ao senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
  3. De forma quase imediata, obtivemos resposta da Srª. Diretora, tendo sido informados que o assunto tinha sido remetido ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
  4. A nossa proposta, conforme nela explicitamos, era ao abrigo do direito que cabe a cada Sócio nos termos da alínea a), do nº 1, do artigo 20º dos Estatutos “Participar nas Assembleias Gerais, apresentar propostas, intervir na discussão e votar”;
  5. E era o momento adequado, uma vez que ainda não tinha sido, nem foi ainda, publicada, convocatória com a respetiva ordem de trabalhos;
  6. Pelo que, não existindo Ordem de Dia publicada e independentemente do valor e mérito da proposta apresentada, a mesma deveria ser levada àquela pauta na primeira AG a convocar e jamais ser recusada ao abrigo do disposto no artigo 15º do Regulamento da AG “assuntos fora da ordem do dia”, pela simples razão de que ainda hoje não existe Ordem do Dia publicada;
  7. Certo é que até hoje imperou total silêncio do Presidente da Mesa da Assembleia Geral (com certeza por inúmeros afazeres) e apenas a resposta do Conselho Diretivo no comunicado que nos diz que “Todos os outros temas, estruturais para o futuro da instituição, serão debatidos quando for possível garantir em segurança a presença de todos os Sócios do Sporting Clube de Portugal que desejem participar ativamente na vida do Clube”.
  8. Ora salvo mais douta opinião, não cabe ao Conselho Diretivo, nem sequer à Mesa da Assembleia Geral, ou mesmo ao Conselho Fiscal, decidirem sobre o momento em que devem ser discutidas propostas apresentadas no quadro dos Estatutos dentro dos respetivos prazos legais.
  9. único e exclusivo órgão que pode e deve decidir da deliberação, ou não deliberação, de proposta fundamentada apresentada antes da publicação da Ordem do Dia, após registo no livro da MAG, é a Assembleia Geral do Sporting Clube Portugal como possuidora do supremo poder de deliberação (final do artigo 42º dos Estatutos do SCP)
  10. Quanto à questão da “(…) segurança de todos os sócios (…)” por causa do COVID19:

    1. Cabe ao Conselho Diretivo assegurar esse estado de segurança para que todos possam participar nas melhores condições;
    2. Não há boas Assembleias Gerais, como a de Orçamento e Contas, e más ou inoportunas Assembleias Gerais, como as que visem discutir temas estruturais.

  11. Caros Consócios, três notas finais:

    1. A colocação do i-Voting na agenda por parte do Conselho Diretivo, foi mera panaceia para entreter incautos, porquanto é nossa convicção que o CD não tem qualquer projeto ou proposta pronta a discutir, nem nunca esteve verdadeiramente interessado na matéria;
    2. Aos que propalavam que o i-Voting era a “tábua de salvação” deste Conselho Diretivo para se “perpetuar” e que estar a discutir o assunto, que a nosso ver é premente, era embarcar na “agenda do CD”, podem agora aquilatar da falta de fundamento dessa narrativa, uma vez que os “temas estruturais” foram remetidos no Comunicado de ontem para as calendas;
    3. Pelo respeito que nos merecem TODOS os SÓCIOS e ADEPTOS do nosso Sporting, entendemos publicar a proposta (que pode ser acedida aqui) que enviámos ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, entendendo que tal publicação é a que melhor serve os interesses do nosso Sporting.

Viva o Sporting Clube de Portugal!


Clube

Adepto do Sporting arrasa Benfica por causa do verylight: "Arrepiante"

Momento lamentável aconteceu num recente dérbi entre Clube de Alvalade e emblema encarnado; Incidente não passou em claro

Tito Arantes Fontes, adepto do Sporting, ataca Benfica
Tito Arantes Fontes, adepto do Sporting, ataca Benfica

  |

Icon Comentário0

Tito Arantes Fontes voltou a fazer uso do seu espaço de opinião que assinou na edição desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Jornal Sporting para arrasar o Benfica, na sequência do último dérbi de andebol entre Benfica e leões, em que a claque  encarnada imitou o som de um very-light, numa referência ao trágico incidente que vitimou Rui Mendes.


"No Pavilhão da Luz voltou a ouvir-se o arrepiante som do “very light do Jamor”, da autoria de claque ou claques do Benfica! É um acto revelador de uma total desumanidade! Um comportamento que devia merecer o mais vivo repudio dos altos dirigentes desse clube! Mas não… grassa o silêncio, infelizmente!", escreveu Arantes Fontes.


O ex-líder do Grupo Stromp fez também a análise à vitória frente ao Boavista, na última jornada do campeonato nacional, bem como ao jogo do rival de Lisboa, em Vila das Aves: "O Aves deu um verdadeiro show de bola na segunda parte, só conseguindo chegar ao justíssimo empate no derradeiro lance da partida, por manifesta influência anterior das forças que persistem em não cumprir e fazer cumprir as Leis do Futebol!", atirou.


Depois de mencionar a liderança isolada dos leões, e parabenizar Viktor Gyokeres pelo título de melhor jogador sueco do ano, outro tema muito polémico - o uso das tochas e pirotecnia por parte dos adeptos leoninos: "Infelizmente os pirómanos – contra quem aqui tantas vezes nos temos insurgido – alcançaram o seu objetivo! Qual seja o Sporting ser obrigado, pela UEFA, a jogar a próxima jornada da Champions, em Leipzig, na Alemanha, sozinho, sem apoio de ninguém! Uma enorme tristeza! Esta gente não merece o Sporting (...) É tempo de acabar urgentemente com estes comportamentos! Punindo – e desde logo expulsando! – os responsáveis por tais desacatos!", escreveu Arantes Fontes.

Por último, a figura dos leões apontou ainda à pareceria entre a Fundação Sporting e Edgar Davis, "para o desenvolvimento de um campo no Bairro da Cruz Vermelha" e falou também da presença do antigo capitão, Sebastián Coates, em Alvalade, nos últimos dois encontros dos leões.



Clube

João Benedito, ex Sporting, é trunfo para candidato à FPF

Em declarações ao Bola na Hora, o candidato ao cargo de presidente da Organização negou ter um potencial rival no seu caminho

João Benedito, ex Sporting, junta-se a Nuno Lobo na corrida à presidência da FPF
João Benedito, ex Sporting, junta-se a Nuno Lobo na corrida à presidência da FPF

  |

Icon Comentário0

João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting e ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade, está atualmente na corrida à direção da Federação Portuguesa de Futebol como braço direito de Nuno Lobo. Em declarações ao jornal A Bola, no programa Bola na Hora, Nuno fez algumas confissões acerca dos seus trunfos para as próximas eleições.


"Estou convicto de que Pedro Proença não será candidato da Federação. Eu conheço-o, tenho uma boa relação com Pedro Proença, pessoal e institucional", começou por assegurar. "Tenho de Pedro Proença um homem que cumpre os seus compromissos, tenho-o genuinamente como um homem de compromissos e de palavra".


Além disso, explicou, "Pedro Proença foi eleito presidente da Liga, para o último mandato, há cerca de um ano, foi eleito para a European League há seis ou sete meses e não acredito por aquilo que conheço que ele abandone e que dia que não ao compromisso que assumiu".


"Para mim, é sagrado fazer aquilo que se promete, o caderno de encargos que nós fazemos com os nossos eleitores", confessou. Ainda em referência à sua candidatura, em fevereiro de 2025, sabe-se que Nuno Lobo candidatar-se-á com o seu braço direito João Benedito.

Em caso de vitória, o guardião que tornou-se numa figura ímpar no futsal português, será o vice-presidente da Federação de Futebol e também considerado o presidente substituto. Recorde-se ainda que João Benedito foi candidato à Direção do Sporting em 2018, mas foi derrotado por Frederico Varandas.


Veja no vídeo abaixo as declarações de Nuno Lobo:


Clube

Sporting arrasa Benfica e Porto e Varandas sorri

Turma de Alvalade deixou rivais bem para trás na classificação e Presidente dos verdes e brancos quer continuar o momento atual

Sporting de Frederico Varandas bate Benfica e Porto nas redes sociais
Sporting de Frederico Varandas bate Benfica e Porto nas redes sociais

  |

Icon Comentário0

À medida que as redes sociais se consolidam como uma ponte entre os adeptos e o dia a dia dos seus clubes, o Sporting continua a destacar-se. De acordo com uma publicação da página 'Deportes e Finanzas' na rede social X, o os verdes e brancos reafirmaram-se como líderes fora das quatro linhas, demonstrando a força da sua presença digital.


Tendo obtido mais de 40 milhões de visualizações na rede social em questão, durante o mês de novembro de 2024, ultrapassou o Porto, que teve 14,8M, e o Benfica que fecha o pódio com 12M. No entanto, O Sporting também lidera o ranking de clubes portugueses com mais visualizações em redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram.


Num mês que ficou marcado pela saída de Ruben Amorim, a chegada de João Pereira e a fase menos favorável que os leões estão a viver atualmente, o apoio dos adeptos continua a fazer-se sentir em todas as frentes, dentro e fora das quatro linhas.


A Turma de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto, com 31 pontos acumulados e todos os jogos em dia.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas assinou! Sporting assume nova parceria com...
Clube

Varandas assinou! Sporting assume nova parceria com...

 

Icon Comentário0
Brilhou pelo Sporting e agora trocou futebol pelo futsal
Clube

Brilhou pelo Sporting e agora trocou futebol pelo futsal

 

Icon Comentário0
Sporting de luto! Faleceu sócio de longa data
Clube

Sporting de luto! Faleceu sócio de longa data

 

Icon Comentário0